quinta-feira, 16 de abril de 2020

Lição 03 - 2º Trimestre 2020 - Isaque É um Bom Amigo - Jd. Infância.

Lição 03 - Isaque É um Bom Amigo 

2º Trimestre de 2020
Objetivos: Os alunos deverão compreender que Deus é fiel e sempre cumpre as suas promessas. 
É hora do versículo: “[...] procurem a paz e façam tudo para alcançá-la.” (Sl 34.14).
Nesta lição, as crianças aprenderão, através da história de Isaque, que quando temos o Papai do Céu em nossas vidas, atraímos as pessoas através do nosso testemunho. Estimule seus alunos a sempre serem bondosos e evitarem brigas e discussões. O Papai do Céu é quem luta por nós e resolve os nossos problemas, assim como Ele ajudou Isaque a resolver suas desavenças com os filisteus.
Em nossos dias, com tantos estudos sobre o que a criança é capaz ou não de aprender e a preocupação em introduzir os ensinamentos bíblicos nos primeiros anos de vida da criança, existe uma tendência a adotar uma postura rígida sobre quais as histórias bíblicas que devem ser utilizadas com as crianças. De um lado, alguns julgam ser adequado ensinar-lhes sobre a maioria dos personagens do antigo testamento, em ordem cronológica. De outro, ansiosos em relação à “aplicação prática” ou “às necessidades das crianças”, professores se perguntam: “Por que elas devem aprender sobre Abraão?” Na verdade, muitas das histórias da Bíblia podem ser relacionadas às necessidades de crescimento das crianças, cabe ao professor conhecer bem a sua turma e, assim, ter uma aula de qualidade. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância

Lição 03 - 2º Trimestre 2020 - Um Lugar de Adoração a Deus - Juniores.

Lição 3 - Um Lugar de Adoração a Deus 

2º Trimestre de 2020
Texto bíblico – Romanos 12.1,2; Atos 16.25-33.
Prezado(a) professor(a),
Neste trimestre estamos abordando o tema que trata a respeito da Casa de Deus como um lugar muito especial. Na aula desta semana seus alunos aprenderão o que é adoração, uma das práticas realizadas neste espaço separado por Deus. 
É importante enfatizar aos seus alunos o significado de adoração, tendo em vista que há muita imprecisão com relação à definição do que é adorar. De acordo com o Dicionário Houaiss, adoração significa “veneração, culto que se rende a (alguém ou algo) que se considera uma divindade”. Quando voltamos a nossa atenção total para Deus e desejamos fazer o que lhe apraz estamos prestando adoração a Ele. Adorar também significa “amor excessivo; veneração, idolatria, paixão”, ou seja, o excesso de atenção ou gosto por alguém ou alguma coisa pode ser tornar adoração. Há muitas coisas que podem se tornar objetos de adoração, inclusive pessoas ou bens materiais.
No tocante à adoração a Deus, Ele mesmo declarou em sua Palavra que não pretende dividir a sua glória com ninguém (cf. Is 42.8). Há um só Deus digno de ser adorado e não seria justo da parte dEle nos deixar sermos enganados pelos falsos ensinamentos. Por esse motivo, Cristo veio ao mundo a fim de torná-lo conhecido a todas as pessoas. 
Outro aspecto importante a ser considerado: quando falamos sobre adoração é preciso diferenciar a falsa da verdadeira adoração. A falsa adoração é vista na Bíblia quando observamos o comportamento de certos líderes fariseus e seguidores da tradição judaica, que apesar de conhecerem muito bem as leis mosaicas não as praticavam. Jesus, várias vezes, protestou contra esse tipo de comportamento alegando que esta não é a conduta que agrada a Deus (cf. Mt 15.7-9; 23.27,28; Lc 12.1,2).
Em outra ocasião, encontramos o apóstolo Paulo preso no cárcere juntamente com seu companheiro Silas. Mesmo após sofrerem com o castigo e a prisão não deixaram de oferecer a Deus louvores sinceros. Aliás, a vida do apóstolo é marcada por momentos semelhantes a este em que mesmo sendo perseguido não deixou de servir a Deus e aos irmãos (cf. At 16.25,26). 
O exemplo de Paulo e muitos outros personagens bíblicos nos mostram que há diferença entre o verdadeiro e o falso adorador. O falso adorador é aquela pessoa que serve a Deus de modo religioso, cumpre todos os protocolos e requisitos que uma religião exige, porém o seu coração está longe do Senhor (Is 29.13). Sua vida não produz “frutos dignos” de arrependimento (Mt 3.8) nem serve a Deus de boa vontade, mas o seu coração sente-se obrigado a fazer o que deve ser feito.
De outro modo, o verdadeiro adorador é aquela pessoa que se dedica a servir a Deus com sinceridade de coração. Não vê a obra de Deus como um peso nem se sente obrigado a realizá-la, porquanto o seu coração anela pela presença do Senhor, e na sua vida é possível observar mudanças significativas em relação à sua conduta antiga. De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1721):
O crente deve ter uma paixão sincera por agradar a Deus, no amor, na devoção, no louvor, na santidade e no servir.
(1) Nosso maior desejo deve ser uma vida de santidade, e sermos aceitos por Deus. Para isso, precisamos separar-se do mundo e aproximar-se cada vez mais de Deus (v. 21). Devemos viver para Deus, adorá-lo, obedecer-lhe, opor-nos ao pecado e apegar-nos à justiça; resistir e repudiar o mal, ser generosos com o próximo na prática de boas obras, imitar a Cristo, segui-lo, servi-lo, andar na direção do Espírito Santo e ser cheio dEle.
(2) Devemos apresentar a Deus, nosso corpo como morto ao pecado e como templo do Espírito Santo (cf. 1 Co 6.15,19).
Qual é a melhor forma de adorarmos a Deus? Alguns podem afirmar que o louvor no templo é a forma ideal de como adorar. Outros vão dizer que a ordem de culto não pode sofrer nenhuma alteração, ou alegar falta de afinação nas vozes ou que os instrumentos não podem estar desafinados, enfim, são vários os motivos. Entretanto, a Palavra de Deus afirma que o mais importante antes de mais nada é a adoração de um coração verdadeiro e sincero para com Deus. Uma vida de obediência e conduta honesta aos olhos do Senhor é mais importante do que a quantidade de serviços que prestamos à sua obra.
Com base nessas informações, sugerimos a seguinte atividade de fixação:
Escreva no quadro a seguinte frase: encontramos em Romanos 12.1,2, palavras que tratam a respeito da verdadeira adoração a Deus. Peça que os alunos destaquem essas palavras nos versículos e procurem lembrar louvores cuja temática inclua a adoração. É importante que os louvores mencionem as respectivas palavras. Ao final da aula os alunos deverão cantar os louvores.
Boa aula!

Lição 03 - 2º Trimestre 2020 - O Dom da Palavra da Ciência - Pré Adolescentes.

Lição 3 - O Dom da Palavra da Ciência 

2º Trimestre de 2020
A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 12.8; Efésios 3.4,19,19.
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana aprenderemos concernente a um dom que é muito predominante na obra de Deus: o dom da Palavra da Ciência. Apesar de aplicado com frequência na igreja, muitos desconhecem o seu real significado e importância. Outros até confundem e chamam este dom de revelação ou visão. A Bíblia, porém, declara que estas são manifestações sobrenaturais do dom da Palavra da Ciência, outorgado por Deus.
Seus alunos estão em uma fase de aprendizado quanto às escolhas. São muitas informações que circulam a todo o momento, seja entre os amigos ou mesmo nas redes sociais. É o mundo tentando influenciar seus alunos a tomarem decisões de maneira precipitada. Mas Deus tem uma palavra de orientação e deseja revelá-la aos seus servos.
Verdade é que nem sempre Deus revela algo a respeito de alguma circunstância diretamente à pessoa que carece de orientação. Em muitas ocasiões o Espírito Santo usa outras pessoas que não possuem conhecimento de causa para trazer um conselho ou revelação aos que precisam recebê-la. De acordo com BERGSTÉN (1999, p. 111):
Esse dom consiste em penetração nas profundezas da ciência de Deus (cf. Ef 3.3), pelo qual podemos saber (cf. Ef 3.18,19) aquilo que, pelo entendimento humano, jamais poderíamos alcançar (cf. 1 Co 2.9,10). Enquanto o dom de ciência penetra nas profundezas da ciência de Deus, o dom de sabedoria nos faz aptos a expô-la com palavras que o Espírito Santo ensina (cf. 1 Co 2.13). Vejamos algumas manifestações deste dom:
Constitui uma potência no ministério de ensino, pois manifesta aquilo que Deus fez por nós através da sua graça (cf. Tt 2.11), e ajuda o ensinador a comunicar ‘algum dom espiritual’ (Rm 1.11), revelando os mistérios de Deus. [...] Esse dom também revela aquilo que está oculto aos olhos do homem (cf. 1 Sm 16.7; Jo 2.24,25; 1 .47,48; 4.16-18; 2 Rs 5.27). Pelo dom é revelada a ciência sobre os assuntos relacionados à vida material (por exemplo, Jesus: Mt 17.27; Mc 14.15; 11.2,3; Samuel: 1 Sm 9.15-20; 10.21-27; Eliseu: 2 Rs 6.10-12 e Paulo: At 27.10).
Caro professor, seus alunos precisam conhecer as diversas formas como Deus se manifesta na igreja. Até porque eles estão crescendo em um ambiente pentecostal, onde há muitas manifestações espirituais. Mostre aos seus alunos que Deus opera de forma sábia e organizada. Seus dons não têm a intenção de trazer confusão, mas sim edificação espiritual para sua igreja. Portanto, é fundamental que aprendam de que forma se manifestam os dons distribuídos pelo Espírito Santo.
Para reforçar o aprendizado, escreva no centro do quadro a palavra ciência. Em seguida, peça aos alunos para explicarem o que significa esta palavra. À medida que os alunos forem falando, risque uma seta e escreva a observação dos alunos em uma frase. A ideia é construir um “mapa conceitual” a partir da contribuição dos alunos. Você, professor, é responsável por filtrar as informações e anotar da forma correta até que o significado da palavra esteja bem explicado no mapa.
Tenha uma boa aula!

terça-feira, 14 de abril de 2020

Lição 03 - 2º Trimestre 2020 - Preparativos para a Conquista - Jovens.

Lição 3 - Preparativos para a Conquista 

2º Trimestre de 2020
Prezado professor, com a graça de Deus, estamos dando início ao preparo de mais uma lição. A terceira lição tem como objetivo principal mostrar os preparativos do povo de Deus para a entrada na Terra Prometida.  
Sugerimos que você inicie a lição dizendo que Deus já havia prometido dar Canaã ao seu povo. Porém eles teriam que lutar, conquistar cada pedacinho daquela terra e para isso era necessário esforço, estratégia e trabalho. Deus nos concede muitas bênçãos, mas em geral temos que fazer a nossa parte: orar, jejuar, confiar e também batalhar. Toda conquista exige esforço. Em seguida, mostre o gráfico abaixo. Utilize-o para mostrar aos alunos que a Terra Prometida foi uma dádiva de Deus:
“Deus ordenou que Josué libertasse os israelitas para que entrasse na Terra Prometida e a conquistasse. Este não foi um ato de imperialismo, nem agressão, mas um ato de juízo. Aqui estão algumas das passagens em que Deus prometeu dar esta terra aos israelitas.
A TOMADA DA TERRA
 Gn 12.1-3                      Deus prometeu abençoar Abraão e fazer de seus descendentes uma grande nação.
 Gn 15.16  Deus decidiria o momento correto para que Israel entrasse em Canaã, porque as nações que ali viviam seriam ímpias e estariam prontas para o juízo (o seu pecado traria seus resultados).
 Gn 17.7,8 Deus prometeu dar toda a terra de Canaã aos descendentes de Abraão.
 Êx 33.1-3  Deus prometeu ajudar os israelitas a expulsar todas as nações ímpias de Canaã.
 Dt 4.5-8 Os israelitas deviam ser um exemplo de vida correta, com sua sabedoria maravilhando as nações vizinhas e apontando para o seu grande Deus; isto não daria certo, se eles se relacionassem com os ímpios cananeus.
 Dt 7.1-5  Os israelitas deviam expulsar completamente os cananeus, por causa da sua iniquidade e por causa do chamado de Israel à pureza. 
  Dt 12.2  Os israelitas deviam destruir completamente os altares dos cananeus, para que nada os tentasse a deixar de adorar somente a Deus. 
O tópico II da lição vai abordar a respeito dos espias e sugerimos que você inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: “Por que os espias pararam na casa de uma prostituta?” Ouça os alunos com atenção e apresente as seguintes respostas:
1- Era um bom lugar para conseguir informações sem ter que responder perguntas;
2- A casa de Raabe era um lugar ideal para uma fuga rápida, uma vez que estava construída sobre o muro da cidade;
3- Deus conduziu os espias à casa de Raabe porque sabia que o coração dela estaria aberto a eles e que ela seria essencial para a vitória israelita sobre Jericó. Frequentemente, Deus usa pessoas de fé simples para realizar seus grandes propósitos, não importando o tipo de passado que estas pessoas possam ter tido ou quão insignificantes possam parecer. Raabe não permitiu que seu passado a impedisse de desempenhar a nova função que Deus tinha para ela.
Que Deus o abençoe.
Boa aula.
Subsídio adaptado de Bíblia Cronológica Aplicação Pessoal: CPAD, p.  346.
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Lição 03 - 2º Trimestre 2020 - Eleição e Predestinação - Adultos.

Lição 3 - Eleição e Predestinação 

2º Trimestre de 2020
Nesta semana estudaremos sobre a Eleição e a Predestinação. Veremos que, em Cristo, fomos eleitos para a salvação e predestinados a desfrutar das bênçãos espirituais preparadas por Deus aos eleitos em Cristo. Nesse sentido, a lição tem o objetivo geral de informar que Deus soube de antemão, por meio de sua presciência, quais as pessoas creriam e que, em Cristo, seriam predestinadas a receberem essas bênçãos. Nesse aspecto, você deve trabalhar pontos bem específicos: (1) Esclarecer a diferença entre eleição e predestinação; (2) explicar como ocorreu a eleição divina desde antes à fundação do mundo; (3) constatar que a predestinação bíblica retrata as bênçãos concedidas aos eleitos. Basicamente esses são os assuntos que permearão a lição.
Resumo da lição
Toda lição culminará para mostrar que a eleição é segundo a presciência divina. Esse é o ponto central do assunto. Tendo isso em mente, você desenvolverá o primeiro tópico mostrando que a eleição para a salvação ocorreu por iniciativa de Deus em Cristo Jesus e não por causa da obra humana. Nesse sentido, nós destacamos aqui o amor de Deus pelo pecador.
Distinguindo a eleição da predestinação, no segundo tópico você deve desenvolver o conceito de predestinação mostrando que o Altíssimo predestinou os eleitos para serem filhos por adoção, tendo a imagem de Cristo e serem herdeiros das bênçãos espirituais. Aqui, deve ficar claro que na Bíblia não existe a ideia de uma dupla predestinação, onde Deus decretaria que uns fossem para o céu e outros para o inferno.
Logo, se a predestinação não se refere à condenação eterna, o terceiro tópico reafirma essa verdade mostrando que ela está ligada diretamente a salvação e que esse ato está diretamente ligado ao amor de Deus.  
Uma dica importante
Os termos “eleição” e “predestinação” são importantíssimos para serem bem dominados a fim de que você tenha segurança quando for expor a lição. Por isso, sugerimos algumas obras para a sua consulta e preparo: (1) Bíblia de Estudo Pentecostal; (2) Arminianismo Puro e Simples; (3) Arminianismo – A Mecânica da Salvação; (4) Teologia Sistemática: uma Perspectiva Pentecostal; (5) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Ambas as obras são editadas pela CPAD.
Portanto, prepare-se bem e tenha uma boa aula!  

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Lição 02 - 2º Trimestre 2020 - A Oração de um bom amigo - Berçário

Lição 2 - A Oração de um bom amigo 

2º Trimestre de 2020
Objetivo da lição: Incentivar os pequeninos a orar pelos amigos.
É hora do versículo: “[...] orai uns pelos outros [...]” (Tiago 5.16).
Nesta lição, as crianças aprenderão que podemos falar com o Papai do Céu quando precisamos, através da oração e apresentar os nossos amiguinhos a Ele. 
Continua a história do empregado de Abraão à procura de uma esposa para Isaque. Só que nesta lição há outro enfoque. O empregado orou ao Papai do Céu para que o ajudasse. É bom termos amigos que nos ajuda em oração.
Estimule que seus alunos estreitem seus laços de amizade e se abracem enquanto oram.
Como complemento para esta lição, após realizar todas as atividades propostas no manual do professor, e caso ainda haja tempo, sugerimos que distribua a imagem abaixo para as crianças desenharem seus amigos e colorirem o desenho com giz de cera.
 coracao licao2 jardimbercario
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário 

Lição 02 - 2º Trimestre 2020 - O Meu Amigo ajuda Pedro a Pescar muitos Peixes - Maternal.

Lição 2 - O Meu Amigo ajuda Pedro a Pescar muitos Peixes 

2º Trimestre de 2020

Objetivo da lição: Ensinar os pequenos o quanto é importante obedecer às ordens de Jesus. 
Para guardar no coração: “[...] Se obedecermos ao Senhor, tudo correrá bem [...].” (Jr 42.6)
Seja bem-vindo 
“Note este versículo: “Ele [Jesus] viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes” (Lc 5.2). Antes de ser chamado por Jesus a ser pescador de homens, Pedro não estava descansando, nem parado, admirando a beleza do mar da Galileia. Ele já era um pescador, e pelo jeito, trabalhava bastante: “Mestre, nós trabalhamos a noite toda” (v. 5). Não é assim que Deus nos quer? Trabalhadores incessantes em sua obra? Veja, Pedro foi chamado duas vezes, após duas pescas maravilhosas. Primeiro, em Lc 5.10, foi convidado para ser discípulo. Depois, em Jo 21.1-18, chamado ao apostolado.
Jesus convocou os discípulos enquanto estavam empenhados, trabalhando duro. O Senhor não escolheu homens desocupados. Nós, crentes, tanto pastores, diáconos, missionários, professores, ou membros da congregação, se não buscarmos levar vidas a Cristo, não cumpriremos o nosso dever na obra de Deus. 
O Senhor precisa de bons obreiros. Ele recompensa e valoriza todo o tempo que você investe no preparo de sua aula. Portanto, professor: “Não tenha medo! De agora em diante, você vai pescar gente” (Lc 5.10) (Karen Bandeira).
Perfil da criança 
“Dentre as principais características da criança de 5 e 6 anos, está a sua capacidade de imaginar. Sozinhas ou na companhia dos amigos, estes pequeninos são capazes de mergulhar nas coloridas águas do faz de conta! Durante as brincadeiras, é normal vê-las falando sozinhas e até travando longos diálogos com amigos e personagens que, em sua cabecinha, estão bem presentes naquela situação.
Professor, sinta-se desafiado a aproveitar, em suas aulas, essa fase tão única do desenvolvimento infantil. Use livremente o faz de conta para transmitir aos alunos as verdades preciosas de Deus. Imagine com eles os cenários, sintam cheiros e finjam segurar objetos. Além de produtivo, será bastante divertido!” (Karen Babdeira)
Seja bem-vindo
“Previamente, delimite, com fita crepe, ou qualquer outro material, um retângulo no chão, onde caibam você e os seus alunos. Este retângulo será o barco de pesca de vocês. Após receber os alunos com entusiasmo, convide-os a assentarem-se no barco de pesca. Explique que, hoje, todos vocês serão pescadores de gente! Mantenha o suspense, e só termine de explicar o que significa “pescar gente” na hora da história. Vocês podem cantar um corinho relacionado à lição, sentados dentro do barco.
Em seguida, recolha as ofertas. Você pode pedir ajuda a um dos alunos. Aproveite o momento das ofertinhas para explicar que o dinheiro dado à igreja também é usado para evangelizar. Com as ofertas, podemos comprar Bíblias, folhetos e ajudar os missionários que estão em outros países falando de Jesus” (Karen Bandeira).
Fixando a aprendizagem
“Fixe na parede uma cartolina azul, ou papel quarenta quilos, que será como o fundo do mar. Distribua aos alunos folhas em branco e materiais de arte variados, como (lápis de cor, canetinha, cola, purpurina, cola colorida, papel colorido picado, etc.). Cada aluno fará, da forma que achar melhor, um peixe. Em seguida o recortará e colará na cartolina azul. 
Deixe-os livres para desenhar e colorir o peixe como desejarem, mas mantenha o ritmo de sua aula para que consigam executar tudo o que foi planejado. Enquanto trabalham, reforce o que aprenderam na lição” (Karen Bandeira).
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Lucas 5.1-11. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal

Lição 02 - 2º Trimestre 2020 - O Amigo que Obedeceu - Jd. Infância.

Lição 02 - O Amigo que Obedeceu 

 2º Trimestre de 2020
Objetivos: Os alunos deverão reconhecer que Deus guia nossos passos, e devemos ficar confiantes de que Ele lhes recompensará a fé. Quando o Senhor promete, Ele cumpre. 
É hora do versículo: “Ó Senhor, ensina-me os teus caminhos!” (Sl 25.4).
Nesta lição, as crianças aprenderão, através da história de Abraão, que Deus guia nossos passos, e devemos confiar que Ele recompensará a nossa fé. Quando o Senhor promete, Ele cumpre. Foi assim com Abraão que, crendo, obedeceu e tudo correu bem para ele e sua família. Estimule as crianças a terem atitudes de confiança em Deus.
Após realizar todas as atividades propostas na revista do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças pintarem sua família no coração e orar por ela, confiando que o Papai do Céu abençoa e guarda a nossa família quando somos obedientes.
 coracao licao2 jardimbercario

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Lição 02 - 2º Trimestre 2020 - Jesus Cura o Filho de um Oficial - Primários.

Lição 2 - Jesus Cura o Filho de um Oficial 

2º Trimestre de 2020
Objetivo: Que o aluno compreenda que podemos vencer desafios, quando cremos no Senhor Jesus e na sua preciosa Palavra.
Ponto central: Quem busca a Deus alcança misericórdia e recebe o perdão do Senhor. 
Memória em ação: “O Senhor [...] cura todas as minhas doenças” (Salmos 103.3).
Querido (a) professor (a), em nossa próxima aula, nós vamos compartilhar com as crianças mais uma história de milagre, que tanto edifica as nossas vidas. Quantos deles não têm alguém na família ou vizinhança precisando ser curado?! Talvez até alguns deles. É importante que desde a infância eles saibam que o Senhor é o Deus que nos sara, que Ele não mudou e tem poder sobre todas as enfermidades.
Sugerimos que você introduza a aula, perguntando quem já ficou doente. Cite o nome de algumas: gripe, catapora, febre, conjuntivite, alergia... Pergunte como se sentiram enquanto estavam assim, ordenando que fale um de cada vez. Instigue-os recordando os que já tiveram tal mazela e informando aos que nunca tiveram sobre alguns sintomas de cada uma delas: coceira, dor, sono, cansaço... Também incentive-os a falarem de como é ruim ficar doente, do que deixam de fazer de bom e o que precisam fazer para melhorarem. Conclua dizendo que para algumas doenças não há remédios humanos, portanto, humanamente elas são incuráveis. Mas para o nosso Deus não existe nada impossível e Jesus levou sobre Ele as nossas enfermidades. Diga que Jesus não mudou, Ele curou enquanto andou entre nós e continua curando até os dias de hoje.
Como subsídio e ênfase para esta lição, sugerimos uma atividade bem simples, contudo, eficiente para enfatizar o que foi conversado neste momento de introdução ao tema da nossa aula. 
Previamente, escreva o versículo de Isaías 53.4a (com todas as palavras em caixa alta e bem separadas umas das outras para que você possa recortá-las): “VERDADEIRAMENTE, ELE TOMOU SOBRE SI AS NOSSAS ENFERMIDADES E AS NOSSAS DORES LEVOU SOBRE SI”. 
Espalhe cada palavra pela sala de aula, antes dos primários chegarem. A tarefa deles é colocá-las na ordem correta, trabalhando em equipe. Dê-lhes um tempo para tal atividade e ao final peça que todos leiam o versículo em voz alta (primeiro só as meninas, depois apenas os meninos e em seguida, todos juntos). Peça que expliquem com suas palavras o que entenderam sobre essa passagem bíblica, a quem se refere, etc. Evidentemente, você concluirá acrescentando as informações que achar importante complementar e frisar.
Ao final da aula, pergunte se as crianças conhecem alguém enfermo por quem gostariam de orar ao Senhor, clamando para que seja curado. Ore junto com a classe por essas pessoas. 
Para finalizar, peça que os primários escrevam o versículo quatro de Isaías 53, utilizado nesta atividade, em um pedaço de papel cartão e enfeite-o de maneira bem alegre para presentear a pessoa que está doente e lhe contar sobre a história de hoje. Motive-os a animarem e fortalecerem a fé dos que estão enfermos, contando-lhes que Jesus pode curá-los e que eles estão orando por isso.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Lição 02 - 2º Trimestre 2020 - Uma Casa de Oração - Juniores.

Lição 2 - Uma Casa de Oração 

2º Trimestre de 2020
Texto bíblico – Mateus 21.12-14; Efésios 6.18
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos aprenderão que a Casa de Deus também é um lugar de oração. Ali, falamos com Deus e temos a expectativa de que Ele está ouvindo as nossas orações. A Palavra de Deus nos ensina que o Senhor separou um lugar especial para que o seu povo possa se humilhar e buscar a face de Deus com toda sinceridade (cf. 2 Cr 7.14). O Senhor tem uma promessa de cura e restauração para o seu povo neste lugar tão especial que Ele santificou para este propósito (v. 16).
Esta é uma excelente oportunidade que seus alunos terão para compreender a importância da oração, pois Deus deseja ouvi-los. A oração é fundamental para o amadurecimento do relacionamento com Deus. Muitas experiências marcantes podem ser vividas através de uma vida de oração.
A oração é também uma ferramenta poderosa no mundo espiritual. Quando seus alunos amadurecerem e crescerem, entenderão esta verdade com mais clareza. A Palavra de Deus nos ensina que devemos orar em todo o tempo pela nossa vida e também pela vida de nossos irmãos em Cristo, pedindo que o Senhor os conceda graça e força para vencerem as lutas e tentações (cf. Ef 6.18).
Há uma batalha espiritual a ser vencida e seus alunos não podem estar desavisados disso. Aproveite para ensiná-los que a oração é um exercício constante que não deve ser praticado somente quando estamos passando por alguma dificuldade. Deus deseja relacionar-se conosco como um Pai que se compadece e cuida de seus filhos (cf. Sl 103.13).  
Para reforçar o ensinamento sobre a importância da oração, sugerimos a seguinte atividade: 
Peça para os seus alunos organizarem-se em duplas. Cada aluno deverá ter em mãos algumas folhas de papel A4. Eles poderão utilizar o verso, se preferirem. Eles iniciarão um diálogo sem utilizar a fala, somente escreverão no verso da folha o que pretendem dizer. O objetivo da conversa é que as duplas compartilhem pedidos de oração. Certamente, os alunos sentirão dificuldade de colocar no papel o que pretendem dizer, mas este é um exercício importante para que aprendam a se comunicar. Ao final, os integrantes das duplas deverão orar de modo audível um pelo outro.
Tenha uma excelente aula!

Lição 02 - 2º Trimestre 2020 - O Dom da Palavra da Sabedoria - Pré Adolescentes.

Lição 2 - O Dom da Palavra da Sabedoria 

2º Trimestre de 2020
A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 12.8.
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos conhecerão a respeito de um dom maravilhoso e muito proveitoso na obra de Deus: o dom da Palavra de Sabedoria. Tiago ensina em sua Carta que se alguém tem falta de sabedoria deve pedir a Deus, pois Ele é generoso e bondoso para com todos (cf. Tg 1.5). E quem é que não precisa de sabedoria? Seja qual for a área da vida da pessoa, por mais inteligente que seja, a sabedoria de Deus é essencial para resolver situações complexas, tomar decisões ou mesmo saber se comportar em alguma situação difícil. Em se tratando da obra de Deus a sabedoria do Alto é um componente que não pode faltar.
Como já tratamos em outras ocasiões o Espírito de Deus se manifesta no seio da igreja por meio de dons que são distribuídos para o que for útil e sempre com o propósito de edificação espiritual do Corpo de Cristo (cf. 1 Co 12.7; 14.26). Tratando-se do dom da Palavra de Sabedoria, este dom tem a função de auxiliar os servos de Deus e orientá-los a respeito dos propósitos divinos. A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1756) resume bem em que consiste este dom:
Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo. Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de Deus ou a sabedoria do Espírito Santo a uma situação ou problema específico (At 6.10; 15.13-22). Não se trata aqui da sabedoria comum de Deus, para o viver diário, que se obtém pelo diligente estudo e meditação nas coisas de Deus e na sua Palavra, e pela oração (Tg 1.5,6).
Tendo como base tais considerações é relevante informar seus alunos a respeito de buscar a sabedoria divina. Seja ela no tocante à orientação divina para a vida em todas as áreas, ou mesmo no que diz respeito ao dom espiritual. É importante deixar claro aos seus alunos que buscar em Deus o dom da palavra de Sabedoria e recebê-lo é um privilégio. Os que recebem esta graça tornam-se instrumentos de Deus indispensáveis para a orientação dos irmãos em Cristo ou até mesmo no auxílio ao pastor da igreja por meio de um conselho ou palavra revelada pelo Espírito Santo.
Mostre aos seus alunos que eles podem ser usados por Deus para auxiliar os irmãos em Cristo a tomar decisões importantes em momentos difíceis. Isso pode mudar o futuro de muitas pessoas. Diga o quanto é gratificante quando vemos o poder de Deus se manifestar na vida do próximo!  
Aproveitando a temática do trimestre, você pode elaborar um cartaz com as informações a respeito de cada dom do Espírito. Utilize uma cartolina na elaboração e fita adesiva para fixá-la em um local de fácil visualização.
Tenha uma boa aula! 

Lição 02 - 2º Trimestre 2020 - Conhecendo Jesus de Nazaré - Juvenis.

Lição 2 - Conhecendo Jesus de Nazaré 

2º Trimestre de 2020
“Estes, porém, foram escritos para que creias que Jesus é o Cristo, o filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20.31)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O VERBO SE FEZ CARNE
2. E HABITOU ENTRE NÓS
3. JESUS, O FILHO DE DEUS
4. E VOCÊ? TAMBÉM É FILHO DE DEUS?
OBJETIVOS
Explicar o porquê de Cristo ser o Verbo;
Apresentar a vida pré-ministerial de Jesus;
Definir as expressões “Filho do Homem” e “Filho de Deus”.
Prezado (a) professor (a), em um momento tão difícil como o que vivemos no Brasil e no mundo agora, combatendo uma pandemia que tem levado milhares à morte, não há nada que faça mais diferença do que o conhecimento, fé e comunhão com o Cristo. 
Em Jesus Cristo sabemos que cada um de nós é que somos a Igreja e mais ainda, o seu próprio corpo – portanto, transcendentes de qualquer necessidade de templos ou ajuntamentos (Cf. Jo 14.23; At 7.48-50; Rm 12. 4,5; 1 Co 6.19). 
Nossa comunhão permanece além da distância geográfica, que hoje se faz necessária; nossa fé acima de qualquer temor, nossa esperança além de qualquer estatística desfavorável, nossa caridade e solidariedade ao próximo acima de qualquer necessidade material; nossa lealdade aos princípios do Evangelho acima de qualquer ideologia política. Assim transcendemos e seguimos com a paz que excede todo entendimento, mesmo em meio a um momento caótico (Cf. Fp 4.7).
Não sabemos como sua igreja local está se organizando frente a esta situação delicada, mas esperamos que – seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e nossas autoridades – esteja em isolamento social. 
Caso sua aula esteja acontecendo através de alguma plataforma digital, ou mesmo se não, compartilhe com seus alunos através de suas redes sociais, que a nossa união independe de contato físico, assim como nosso apoio mútuo. 
Procure incentivar seus juvenis a se manterem conectados uns aos outros, cientes e cooperando com as necessidades de cada um, cada família, ajudando emocional e em alguns casos, se necessário, até mesmo materialmente. Afinal, muitos lares, em especial os de profissionais autônomos, estão desamparados, passando necessidades, e cabe a nós como Igreja nos importar e fazer algo em prol deles. 
Tenhamos sempre em mente que toda crise traz muito aprendizado, também revela nosso caráter, assim como pode aprimorá-lo. Então, que neste momento crítico, não pensemos mais na economia, finanças, dinheiro, em detrimento da vida humana –que podemos e devemos ajudar a preservar ao nos mantermos conscientes de que respeitar a quarentena hoje, achata a curva de infectados simultaneamente para que tenham sempre mais leitos e respiradores do que número de pessoas morrendo por falta deles. 
Mantenham-se firmes no amor de Cristo e uns dos outros, lembrando que a genuína religião é esta, que transcende templos e tempos, até mesmo na hora do “afastar-se de abraçar” (Eclesiastes 3.5b).
O Senhor vos abençoe e vos guarde!

terça-feira, 7 de abril de 2020

Lição 02 - 2º Trimestre 2020 - O Chamado de um Líder - Jovens.

Lição 2 - O Chamado de um Líder 

2º Trimestre de 2020
Prezado professor, com a graça de Deus, estamos dando início ao preparo de mais uma lição. A segunda lição tem como objetivo principal analisar a chamada e escolha de Josué para liderar o povo de Deus até à Terra Prometida.  
Sugerimos que você inicie a lição dizendo que Josué foi escolhido, por Deus, para suceder Moisés. Em seguida faça a seguinte indagação: “Que qualificações Josué tinha para se tornar o líder de uma nação?” Ouça os alunos com atenção e em seguida leia as qualificações apresentadas abaixo:
1. Deus o indicou (Nm 27.18-23).
2. Ele era uns dois únicos que testemunharam as pragas do Egito e o êxodo daquela nação.
3. Ele foi assistente pessoal de Moisés durante 40 anos. 
4. Dos doze espias, somente ele e Calebe exibiram total confiança de que Deus os ajudaria a conquistar a terra.
Explique aos alunos que como Josué auxiliara Moisés durante anos, estava preparado para assumir a liderança da nação. As mudanças na liderança são comuns, em muitas organizações. Nessas ocasiões, uma transição suave é essencial para o sucesso no estabelecimento da nova administração. Isto não acontece, a menos que novos líderes sejam treinados. Se atualmente você está numa posição de liderança, comece a preparar  alguém para ocupar seu lugar. Assim, quando você tiver que deixar o cargo ou for promovido, o trabalho poderá continuar de forma eficiente. Se você deseja ser um líder, aprenda com os outros, para que seja preparado quando surgir a oportunidade. 
A nova função de Josué consistia de guiar mais de dois milhões de pessoas a uma nova terra e conquistá-la. Que desafio – até mesmo para um homem com o potencial de Josué. Cada novo trabalho é um desafio. Sem Deus, pode ser assustador; com Deus pode ser uma grande aventura. Da mesma maneira como Deus esteve com Josué, Ele está conosco, quando enfrentamos novos desafios. Podemos não conquistar nações, mas a cada dia enfrentamos situações difíceis, pessoas difíceis e tentações. Mas Deus prometeu que nunca nos abandonará, nem deixará de nos ajudar. Pedindo que Deus nos oriente, podemos vencer os muitos desafios da vida. 
Mostre aos alunos que para Josué ser bem-sucedido, Deus disse que ele deveria:
1- Ser forte e corajoso, porque a tarefa à frente não seria fácil;
2- Obedecer às leis de Deus;
3- Ler e estudar constantemente o Livro da Instrução – a Palavra de Deus.
Que Deus o abençoe.
Boa aula.
Subsídio adaptado de Bíblia Cronológica Aplicação Pessoal: CPAD, p.  344. 
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Lição 02 - 2º Trimestre 2020 - A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em Cristo - Adultos.

Lição 2 - A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em Cristo 

2º Trimestre de 2020
Nesta lição, trataremos acerca das bênçãos espirituais concedidas aos eleitos em Cristo. Essas bênçãos representam a grandeza, a excelência e a perfeição do plano divino de salvação. Por isso, reflita a respeito da nossa nova posição em Cristo, evidencie a realidade de uma vida cristocêntrica neste mundo e explicite o papel importante do Espírito Santo no plano de salvação. É uma lição preciosa para a edificação espiritual dos alunos.   
Resumo da lição
Com o propósito delineado acima mencionado, o primeiro tópico faz uma reflexão acerca das bênçãos espirituais que os salvos receberam da parte de Deus. O tópico menciona que essas bênçãos possibilitam uma nova vida em Cristo e por causa delas devemos cultivar um coração grato a Deus. Isso é decorrente da nova posição em Cristo em que os salvos estão. Esse tema pode e deve ser bem explorado por você neste tópico.
Uma vez desfrutando de uma nova posição em Cristo, o segundo tópico aponta para uma vida cristocêntrica no mundo, onde há uma consciência de que o plano de Deus elaborado desde a fundação do mundo, e executado por Cristo Jesus, leve em conta a salvação dos pecadores e a restauração de todas as coisas.
Neste planejamento salvífico, o Espírito Santo tem um papel preponderante, por isso, o terceiro tópico explicita como o Espírito Santo faz morada na vida do salvo, o identifica como propriedade de Cristo e garante-lhe a vida eterna.   
Uma sugestão
A lição diz respeito a assuntos como “plano de salvação”, “nova vida em Cristo”, “bênçãos espirituais” e o “Espírito Santo como agente sustentador de tudo isso”. É muito importante que você destaque o papel do Espírito Santo no plano divino de salvação. Para isso, o subsídio bíblico-teológico do terceiro tópico da lição lhe ajudará. Ali, o texto mostra o Espírito Santo como o “selo” da nossa fé em Cristo. Aqui é bom também fazer uma distinção entre “selo do Espírito Santo” e “Batismo no Espírito Santo”. Algumas pessoas tendem a confundir essas expressões. Como fica claro no texto, o selo do Espírito confirma o papel do Espírito Santo na redenção do pecador. Essa analogia que o apóstolo Paulo faz é uma assertividade grandiosa, pois isso revela que pelo Espírito do Senhor somos propriedade exclusiva de Deus (1 Pe 2.9).
 Subsídio extraído da Revista Ensinador Cristão - Ano 21 nº81 (Jan/Fev/Mar)
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

sábado, 4 de abril de 2020

Lição 01 - 2º Trimestre 2020 - O que é família - Adolescentes.

Lição 1 - O que é família 

2º Trimestre de 2020
ESBOÇO GERAL
A Origem da Família
Qual é a importância da família?
A família nos planos de Deus
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar sobre a origem da família;
Explicar a importância da família;
Conscientizar sobre os planos de Deus para a família.
FAMÍLIA: CÉLULA MÁTER DA SOCIEDADE?
Elaine Cruz
O homem é um ser social, que nasce e vive em sociedade. Ao  nascer, já é parte de uma família, principal meio social humano, que costumamos chamar de célula máter da sociedade – o espaço primeiro e mais importante para o estudo e desenvolvimento de sociedades.
A primeira vivência do ser humano acontece em família, independentemente de sua vontade  ou da constituição desta.  É a família que lhe dá nome e sobrenome, que determina sua estratificação social, que lhe concede o biótipo específico de sua raça, e que o faz sentir, ou não, membro aceito pela mesma. Portanto, a família é o primeiro espaço para a formação psíquica, moral, social e espiritual  da criança. 
A criança é muito dependente ao nascer. Dentre todas as espécies é o homem que tem o mais longo período de imaturidade e dependência física. Cabe à família o cuidado com a saúde e segurança de seus membros, seja com o bebê ou com o idoso. 
Há o papel desempenhado pela família, mesmo que muitas vezes ela não o perceba, que é o de educadores. À família cabe a formação do caráter, dos valores, das regras morais – que posteriormente serão internalizadas pelos indivíduos como um código pessoal de conduta e ética. A chamada “educação de berço” continua sendo de suma importância e jamais pode ser conseguida em outros espaços sociais como colégio ou até mesmo igrejas. 
Na esfera psíquica, o homem só pode conhecer e reconhecer adequadamente o mundo e a si mesmo a partir de suas relações com os demais. Ele apreende o mundo imitando os outros, desde os primeiros sorrisos até regras sociais externas e maios elaboradas, como usar adequadamente os talheres à mesa. Mais do que isto, moldamos nossa personalidade por volta de seis anos de idade, e é especialmente através de vivências em família que formamos, ou não, a auto estima, o senso de responsabilidade e segurança, o respeito pelo outro e pelas regras sociais estabelecidas, a capacidade de acreditar em nosso potencial e conhecer nossos defeitos e limitações, entre tantos outros aspectos de nossa vida intimista.
Em nossa sociedade, a família é que introduz a criança no meio social; é a família que escolhe – ou em parte seleciona, a partir de seus próprios referenciais – as pessoas com as quais a criança vai relacionar-se, bem como dirige o modo e onde  esta  relação se dará. Assim, como instituição social, a família reflete  as transformações culturais dos povos: valores, usos e costumes, hábitos, pensamento religioso e político, etc. Consequentemente, os problemas sociais serão sempre frutos de uma desestruturação familiar.
Isto fica evidente quando olhamos para os grandes problemas sociais que enfrentamos hoje. Assistimos crianças abandonadas por pais que não souberam planejar sua família ou administrar os conflitos, maiores ou menores, mas sempre existentes na vida a dois. Vemos adolescentes mergulhados em drogas ou prostituição, na sua maioria frutos de lares frios, carentes de afeto e de diálogo. Sofremos ao assistir fatos como as revoltas em abrigos para menores, ou o uso de armas de fogo por jovens instigados pela violência, que nos mostram o quanto nossas famílias têm deixado de trabalhar o respeito pelo próximo e a aquisição de padrões morais rígidos para uma boa consciência pessoal e vivência social.
Não pode haver dúvidas: se queremos mudanças sociais, devemos começar a investir mais no cerne da sociedade, na sua célula máter. Precisamos nos voltar às famílias, num esforço conjunto entre o Estado e a Igreja. Esta é também um espaço social, portanto possui o poder de formar opiniões, onde famílias se reúnem e podem ter seus valores pessoais transformados. 
Precisamos nos lembrar que, mais do que ir `a igreja,  frequentando templos caríssimos ou simples, nós somos Igreja, e estamos Igreja especialmente em nossos lares, onde somos mais íntimos e singulares. É por esta razão que a Igreja começa em casa – cuidar da família é mais importante do que cuidar de não familiares ou da obra de Deus. É exatamente isto que Paulo enfatiza quando escreve o capítulo 5 de sua primeira carta a Timóteo, especialmente o versículo 8: Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.
A família é a célula máter da sociedade – e saber isto implica entender que famílias abençoadas implicam em igrejas abençoadas, que famílias equilibradas implicam em uma sociedade sadia.
Texto extraído do site CPADNEWS. Disponível em: <http://www.cpadnews.com.br/blog/elainecruz/disciplina/3/familia:-celula-mater-da-sociedade.html> Acesso em 29 de Mar de 2018. 

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Lição 01 - 2º Trimestre 2020 - O Livro de Josué: Tempos de Conquistas - Jovens.

Lição 1 - O Livro de Josué: Tempos de Conquistas 

 2º Trimestre de 2020 
Prezado professor, com a graça de Deus, estamos dando início a mais um trimestre e a primeira lição tem como objetivo principal fazer um panorama geral do livro que será estudado: O livro de Josué. O autor da lição também vai mostrar o propósito do livro e sua divisão.
Sugerimos que você reproduza o esquema abaixo (esquema 1) e utilize-o para mostrar aos alunos fatos importantes do livro. No esquema estão às principais informações que precisamos saber para dar início a leitura e o estudo do livro de Josué. 
Também é importante que você conheça bem e compreenda a divisão do livro, ou seja, o seu esboço,  para que possa fazer o seu planejamento semanal de forma mais didática.  O conhecimento desse esboço vai permitir que você  tenha uma visão geral de todo o livro. 
O esboço do livro de Josué que apresentamos abaixo (esquema 2) é um pouco diferente do que você já tem na sua revista. Pois, o esboço encontrado aqui, está dividido em apenas três partes: A entrada na terra, a conquista da terra e a divisão da Terra Prometida (um resumo do livro de Josué de forma bem didática).  
Desafie seus alunos a lerem todo o livro de Josué durante o trimestre, pois alguns somente leem as referências bíblicas que estão inseridas na revista. Mas é importante uma leitura de todo o livro. 
No livro de Josué encontraremos temas que vão enriquecer a nossa vida cristã, como por exemplo: Obediência, fé, liderança, lutas, estratégias e conquistas. Esses temas, estudados com profundidade, vão contribuir para que venhamos nos aproximar mais de Deus e assim vencer os embates do nosso dia a dia. 
É importante ressaltar que o Deus que esteve com Josué em cada batalha e em cada conquista é o nosso Deus. Ele não mudou e também deseja nos ajudar a vencer os embates do nosso tempo, como por exemplo, a pandemia de covid19, coranavírus, que tem se espalhado pelas nações e feito tantas vítimas. Estamos vivendo tempos difíceis e precisamos da fé e da coragem do general Josué para vencermos as lutas desse mundo tenebroso. 
Logo na primeira lição, é importante ressaltar aos alunos que no “início do livro de Josué, os israelitas estão acampados junto à margem oriental do Jordão, na fronteira da Terra Prometida, e estão completando o período de luto por Moisés, que havia morrido recentemente. Os israelitas tiveram a oportunidade de entrar na Terra Prometida 39 anos antes (depois de terem passado, um ano monte Sinai, recebendo a lei de Deus), mas não confiaram que Deus lhes daria a vitória. Como resultado, Ele não permitiu que eles entrassem na terra, mas os obrigou a peregrinar pelo deserto, até que a geração desobediente morresse.
Durante suas peregrinações pelo deserto, os israelitas obedeceram às leis de Deus. Eles também ensinaram a nova geração a obedecer à lei de Deus, para que eles pudessem entrar na Terra Prometida. À medida que as crianças cresciam, eram frequentemente lembradas de que a fé e a obediência à lei de Deus traziam a vitória, ao passo que a incredulidade e a desobediência traziam tragédia. Depois que o ultimo membro da geração mais velha morrera, e todos os membros da nova geração já estavam na idade adulta, os israelitas se prepararam para fazer a tão esperada reivindicação da Terra Prometida” (Adaptado da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p. 344).
ESQUEMA 1
LIVRO DE JOSUÉ
AUTOR Alguns trechos podem ter sido escritos por Josué ou Fineias, o sumo sacerdote.
PÚBLICO O povo de Israel. 
 CENÁRIO Canaã, também chamada de Terra Prometida, que ocupava o mesmo território geográfico que a atual nação de Israel. 
CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS Entre mais de um milhão de pessoas, Josué e Calebe foram os dois únicos adultos que saíram do Egito e entraram na Terra Prometida. 
  
ESQUEMA 2
ESBOÇO DO LIVRO DE JOSUÉ
A. A ENTRADA NA TERRA PROMETIDA (1.1-5.12)
1. Josué lidera a nação
2. A travessia do Jordão
B. A CONQUISTA DA TERRA PROMETIDA (5.13-12.24)
1. Josué ataca o centro da terra
2. Josué ataca os reis do sul
3. Josué ataca os reis do norte
4. Resumo das conquistas
C. DIVISÃO DA TERRA PROMETIDA (13.1-24.33)
1. As tribos recebem suas terras
2. Cidades especiais são reservadas
3. As tribos do leste voltam para casa
4. A despedida de Josué a Israel 
Que Deus o abençoe e que sua aula não seja somente um apanhado de dados e informações sobre o livro de Josué. Mas que uma mensagem de fé e esperança seja transmitida aos alunos a fim de que confiam no Deus de Josué em todo o tempo. Que seja ensina seja transformador e não apenas informativo.
Que Deus o abençoe e que sua aula seja um sucesso.  
• Os esquemas foram adaptados de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD. 
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Lição 01 - 2º Trimestre 2020 - Orando por uma esposa - Berçário.

Lição 01 - Orando por uma esposa 

2º Trimestre de 2020

Objetivo da lição: Mostrar à criança que podemos falar com o Papai do Céu.
É hora do versículo: “[...] Mas Deus me ouviu [...]” (Salmos 66.19a).
Nesta lição, as crianças aprenderão que podemos falar com o Papai do Céu quando precisamos, através da oração. 
O empregado de Abraão orou ao Papai do Céu, pedindo-o que o ajudasse a encontrar uma esposa para o filho do seu patrão, e assim o Senhor fez, levando Rebeca para dar água para os camelos do servo e, assim, casar-se com Isaque.
Enquanto contamos as histórias para os pequeninos, fazemos uso de ilustrações. Todavia esse recurso deve ser utilizado com cuidado para que o ensino se torne eficaz na vida do aluno. “A figura é um outro tipo de símbolo que utilizamos como combustível para o pensamento. São tão comuns para nós que nos esquecemos que as crianças necessitam aprender a ‘ler’ as figuras, da mesma forma que tiveram de aprender a ver o mundo primeiramente. [...] A criança também aprende a ver as coisas e as suas experiências a ajudam neste processo. Quando começa a ver gravuras, tem e suas mãos um novo mundo para organizar. Existem diversas habilidades envolvidas na leitura dos desenhos. Não podemos simplesmente mostrar a uma criança do maternal a figura de um camelo por exemplo, e esperar que repentinamente saiba o que é um camelo. Nossos recursos visuais não produzem este tipo de mágica. Os adultos que viram camelos somente em gravuras e sabem como um camelo se parece, adquiriram este conhecimento através de uma combinação de habilidades e operações mentais. Comparam o tamanho das coisas. Avaliam o tamanho do camelo em relação ao homem. Comparam diversas características dos camelos com as de outros animais vistos ou tocados. Porém, a criança do maternal não tem esse conhecimento adquirido, nem essa habilidade de efetuar operações mentais. Precisará de muita experiência com figuras para aprender a lê-las apropriadamente.” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 37, 38)  
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário

Lição 01 - 2º Trimestre 2020 - O Meu Amigo Transforma Água em Vinho - Maternal.

Lição 1 - O Meu Amigo Transforma Água em Vinho 

2º Trimestre de 2020
Objetivo da lição: Mostrar aos pequeninos que Jesus é poderoso e sempre está pronto para nos ajudar nas horas que mais precisamos. 
Para guardar no coração: “E o meu Deus[...] lhes dará tudo o que vocês precisam” (Fp 4.19).
Seja bem-vindo
“Seria bom que sempre soubéssemos o desfecho de cada situação, não é? Isso, na maioria das vezes, poupar-nos-ia de muita preocupação inútil. Tenho certeza de que nem Maria, nem os convidados, tampouco os noivos, sabiam que o vinho acabaria antes da hora. Se o soubessem, de antemão teriam providenciado maior quantidade. O fato é: no meio da festa, o vinho acabou. Agora, o que dizer aos convidados?  
Foi aí que Maria, sabendo que o seu filho era, na verdade, o Filho de Deus, apresentou-lhe o problema: – O vinho acabou. – Não sei se Maria adiantou-lhe este fato na esperança de que ele fizesse mesmo algo sobrenatural, ou se foi porque estava habituada a procurar ajuda com a pessoa certa: Deus! 
Ao longo dessa semana, assim como os noivos das bodas em Caná, convide Jesus para estar com você enquanto prepara a lição e medita nela. E como Maria, sinta-se à vontade para procurar a pessoa certa, Deus, sempre que precisar. Peça-lhe boas ideias, sabedoria e criatividade. Jesus quer dar-lhe vinho novo” (Karen Bandeira).
Perfil da criança 
“Desde bebês até agora, seus alunos já passaram por uma verdadeira revolução no campo da aprendizagem. Chegando aos cinco e seis anos, todo o seu desenvolvimento psicomotor já se completou, e o cérebro já finalizou as suas ligações. A criança nesta idade, quando devidamente estimulada, é capaz de apresentar autonomia na maioria das situações. Em casa, já pode ajudar nas tarefas simples como colocar a mesa, guardar a louça e os objetos espalhados. Na escola, se devidamente instruída pelo professor, consegue organizar eficientemente os materiais em prateleiras, potes e caixas” (Karen Bandeira)
Subsídio professor
“Os dados históricos sobre o preparo e uso do vinho pelos judeus e por outras nações no mundo bíblico mostram que o vinho era: (a) frequentemente não fermentado; e (b) em geral misturado com água...
Um dos métodos era desidratar as uvas, borrifá-las com azeite para mantê-las úmidas e guardá-las em jarras de cerâmica. Em qualquer ocasião, podia-se fazer uma bebida muito doce de uvas assim conservadas... Outro método era ferver suco de uva fresco até se tornar em pasta ou xarope grosso... este processo deixava-o em condições de ser armazenado, ficando isento de qualquer propriedade inebriante... Essa pasta ficava armazenada em jarras grandes ou odres. Podia ser usada como geleia para passar no pão, ou dissolvida em água para voltar ao estado de suco de uva... A água, portanto, pode ser adicionada a uvas desidratadas, ao xarope de uvas e ao vinho fermentado...
Em resumo, o tipo de vinho usado pelos judeus nos dias da Bíblia não era idêntico ao de hoje.
A glória de Jesus manifesta através do vinho
O objetivo primordial desse milagre foi manifestar a sua glória, de modo a despertar fé pessoal e a confiança em Jesus como o Filho de Deus, santo e justo, que veio salvar o seu povo do pecado... Esse milagre destaca a soberania de Deus no mundo natural, tornando-se um símbolo de Cristo para transformar espiritualmente pecadores em filhos de Deus... Devido a esse milagre, vemos a glória de Cristo ‘como a glória do Unigênito do Pai’” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, pp. 1573, 1574).
O Que Aprendemos Hoje
“Em círculo, conversem sobre a história de hoje: Vocês se lembram do que aconteceu no meio da festa? O que Maria fez quando soube que o vinho acabara? Ela contou para Jesus. E vocês? O que fazem quando têm um problema, ou quando ficam tristes? Lembrem-se sempre de procurar Jesus, que é o seu amigo poderoso.
Não tenha medo de orar contando para Jesus tudo o que estiver deixando você preocupado. O Papai do Céu sempre ouve e responde a nossa oração” (Karen Bandeira).
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em João 2.1-11. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal