segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Lição 12 - 4º Trim. 2103 - Primários 7 e 8 anos.

Lição 12 - Jó agradece a Deus

Texto: Jó 1-2;42.10-16



“Pense no pior dia que você possa imaginar – você está doente, sua bicicleta foi roubada, o tempo está horrível, e sua irmã e seu irmão estão brigando, o seu boletim apresenta notas muito mais baixas do que o esperado e a sua mãe lhe disse que vocês se mudarão em junho, para um local distante de seus amigos, cerca de 1.500 quilômetros. Este seria um péssimo dia! 

Talvez você nunca tenha tido um dia tão mau assim, porém todos atravessaram tempos difíceis. 

Doenças, perdas, desapontamentos e sentimentos feridos quando menos esperamos. 

Entretanto, se você acha que já enfrentou dificuldades, considere Jó. Em um só dia, ele perdeu sua casa, seus rebanhos, seus empregados e até seus filhos. E, então quando ele achava que as coisas não poderiam ficar piores, elas pioraram – seu corpo encheu-se de feridas dolorosas. A esposa de Jó gritou com ele, e alguns de seus amigos o aborreceram. Pode-se dizer que Jó perdeu tudo o que tinha. 

Contudo, Jó não desistiu. Em vez disso, permaneceu firme em sua esperança e fé em Deus. Jó é um grande exemplo de confiança no Senhor, mesmo quando as coisas estão realmente ruins” (Bíblia de Aplicação Pessoal do Adolescente, CPAD).   

Boa ideia! 

Você vai precisar de túnicas feitas de tecido cru ou TNT bege, lençóis ou corte de tecidos. 

Solicite voluntários entre as crianças para representarem a história de Jó. 

Se o número de voluntários for maior do que o número de personagens (amigos, Jó, e a esposa de Jó), divida a classe em grupos, e cada grupo representará a história.

Lição 12 - 4º Trim. 2013 - Juniores 9 e 10 anos.

Lição 12 - Ezequiel o profeta do cativeiro

Texto Bíblico: Ezequiel 1-3;12.1-16



Deus criou as pessoas com a capacidade de escolher (livre-arbítrio), e Ele nos dá, a cada dia, muitas oportunidades de fazer importantes escolhas. A mais importante escolha que temos que fazer é se vamos, ou não, obedecer-lhE. 

Ezequiel era um homem que escolheu obedecer a Deus. Embora fosse um sacerdote, Ezequiel tornou-se um pregador de rua, andando por toda a nação da Babilônia, contando às pessoas sobre o julgamento de Deus e a sua salvação, e insistindo com eles para deixar seus pecados e voltar-se para Deus. Às vezes, Deus pedia a Ezequiel que se tornasse um quadro vivo daquilo que Ele queria  que o povo soubesse e entendesse. 

Deus pode não pedir que você faça algo tão dramático ou difícil, mas se Ele pedisse você faria?  

Professor, pergunte aos seus alunos se eles obedeceriam à vontade de Deus. Depois, explique que nós podemos escolher entre obedecer e desobedecer a Deus, mas existem as consequências. “...Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar...” (1 Samuel 15.22). 

Boa ideia!  

Você vai precisar de cartolina ou quadro–de-giz, caneta hidrográfica ou giz. Desenhe uma tabela (quadro ou cartolina) conforme o modelo abaixo. Depois, peça aos alunos para procurarem as referências e completarem a tabela.  
 

PersonagensConsequência de seus atos
Saul (1 Sm 13.9-14)  
Eva (Gn 3.6,16)   
Jonas (Jn 1)     
Noé (Gn 6.14;7.18)   
Caim (Gn 4.3,4,5,8,12)   
Gideão (Jz 6.14,22a)   
Sansão ( Jz 16.16-21)    


Bibliografia: 

Bíblia do Adolescente, Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006

Lição 12 - 4º Trim. 2013 - Pre Adolescentes 11 e 12 anos.

Lição 12 - Jesus, o filho obediente

Texto Bíblico: Lucas 2.40,46-52



“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.” Êxodo 20.12  

Este mandamento refere-se aos deveres para com os parentes, inclui estimá-los, o que se demonstra em nossa conduta, e na obediência aos seus legítimos mandamentos: ir quando nos chamarem, aonde nos enviarem, fazer o que nos for solicitado, refrearmo-nos daquilo que nos proibirem; e isto, como filhos, deve ser feito alegremente, a partir de um princípio de amor. Além do mais, a submissão aos seus conselhos e correções.
 Esforça-se em tudo para dar conforto aos pais e facilitar-lhes a velhice; mantê-los, se necessitarem o sustento, é algo que o nosso Salvador faz com que esteja particularmente compreendido neste mandamento (Mt 15.4-6).
 Os diligentes observadores têm notado uma bênção peculiar em coisas temporais para os filhos obedientes, e o inverso para os filhos desobedientes (Comentário Bíblico Matthew Henry, Rio de Janeiro: CPAD 2002). 

Professor, converse com alunos sobre a necessidades de honrarmos aos nossos pais.  

Boa ideia! 

Organize um café da manhã ou uma festa para o encerramento do trimestre (27/12), e convide os pais dos alunos para participarem. Peça aos alunos que confeccione cartazes e cartões com palavras que demonstrem amor e carinho pelos pais.  

Lição 12 - 4º Trim. 2013 - Adolescentes 13 e 14 anos.

Lição 12 - Punições para os rebeldes

Texto Bíblico: Apocalipse 20.11-15



Um grande Trono Branco 

A palavra “grande” denota poder e glória, e o termo “branco” indica santidade e justiça. Quem poderia se assentar num trono com esses adjetivos? O Senhor Jesus, o Justo Juiz (Jo 5.22; At 17.31; Sl 9.8). Ele será o Juiz também no Tribunal de Cristo (2 Tm 4.8; Ap 22.12) e nos julgamentos de Israel (Dn 12.1; Jl 2.32), das nações (Mt 25.31,32;13.40-46) e do Diabo e suas hostes (Ap 20.10;Rm 16.20). 

No Trono Branco, todos os ímpios, sem exceção, quer queiram, quer não, terão de reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai (Fp 2.10,11; Rm 14.11,12)! 

Muitos infiéis, inclusive os que possuem título e fama, dirão naquele Dia: “Senhor, Senhor” (Mt 7.21,22), no entanto, será tarde demais. Não haverá duas sentenças, como no julgamento das Nações (Mt 25.46). Haverá somente a condenação dos ímpios (Ap 20.15), uma vez que os que creem no Senhor têm a vida eterna, e não entrarão em juízo (Jo 5.24;Rm 8.1,33,34), a menos que desviem do caminho da justiça (2 Pe 2.20-22; Mt 24.13; Ap 3.5). 

Todos os sentenciados ao Lago de Fogo serão pecadores já condenados (Jo 3.18,36), visto que o Hades é um lugar de tormentos onde os injustos aguardam a sentença definitiva (Lc 16.23). Nenhuma alma salva em Cristo se encontra no Hades, mas no Paraíso (Lc 23.43; 2 Co 12.2-4). Nesse caso, os mortos salvos durante o Milênio, como já vimos, ressuscitarão antes do Juízo Final, mas não para comparecerem diante do Justo Juiz como réus (Jo 5.22-29). 

A frase “a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo”, que aparece em Apocalipse 20.14, denota que os corpos e as almas dos perdidos (que saíram do lugar onde estavam e foram reunidos na “segunda ressurreição” serão lançados no inferno definitivamente. Ou seja, as almas (que estão no Hades) e os corpos (representados pela palavra “morte”) irão para o Lago de Fogo (Mt 10.28). E, depois disso, nunca mais haverá a morte, nosso último inimigo a ser vencido (1 Co 15.26). O destino dos rebeldes é o Lago de Fogo.   

Bibliografia  

Lições Bíblicas Juvenis, O que a Bíblia fala sobre o futuro da Igreja/12, CPAD. 

Lição 12 - 4º Trim. 2013 - Juvenis 15 a 17 anos.

Lição 12 – O lar e os meios de comunicação

Texto Bíblicos Salmos 127.1-3; Salmos 128.1-4



A PROTEÇÃO NO LAR DEPENDE DE TODOS  

Certo sábio disse:  

Filhos de meus filhos, sereis a coroa de vossos pais na velhice.  Na Bíblia, lemos: “Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais” (Pv 17.6).  

Ninguém mais apropriado que os pais para promover o intercâmbio, auxílio e respeito mútuo entre os membros da família. Agir desse modo é investir em favor do bem comum. Significa também meio seguro de proteção do lar, o qual pode sobrepor-se às grandes dificuldades e sobreviver às maiores adversidades, quando todos se ajudam por amor. É assim que se cumpre a benção de Deus: “Verás os filhos dos teus filhos e a paz sobre Israel” (Sl 128.6), isto é, sobre a família, por muitas gerações. Isso exige de nós:  

1. A Vigilância individual como proteção do lar. 

Os filhos menores são dependentes dos pais, mas em alguns casos são dependentes exclusivamente de si mesmos. O adolescente e o jovem também têm a sua parcela de responsabilidade na proteção do lar. É necessária a compreensão de que a sua segurança moral e espiritual depende mais de sua própria vigilância e firmeza de propósitos do que de seus pais, especialmente na ausência destes. Até os irracionais possuem instintos de defesa. Deus dotou a todos os seres viventes com algumas condições para se defenderem. Paulo escreveu ao jovem Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo” (1Tm 4.16). Observe que a proteção dos pais e a de Deus não isentam os filhos de velar pela sua própria segurança moral e espiritual... A Bíblia nos ensina: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca” (1 Jo 5.18).  

Qualquer pessoa que deixa de ir aos cultos, onde pela pregação da Palavra e pela oração aprende, é despertado e edificado, a fim de se pôr à frente da televisão assistindo a programas pornográficos e às novelas obscenas e corruptoras, está contribuindo mais para a destruição do seu lar do que para protegê-lo. Também, nesse sentido, a Bíblia requer “a justa operação de cada parte” (Ef 4.16).   

(Texto Extraído da obra “... e fez Deus a Família: O padrão divino para um lar feliz.” Rio de Janeiro: CPAD.)    

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Lição 10 - 4º Trim. 2013 - Maternal 3 e 4 anos.

Lição 10 - Eu gosto de obedecer

Texto Bíblico: Gênesis 12.1-9




I - De professor para professor
 


Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a ser obediente.

 A palavra-chave deste domingo é “Obedecer”. No decorrer da aula diga: “Eu sou obediente”.

 Ensine os pequenos que a obediência é fundamental para sermos abençoados por Deus.
 


II – Para Refletir

Os planos de viagem hoje são cercados de apólices de seguro. Tudo que tenha algum valor possui papéis legais para assegurar a passagem de título aos herdeiros apropriados. Erguemos muros de segurança em torno de cada movimento importante que fazemos.

No mundo antigo, Abraão se movia por sua perspicácia, sua força e – incomum para sua época - sua fé radical no único Deus.

A fé deu-lhe segurança. Deus seria o seu protetor; Deus prosperaria sua vida, tiraria o medo do coração dele e lhe daria coragem. Deus enviou esse homem a um território estrangeiro e provou a sua fé.
 


III– Regras prática para professores

Os professores geralmente reclamam que as crianças do maternal não cantam, ou não conseguem cantar ou pior eles se recusam a cantar.

Não importa; cante. Devemos nos lembrar de que as crianças pequenas são iniciantes na música. Você é um professor de maternal – talvez o primeiro professor de suas crianças. Não espere que sejam hábeis no canto. É responsabilidade sua iniciá-los no caminho em direção à apreciação da música e ao louvor a Deus através do canto. Cante, mesmo que seja o único a cantar. Não se intimide com sua possível falta de treinamento musical.
 


Texto extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Maternal, p71 CPAD.
 


IV – Atividade
 


Cantando e brincando.
 

Cante a música abaixo com as crianças e peça para tocarem as partes do corpo conforme for mencionando.
 


Cabeça, tronco, joelho e pé.
Joelho e pé.
Joelho e pé.
Cabeça, tronco, joelho e pé.
Olho, boca, nariz!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lição 10 - 4º Trim. 2013 - JD Infância 5 e 6 anos.

Lição 10 - Jesus ajuda um homem doente

Texto Bíblico: Mateus 12.9-14






I - De professor para professor

 

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que Jesus nos ama e quer sempre o melhor para nós.
A palavra-chave deste domingo é “Bondade”. No decorrer da aula diga: “Jesus é bom”.
 


Ensine os pequenos a compreenderem o que é bondade.
 


II – Para refletir
 


A bondade é uma das virtudes do fruto do Espírito – aquelas virtudes do próprio Cristo que implantadas em nós pelo Espírito Santo, tornam-nos semelhantes ao Senhor (Gl 5.22,23). Podemos dizer que a bondade é a manifestação exterior da benignidade, que é outro aspecto do fruto do Espírito. A benignidade é aquela qualidade que nos impede de sermos duros, amargos, mesmo quando tratados com rudeza e injustiça; que nos confere uma fala mansa e uma atitude gentil, reveladas no modo como tratamos as crianças, os idosos e os menos capacitados.
 

Bondade é enfrentar aquele fogão no dia daquele almoço especial, sem queixas ou exibicionismo; é carregar pedras para a construção do templo, sem grosserias ou murmurações; é assuar narizes, por curativos em joelhos, deixar se tocar por mãozinhas pegajosas, com um sorriso nos lábios, sem que seu nome figure num boletim ou faça parte de uma comissão. A ausência de bondade tira o brilho de qualquer trabalho.
 


Texto adaptado da: Revista do Maternal - Mestre 3/4.
 


III - Conversando com o professor
 


Planeje a aula de forma que não seja usada somente a preleção como método, pois a criança ficará cansada. A aula deve ser movimentada e alegre.
É brincando que a criança aprende. Ao preparar as atividades esteja consciente de que todo o planejamento é flexível. O importante é que os objetivos da aula sejam alcançados.
 


Texto adaptado da: Revista do Maternal - Mestre 3/4.
 


IV – Sugestão
 


Você vai precisar de cartolinas, revistas, jornais, cola e tesoura.
 


No alto da cartolina escreva a seguinte frase:
 

“Eu sou bondoso quando...”
 


As crianças devem procurar gravuras que ilustram a bondade e colar na cartolina. Depois você poderá expor o cartaz.

Lição 10 - 4º Trim. 2013 - Primários 7 e 8 anos. anos.

Lição 10 - Três amigos na fornalha

Texto Bíblico: Daniel 3.1-30





“Não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste” Dn 3.18
 
Enquanto jovens, Ananias, Misael e Azarias foram deportados para a Babilônia. Receberam novos nomes (Sadraque, Mesaque e Abde-Nego, respectivamente) e ordens para esquecerem de sua herança hebraica e da fé no Deus de Israel. Mas eles recusaram-se a concordar.
 
Quando Nabucodonozor erigiu a estátua de si mesmo com o propósito de adoração, os três hebreus recusaram-se resolutamente a ajoelhar. Eles confiaram que Deus os salvaria de uma sentença real de morte na fogueira, e asseguram ao rei que mesmo que Deus não poupasse suas vidas, ainda assim não cederiam.
 
Essa foi uma postura corajosa. Os homens não apenas tinham fé num grande Deus, mas fortaleceram-se uns aos outros. Como a maioria dos estudantes da Bíblia que conhecemos, Deus não apenas poupou-os da morte na fogueira, mas passou pela experiência com eles (Texto extraído do livro 365 Lições de Vida Extraída de Personagens da Bíblia).
 
Professor, pergunte aos alunos como eles reagiriam diante dessa situação de serem obrigados a adorar um falso deus e negar a fé no Senhor Jeová? Depois, leia com eles Apocalipse 2.10b

Lição 10 - 4º Trim. 2013 - Juniores 9 e 10 anos.

Lição 11 - Daniel o profeta do palácio

Leitura Bíblica: Daniel 1.1-21





Daniel é conhecido pelas crianças por ter sobrevivido à cova dos leões. Mas a sua vida é um exemplo de fé ele foi um tipo de menino que pediria salada e um copo de suco no lugar de um hambúrguer com batatas fritas e refrigerante. Ele fecharia os olhos diante de uma cena sensual, que cruzasse a tela da televisão. Um rapaz raro com a mente dotada e um coração firme para com Deus.  

Daniel viveu fielmente em um ambiente oposto à sua fé. Todavia, ele ganhou respeito e nunca se desviou de sua responsabilidade em obedecer a Deus em primeiro lugar e acima de tudo. Ele demonstrou coragem durante toda a sua vida, atravessando o reinado de quatro reis da Babilônia.  

Por mais dotado que Daniel fosse à interpretação de sonhos, apenas Deus podia ajudá-lo a dizer qual fora o sonho do rei. Daniel e seus amigos buscaram a ajuda e Deus – e a obtiveram.  

Professor, explique às crianças que Daniel não tinha super-poderes, ele tinha fé em Deus. Comente que Deus ainda precisa de homens, mulheres, meninos e meninas, de coragem e fé. Peça a Deus que lhe dê coragem para viver por sua fé, como fez Daniel. 

Texto adaptado da Bíblia da Adolescente Aplicação Pessoal e do livro 365 Lições de Vida Extraída de Personagens da Bíblia. 

Lição 10 - 4º Trim. 2013 - Pre Adolescentes 11 e 12 anos.

Lição 10 - Não desista

Texto Bíblico: Jó 1.8,9,11,12,21,22;2.3.






A calamidade pode nos armar emboscadas. A vida vai bem até que uma ligação telefônica, uma carta ou uma batida à porta repentinamente vira nosso  mundo de cabeça para baixo.
 

Foi isso que aconteceu a Jó. Ele era um homem de família, negociante bem-sucedido e um devotado seguidor de Deus. Então o teto caiu – figurada e literalmente. Em pouco tempo ele perdeu seus filhos, sua riqueza e sua saúde. É muito difícil compreender por que as coisas más acontecem a pessoas boas.
 

Tanto as Escrituras como nossa experiência nos dizem que as provas podem surgir de diversas fontes. Podemos sofrer por causa de nossas ações pecaminosas, ou nossas dificuldades podem ser devidas a escolhas erradas de outros. E como Jó às vezes passamos por desastres naturais inexplicáveis.
 

O sofrimento nunca é agradável – mesmo quando entendemos suas causas. Porém mesmo na mais escura noite da nossa alma, podemos colher benefícios positivos de nossa dor. Tempos difíceis nos lembram que nossa fragilidade precisa de Deus. Eles podem construir caráter se respondermos com confiança e obediência. Finalmente, tempos difíceis podem nos ensinar como consolar outros encarando problemas semelhantes. Deus sustentará e recompensará todos os seus filhos que passarem por sofrimentos com paciência e fidelidade

(Texto extraído do livro, 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD).
 

Professor explique aos alunos que o sofrimento pode trabalhar em nosso benefício e para a glória de Deus.

Lição 10 - 4º Trim. 2013 - Adolescentes 13 e 14 anos.

Lição 10 - O Cuidado do Atleta

Texto Bíblico: Filipenses 3.7-14






No tempo de Paulo eram os atletas mais do que disciplinados. Na conquista de uma coroa de louro, empenhavam-se além de suas forças; perseguiam o impossível. Descreve-os o apóstolo Paulo: “E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente” (2 Tm 2.5).
 

Muitos foram os atletas que, por falta de disciplina, caíram em opróbrio e tudo perderam. Outros, porém até mesmo de coisas simples e lícitas se abstiveram, porque tinham em mente o estabelecimento de um novo recorde e a conquista de mais uma medalha. Os atletas gregos treinavam até a exaustão; agonizavam-se durante os jogos olímpicos. Pois sabiam eles que aquela oportunidade era-lhes única; não haveria uma segunda chance. E se não se exercitassem devidamente? Se faltassem com a disciplina? Se não empenhassem devidamente, como haveriam de chegar à sua cidade sem os troféus?
 

Se naqueles estádios, punham-se os competidores lutar por uma vitória corruptível e efêmera, nós avançamos em busca de eternos galardões.

Por isto temos de, à semelhança daqueles atletas, porta-nos de maneira viril e disciplinadas: “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível” ( 1 Co 9.25).

Bibliografia:

ANDRADE, Claudionor. As Disciplinas da Vida Cristã. Rio de Janeiro:CPAD.

Lição 10 - 4º Trim. 2013 - Juvenis 15 a 17 anos.

Lição 10 – As mensagens Subliminares

Efésios 5; Hebreus 5.13,14; Tiago 1.5,6; 2 Coríntios 10.4.







A comunicação cujo processo é oculto ou dissimulado e o uso ou não de tecnologias que objetivam assediar ou apavorar pessoas, a esta ideia chama-se Mensagem Subliminar. Ela confundi a origem da informação deixando no ar a concepção de que a informação pode ser objeto de celeumas no ambientes, confusões de pensamentos e relacionamentos pessoais, bem como outras áreas humanas. 

A Palavra de Deus mostra a realidade e a astúcia de Santanás de investir, com artifícios encantáveis e sutis, contra a vida de milhares de jovens. Mas a mesma Palavra denota que é preciso VIGIAR: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (1 Pe 5.8,9).  


Por isso, prezado professor, como educador cristão você tem o compromisso de ensinar a Palavra de Deus como um auxiliador que implanta na mente e no coração dos seus alunos os princípios eternos: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12). Boa aula!

Lição 11 - 4º Trim. 2013 - Juvenis 15 a 17 anos.

Lição 11 – As facilidades e os riscos da internet

Texto Bíblico: Efésios 5.6-13; 2 Coríntios 15.33,34.





A INTERNET E SUAS AMEÇAS À FAMÍLIA CRISTà 

Presente em toda parte 

A vida moderna está vinculada à informação e à imagem. A cultura secular tornou-se mais visual do que dialógica, e a internet é uma das grandes representantes dessa nova cultura que une a comunicação, tecnologia e representação gráfica. A tecnologia da informação, por exemplo, tomou conta de todas as áreas da vida moderna. Em certo sentido, trata-se de cumprimento do cumprimento da profecia de Daniel 12.4: “... e a ciência se multiplicará”. Portanto, é um grande desafio para a família saber usar e controlar os meios de comunicação, a partir do lar, nesses tempos difícieis e trabalhosos.

Ameaça para a família 

O FBI (polícia federal norte-americana) elaborou, recentemente, um “Guia de Proteção para as Crianças ante a Rede Mundial de computadores”. Este documento visa alertar os pais para o perigo de deixarem seus filhos à mercê do conteúdo da internet sem o indispensável acompanhamento. O texto diz que muitas crianças, adolescentes e jovens são induzidas à prostituição e ao relacionamento sexual promíscuo, sem que os pais o percebam. Além disso, muitos casamentos estão sendo destruídos pelo uso pecaminoso e pornográfico da internet. É a tecnologia a serviço do diabo.    

Texto extraído de “Lições Bíblicas: Tempos Trabalhosos: Como enfrentar os desafios deste século” Rio de Janeiro: CPAD. 

Lição 11 - 4º Trim. 2013 - Adolescentes 13 e 14 anos.

Lição 11 - A Perseverança do Atleta

Texto Bíblico: Hebreus 12.1-3





“Portanto nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta” (Hb 12.1). 

A carreira que nos está proposta. 

Esta corrida é o teste da fé neste mundo, que dura a vida inteira. A corrida deve ser efetuada com “paciência”, ou seja, com perseverança e constância (Fp 3.12-14). O caminho da vitória é o mesmo que o dos santos do capítulo 11 de Hebreus – esforçando-se para chegar até ao fim(Lc 21.19;1 Co 9.24,25;Fp 3.11-14). 

Devemos deixar de lado os pecados, que nos atrapalham ou que nos fazem ficar para trás e fixarmos os olhos, nossa vida e nosso coração em Jesus e o exemplo que Ele nos legou na terra, de obediência perseverante. 

Na corrida, devemos estar conscientes de que o maior perigo que nos confronta é a tentação de ceder ao pecado, de voltar àquela pátria de onde havia saído (Tg 1.2), e de nos tornar, de novo, cidadãos do mundo (Tg 4.4; 1 Jo 2.15). 

Na nossa corrida da fé, olhamos para Jesus como: nosso exemplo de confiança em Deus (Hb 2.13), de dedicação à vontade de Deus (Mc 14.36), de oração (Mc 1.35), de vitória sobre as tentações e sofrimentos (Hb 2.10,4.15), de perseverança na lealdade ao Pai e de terminada a obra para a qual Deus nos chamou (Lc 15.6,24,32; Jo 15.11).  

Bibliografia:  

Bíblia de Estudo Pentecostal, P.1918. Rio de Janeiro:CPAD. 

Lição 11 - 4º Trim. 2013 - Pre Adolescentes 11 e 12 anos.

Lição 11 - Bom é ser bom

Texto Bíblico: Lucas 5.17-20





Bondade é fazer aquilo que é bom. Bondade fala de serviço ou ministério uns aos outros, um espírito de generosidade posto em ação; diz respeito a servir e dar. 

É surpreendente que os pais sempre estão dizendo para os filhos “serem bons”, mas eles nunca precisam lhes sugerir o oposto. “Ser mau” parece vir naturalmente. Sem o Espírito de Cristo em nosso interior, nossa natureza é inclinada ao que é mau e ruim. Mas o Espírito Santo produz em  nós benignidade e bondade, ajudando-nos a ministrar ao mundo o amor de Jesus. O mundo precisa de Jesus – que significa mais amor, mais benignidade, mais bondade, mais amabilidade, mais generosidade atenciosa e caridosa (Texto extraído do livro: O Fruto do Espírito, CPAD 2004). 

Professor, aproveite o tema dessa lição “Bom é ser Bom” e promova uma Campanha com os seus alunos. 

Divida a classe em grupos e peça para eles confeccionarem cartões com o tema da lição, explicando o que é ser bom. 

Depois eles devem visitar as casas próximas a igreja, distribuindo os cartões e arrecadando alimentos não perecíveis e roupas, para famílias carentes, orfanatos ou asilos.  

Lição 11 - 4º Trim. 2013 - Juniores 9 e 10 anos.

Lição 11 - Daniel o profeta do palácio

Leitura Bíblica: Daniel 1.1-21





Daniel é conhecido pelas crianças por ter sobrevivido à cova dos leões. Mas a sua vida é um exemplo de fé ele foi um tipo de menino que pediria salada e um copo de suco no lugar de um hambúrguer com batatas fritas e refrigerante. Ele fecharia os olhos diante de uma cena sensual, que cruzasse a tela da televisão. Um rapaz raro com a mente dotada e um coração firme para com Deus.  


Daniel viveu fielmente em um ambiente oposto à sua fé. Todavia, ele ganhou respeito e nunca se desviou de sua responsabilidade em obedecer a Deus em primeiro lugar e acima de tudo. Ele demonstrou coragem durante toda a sua vida, atravessando o reinado de quatro reis da Babilônia.  



Por mais dotado que Daniel fosse à interpretação de sonhos, apenas Deus podia ajudá-lo a dizer qual fora o sonho do rei. Daniel e seus amigos buscaram a ajuda e Deus – e a obtiveram.  



Professor, explique às crianças que Daniel não tinha super-poderes, ele tinha fé em Deus. Comente que Deus ainda precisa de homens, mulheres, meninos e meninas, de coragem e fé. Peça a Deus que lhe dê coragem para viver por sua fé, como fez Daniel. 



Texto adaptado da Bíblia da Adolescente Aplicação Pessoal e do livro 365 Lições de Vida Extraída de Personagens da Bíblia. 

Lição 11 - 4º Trim. 2013 - Primários 7 e 8 anos.

Lição 11 - Daniel e os leões

Texto Bíblico: Daniel 6.1-28





Daniel era um homem com muitas habilidades. Outros oficiais, que também serviam ao rei Dario, logo se tornaram invejosos de Daniel. Eles fizeram Dario assinar um papel, declarando que o ato de orar era contrário à lei. Assim como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, Daniel foi preso porque não iria obedecer a uma lei errada.
 O rei mandou jogar Daniel na cova dos leões. Naquele tempo, algumas pessoas eram punidas por crimes servindo de comida aos leões. Porém Deus mostrou seu favor a Daniel, impedindo que os leões o ferissem. E por causa da obediência de Daniel, o rei Dario glorificou a Deus. 
Professor, lembre aos alunos de que, por meio do modo como vivemos e falamos, podemos convencer aos outros de que Deus é real e é capaz de ajudá-los (Texto adaptado da Bíblia da Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD).   

Boa ideia! 

Você vai precisar de massa de modelar, palitos para pirulito, retângulos de 3cmx3cm de cartolina e cola branca. 

Peça às crianças que modelem um leãozinho. Depois, escrevam no retângulo o versículo do dia e fixe-o no palito. 

Para finalizar, fixe o palito no “leãozinho” para que fique parecido com um porta-recado.  

Lição 11 - 4º Trim. 2013 - JD Infância 5 e 6 anos.

Lição 11 - O presente que agradou Jesus

Texto Bíblico: Mateus 26.6-13





I - De professor para professor  


- Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que o melhor presente que podemos entregar a Jesus é o nosso coração.  
 

- A palavra-chave deste domingo é “Salvação”. No decorrer da aula diga: “Jesus eu te dou meu coração”.  
 

- Ensine os pequenos a compreenderem o que é salvação.


II – Para refletir


Num gesto decisivo Maria, despeja o valioso perfume na cabeça de Jesus, o aroma se espalha pela sala, suplanta o cheiro dos alimentos. Os que não haviam notado a entrada de Maria, farejam o ar e percebem o que ela acaba de fazer. Então um odor de péssima qualidade começa a mesclar-se ao cheiro do nardo: o odor da murmuração.  

Precisava despejar tudo? Um perfume tão ativo...bastariam algumas gotas.  

Movidos por interesses terrenos, os maledicentes não conseguem reter os pensamentos mesquinhos. Expressam-se com palavras.  

Por que a irmã Raquel tem de mostrar tanto entusiasmo quando canta? Será que Patrícia gosta realmente tanto assim de crianças, ou cuida delas para aparecer? O Pastor Dantas deveria controlar um pouco suas emoções enquanto prega. A irmã Neide bem que poderia cuidar melhor da aparência, em vez de frequentar todos os cultos de oração.  

Quando medimos nossos irmãos pelos padrões terrenos e carnais, ficamos chocados com os seus sacrifícios generosos. Julgamos desperdício e exibicionismo aquilo que fazem para Deus. Nem sempre somos capazes de considerar as ações de nosso irmão dentro da esfera espiritual.  

Por que censurar o canto da irmã Raquel? Por que acusar a Patrícia? Por que criticar o pastor Dantas? Por que molestar a irmã Neide? Deixemos que nossos irmãos trabalhem em paz. Estão fazendo o que podem; oferecendo ao Senhor aquilo que possuem de melhor. O perfume está sendo exalado. Não interfiramos!  

Texto extraído do livroQuando o Amado Desce Ao Jardim, CPAD.  

III - Conversando com o professor  

Quando seu pequeno pintor lhe trouxer um desenho para sua apreciação, seja cuidadoso. Suas atitudes não podem sugerir que está dizendo o que acha que deve dizer. Não utilize frases comuns, tais como “Está bonito” ou “Gostei” – pelo menos não mais do que uma vez. Observe o desenho tempo suficiente para fazer um comentário sincero e significativo. Se puder reconhecer o símbolo, comente sobre o conteúdo do trabalho. Se lhe parecer somente rabiscos, fale sobre as cores, formas, movimentos das linhas ou outra característica. Essa atitude levará muitas crianças a responder com profusas explicações sobre seus desenhos. E aqueles que não disserem nada, ainda ganharão uma nova perspectiva através dos seus comentários. 

IV – Sugestão  

Distribua folhas, canetas hidrográficas, giz de cera e lápis de cor para as crianças.  

Peça para elas desenharem o que gostariam de dar de presente a Jesus. 

Lição 11 - 4º Trim. 2013 - Maternal 3 e 4 anos.

Lição 11 - Eu sei perdoar

Texto Bíblico: Gênesis 45.1-28





I - De professor para professor  

- Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a perdoar.  

- A palavra-chave deste domingo é “Perdão”. No decorrer da aula diga: “Eu sei perdoar”.  

- Ensine os pequenos que a obediência é fundamental para sermos abençoados por Deus.  

II - Saiba Mais   

Os fantoches estão se tornando muito populares e atualmente existem muitos livros disponíveis sobre seu uso. No maternal, esse não precisa ser um assunto complicado com teatros, cenários e fantoches elaborados. Fantoches de saco de papel, de vara, de dedo e outros tipos simples funcionam muito bem nas mãos de uma pessoa com uma boa visão do trabalho. Frequentemente, as  próprias crianças passam a utilizar os fantoches de dedo ou mão, aprendendo a repetir algumas frases da história. Os fantoches contribuem para uma aula diversificada. Ocasionalmente podem ser utilizados como visual para histórias, assim como jogos de ação e corinhos com gestos.  

Texto extraído do livroComo Ensinar Crianças do Maternal, CPAD  

III - Conversando com o professor  

“Justin deslizou para fora de sua carteira. Olhando para trás por cima de seu ombro, encarou ameaçadoramente a professora e saiu precipitadamente da sala de aula. ‘perdoe-me, classe’, resmungou a sra. Peterson, obviamente  irritada, enquanto investia em direção à porta da sala de aula. ‘Justin Rogers, volte para a sala de aula neste minuto ou...’. Suas palavras morreram quando Justin virava a esquina no fim do corredor.  

Eu não aguento esse garoto, pensou a sra. Peterson,esforçando-se para controlar o seu temperamento enquanto voltava a mesa.  

Esta cena lembra você de algum ‘Justin’ na sua classe – um aluno difícil, briguento, um encrenqueiro que causa problemas e interrupções? Hoje, Deus está derramando a sua bênção sobre você para que considere tais situações sob uma perspectiva diferente.  Afinal de contas, Ele deu a você o fruto do Espírito, e isso não é apenas uma lista desbotada de qualidades de caráter sugeridas para aumentar a sua disposição. Não, o fruto do Espírito é uma força espiritual que reside dentro de você, e Deus quer colocar essa força em ação em benefício dos seus alunos através de você – especialmente para os ‘Justin’.  

Por essa razão, aceite hoje a sua graça para cada aluno. Comece pedindo perdão a Deus por aqueles que você tratou mal ou até odiou. Ao entrar em sua classe a cada domingo, acredite que o fruto do Espírito está sendo liberado através de você.  

Texto extraído do livroGraça Diária para professores, p.82, CPAD.  

IV – Sugestão  

Distribua folhas, canetas hidrográficas, giz de cera e lápis de cor para as crianças. Peça para elas desenharem a túnica colorida de José e depois escreva o versículo do dia na túnica.