Lição 2 - O Meu Amigo ajuda Pedro a Pescar muitos Peixes
2º Trimestre de 2020
Objetivo da lição: Ensinar os pequenos o quanto é importante obedecer às ordens de Jesus.
Para guardar no coração: “[...] Se obedecermos ao Senhor, tudo correrá bem [...].” (Jr 42.6)
Seja bem-vindo
“Note este versículo: “Ele [Jesus] viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes” (Lc 5.2). Antes de ser chamado por Jesus a ser pescador de homens, Pedro não estava descansando, nem parado, admirando a beleza do mar da Galileia. Ele já era um pescador, e pelo jeito, trabalhava bastante: “Mestre, nós trabalhamos a noite toda” (v. 5). Não é assim que Deus nos quer? Trabalhadores incessantes em sua obra? Veja, Pedro foi chamado duas vezes, após duas pescas maravilhosas. Primeiro, em Lc 5.10, foi convidado para ser discípulo. Depois, em Jo 21.1-18, chamado ao apostolado.
Jesus convocou os discípulos enquanto estavam empenhados, trabalhando duro. O Senhor não escolheu homens desocupados. Nós, crentes, tanto pastores, diáconos, missionários, professores, ou membros da congregação, se não buscarmos levar vidas a Cristo, não cumpriremos o nosso dever na obra de Deus.
O Senhor precisa de bons obreiros. Ele recompensa e valoriza todo o tempo que você investe no preparo de sua aula. Portanto, professor: “Não tenha medo! De agora em diante, você vai pescar gente” (Lc 5.10) (Karen Bandeira).
Perfil da criança
“Dentre as principais características da criança de 5 e 6 anos, está a sua capacidade de imaginar. Sozinhas ou na companhia dos amigos, estes pequeninos são capazes de mergulhar nas coloridas águas do faz de conta! Durante as brincadeiras, é normal vê-las falando sozinhas e até travando longos diálogos com amigos e personagens que, em sua cabecinha, estão bem presentes naquela situação.
Professor, sinta-se desafiado a aproveitar, em suas aulas, essa fase tão única do desenvolvimento infantil. Use livremente o faz de conta para transmitir aos alunos as verdades preciosas de Deus. Imagine com eles os cenários, sintam cheiros e finjam segurar objetos. Além de produtivo, será bastante divertido!” (Karen Babdeira)
Seja bem-vindo
“Previamente, delimite, com fita crepe, ou qualquer outro material, um retângulo no chão, onde caibam você e os seus alunos. Este retângulo será o barco de pesca de vocês. Após receber os alunos com entusiasmo, convide-os a assentarem-se no barco de pesca. Explique que, hoje, todos vocês serão pescadores de gente! Mantenha o suspense, e só termine de explicar o que significa “pescar gente” na hora da história. Vocês podem cantar um corinho relacionado à lição, sentados dentro do barco.
Em seguida, recolha as ofertas. Você pode pedir ajuda a um dos alunos. Aproveite o momento das ofertinhas para explicar que o dinheiro dado à igreja também é usado para evangelizar. Com as ofertas, podemos comprar Bíblias, folhetos e ajudar os missionários que estão em outros países falando de Jesus” (Karen Bandeira).
Fixando a aprendizagem
“Fixe na parede uma cartolina azul, ou papel quarenta quilos, que será como o fundo do mar. Distribua aos alunos folhas em branco e materiais de arte variados, como (lápis de cor, canetinha, cola, purpurina, cola colorida, papel colorido picado, etc.). Cada aluno fará, da forma que achar melhor, um peixe. Em seguida o recortará e colará na cartolina azul.
Deixe-os livres para desenhar e colorir o peixe como desejarem, mas mantenha o ritmo de sua aula para que consigam executar tudo o que foi planejado. Enquanto trabalham, reforce o que aprenderam na lição” (Karen Bandeira).
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Lucas 5.1-11.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Nenhum comentário:
Postar um comentário