terça-feira, 16 de julho de 2013

Lição 3 - 3º Trim. 2013 - Jovens e Adultos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013.
Filipenses - A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja.
  • Lição 3 - O comportamento dos salvos em Cristo!

    INTRODUÇÃO

    I. O COMPORTAMENTO DOS CIDADÃOS DO CÉU (1.27)
    II. O COMPORTAMENTO ANTE A OPOSIÇÃO (1.28-30)
    III. PROMOVENDO A UNIDADE DA IGREJA (2.1-4)

    CONCLUSÃO

  •  Ética Cristã no culto!
    Por
    Pr. Antônio Gilberto
    A responsabilidade dos salvos na qualidade da adoração
    Há dois célebres textos que falam da ética cristã no culto: “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos”, Ec 5.1; “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”, Jo 4.24.

    Ética é a ciência que nos ensina sobre o que somos obrigados a fazer, o que somos permitidos fazer e o que somos proibidos de fazer. Em suma, é a ciência que trata dos nossos deveres para com Deus, para com o próximo e para conosco mesmos. Apliquemos esses princípios no campo espiritual relacionado com o culto divino realizado no templo, ou seja onde for, e teremos um culto cristão de qualidade.

    A adoração a Deus e o zelo.

    Toda adoração a Deus requer de nós um preço a pagar. Adoração sem preço, sem renúncia, não é verdadeira adoração. Veja o exemplo de Davi: "Porém o rei disse a Araúna: Não, porém por certo preço to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor, meu Deus, holocaustos que me não custem nada. Assim, Davi comprou a eira e os bois por cinquenta ciclos de prata", 2Sm 24.24.

    Sempre existiram dois tipos de adoradores: os bons e os maus. Há muitos exemplos na Bíblia: Abel e Caim (Gn 4); Maria de Betânia e Judas Iscariotes (Jo 12); Abraão e Ló (Gn 18).

    O assunto que passo a abordar relaciona-se ao melhoramento do culto divino, isto é, sua ordem, decência, reverência e espiritualidade, principalmente no templo. Todos os salvos têm uma parcela de responsabilidade na obra de Deus, e isso inclui a cooperação para a boa ordem no culto. Há necessidade de que cada um de nós sinta dores de coração, angústia e preocupação pelo estado de coisas por que passa o culto ao Senhor em nossas Casas de Oração atualmente. O que ocorre com este autor deve ocorrer com você também, que ama a Casa e a causa do Senhor. Que em nós se cumpra o que está escrito em João 2.17: “O zelo da tua casa me devorará”. Isto é, me consumirá.
    A plataforma, o recinto do templo, o serviço de som, a música e os cantos.

    O exemplo quanto à conduta na Casa de Deus durante o culto deve partir dos pastores e demais obreiros que ocupam a plataforma. Aquele que conversa ou se comporta indevidamente no púlpito é irreverente, contraditório, intemperante, sem controle. Não se apercebe o tal que quem está na plataforma fica em destaque e que seus gestos, postura e atitudes são imediatamente notados pelos que estão em toda a nave do templo.

    Também é reprovável o mau costume de certos obreiros ficarem subindo e descendo da plataforma sem uma imperiosa razão que justifique isso. O que poderão pensar os visitantes, crentes e descrentes? Quando um crente se comporta mal no culto, seja onde for, isso significa que ele não cresceu em sentido algum.
    Precisamos de um culto mais solene, mais espiritual e mais pentecostal. O que está acontecendo em certos lugares é algo estranho, que nos leva a perguntar: "Que Deus é esse de vocês, que recebe esse tipo de culto, inferior, deturpado e misto?"

    O templo não consiste apenas no seu recinto interior. O seu recinto exterior também é templo. Ali não deve haver mais desatenção, irreverência e conversa.

    Não deve haver aglomeração desnecessária de pessoas antes do começo do culto, e quem estiver de fora na frente e nos corredores externos do templo por falta de lugar no seu interior deve manter-se em atitude reverente como quem está na presença do Senhor.

    O serviço de som, a música e os cantos.

    Se é costume da igreja a execução de música gravada ou não antes de o culto começar, que isto seja sob as ordens do pastor da igreja. Que a música seja em tom suave e apropriada para coadjuvar os momentos devocionais dos fiéis que estão chegando para o culto.

    Deve haver um limite de números musicais a serem executados durante o culto pelos órgãos musicais da igreja e pelos cantores. Deixar essa definição por conta deles revela falta de sabedoria do dirigente do culto. Além disso, muita música hoje nas igrejas não é sacra, não é espiritual, não arrebata a alma, não fala ao coração, não edifica, não inspira, nem nos move a adorar a Deus. Não é “música de Deus”, como está escrito em 1 Crônicas 16.42. A música no culto deve ser um meio e um ministério para Deus revelar e manifestar a sua presença em nosso meio. Quando a música foi profanada nos primórdios da raça humana, como vemos em Gênesis 4.21-24 (essa passagem está em forma de cântico no original), veio mais tarde o julgamento divino.

    Infelizmente, enquanto a congregação canta no máximo dois ou três hinos em todo o culto, solistas, conjuntos, corais e bandas cantam e tocam até 21 números (Como este autor sabe de casos!). Isso é também desequilíbrio, mau gosto, falta de discernimento.

    Segundo as Escrituras, o incenso sagrado, o qual simboliza a oração e a adoração ao Senhor, era composto de vários ingredientes, mas todos de peso igual (Êx 30.34). O azeite vinha na frente (Êx 30.22-32) e depois vinha o incenso (Êx 30.34-38). O azeite fala do Espírito Santo. A predominância do Espírito de Deus na vida do crente e no ambiente do culto leva-o a uma profunda e santa adoração ao Senhor.

    Os diáconos na igreja!
    O pastor ou dirigente do culto jamais poderá fazer tudo sozinho. Nem eles podem ver tudo sozinhos. No culto, os diáconos desempenham um papel muito importante. Uma de suas funções é acomodar o povo que vai adentrando o templo e, a seguir, ajudar a manter a boa ordem durante todo o culto, circulando discretamente, olhando discretamente, aproximando-se sabiamente de locais onde notar movimento e comportamento anormais.

    Os diáconos escalados para o culto não devem ficar sentados. Seu trabalho é executado sempre em pé. Devem estar sempre atentos a qualquer sinal do púlpito para ajudar. Mesmo o diácono que não está escalado para o culto deve estar sempre atento para ajudar a sanar qualquer dificuldade que venha a surgir.

    Uma das lembranças mais queridas da minha vida inicial na fé é a dos diáconos da minha igreja, empenhados com todo amor e boa vontade e sempre solícitos na boa manutenção do culto.

    Recomendações para um culto mais solene e espiritual.
    Encerrando esta pequena série de artigos sobre ética cristão no culto, vejamos agora algumas recomendações gerais para que tenhamos um culto mais solene e espiritual:

    1) Não entrar no santuário enquanto a congregação estiver orando coletivamente ou lendo a Palavra de Deus.

    2) Não adentrar o templo apressadamente, nem pisando com força. Os descrentes não fazem isso no cinema, por exemplo, e a Casa de Senhor é um lugar santo em todo tempo. Ela foi consagrada a Deus.

    3) Se você chegou um pouco cedo, não espere o culto começar  para entrar no templo. Se você não entra, sem uma razão que justifique isso, você está contribuindo para a desordem no culto sagrado. Antes de sentar-se, ore primeiro a Deus. Não faça uma oração por mera formalidade. Fale mesmo com Deus, orando pelo culto.

    4) Procure sentar-se nos bancos ou assentos da frente (em relação ao púlpito). Deixe os bancos de trás para os retardatários etc.

    5) Não frequente banheiro do templo. Você tem casa para ir ao banheiro.

    Banheiro de templo é para casos específicos ou emergências. Pessoas que no culto ficam entrando e saindo de banheiro ou estão doentes, ou são viciadas nisso, ou estão se exibindo, ou não querem santificar o culto ao Senhor.

    6) Após sentar-se, cumprimente alegre e discretamente as pessoas ao seu redor, fazendo-as assim sentirem-se à vontade na Casa de Deus, mormente se são visitantes, crentes ou não.

    7) Não fique a conversar com ninguém durante o culto, sob pretexto nenhum. Controle sua mente e sua língua. Se você não controla a sua língua, não controla nada mais na sua vida. É verdade.

    8) Ensine suas crianças a se comportarem na Casa de Deus: como entrar no templo, como andar dentro do templo sem chamar a atenção, como sair do templo em ordem etc. A Casa de Deus não é parque de diversão para criança correr e brincar. Caso isso aconteça, os primeiros culpados são os pais ou responsáveis pela criança. Os segundos, terceiros e quartos responsáveis são: obreiros omissos nesse sentido, igreja sem obreiros nesse sentido e criança abandonada quanto à sua formação em geral.

    9) É reprovável durante o culto ao Senhor o costume de mascar chiclete ou qualquer outra goma, chupar balas ou comer qualquer coisa. Você tem casa para isso. A Casa do Senhor não é lugar para tais coisas. Na antiga lei mosaica, essas pessoas sairiam mortas do templo. Mas o espírito da lei continua em vigor. São por essas coisas que muitos crentes em nossos dias já perderam o fervor espiritual, o temor de Deus e estão frios na fé, sem saber o porquê.

    Para você saber que tudo o que foi dito acima tem apoio na Palavra de Deus, leia as passagens da Palavra de Deus que se seguem, meditando bem no que lê: Levítico 19.30; Salmos 89.7 e 93.5; Eclesiastes 5.1; Habacuque 2.20; João 2.13-17; 1 Coríntios 11.22 e 1 Timóteo 3.15.

    No culto ao Senhor, a sua dimensão espiritual, o seu efeito poderoso e duradouro, a sua eficácia em geral para nos abençoar e a edificação espiritual que pode promanar de suas diversas partes, inclusive uma mensagem poderosa do pregador, dependem muito das atitudes e da conduta do púlpito e da própria congregação.

    Fonte:
    http://www.cpadnews.com.br/blog/antoniogilberto/?POST_1_42_%C9TICA+CRIST%E3+NO+CULTO+(PARTE+I).html (PARTE 1)
    http://www.cpadnews.com.br/blog/antoniogilberto/?POST_1_43_%C9TICA+CRIST%E3+NO+CULTO+(PARTE+II).html (PARTE 2)
    http://www.cpadnews.com.br/blog/antoniogilberto/?POST_1_45_%C9TICA+CRIST%E3+NO+CULTO+(PARTE+III).html (PARTE 3)

Lição 3 - 3º Trim. 2013 - Adolescentes 13 e 14 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
Vivendo em Sociedade
  • Lição 3- É droga mesmo!

    Texto Bíblico: 1 Coríntios 6.17-20.

    Glorifique a Deus com seu corpo, “Porque foste comprado por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso Espírito, os quais pertencem a Deus”, (1 Coríntios 6.20).

    Pessoas que fazem o uso de drogas (bebidas alcoólicas, entorpecentes), estão pecando contra templo do Espírito Santo:  “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Co 6.19).

    Os servos de Deus devem ficar “fora” dessa. Muitos acreditam que podem entrar e sair das drogas a hora em que quiser. Este é um caminho dificílimo de retornar, muitos não aguentam esse retorno e falecem. As clínicas de recuperação estão lotadas de jovens e adolescentes perdidos sem saber como voltar para o convívio familiar e como serem libertos do vício.

    Boa idéia

    Você vai precisar de jornais, revistas, papel pardo ou 40kg, canetas hidrográficas,cola e tesoura.

    Professor peça aos alunos para procurarem e recortarem dos jornais e revistas gravuras e textos que demonstram o mal que as drogas fazem com o ser humano (presídios, sujeira,violência).

    Escreva no alto do cartaz a frase “DROGAS TÔ FORA” em baixo escreva o versículo: “... o nosso corpo é o templo do Espírito Santo...”(1 Co 6.19).

    Aproveite para perguntar se eles conhecem alguém que fez  uso ou faz uso de drogas. E o que eles acham disso, como é a vida dessas pessoas. Comente que com certeza é um estilo de vida que não deve ser imitado. Finalize a aula orando pelos seus e por aqueles que eles conhecem que já fizeram uso de drogas.

Lição 3 - 3º Trim. 2013 - Pré - Adolescentes 11 e 12 anos.

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Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
O plano da salvação
  • Lição 3 - Jesus morreu por mim!

    Texto Bíblico: Isaías 53.3-4; Romanos 3.23;5.7-8.

    A salvação preparada para o mundo perdido nasceu no coração amoroso de Deus. Por isso a multidão salva, vestidas de vestes brancas, cantará nos céus: “Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono”, (Ap 7.10)

    Deus é a origem da nossa salvação. No dia da queda do homem, Deus prometeu enviar um Salvador. Ele disse a respeito da semente da mulher: “Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar” (Gn 3.15). Na plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, nascido de mulher (Gl 4.4). A promessa se cumpriu com o nascimento de Jesus Cristo.

    Jesus nos garantiu a salvação com sua morte na cruz: “Havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz” (Cl 1.20). “E, pela cruz, reconciliar ambos com Deus” (Ef 2.16). Pois que “pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Ef 2.13). A “rude cruz se erigiu” e a sua mensagem se tornou eterna.
    (Extraído do livro Introdução a Teologia Sistemática e Eurico Bergstén, CPAD.)
    Boa ideia
    Professor você vai precisar de 2 folhas de papel 40kg, canetas hidrográficas e tesoura.

    Procedimento: Previamente, desenhe a silhueta de uma cruz em cada uma das folhas e escreva os versículos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”,(Jo 3.16) e “nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu filho unigênito ao mundo para que por Ele vivamos”, (1 Jo 4.9). Em seguida, recorte a silhueta com os versículos formando um “quebra-cabeça”.

    Divida a classe em dois grupos e dê o “quebra-cabeça” aos alunos. Peça que eles  montem o mesmo. A equipe que terminar primeiro deve ler em voz alta o versículo e explicar o que ele significa.

    Aproveite para falar da necessidade que todos temos de aceitar a Cristo como Salvador. Faça o apelo para aqueles que ainda não aceitaram a Jesus.

    Lembre aos alunos que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens.

Lição 3 - 3º Trim. 2013 - Juniores 9 e 10 anos.

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Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
Os reis de Israel - Deus fala com o seu povo
  • Lição 3 - Você não parece um rei!

    Texto Bíblico: 1 Samuel 16.1-13.

    Para ensinar as crianças que Deus, olha o coração e não a aparência como nós, sugerimos o seguinte quebra-gelo:

    Você vai precisar de duas caixas de presentes de tamanhos e embalagens diferentes.  Dentro da caixa mais simples coloque vários bombons, na outra coloque uma folha de papel com o versículo do dia.

    Coloque as duas caixas a disposição das crianças, peça para escolherem a mais bonita e a menos bonita. Pergunte qual caixa eles gostariam de ganhar.

    Claro que todos vão preferir a mais bonita. Peça um aluno que abra a caixa e veja a surpresa, isso mesmo tem apenas um pedacinho de papel.

    Solicite que o aluno leia para toda a classe o versículo. Convide outro aluno para abrir a segunda caixa. Pergunte se ele ficou surpreso, e peça que mostre para a classe o que tem dentro da caixa. Peça que ele distribua os bombons com os colegas. Pergunte a classe porque escolheram a caixa mais bonita, espere as respostas. Depois explique que da mesma maneira que Samuel olhou aparência dos irmãos de Davi, assim fazemos muitas vezes, olhamos a pessoa por fora, mas Deus olha por dentro, Ele sabe quem realmente a pessoa é.

Lição 3 - 3º Trim. 2013 - Primários 7 e 8 anos.

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Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2013
Uma nação diferente
  • Lição 3- Cooperadores de Deus!

    Texto Bíblico: Êxodo 18.13-27.

  • Professor, cooperar quer dizer ajudar, auxiliar e colaborar simultaneamente para um determinado bem. Moisés precisou de um cooperador para que o povo pudesse ser atendido e ele pudesse descansar. Jesus também tinha seus cooperadores. Professor você é um cooperador de Deus, domingo após domingo você ensina aos pequenos sobre Deus. Não se preocupe no tempo certo o Senhor Deus recompensará todos os vossos esforços.  A Bíblia também relata a história de um jovem rico que queria seguir ao mestre da mesma forma que os discípulos o seguiam.

    Ele  perguntou a Jesus como proceder. Ao ouvir as regras para o alistamento o jovem se entristeceu e desistiu. Jesus disse a ele: venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres e depois siga-me. Ele não conseguia conceber a ideia de dar tudo que possuía. Este jovem perdeu a oportunidade, de ser um seguidor de Cristo um cooperador na seara do Mestre.

    Ser cooperador de Cristo significa colocá-lo em primeiro lugar em nossas vidas.

    Ensine aos pequenos a colaborarem na Casa do Senhor, explique que eles podem evangelizar porque isso também é uma forma de colaborar com o reino de Deus.

    Boa Ideia

    Você vai precisar de gravuras variadas (flores, pássaros, peixes, etc.),cola, tesoura, lápis, régua, cartolina de cores variadas e canetinhas hidrográficas.

    Corte alguns retângulos na cartolina. Depois peça para as crianças colarem as gravuras desejadas. A seguir peça que elas e escrevam uma mensagem evangelística (um versículo).

    As crianças vão entregar os cartões as pessoas que não conhecem a Jesus e  que elas gostariam que se tornassem um cooperador de Deus. Não pode faltar no folheto o nome do destinatário  e o da igreja.

Lição 3 - 3º Trim. 2013 - JD Infancia 5 e 6 anos.

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Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
Como ser amigo de Deus?
  • lição 2 - Como ser amigo de Deus?

    Texto Bíblico Jó 1.1-2.10.

    I.    De professor para professor.

    Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a adorar a Deus em qualquer situação.

    •    A Palavra deste domingo é “Adoração”, aproveite e confeccione cartazes pequenos com desenhos de crianças orando, louvando e ofertando. No decorrer da aula diga: “O amigo de Deus sabe adorar”.

    •    Com clareza ensine que podemos adorar a Deus de diversas formas, aproveite para ensinar isso na prática: louvando, orando e ofertando.

    II.     Saiba Mais

    Adorando a Deus através dos louvores.
    O salmo 150 diz: “Louvai-o com o som de trombeta;[...] com saltério e a harpa; [...] com adufe e a flauta”, (Sl 150.3,4). As crianças podem adorar e louvar a Deus com suas vozes e com instrumentos musicais simples. A música pode ser usada durante os momentos de adoração, de forma que as crianças sejam encorajadas responder a Deus pela Palavra e Seus atos poderosos. Extraído Manual de Ensino para o Educador, CPAD.
    III.    Conversando com o professor

    Se perguntassem a você um exemplo de fidelidade a Deus provavelmente a sua resposta seria Jó. Sabemos que sofreu, perdeu filhos e bens materiais.

    Ele assistiu toda a sua vida desmoronar sem saber o real motivo de tanta adversidade. Jó não parou de adorar a Deus e de bendizer o seu santo nome.

    Caro professor, você não está livre de ser provado. Há momentos que aos olhos humanos tudo parece está dando errado e que há luta não vai passar. Mas lembre-se do exemplo Jó, que suportou todas as aflições da vida e permaneceu fiel a Deus. Não desista, não esmoreça, confie no Altíssimo Deus. Adore-o incessantemente.

    IV.    Sugestão

    Você vai precisar de palitos de churrasco, copinhos de café, fitas adesivas coloridas, grãos de arroz ou feijão, cola, cola colorida e tiras de papel com a frase “O amigo de Deus sabe adorar”.

    1 - Peças às crianças que enfeitem os copinhos de café com pintinhas feitas de cola colorida.

    2 - Após a secarem deposite alguns grãos dentro dos copinhos.

    3 - Una os copinhos com fita adesiva colorida.

    4 - Fure as bases dos copinhos (meio) transpassando o palito. Por segurança cole fita adesiva na ponta fina do palito.

    5 - No palito de churrasco cole a tira de papel com a frase “O amigo de Deus sabe adorar”.

    6 – Comente com as crianças que esse chocalho é para ser usado na adoração a Deus.

Lição 3 - 3º Trim. 2013 - Maternal 3 e 4 anos.

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Papai do Céu e eu
  • Lição 3 Papai do Céu e eu!

    Leitura Bíblica: Mateus 26.6-13.

    I- De professor para professor

    Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a amar a Deus.

    •    A Palavra deste domingo é “Amor”. No decorrer da aula diga: “Amo o Papai do Céu”.

    •    Demonstre aos seus alunos que você também ama a Deus.

    II – Para refletir

    Quando Maria ungiu a Jesus no banquete em sua homenagem, Maria deu o melhor ao Senhor. O perfume valia mais do que trezentos dinheiros, aproximadamente um ano de salário. Não era um perfume qualquer. O nardo era raro, feito de óleo aromático extraído da raiz de uma planta que cresce principalmente na Índia. Tinha de ser importado. Ele custa aproximadamente trinta mil dólares. O alabastro era um recipiente comum no Oriente próximo. O gesso branco como a neve ficava lustroso e translúcido quando polido. Fácil de ser esculpido convertia-se em cântaros ornados, caixas, vasos e frascos.

    Mas origem e o tipo de recipiente não era realmente importante. E ainda não o é.

    O que mais importava, e o que ainda importa hoje, é o tesouro guardado dentro do recipiente. E o tesouro que Maria derramou naquele dia era mais do que perfume caro. Ela estava derramando a sua vida toda em um serviço sacrificial e de amor. Professor o que você têm oferecido ao Senhor?

    Texto adaptado do livro Como ter o coração de Maria no mundo de Marta, Rio de Janeiro CPAD.
    III – Regras prática para professores

    No seu exato conceito, ensinar não é apenas transmitir conhecimentos, mas, primeiro promover aprendizagem por parte do aluno. Portanto, ensinar não é apenas ler ou falar diante da classe, é despertar, motivar e interessar a mente do aluno e em seguida dirigi-la no processo do aprendizado. Não pode haver real ensino sem aprendizagem por parte do aluno. O termo “educar” deriva de outro significado literalmente “conduzir para fora”. É pois privilégio e responsabilidade do professor de Escola Dominical conduzir seus alunos ao encontro das experiências  da vida, de tal forma que eles possam viver vitoriosa e sabiamente, diante de Deus da Igreja e de seus semelhantes. Professor você foi escolhido para essa missão, desperte nos seus alunos amor a Deus.

    Texto adaptado do livro Manual da Escola Dominical, CPAD
    IV – Sugestão

    Você vai precisar de cartolina branca, tesoura e caneta hidrográfica vermelha.
    Procedimento:

    1º Desenhe vários corações na cartolina branca unidos. Formando um cinto.

    2º Depois escreva o versículo do dia “Ó Senhor Deus, como eu te amo!” Salmos 18.1

    3º No final da aula coloque os cintos nas crianças e peça para elas repetirem o versículo do dia.

sábado, 13 de julho de 2013

Conheça a História da Harpa Cristã.

A primeira edição foi lançada na cidade de Recife, em 1922

Hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil, a Harpa Cristã completa em 2012 noventa anos de existência. A primeira edição foi lançada em 1922, na AD em Recife (PE), com hinos para culto público, Santa Ceia, batismo, casamento, apresentação de crianças funeral, entre outros.


No início, a Assembleia de Deus utilizava o hinário Salmos e Hinos, que também era usado por outras igrejas evangélicas históricas. Em 1921, os pioneiros decidiram criar um hinário destacando também as doutrinas pentecostais da denominação. Foi criado, então, o Cantor Pentecostal, sob a orientação editorial de Almeida Sobrinho, com 44 hinos e dez corinhos, impressos pela tipografia Guajarina.
A primeira edição da Harpa Cristã, em 1922, teve uma tiragem inicial de mil exemplares. A segunda edição, em 1923, foi impressa no Rio de Janeiro e tinha 300 hinos. Já em 1932, a Harpa Cristã contava com 400 hinos.



A primeira Harpa Cristã com letra e música começou a ser elaborada em 1937. Com o passar dos anos, foram acrescentados outros hinos até que o hinário oficial chegou a 524. Até o ano de 1981, todos os hinos já haviam sido revisados.



Em 1979, o Conselho Administrativo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), cumprindo resolução da Assembleia Geral da CGADB, nomeou uma comissão para proceder a revisão geral da música e letra dos hinos da Harpa Cristã. A proposta foi apresentada pelo pastor Adilson Soares da Fonseca. As análises tiveram o apoio técnico e especializado de João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das letras.



Hinos cantados e amados em todo o país



A Harpa Cristã tem sido o instrumento de consolidação nacional da hinologia pentecostal, principalmente por meio do cântico congregacional. Um dos motivos que contribuiu para isso foi o fato de cada crente assembleiano ter que possuir o seu próprio exemplar do hinário e levá-lo para a igreja, diferentemente das igrejas das denominações tradicionais no Brasil, América do Norte e Europa, onde são os templos que possuem exemplares dos seus hinários disponíveis para os fiéis usarem em seus cultos. 



Após 90 anos de existência, muitos dos belos e edificantes hinos da Harpa Cristã, ultrapassam as fronteiras assembleianas, tocando os corações de milhares de crentes de outras denominações evangélicas brasileiras, alcançando o honrado posto de hinário mais conhecido e amado em todo o país.



Fontes:
ARAUJO, Isael de. Dicionário do movimento pentecostal.
Rio de Janeiro, CPAD, 2007, 1ª edição, 154, 155, 341, 342, 496, 497 e 758.
Idem. 100 Acontecimentos que Marcaram a História das Assembleias de Deus no Brasil. - See more at: http://www.harpacrista.com.br/historia.php?i=1#sthash.1SwQq9x9.dpuf

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Lição 2 - 3º Trim. 2013 - Esperança em meio à Adversidade.

Lição 02
ESPERANÇA EM MEIO À ADVERSIDADE
14 de julho de 2013

TEXTO ÁUREO


“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Fp 1.21).


VERDADE PRÁTICA


Nenhuma adversidade poderá reter a graça e o poder do evangelho.

COMENTÁRIO DO TEXTO ÁUREO

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Fp 1.21).

    
O texto áureo deste domingo é o testemunho e convicção de Paulo de sua vida íntima com Senhor e de sua salvação em Cristo Jesus. Ele já havia declarado isso em Gálatas 2.20: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”.
A expressão “Porque para mim o viver é Cristo...” consiste de elementos, tais como:
- significa a total dedicação ao Senhor Jesus, uma vida nova em Cristo, Ele deve ser a motivação do nosso viver, Aquele que recebe toda a glória;
- significa que a verdadeira vida é aquela de quem está em Cristo, estar em comunhão com Cristo, gera a vida verdadeira;
- significa que Cristo deve ser a nossa razão da viver;
Sim o apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo fornece resposta para aquela inquirição desesperadora, que em uma ou outra ocasião se abate sobre todos os homens: Qual é a razão da existência?
A razão da existência é CRISTO: “Porque para mim o viver é Cristo...”.

“e o morrer é ganho” (Fp 1.21) - A menos que Paulo tivesse o conceito da imortalidade e consciência da alma, é impossível que ele considerasse a morte como um lucro. Pois entrar na extinção ou no sono eterno dificilmente pode ser chamado lucro.
Mas nesse pequeno texto áureo, o apóstolo Paulo dá testemunho da consciência da alma após a morte do corpo. Ainda sobre o assunto da morte do corpo para viver com Cristo, Paulo declara: “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é muito melhor” (Fl 1.23); “Porque sabemos que , se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu... sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do SENHOR... mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o SENHOR” (2 Co 5.1-2; 6,8).
Que valor teria essa declaração, se o crente não estivesse consciente na presença do SENHOR Jesus? Se o cristão, na sua morte, estivesse dormindo, como saberia que estava com Cristo, que ganho seria esse? ou não estão na companhia de Jesus? Claro que sim. Paulo sabia disso porque ele afirma categoricamente: “tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor”.
Em 2 Co 5, o apóstolo Paulo ensina que quem partiu deste mundo, isto é, quem morreu, ou dormiu no Senhor, cuja alma deixou o tabernáculo, a tenda ou casa em que viveu sua vida na terra,  sua alma está com Cristo, na companhia dele, enquanto o corpo está dormindo, sem atividade,  frio ou em estado de decomposição no túmulo.
O tabernáculo da sua casa se desfez e agora está revestido da nova habitação que é do céu. A alma está unida às miríades de santos de todas as eras, como os profetas, patriarcas, apóstolos e demais justos e cristãos de todos os tempos.
Portanto, o texto áureo (Fp 1.21) está inserido num contexto claro para os cristãos, a morte do corpo, leva a alma na presença do Senhor Jesus, neste sentido o morrer é lucro, vejamos o contexto:
“Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne” (Filipenses 1.20-24).
O apóstolo Paulo nos ensina que após a morte do crente em Cristo, a alma consciente está num lugar muito melhor, a morte nos introduz a um estado superior de vida, é o “...estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Fp 1.23) e jamais em algum estado dormente ou, pior ainda, de extinção, ou a esperar a ressurreição ou simplesmente ficar extinto para todo o sempre.
 Paulo declara: “Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Fp 1.23) e em 2 Co 5.6,8 declara: “Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes”.
Que valor, que lucro seria este ao morrer se a alma estivesse sem consciência? Que valor teria essas declarações paulinas, se o crente não estivesse consciente na presença do Senhor Jesus? Se o cristão, na sua morte, estivesse dormindo, como saberia que estaria com Cristo? Como poderia declarar que o “morrer é ganho ou lucro?”
Qual é a esperança dos mártires desde a igreja primitiva até aos dias de hoje, ao enfrentaram as feras, fogueiras, decapitações, torturas indescritíveis, senão que após a morte do corpo, estão na presença do Senhor? Sim, para os crentes em Jesus “...o morrer é ganho” (Fp 1.21). Paulo sabia disso por isso declara: “...tenho desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” .
Agostinho de Hipona, bispo de Cartago no norte da África, no século IV declarou: “Oh! Deus, Tú nos criastes para Ti mesmo, e a nossa alma só encontrará repouso quando voltares para Ti”.
Portanto, reafirmamos, quem viveu em Cristo e vier a morrer, sua alma separa-se do corpo e imediatamente é unida as miríades de santos de todas as eras, como os profetas, patriarcas, apóstolos e demais justos e cristãos de todos os tempos. Não é isso que ensina o apóstolo inspirado? A resposta é sim: “... tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Fp 1.23). “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Fp 1.21).



RESUMO DA LIÇÃO 02


ESPERANÇA EM MEIO À ADVERSIDADE

I. ADVERSIDADE; UMA CONTRIBUIÇÃO PARA À PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO
1. Paulo na prisão.
2. Uma porta se abre através da adversidade.

II. O TESTEMUNHO DE PAULO NA ADVERSIDADE.
1. O poder do Evangelho.
2. A preocupação dos filipenses com Paulo.
3. Paulo rejeita a autopiedade.

III. MOTIVAÇÕES PARA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO (1.14-18).
1. A motivação positiva.
2. A motivação negativa.

IV. O DILEMA DE PAULO (1.19-22ss.).
1.      Viver para Cristo.
2.     Paulo supera o dilema.


INTERAÇÃO

A prisão do apóstolo Paulo em Roma foi crucial para a propagação do Evangelho na região de Filipos. A partir de uma experiência de sofrimento, Deus usou pessoas para propagar a mensagem das Boas Novas. É verdade que alguns pregadores usavam o sofrimento do apóstolo para proclamar Cristo de boa consciência. Outros utilizavam-se do sofrimento alheio para obterem vantagens pessoais. Cristo não era o centro das suas preleções. Infelizmente, na atualidade, algumas pessoas perderam o temor de Deus. A exemplo daqueles pregadores de Filipos, elas exploram as tragédias pessoais, pois veem nelas a oportunidade de se locupletarem com as feridas alheias (elas sabem que o sofrimento humano pode ser muito rentável). Cristo não se acha mais no centro de suas vidas.

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Saber que as adversidades podem contribuir para a expansão do Evangelho.
Explicar as motivações de Paulo para a pregação do Evangelho.
Compreender que o significado da vida consiste em vivermos para o Evangelho.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para concluir a lição sugerimos a seguinte atividade:
(1) Pesquise ao menos três países cujo índice de perseguição religiosa é grande.
Você poderá acessar o site da Missão Portas Abertas que terá esse material atualizado:

(2) Identifique missionários que atuam nesses locais (a pesquisa pode ser feita pelas agências missionárias, secretaria de missões de sua igreja ou internet).
Para ver com mais detalhes a respeito de cada país você poderá acessar o site: http://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/
(3) Em seguida, pesquise o crescimento de cristãos nesses países visando identificar como o trabalho missionário tem sido realizado.
Para essa atividade você poderá acessar os seguintes sites:
http://www.origemedestino.org.br/blog/johannesjanzen/?post=54 – Crescimento do cristianismo no mundo.
http://www.publico.pt/mundo/noticia/pc-chines-declarou-guerra-ao-cristianismo-nas-universidades-1577984 - Partido Comunista Chinês declara guerra ao Cristianismo nas universidades chinesas.
Conclua dizendo que, a exemplo do que ocorreu a Paulo, o Evangelho continua a ser propagado no mundo através do sofrimento de muitas pessoas que se dispõem a propagá-lo com ousadia.
Seja um contribuinte:

COMENTÁRIO
PALAVRA CHAVE
ADVERSIDADE:
Infelicidade, infortúnio, revés. Qualidade ou caráter de adverso.

Nesta lição, veremos como a paixão pelas almas consumia o coração de Paulo.
Embora preso em Roma, ele não esmorecia na missão de proclamar o Evangelho.
E, tendo como ponto de partida o seu sofrimento, o apóstolo ensina aos filipenses que nenhuma adversidade será capaz de arrefecer-lhes a fé em Cristo.
Ao contrário, ele demonstra o quanto as suas adversidades foram positivas ao progresso do Reino de Deus.

I. ADVERSIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

1. Paulo na prisão. Paulo estava preso em Roma, aguardando julgamento.
Ele sabia que tanto poderia ser absolvido como executado. Todavia, não se achava ansioso.
O que mais desejava era, com toda ousadia, anunciar a Cristo até mesmo no tribunal. Paulo não era um preso qualquer; sua segurança estava sob os cuidados da guarda pretoriana (1.13).

A guarda pretoriana de AugustoMuseu do Louvre
Constituída de 10 mil soldados, esta guarda encarregava-se de proteger os representantes do Império Romano em qualquer lugar do mundo.
Sua principal tarefa era a proteção do imperador.

2. Uma porta se abre através da adversidade. Uma das principais contribuições da prisão de Paulo foi a livre comunicação do Evangelho na capital do mundo antigo. Os cristãos estavam espalhados por toda a cidade de Roma e adjacências. Definitivamente a prisão de Paulo não reteve a força do Evangelho e o promoveu universalmente. Deus usou o sofrimento do apóstolo para que o Evangelho fosse anunciado de Roma para o mundo (v.13).

SINOPSE DO TÓPICO (I)
A prisão de Paulo foi uma porta aberta para a proclamação do Evangelho.

II. O TESTEMUNHO DE PAULO NA ADVERSIDADE (1.12,13)
1. O poder do Evangelho. De modo objetivo, Paulo diz aos filipenses que nenhuma cadeia será capaz de impor limites ao Evangelho de Cristo. Esse sentimento superava todas as expectativas do apóstolo concernentes ao crescimento do Reino de Deus. O seu propósito era ver as Boas Novas prosperando entre os gentios. Portanto, nenhum poder humano conterá a força do Evangelho, pois este é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16).

2. A preocupação dos filipenses com Paulo. Está implícita a preocupação dos filipenses com o bem-estar de Paulo. Eles o amavam e sabiam do seu ardor em proclamar o Evangelho. Todavia, achavam que a sua prisão prejudicaria a causa cristã.
O versículo 12 traz exatamente essa conotação: “E quero, irmãos, que saibais as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho”.
Para o apóstolo, seu encarceramento contribuiu ainda mais para o progresso da mensagem evangélica (v.13).

3. Paulo rejeita a autopiedade. Paulo era um missionário consciente da sua missão.
Para ele, o sofrimento no exercício do santo ministério era circunstancial e estava sob os cuidados de Deus (v.19).
Por isso, não manifestava autopiedade; não precisava disso para conquistar a compaixão das pessoas.
Para o apóstolo, a soberania de Deus faz do sofrimento algo passageiro, pois os infortúnios servem para encher-nos de esperança, conduzindo-nos numa bem-aventurada expectativa de “que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” (Rm 8.28).

SINOPSE DO TÓPICO (II)
O testemunho de Paulo na adversidade pode ser observado pela sua rejeição a autopiedade e a sua fé no poder do Evangelho.

III. MOTIVAÇÕES PARA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO (1.14-18)
Duas motivações predominavam nas igrejas da Ásia Menor onde o apóstolo Paulo atuava. São elas:
1. A motivação positiva. “E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor” (v.14). Estava claro para os cristãos romanos, bem como para a guarda pretoriana, que o processo judicial contra Paulo era injusto, porque ele não havia cometido crime algum.
Além de saberem da inocência do apóstolo, os pretorianos recebiam diariamente deste a mensagem do Evangelho (v.13). O resultado não poderia ser outro. Os cristãos filipenses foram estimulados a anunciar o Evangelho com total destemor e coragem.

2. A motivação negativa. A prisão de Paulo motivou os cristãos a proclamar o Evangelho de “boa mente” e “por amor”. Mas havia aqueles que usavam a prisão do apóstolo para garantir vantagens pessoais. Dominados pela inveja e pela teimosia, agiam por motivos errados. Mas pelo Espírito, o apóstolo entendeu que o mais importante era anunciar Cristo ao mundo “de toda a maneira”. Isto não significa que Paulo aprovava quem procedia dessa forma, porque um dia todo mau obreiro terá de dar contas de seus atos ao Senhor (Mt 7.21-23).

SINOPSE DO TÓPICO (III)
Infelizmente eram duas as motivações que predominavam na igreja de Filipos: (1) a positiva (pregação com destemor e coragem) e (2) a negativa (pregação pelo interesse pessoal).

IV. O DILEMA DE PAULO (1.19-22ss.)
1. Viver para Cristo. “Nisto me regozijo e me regozijarei ainda” (v.18).
Estas palavras refletem a alegria de Paulo sobre o avanço do Evangelho no mundo.

Viver, para o apóstolo, só se justifica se a razão for o ministério cristão: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei, então, o que deva escolher" (vv.21,22). 

A morte para ele era um evento natural, mas glorioso. Significava estar imediatamente com Cristo. O Mestre era tudo para Paulo, o princípio, a essência e o fim da sua vida. Nele, o apóstolo vivia e se movia para a glória de Deus. Por isso, podia dizer: “E vivo, não mais eu; mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20).

2. Paulo supera o dilema. “Estar com Cristo” e “viver na carne”. Este era o dilema do apóstolo (vv.23,24). Ele desejava estar na plenitude com o Senhor. Todavia, o amor dele pelos gentios era igualmente intenso. “Ficar na carne” (v.24), aqui, refere-se à vida física. 
Isto é: viver para disseminar o Evangelho pelo mundo. Mais do que escolha pessoal, estar vivo justifica-se apenas para proclamar o Evangelho e fortalecer a Igreja.
Este era o pensamento paulino. Nos versículos 25 e 26, ele entende que, se fosse posto em liberdade, poderia rever os irmãos de Filipos, e viver o amor fraterno pela providência do Espírito Santo.

SINOPSE DO TÓPICO (IV)
O dilema de Paulo era, imediatamente, “estar com Cristo” ou “viver na carne” para edificar os filipenses.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Paulo resolveu o seu dilema em relação à igreja, declarando que o seu desejo de estar com Cristo foi superado pela amorosa obrigação de servir aos irmãos (vv.24-26).
Ele nos ensina que devemos estar prontos a trabalhar na causa do Senhor, mesmo que isso signifique enfrentar oposição dos falsos crentes e até privações materiais.
O que deve nos importar é o progresso do Evangelho e o crescimento da Igreja de Cristo (vv.25,26).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
PEARLMAN, M. Epístolas Paulinas: Semeando as Doutrinas Cristãs. 1 ed., RJ: CPAD, 1998. ZUCK, R. B. (Ed.) Teologia do Novo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2008.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“Alguns pregam Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente (1.15). Posteriormente Paulo voltará sua atenção aos judaizantes, que distorcem o evangelho insistindo nas obras como algo essencial para a salvação (3.2-11). Aqui a tensão é pessoal em vez de doutrinária. Alguns se tornam evangelistas mais ativos por um espírito competitivo, tendo um prazer perverso no pensamento de que Paulo está atado e incapaz de tentar alcançá-los. Outros se tornam evangelistas mais ativos por amor, um esforço de aliviar Paulo da preocupação de que expansão do evangelho retrair-se-á devido à sua inatividade forçada.
É fascinante ver como Paulo recusa-se a julgar as motivações, e está encantado com o fato de que, seja pela razão que for, o evangelho está sendo pregado. Poucos de nós têm essa maturidade. Os críticos de Paulo poderão ficar amargamente ressentidos com o seu sucesso, mas o apóstolo não ficará ressentido com eles! Em vez disso ele se regozijará por Cristo estar sendo pregado, e deixará a questão dos motivos para o Senhor.
Porque sei que disto me resultará salvação (1.19). Paulo não se refere aqui à sua libertação da prisão. O maior perigo que qualquer um de nós enfrenta é o desânimo que as dificuldades frequentemente criam” (RICHARDS, L. O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2007, p.437).

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Esperança em meio à adversidade
É possível ter esperança em meio à adversidade? Esta pergunta pode parecer mera retórica, pois uma vez proposta àquele que sofre, mas alienada da sua realidade, ela ignora o sofrimento e as circunstâncias existenciais que a maioria dos seres humanos enfrenta no mundo. 
A consequência não poderia ser outra: a dissimulação de quem pergunta.
Porém, esta acusação não se pode fazer ao apóstolo Paulo. A sua esperança na adversidade está latente quando ele comunica aos seus irmãos: “As coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho” (1.12). 
Aqui, quem fala não é uma pessoa que se acampa e um escritório opulento e distante do sofrimento alheio, mas um ser humano que redige uma mensagem de esperança em um lugar contrário a qualquer esperança: a prisão. 
Mas resolutamente encarcerado. Como alguém como Paulo poderia estar resoluto numa prisão do primeiro século da era cristã?
A fé na soberania divina é a chave para entender a tranquilidade do apóstolo. A partir dela, ele estava convencido de que o seu sofrimento serviria para expandir o Evangelho entre os gentios. E os filipenses deveriam estar conscientizados disso também.
O olhar do apóstolo agora se volta para a necessidade da igreja de Filipos. Paulo sabe que a igreja é perseguida e sofredora. Embora o apóstolo estivesse cheio da graça de Deus desejando imediatamente estar com Cristo, ao voltar sua atenção para a necessidade da comunidade de Filipos ele entra num dilema.
O dilema paulino é este: “Desejo partir e estar com Cristo”, mas “julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne”. Aqui, descobrimos qual a esperança gloriosa do apóstolo em meio à adversidade: Estar com Cristo. 
 Esta esperança deve ser a da Igreja também. Mas, em meio ao sofrimento, e após olhar para o sofrimento alheio, o apóstolo não se julga no direito de partir com Cristo sabendo que poderia ser um instrumento de Deus para encorajar irmãos na fé, edificá-los, e encorajá-los a proclamar o Evangelho ao mundo. 
A lição apostólica não poderia ser outra: quando olhamos para o sofrimento alheio e decidimos aliviá-lo brota em nós a esperança de sermos salvos das nossas adversidades. Estar com Cristo deve ser o nosso anseio, mas enquanto Ele não vem estaremos com Cristo juntamente com o próximo sofredor. O nosso sofrimento deve impulsionar-nos a proclamar ao outro aquilo que nos dá esperança: o Evangelho.