quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Lição 7 - 1º Trim. 2014 - Os Dez Mandamentos do Senhor.

LIÇÃO 07

OS DEZ MANDAMENTOS
DO SENHOR

16 de fevereiro de 2014
Professor Alberto

TEXTO ÁUREO

 “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê” (Rm 10.4).

VERDADE PRÁTICA


A Lei expõe e condena os nossos pecados, porém, o Senhor Jesus Cristo, pelo seu sangue expiador, nos perdoa e nos justifica mediante a fé.

COMENTÁRIO DO TEXTO ÁUREO


“Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê” (Rm 10.4).

Nosso texto áureo está inserido no capítulo 10, versículos 1 a 21 da Epístola aos Romanos, quando o apóstolo Paulo explica que os judeus rejeitaram a justiça de Deus.
De acordo com o comentário de Russel N. Champlin, temos “Cristo, como 0 fim da lei, tem sido interpretado de várias maneiras.
As interpretações a respeito desse problema se dividem essencialmente em três principais categorias, com algumas subcategorias, como segue:

1. Cristo seria o alvo da lei. (Assim pensavam Crisóstomo, Calvino, Beza, Bengel, Alford, e muitos outros),
- a. Ou no sentido que 0 «alvo» da lei é 0 de tornar o homem justo, alvo esse cumprido em Cristo; ou
- b. no sentido que a lei conduz o homem a Cristo como mestre-escola do homem (ver Gál. 3:24). Essa idéia não é antipaulina, sendo até mesmo paralela às ideias daquele apóstolo; mas não parece ser isso 0 que Paulo queria dizer especificamente, neste ponto.

2. Cristo seria o cumprimento da lei, com todos os seus símbolos e exigências.
Essa ideia está contida em Mat. 5:17, porquanto é verdade que Cristo cumpriu todas as mensagens simbólicas da lei, com seus sacrifícios e cerimônias (assim cumprindo a lei cerimonial);
Além do que Cristo é a concretização moral das exigências da lei moral, tendo-se tornado, por isso mesmo, 0 grande modelo para todos os homens.
Adam Clarke (in loc.) expressou essencialmente esse ponto de vista, quando escreveu: «Onde termina a lei, Cristo começa. A lei termina com sacrifícios representativos; Cristo começa com a oferta real. A lei é o nosso mestre-escola que nos conduz a Cristo; a lei não pode salvar, mas deixa-nos à porta da salvação, onde a salvação pode ser encontrada com exclusividade. Cristo, na qualidade de sacrifício expiatório pelo pecado, foi o grande objeto de todo o código de sacrifícios instituído por Moisés; a paixão e a morte de Cristo foram o cumprimento desse grande objetivo e desígnio. Basta que se separe a morte sacrificial de Cristo da lei, que esta última perde toda a sua significação, porque é impossível que o sangue de touros e bodes possa tirar pecados; razão também pela qual 0 Messias é apresentado a dizer: ‘Sacrifícios e ofertas não quiseste; ofertas queimadas e ofertas pelo pecado não requereste; então eu disse: Eis-me aqui, venho para fazer a tua vontade; um corpo me foi preparado’ (Sal. 40:6,7 e Heb. 4:1-10). E isso prova que Deus jamais tencionou que os sacrifícios oferecidos segundo a lei fossem reputados como a ‘expiação pelo pecado’, mas antes, eram apenas um tipo ou representação dessa expiação; mas ‘a expiação’ mesma foi o sacrifício do próprio Cristo. Assim sendo, ele foi o fim da lei, no tocante aos seus sacrifícios. E, visto que os sacrifícios eram oferecidos meramente em busca do perdão do pecado, da justiça ou da justificação, Cristo é o fim da lei, quanto a essa justificação de ‘todo aquele que nele crê’, por ter ele morrido por causa de suas ofensas e por ter ele ressuscitado visando sua justificação, tendo estabelecido a paz através do sangue de sua cruz».

3. Pelo contrário, Cristo é o término da lei. Assim pensavam Agostinho, Lutero, Tholuck, Meyer, Hodge, Vincent, Newell, Robertson, e muitos outros. No dizer de Robertson (in loc.): «Cristo pôs ponto final à lei como meio de salvação (ver Rom. 6:14; 9:31; Efé. 2:15; Col. 2:14), conforme se vê também em Luc. 16:16. Cristo é o alvo ou meta da lei (Gál. 3:24).
Cristo é o cumprimento da lei (Mat. 5:17; Rom. 13:10 e I Tim. 1:5). Mas aqui (tal como Denny) a principal ideia de Paulo é que Cristo pôs ponto final à lei como método de salvação, para ‘todos os que crêem’, sem importar se são judeus ou gentios. Cristo escreveu ‘finis', sobre a lei, como meio de graça».
A lei, como meio de salvação, era uma noção judaica extremamente comum, refletida nas páginas do N.T., mas mencionada apenas como um caso hipotético, e não como uma possibilidade real. (Ver Rom. 10:5 e comparar com Rom. 2:12, trecho este que afirma que aqueles que pecam, estando debaixo da lei, serão julgados (e não salvos) pela lei; e o versículo décimo terceiro, que vem logo a seguir, reitera a mensagem de Rom. 10:5).
Todavia, 0 terceiro capitulo da epístola aos Romanos, além dos que se seguem imediatamente, mostram-nos que Paulo considerava essa «realização» uma impossibilidade. (Ver Heb. 7:18,19, onde somos informados que o mandamento anterior foi anulado).
E a passagem de Rom.5:20 mostra-nos que a lei foi «acrescentada» à economia divina, depois que a justificação mediante a fé já estava em funcionamento. Sim, a lei foi adicionada a fim de transmitir uma melhor compreensão sobre 0 pecado e sobre as exigências da santidade, e não para servir de agente salvador.
Em Cristo, tudo quanto a lei «porventura» dissera concernente à salvação, ou que aparentemente oferecera, foi anulado, extirpado. Cristo subrepujou a lei, conforme também aprendemos em trechos como Rom. 3:21 e Gál. 3:25. Paulo, pois, estava expondo a ideia de exclusivismo mútuo, da lei e do sistema da graça. (Ver as notas expositivas sobre essa questão, em Rom. 4:4,14).
Cristo é 0 fim da lei «como base da justiça». Em outras palavras, aquela justiça de Deus, a sua própria natureza moral, que ele requer que os homens possuam, não pode vir através do sistema legalista, mas só pode vir por intermédio de Cristo; e isso por meio de sua vereda mística, através do contato com o Espírito Santo, devido ao seu poder de transformação.
«‘Fim’ no sentido de término ou conclusão. Cristo foi quem pôs fim às funções da lei, por tê-la superado». (Sanday, in loc.).'
«A lei persegue ao homem até que este se refugia em Cristo; ״ então a lei
como que lhe diz: ‘Encontraste o asilo; não mais te perturbarei. Agora és sábio; agora estás em segurança’». (Bengel, in loc.).
«Aquele método particular de obtenção da justiça (através da lei), é visto como um método fracassado.
Naturalmente, isso é um fato evidente somente para aqueles que têm 0 discernimento necessário para tanto.
O legalismo é uma maneira de servir a Deus tão de acordo com 0 orgulho humano que até mesmo crentes continuamente revertem ao mesmo.
Qualquer pessoa que confie em costumes ou convenções, em formalidades e observâncias, no esforço individual ou na realização coletiva, em todos os pontos essenciais está dependendo de um método cuja insuficiência já foi largamente desmascarada.
Mas assim que uma pessoa realmente percebe o que Jesus Cristo foi e o que ele fez por nós, torna-se impossível para ela acreditar que, mediante a observância de estatutos, possa agradar a Deus.
Entregarmo-nos à santidade perscrutadora e ao amor remidor que são desvendados em Cristo é o único caminho pelo qual podemos obter posição apropriada diante de Deus, e é isso, precisamente, que a fé possibilita.. .
Dessa maneira, foi-nos apresentado:
- a. 0 fracasso e a bancarrota do legalismo;
- b. os sinais característicos da alternativa oferecida pelo evangelho (que é): i. alicerçada na fé; e ii. universal em seu escopo.…”Ambos esses últimos temas serão expostos nos versículos que se seguem». (Gerald R. Cragg, in loc.).
Mediante o reconhecimento do valor das interpretações de números (1) e (2) nem por isso caímos no absurdo em que caem alguns, supondo que «Cristo observou a lei por nós».
O ensino neotestamentário não estipula uma «observância vicária da lei», de tal modo que a justiça de Cristo, nesse sentido, nos seja atribuída, a nós que não podíamos guardar a lei.
A questão da justiça de Deus, bem pelo contrário, ultrapassa completamente a todas as considerações próprias da lei, exceto que, na realidade, mediante o poder transformador do Espírito Santo, as suas exigências justas, que nos mostram qual é a santidade de Deus Pai, se tornam as grandes características das nossas almas, e isso de maneira crescente, à medida em que nos vamos tornando mais e mais semelhantes a Cristo. “Pois se a obediência de Jesus Cristo à lei mosaica pudesse ser-nos imputada, a sua morte por nós teria sido inútil”.
(O Novo Testamento Versículo por Versículo, vol. 3 – N. R. Champlin).

RESUMO DA LIÇÃO 07


OS DEZ MANDAMENTOS
I. I - OS PROPÓSITOS DA LEI
1. O Decálogo (Êx 20.3- 17).
2. Objetivos do Concerto divino:
a) padrão de justiça.
b) malignidade do pecado.
c) santidade de DEUS.

II - OS DEZ MANDAMENTOS (ÊX 20.1-17)
1. O primeiro mandamento.
2. O segundo mandamento.
3. O terceiro mandamento.
4. O quarto mandamento.

III - A CONTINUAÇÃO DOS MANDAMENTOS DIVINOS
1. O quinto mandamento.
2. O sexto mandamento.
3. O sétimo mandamento.
4. O oitavo mandamento.
5. O nono mandamento.
6. O décimo mandamento.
INTERAÇÃO
O Decálogo expressa o propósito de Deus para o povo de Israel: uma nação que andasse em justiça, odiasse o pecado e amasse a santidade. Caso seguissem esse estilo de vida, os judeus resplandeceriam como luz às nações vizinhas.
Mas Israel falhou nesta missão e voltou-se contra Deus.
Entretanto, a queda do povo judeu trouxe salvação aos gentios.
Todavia, isso não deve orgulhar ou ensoberbecer a Igreja do Senhor, representante do Reino de Deus no mundo; pelo contrário, a comunidade dos santos deve temer a Deus e ouvir o conselho do apóstolo Paulo: “Porque, se Deus não poupou os ramos naturais [Israel], teme que te não poupe a ti também [Igreja]” (Rm 11.21).
Monumento dos DEZ MANDAMENTOS em Jerusalém- Israel.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer os propósitos dos Dez Mandamentos.
Compreender o conceito de cada mandamento.
Saber que os Dez Mandamentos referem-se a relação do homem com Deus e o próximo.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Palavra Chave
MANDAMENTO:
Disposição escrita em que se determina a realização de um ato, de uma diligência; mandato.
Hoje estudaremos o capítulo 20 do livro de Êxodo. É uma síntese concernente aos Dez Mandamentos que foram entregues por Deus a Moisés. Muitos pensam que os preceitos morais da Lei foram somente para o Antigo Pacto. Todavia, Jesus ressaltou, no Sermão do Monte, que os preceitos morais da Lei são eternos e imutáveis, por isso precisamos conhecê-los.
I. OS PROPÓSITOS DA LEI.
1. O Decálogo (Êx 20.3-17). O termo Decálogo literalmente significa “dez enunciados” ou “declarações” (Êx 34.28; Dt 4.13).
Ele foi proferido por Deus no Sinai (Êx 20.1), mas também escrito por Ele em duas tábuas de pedra (Êx 31.18). O Decálogo exprime a vontade de Deus em relação ao ser humano. É, na verdade, um resumo da lei moral de Deus.
2.  Objetivos do Concerto divino. A lei foi dada por Deus a Israel com os seguintes objetivos:
a) Prover um padrão de justiça. A lei entregue pelo Senhor a Moisés é um padrão de moralidade para o caráter e a conduta do homem, seja ele judeu, seja ele gentio (Dt 4.8; Rm 7.12).
b) Identificar e expor a malignidade do pecado. “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse”; isto é, fosse devidamente conhecida (Rm 5.20).
“Pela lei vem o conhecimento do pecado”, ou seja, o conhecimento pleno da transgressão (Rm 3.20; 7.7).
A lei não faz do ser humano um pecador, mas faz com que ele se reconheça como um transgressor. Ela expõe a malignidade do pecado, mas ao mesmo tempo aponta o caminho da sua expiação pela fé em Deus através dos sacrifícios que eram oferecidos no Tabernáculo (Lv 4-7).
c) Revelar a santidade de Deus. O Senhor revela a sua santidade por intermédio da lei mosaica (Êx 24.15-17; Lv 19.1,2), de igual forma, em o Novo Pacto, Ele revela a todo o mundo o seu seu amor através do seu Filho Jesus (Jo 3.16; Rm 5.8). A lei foi dada por Deus para conduzir a humanidade a Cristo (Rm 10.4).
SINOPSE DO TÓPICO (I)
A Lei de Deus, entregue a Moisés tinha os seguintes propósitos para Israel: prover um padrão de justiça; identificar e expor a malignidade do pecado; revelar a santidade de Deus.

II. OS DEZ MANDAMENTOS (ÊX 20.1-17)
1. O primeiro mandamento. “Não terás outros deuses diante de mim” (Êx 20.3). Neste primeiro mandamento, Deus se revela como o único e verdadeiro Deus (Dt 6.4). Naquela época havia entre as nações falsos deuses.
Um exemplo disso é o Egito, onde o povo de Israel estivera por 430 anos. Nossa adoração e culto devem ser dirigidos somente ao único e verdadeiro Deus. Não devemos cultuar nem os anjos (Ap 19.10), nem os homens (At 10.25,26) ou quaisquer símbolos. O primeiro mandamento da lei, reafirmado em o Novo Testamento, foi a respeito da adoração somente a Deus (1Co 8.4-6; 1Tm 1.17; Ef 4.5,6; Mt 4.10).
2. O segundo mandamento. “Não farás para ti imagem de escultura” (Êx 20.4-6). Aqui Deus proíbe terminantemente o uso de imagens idolátricas. “Deus é Espírito”, disse Jesus (Jo 4.24). Então, não há como adorá-lo por meio de imagens. Querer adorar a Deus por meio de imagens visíveis é falta de fé, pois Cristo é a imagem de Deus (Cl 1.13-23).
É abominação ao Senhor a idolatria, ou seja, ter ídolos e ser idólatra (Dt 7.25). Na vida do crente, um ídolo é tudo o que ocupa o primeiro lugar em sua vida, em seu coração, em seu tempo e em sua vontade. Esse “ídolo” pode ser acúmulo de riqueza, a busca pela grandeza, pelo sucesso e pela fama. Pode ser também a busca pela popularidade, pelo prazer desenfreado.
Há muita gente na igreja se arruinando espiritualmente por causa dos “ídolos do coração”.
3. O terceiro mandamento. “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão” (Êx 20.7). O nome de Deus representa Ele mesmo; sua divina natureza; seu infinito poder e seu santo caráter. Este mandamento, portanto, diz respeito à santidade do Senhor. Tomar o nome do Todo-Poderoso em vão é mencioná-lo de modo banal, profano, secular e irreverente.
4. O quarto mandamento. “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar” (Êx 20.8-11). O sábado era um dia de descanso e de adoração a Deus. O termo sábado vem do hebraico shabbath (cessar; interromper). Em Gênesis 2.3 está escrito que: Deus “descansou” (literalmente “cessou”, no sentido de alguém interromper o que estava fazendo).
A expressão “lembra-te”, usada pelo autor no versículo 8, indica que o sábado já fora dado por Deus no princípio, e que já era observado para descanso do trabalho e adoração a Deus (Gn 2.1-3; Êx 20.10). É importante ressaltar que em o Novo Testamento não há um só versículo que ordene a guarda do sábado como dia fixo santificado para descanso e adoração ao Senhor.
O sábado foi dado como um “sinal” do pacto do Sinai entre Deus e Israel. Assim, o sábado assinala Israel como povo especial de Deus (Êx 31.12,13,17; Ez 20.10-12). A respeito dos demais mandamentos não está dito que eles são “sinais”.
Para nós, o princípio que permanece é um dia de descanso na semana, para nosso benefício físico e espiritual (Cf. Mc 2.27,28). Nós, cristãos, observamos o domingo como dia de culto, pois Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana (Lc 24.1-3). Jesus é o nosso descanso (Mc 2.28);
A questão da guarda do sábado
Os sabatistas afirmam que a guarda do sábado está na lei e que por isso deve ser observado de geração em geração porque é um dos preceitos da Lei de Deus, que segundo eles é a mesma lei moral. Assim classificam a Lei de Lei Moral e Lei Cerimonial.
Os Dez Mandamentos são a lei Moral, chamada por eles de Lei de Deus e a Lei Cerimonial, chamada por eles de Lei de Moisés.
REFUTAÇÃO: Esse arranjo é uma invenção adventista e que não pode ser confirmada pela Bíblia. A Bíblia afirma que existe só uma lei.  Os judeus interpretam assim: um só Deus, um só legislador, uma só lei. O que existe na verdade, são preceitos morais, preceitos cerimoniais e preceitos civis.
É chamada de Lei de Deus, por que teve sua origem em Deus. É chamada de Lei de Moisés, por que Moisés foi escolhido por Deus para promulgá-la. No entanto, não se trata de duas leis. Os preceitos, tanto dos Dez Mandamentos como os fora dele, são chamados alternadamente de Lei de Deus ou do Senhor e Lei de Moisés: “E, cumprindo-se os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (segundo o que está escrito na lei do Senhor...)” Lucas 2.22-23.
Não são duas ou três leis, mas uma só lei apresentada por esses nomes (Neemias 8.1,2,8,18.
Sobre os preceitos morais e éticos, os dois maiores mandamentos são: amar a Deus acima de todas as coisas e “o teu próximo como a ti mesmo” (Mc 12.29-31); entretanto, não constam no Decálogo, é uma combinação de Deuteronômio 6.4-5 com Levítico 19.18.
Por outro lado encontramos no Decálogo o quarto mandamento, que não é preceito moral. Jesus disse que o sacerdote podia violar os sábados e ficar sem culpa: “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa?” (Mt 12.5).
A guarda do sábado é um concerto perpétuo para Israel (Ex 31.14-17; Lv 23.31-32; Ez 20.12-13,20), pois, se fossemos obrigados a guardar o sábado por ser denominado um concerto perpétuo, então somos também obrigados a guardar:
- a páscoa – estatuto perpétuo – Ex 12.14;
- lavar as mãos e os pés – estatuto perpétuo – Ex 30.21;
- celebrar as festas – estatuto perpétuo – Lv 23.21
- circuncisão – estatuto perpétuo –  Gn 17.13
No entanto a grande maioria dos sabatistas admite que estas coisas foram parte do concerto perpétuo para Israel. A questão não é o sábado em si, mas o fato de que não estamos debaixo do Antigo concerto: “Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas” - Hb 8.6.
A Palavra profética previa a chegada de um Novo Concerto (Jr 31.31-33) “Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá...” Esse “novo concerto” é mencionado pelo escritor aos Hebreus 8.8-12.
Aos judeus convertidos a Jesus que quiserem guardar o sábado por convicção religiosa pessoal não está desviado por isso, pois o apóstolo Paulo orienta: “Um faz diferença entre dia e dia; outra julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz, e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus” (Rm 14.1-6);
Já em relação aos gentios o apóstolo Paulo deixou claro que tais práticas são um retrocesso espiritual: “Guardais dias, e meses e tempos, e anos. Receio de vós que haja trabalhado em vão para convosco” (Gl 4.10-11).
Sobre as festas judaicas: anuais, mensais ou lua nova e semanais (1Cr 23.31; 2 Cr 2.4;8.13;31.3; Ezequiel 45.17. –  O apóstolo Paulo diz: “Por tanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” Cl 2.16,17.
O sábado ceremonial ou anual já está incluído na expressão “dias de festas”, que são as festas anuais; “lua nova”, mensais e “dos sábados”, festa semanal. O texto fala de um objeto projetando sombra, ou seja, a realidade espiritual na fé cristã é Cristo e não o sábado. Essas figuras das coisas futuras se cumpriram em Jesús. Por isso que Jesus afirmou ser Senhor do sábado (Mc 2.28).
SINOPSE DO TÓPICO (II)
Do primeiro ao quarto mandamento, o Decálogo apresenta leis para situar a relação do homem com Deus.
III. A CONTINUAÇÃO DOS MANDAMENTOS DIVINOS
1. O quinto mandamento. “Honra a teu pai e a tua mãe” (Êx 20.12). Honrar é respeitar e obedecer, por amor, à autoridade dos pais, e com eles cooperar em tudo.
É o primeiro mandamento contendo uma promessa de Deus: “Para que se prolonguem os teus dias”.
2. O sexto mandamento. “Não matarás” (Êx 20.13).  No original, o termo rasah equivale a matar o ser humano de modo doloso, premeditado, planejado. Este mandamento ressalta a sacralidade da vida humana como dádiva de Deus (At 17.25-28).
Há também aqueles que matam o próximo no sentido moral, social e espiritual, mediante a mentira, a falsidade, a difamação, a calúnia, a maledicência e o falso testemunho (1Jo 3.15). Atualmente há muitos que foram atingidos mortalmente em sua honra e praticamente “morreram”.
3. O sétimo mandamento. “Não adulterarás” (Êx 20.14).  Este mandamento do Senhor está vinculado à sacralidade, pureza e respeito absoluto ao sexo, ao matrimônio e à família. O adultério é um ato sexual ilícito e pecaminoso, de um cônjuge com outra pessoa estranha ao casamento.
Enquanto a lei condenava a prática do ato, o Novo Testamento vai além — condena os motivos ocultos no coração que levam ao adultério (Mt 5.27,28). Portanto, mais que condenar o ato praticado, Deus espera que em todo o tempo dominemos nossos desejos e nos submetamos ao domínio do Espírito Santo.
4. O oitavo mandamento. “Não furtarás” (Êx 20.15).  Furtar é apoderar-se oculta ou disfarçadamente daquilo que pertence a outrem. Isso abrange toda forma de desonestidade, de mentira, de ocultação, por palavra e por atos. É preciso respeitar os bens dos outros. Ter honestidade e pureza nos atos; no viver, no agir, no proceder.
5. O nono mandamento. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Êx 20.16). Este mandamento do Senhor trata da nossa honestidade e sinceridade no uso da palavra em relação aos outros. Falso testemunho é falar mal dos outros; acusar e culpar injustamente; difamar; caluniar; mentir (Tg 4.11).
6. O décimo mandamento. “Não cobiçarás” (Êx 20.17).  Este mandamento é o respeito ético a tudo o que pertence aos outros. Isto abrange o controle e o domínio dos apetites da alma, dos impulsos, desejos e vontade do crente. Cobiçar é querer o que pertence a alguém. Querer as coisas dos outros é um desejo insano que precisa ser debelado.
SINOPSE DO TÓPICO (III)
 Do quinto ao décimo mandamento, o Decálogo apresenta leis que tratam da relação do homem com o próximo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Lei expõe e condena os nossos pecados, porém, o Senhor Jesus Cristo, pelo seu sangue expiador, nos perdoa e nos justifica mediante a fé.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
COHEN, A. C. Êxodo. 1 ed., RJ: CPAD, 1998.
RICHARDS, L. O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 1 ed., RJ: CPAD, 2005.
HAMILTON, V. P. Manual do Pentateuco. 2 ed., RJ: CPAD, 2007.
MERRILL, E. H. História de Israel no Antigo Testamento: O reino de sacerdotes que Deus colocou entre as nações. 6 ed., RJ: CPAD, 2007.
FONSECA, Alberto A. O Povo de Israel – Uma Perspectiva Bíblica e Histórica. Clárim – Campinas – SP, 2008.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Bibliográfico
“O Dez Mandamentos
Os Dez Mandamentos, aqui registrados (cf. Dt 5.6-21), foram escritos pelo próprio Deus em duas tábuas de pedra e entregues a Moisés e ao povo de Israel (31.18; Dt 4.13; 10.4). A guarda dos mandamentos proveu um meio de Israel procurar viver em retidão diante de Deus, agradecido pelo seu livramento do Egito; ao mesmo tempo, tal obediência era um requisito para os israelitas habitarem na Terra Prometida (Dt 41.14; 14 [...]).
(1) Os Dez Mandamentos são o resumo da lei moral de Deus para Israel, e descrevem as obrigações para com Deus e o próximo. Cristo e os apóstolos afirmam que, como expressões autênticas da santa vontade de Deus, eles permanecem obrigatórios para o crente do NT (Mt 22.37-39; Mc 12.28-34; Lc 10.27; Rm 13.9; Gl 5.14; Lv 19.18; Dt 6.5; 10.12; 30.6). Conforme esses trechos do NT, os Dez Mandamentos resumem-se no amor a Deus e ao próximo; guardá-los não é apenas uma questão de práticas externas, mas também requer uma atitude do coração [...]. Logo, a lei demanda uma justiça espiritual interior que se expressa em retidão exterior e em santidade.
(2) Os preceitos civis e cerimoniais do AT, que regiam o culto e a vida social de Israel [...] já não são obrigatórios para o crente do NT. Eram tipos de sombras de coisas melhores vindouras, e cumpriram-se em Jesus Cristo (Hb 10.1; Mt 7.12; 22.37-40; Rm 13.8; Gl 5.14; 6.2). Mesmo assim, contêm sabedoria e princípios espirituais a todas as gerações [...]” (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, 1995, p.145).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Teológico
“A Estrutura do Decálogo
É bastante óbvio que a intenção dos quatro primeiros mandamentos difere da intenção dos outros seis. Os quatro primeiros tratam do relacionamento com Deus, enquanto os outros seis regulam relacionamentos interpessoais. Talvez seja significativo que o mandamento acerca dos pais seja o primeiro no âmbito interpessoal [...]. Ocorre uma guinada do Criador para o procriador; a vida de uma pessoa se deve a ambos.
Ao ser perguntado sobre o mais importante mandamento (como se eles pudessem ser organizados hierarquicamente), Jesus citou Deuteronômio 6.5: ‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento’ (Mt 22.37), o que reduziu o primeiro mandamento a uma única frase. Apesar de não lhe pedirem maiores esclarecimentos, Jesus prosseguiu falando: ‘e o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo’ (Mt 22.39). Isso condensa em uma única oração os últimos seis mandamentos. Observe que Jesus insiste que o amor pode ser determinado. Isso não seria uma profanação do amor? O amor não é algo a ser voluntariamente dado? Ao colocar o amor num contexto de exigência ou mesmo de imposição, Jesus dá a entender que o amor por Deus e pelo próximo se baseia na vontade, não em emoções.
Logo após ser orientado por Jesus sobre o cumprimento do mandamento como requisito para a vida eterna, o rico perguntou: ‘Quais?’. Jesus não disse nada sobre os quatro primeiros mandamentos, mas apenas sobre o segundo grupo. Até mesmo a ordem que eles são citados é interessante: sexto, sétimo, oitavo, nono e quinto. A falta de amor entre irmãos impede a possibilidade do amor de Deus e torna obscura qualquer expressão de amor por Deus (uma das mensagens de 1 João)” (HAMILTON, V. P. Manual do Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 1 ed., RJ: CPAD, 2006, p.218-19)
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Os Dez Mandamentos
Depois de caminharem pelo deserto e verem a provisão do Senhor, o povo chegou ao monte Sinai. Ali Deus falou diretamente com todo o povo na entrega do Decálogo (Dt 4.13). Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que o Decálogo é o ponto alto do Pentateuco. É o mais perfeito e justo código de leis da humanidade, estudado até hoje pelos juristas.
Qual o propósito dos Dez Mandamentos? Sem lei não existe transgressão. O propósito era expor e condenar os pecados dos israelitas e os nossos (Gl 3.24). O objetivo era mostrar que sem Deus, o homem não conseguiria obedecer plenamente à lei moral (Gl 3.11). A lei apontava para o Senhor Jesus Cristo, pois Ele nos resgatou da maldição da Lei (Gl 3.13). Segundo o Comentário Bíblico Moody “a lei não foi dada como meio de salvação. Foi dada a um povo já salvo a fim de instruí-lo na vontade do Senhor”.
Talvez você esteja se perguntando: A lei moral (os Dez Mandamentos) é para o crente atual? Sim! A lei não serve para a nossa salvação, pois esta é mediante a fé, todavia devemos observá-la. Jesus não veio revogar a lei e os profetas, todavia Ele criticou os excessos que eram cometidos (Mt 5.17). Observe o que Jesus falou em relação a alguns mandamentos: Compare o sexto mandamento, “não matarás” (Êx20.13), com a declaração de Jesus: [...] qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo (Mt 5.22). Agora compare o sétimo mandamento, “não adulterará” (Êx 20.14) com as seguintes palavras do Mestre: [...] “qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mt 5.28).
Podemos afirmar que os quatro primeiros mandamentos são uma referência ao nosso relacionamento com Deus. “Não terás outros deuses diante de mim” (Êx 20. 3); “Não farás para ti imagem de escultura” (Êx 20.4-6); “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão” (Êx 20.7) e “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar” (Êx 20.8). Segundo o Comentário Bíblico Moody “o primeiro mandamento resguarda a unidade de Deus, o segundo a sua espiritualidade, e o terceiro sua divindade ou essência”.
Do quinto mandamento em diante Deus trata do relacionamento do homem com o seu próximo.
Segundo o pastor Claudionor de Andrade no seu Dicionário Teológico “teologicamente falando, a Lei de Deus, contida no Pentateuco, é a expressão máxima da vontade divina quanto à condução dos negócios, interesses e necessidades humanos em família, na sociedade e no Estado”.
Monumento dos DEZ MANDAMENTOS em 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Lição 3 - 1º Trim. 2014 - Juvenis 15 a 17 anos.

Lição 03 – A igreja perseguida

Texto Bíblico: Atos 7.54-59



RAZÕES PARA A PERSEGUIÇÃO CONTRA OS CRISTÃOS  

Por que os imperadores estavam tão determinados a matar os crentes? Além de se negarem a aclamar César como deus, os crentes não seguiam os deuses romanos tradicionais e eram tidos como intolerantes a outras religiões. O comprometimento deles apenas com Cristo fazia com que parecessem súdito desleais, em oposição aos romanos. Os imperadores temiam que essas pessoas se tornassem subversivas, porque se sujeitavam apenas àquele chamado Jesus. Outra bizarra razão dada para justificar a perseguição era que o cristianismo dividia as famílias. A família era a unidade básica na cultura romana. Algumas vezes, o indivíduo que se convertia ao cristianismo deixava a família, razão por que a igreja cristã foi acusada de corromper a sociedade. Mas apesar da perseguição, o cristianismo floresceu. Tertuliano (c. 160 – 225), líder da Igreja Primitiva, escreveu: “Continue... torture-nos, reduza-nos a pó; nós aumentamos na mesma proporção em que nos mata. O sangue dos cristãos é a semente da safra”. Por isso, a perseguição fracassou em seu intento de parar o crescimento do cristianismo. Pelo contrário, o cristianismo floresceu   

Texto extraído da obra “Deus e seu Povo: A História da Igreja como Reino de Deus”. Rio de Janeiro: CPAD, p.p. 18,19.   

Lição 3 - 1º Trim. 2014 - Adolescentes 13 e 14 anos.

Lição 03 – Evite as más companhias

Texto Bíblico: Provérbios 1.10-16; 4.14-27





O MAL  

O Mal é o oposto do bem (Gn 2.9,17). Não sendo o bem, sempre se mostra prejudicial e causa perdas e sofrimento.  Podem ser diferenciados diversos tipos de males: religioso, moral, social e natural. O mal religioso ou espiritual é o oposto da justiça: é pecado (Ez 20.43; 33.11-13; Mc 7.21-23). Este mal pode estar no coração do homem, até mesmo sem nenhum ato de transgressão por parte dele (Gn 6.5; Mt 5.28). Nas palavras das Escrituras, os pensamentos, os desejos, a consciência e o coração podem ser maus. O único antídoto para esse mal é a obra purificadora de Cristo. 

O mal moral depende dos costumes de uma cultura, dos tabus ou proibições específicos de uma sociedade ou de uma comunidade. Pode ser punido como crime pelas autoridades civis (Mt 27.23; At 23.9; Rm 13.4). Pode ser algo que pareça moralmente injusto, e contrário ao que alguém julga ser correto (Ec 2.18-21; 5.13-17; 6.1,2; 10.5-7). Pode ou não ser um pecado, segundo a Bíblia, uma vez que pode ser somente um julgamento humano da conduta de outra pessoa.   

Texto extraído do “Dicionário Bíblico Wycliffe”, editado pela CPAD.  

Lição 3 - 1º Trim. 2014 - Juniores 9 e 10 anos.

Lição 03 - Jesus ensina sobre a humildade

Texto Bíblico: Mateus 18.1-5





Cristo falou muitas palavras sobre os seus sofrimentos, e somente uma sobre a sua glória; todavia, os discípulos se firmaram nesta e esqueceram-se das outras. Muitos dos que gostam de ouvir falar de privilégios e glória estão dispostos a desviar-se dos pensamentos acerca de trabalhos e problemas.  

Nosso Senhor colocou diante deles uma criancinha, assegurando-lhes solenemente que não poderiam entrar no seu reino se não fossem convertidos e se tornassem como os pequeninos. Quando as crianças são muito pequenas, não desejam autoridade, nem consideram as distinções exteriores, estão livres da maldade, são aprendizes e estão dispostas a confiar nos seus pais.  

É verdade que assim que começam a mostrar outras disposições e chega a juventude, lhes são ensinadas outras ideias, mas são as características da infância que as convertem em exemplos adequados de mente humilde e de cristãos verdadeiros. Certamente necessitamos ser renovados sempre no espírito de nossa mente, para que cheguemos a ser simples e humildes como os pequeninos, e dispostos a sermos o menor de todos. Estudemos diariamente este tema e examinemos o nosso espírito.  

Texto extraído do: Comentário Bíblico de Matthew Henry, CPAD.  

Boa ideia!  

Relembrando os trimestres anteriores.  

Você vai precisar de papel pardo, fita adesiva e canetinhas hidrográficas.  

1º Divida a folha de papel pardo em duas partes. 
2º Na primeira folha escreva: “Pessoas humildes” e na segunda, “Pessoas soberbas”. 
3º Fixe as folhas na parede da classe ou em quadros. 
4º Distribua para as crianças as canetinhas e peça a eles que escrevam os nomes de personagens bíblicos já estudados que tenham sido humildes ou soberbos.  

Obs. Professor não se esqueça de explicar o que significa soberba. 

Lição 3 - 1º Trim. 2014 - JD Infância 5 e 6 anos.

Lição 03 - Presentes para o menino Jesus

Texto Bíblico: Mateus 2.1-12



I - De professor para professor 

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Jesus foi adorado como rei.  

- A palavra-chave deste domingo é “Presente”. No decorrer da aula diga: “Jesus recebeu presentes”. 

- Ensine os pequenos que devemos adorar Jesus como rei. 

II - Saiba Mais  

Sabemos pouco sobre os “três magos” que foram ver o bebê Jesus. Na verdade o pouco que sabemos vem da lenda, não das Escrituras. A despeito do que você pode ter ouvido, não sabemos seus nomes. Ainda que digamos que eram três, a Bíblia nunca diz quantos eram somente que eles deram três presentes. Eles foram ver Jesus algum tempo depois de nascido. Eles avistaram uma estrela no Oriente, a seguiram, pois sabiam que ela anunciava o nascimento do Messias.   Os presentes dos Magos eram ouro, incenso e mirra. A providência divina os mandou como socorro oportuno para José e Maria, em sua atual condição de pobreza. Assim nosso Pai celestial, que sabe de que necessitam seu filhos, usa alguns como mordomos para suprir a necessidade dos demais e dar-lhes o provimento desde os confins da terra.  

Bibliografia: 

HENRY,Matthew. Comentário Bíblico. Rio de Janeiro:CPAD,2002.  

KENDRICK,Michael. 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.      

III - Conversando com o professor

As crianças nesta faixa etária, podem se tornar muito emotiva, desejando ser mais amada, ser sempre a primeira a ter tudo para ela. Não suporta perder, esperar pela sua vez, repartir com os outros. Tem que ter sempre razão, precisa sempre ganhar, e exige que lhe façam elogios. Contudo, ela solicita e aceita bem a orientação e a vigilância dos pais e professores, sempre perguntando como se faz as coisas que pretende, pois quer fazer tudo corretamente. É um excelente momento para trabalharmos conceitos como honestidade, verdade, fidelidade, altruísmo, empatia, retidão, dentre outros, que formarão e aperfeiçoarão o sei caráter (Texto extraído do livro, Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes).   

IV - Sugestão  

Você vai precisar de cartolina branca, papel crepom amarelo, cola branca e palitos de churrasco. Desenhe a estrela de Belém na cartolina e peça às crianças que façam bolinhas de papel crepom e enfeitem a estrela. Depois fixe um palito de churrasco no verso da estrela. 

Lição 3 - 1º Trim. 2014 - Maternal 3 e 4 anos.

Lição 03 - Aprendendo a Palavra do Papai do Céu

Texto Bíblico: Neemias 8.1-3,13-18



I - De professor para professor  

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança sinta o desejo de aprender a Palavra de Deus.  A palavra-chave deste domingo é “Aprender”. No decorrer da aula diga: “Eu aprendo a Palavra do Papai do Céu”.  

II - Saiba Mais   

Prezado Professor, os filhos de Deus foram chamados para refletir a luz de Cristo.  Luzes são planejadas para orientar. Temos de ajudar aqueles ao nosso redor que estão na escuridão. Temos de declarar-lhes a Palavra de vida. Devemos mostrar aos pecadores o Salvador, e aos fracos, o divino lugar de descanso. Os homens às vezes leem suas Bíblias e não entendem; devemos estar preparados como Filipe (At 8.26-28), para instruirmos a pessoa que pergunta acerca do significado da Palavra de Deus e do caminho da salvação. E para que isto aconteça devemos guardar a Palavra de Deus em nosso coração e não apenas na mente.  

Texto adaptado do livro: O Melhor de Charles Spurgeon,CPAD  

III - Conversando com o professor 

Para o professor é indispensável conhecer não somente a sua matéria, mas também seu campo de aplicação, que é o aluno. O semeador deve conhecer o terreno onde vai semear, e também como lançar a semente. O aluno é a matéria prima da Escola Dominical. O professor, se quiser ter êxito no ensino, deve estudar não só a lição, mas também o aluno. Conhecendo melhor o aluno isoladamente e no grupo, o professor planejará e aplicará o ensino adequadamente.  

Extraído do livroManual da Escola Dominical, CPAD  

IV - Sugestão  

Você vai precisar de papel ofício e lápis de cor.  

Faça o desenho de uma Bíblia aberta, na folha de papel ofício (uma para cada criança). 

Depois solicite aos pequenos que desenhem a história bíblica que eles mais gostam de ouvir. 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Lição 2 - 1º Trim. 2014 - Juvenis 15 a 17 anos.

Lição 02 – A expansão da igreja

Texto Bíblico: Atos 11.19-26



FORMAÇÃO DA IGREJA PRIMITIVA: INFLUÊNCIA, ROMANA, GREGA E JUDAICA  

Em Lucas 2.1 lemos: “E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse”; e, ainda, em Gálatas 4.4 diz: “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei”.  

Jesus Cristo veio ao mundo em carne. O “Emanuel - Deus conosco” se fez presente em um tempo: histórico, geográfico, social e político. Ele, o nazareno, fundou a Sua Igreja no mundo, através do Espírito Santo, e de acordo com contemporaneidade desse período histórico.  

A Igreja foi inaugurada num contexto onde as políticas romanas, a intelectualidade grega e a religiosidade judaica contribuíram para a formação de sua identidade cultural. A Comunidade Primitiva, vivendo na plenitude do tempo, teve sucesso na sua expansão com a ação e direção do Espírito Santo, mas também de acordo com o desdobramento histórico, cultural, filosófico e político do mundo onde estava inserida.   

Contribuição Romana  

Os romanos, como nenhum outro povo, desenvolveram um sentido de unidade da espécie humana sob uma lei universal. A lei romana dava ênfase sobre a dignidade do indivíduo e desenvolvia uma tendência de agrupar homens de etnias diferentes numa só organização política. O Evangelho, que proclamava a unidade dos povos, ao anunciar a pena do Pecado e o Salvador do Pecado, estabelecia o plano salvífico de Deus dentro de uma concepção universalista do império romano. 

Com o aumento do poderio imperial romano, pompeu varreu os piratas do Mediterrâneo e os soldados romanos garantiam a paz nas estradas da Ásia, África e Europa, esse processo ficou conhecido como a PAX ROMANA. Naturalmente, com o mundo relativamente pacífico, foi fácil a movimentação dos primeiros cristãos na propagação do evangelho nas cidades.  

O sistema de estradas (que auxiliou os apóstolos nas viagens missionárias), a conversão de homens que participavam do exército romano (em suas viagens propagavam o evangelho) e a insatisfação religiosa dos povos (o avanço romano levava à falta de fé em seus deuses) contribuíram na construção de um ambiente favorável para a propagação do cristianismo em sua origem.    

Contribuição Grega  

A língua oficial mundial do 1° século era o grego Koinê (comum). Através do grego comum foi possível se comunicar com outros povos do mundo antigo. Como o Novo Testamento foi escrito em grego Koinê, conclui-se que o evangelho foi escrito numa língua comum à época, e por isso sua propagação foi eficaz.  

A filosofia grega também preparou, consideravelmente, a vinda do cristianismo. Ela auxiliou na desconstrução de várias religiões à época. O pensamento grego, na maioria dos casos, aspirava por Deus. Ele postulava que a realidade não era temporal e material, mas atemporal e imaterial. Essa busca jamais conduziu o Homem a conhecer o Deus pessoal, mas preparou o caminho para o cristianismo oferecer a revelação histórica do Bem, da Beleza e da Verdade na pessoa verdadeira, humana e divina, o Cristo.   

A disposição para conhecer o novo e a liberdade de se discutir as religiões do mundo antigo serviram de plataforma para a expansão do evangelho em diversas culturas.  

Contribuição Judaica  

O monoteísmo é, sem dúvida, a maior herança judaica no mundo. No contexto onde o politeísmo era praticado majoritariamente, a dispersão judaica contribui na propagação da existência de um único Deus. Juntamente com essa fé, se estabelece um forte Sistema Ético onde o elevado padrão dos Dez mandamentos chocava os outros sistemas éticos prevalecentes à época.  

O Antigo Testamento também preparou o caminho para vinda do cristianismo. Sabe-se que quando o cristianismo surgiu, os apóstolos e mestres usavam a Escritura do Antigo Testamento, inclusive, o próprio Senhor Jesus. Não havia, ainda, o cânon do Novo Testamento. Os apóstolos explanavam as Escrituras antigas.  

A esperança messiânica judaica, também foi uma contribuição importante. Os judeus espalharam pelo mundo a esperança de um Messias que estabeleceria a justiça na terra. Essa esperança fez parte do nascedouro da Igreja. Ela nasceu com a esperança de que o seu Cristo voltaria para implantar o seu reino.  

O monoteísmo, o sistema ético, o Antigo Testamento e a esperança messiânica não seriam propagados se as sinagogas não fossem espalhadas nas regiões que os judeus estavam presentes. Nascida por ausência do templo de Jerusalém, a sinagoga passou a ser parte integral da vida judaica. De fato o judaísmo conduziu os homens à revelação cristã (Gl 3.23-25). As primeiras pregações da igreja primitiva foram nas sinagogas. Elas, de fato, funcionaram como “o guarda” de uma cultura riquíssima, mas não somente isto, elas funcionaram como “agências” da Revelação na “Plenitude dos Tempos”.

Conclusão  

Naturalmente, nem tudo foi positivo naquele período histórico. Houve muitas heranças malditas que fazem parte em algumas comunidades até hoje (gnosticismo, etc...). Porém, não podemos esquecer que Deus usou o tempo humano para estabelecer a sua Igreja. Prezado professor, explique ao seu aluno que não podemos nos intimidar com a cultura, o contexto social e a perseguição intelectual, mas podemos aproveitar a oportunidade que Deus nos dá de afirmar a razão da nossa fé. Mostre a eles o quanto é significativo que, entre todas as religiões praticadas no Império Romano ao tempo do nascimento de Jesus, o Cristianismo e o Judaísmo tenham conseguido sobreviver ao dinamismo da história humana. “E assim Deus fez na Plenitude dos Tempos!”   

Referência Bibliográfica  

CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos: Uma História da Igreja Cristã. Rio de Janeiro: Vida Nova, 2004.  

Lição 2 - 1º Trim. 2014 - Adolescentes 13 e 14 anos.

Lição 02 – Obedeça seus pais

Texto Bíblico: Provérbios 1.8,9; 2.1-5



A desobediência aos pais é considerada uma marca da depravação humana (Rm 1.30) é um sinal dos últimos dias (2 Tm 3.2). 

O texto de Provérbios 1.8,9, instiga o jovem a ser obediente a Deus e a respeitar os seus pais. Nessa forma de proceder, os jovens vão encontrar a melhor proteção contra o mal. Esse caminho – embora não tão atraente e fascinante quanto as seduções do pecado – é o seu melhor caminho na vida. Filho meu (v.8) é um termo carinhoso usado pelo mestre para com o seu pupilo e é usado com frequência em Provérbios. Ouve pode ser melhor traduzido por “obedecer” ou “guardar”. A instrução (treinamento ou disciplina) do teu pai sugere o lugar principal e central do pai no lar judaico (Êx 12.26-28; Dt 6.6-7). Mas o autor acrescenta: e não deixes ou: “não rejeiteis” a doutrina, “os ensinos” ou “orientações”, da tua mãe. Esses ensinos também eram significativos e não eram considerados inferiores aos do pai. Os pais são os primeiros mestres da religião, e as crianças hebréias aprendiam os primeiros passos da sabedoria com os seus pais. 

As observâncias das instruções dos pais não ficariam sem sua recompensa. Essa conduta ornamentaria a vida do jovem com honra. Ele teria um diadema de graça (uma grinalda graciosa) sobre a sua cabeça e colares (enfeites) para o seu pescoço. É uma referência a adornos usados por reis (Gn 41.42; Dn 5.29).  

Texto extraído do “Comentário Bíblico Beacon, vl 3”, editado pela CPAD. 

Lição 2 - 1º Trim. 2014 - Pre Adolescentes 11 e 12 anos.

Lição 02 - Adolescer sem Adoecer

Texto Bíblico: Eclesiastes 11.5-10; 12.1



Como os adolescentes desejam ser adultos, o professor precisa tratá-los levando em consideração esse fato e lembrando que ainda não são adultos. Quando for apropriado, permita que os alunos tomem decisões e assumam responsabilidade, como planejar uma reunião social da classe. 

É vital que você aceite a todos de sua classe e não escolha favoritos. Seja amigo e mostre interesse pessoal por cada aluno. A Escola Dominical deve ser um grupo onde todos se sentem confortáveis, sabem que fazem parte da classe e são amados. Faça um esforço especial para incluir alunos que são rejeitados pelo restante da turma, procurando descobrir o porquê e fazendo o possível para aliviar a situação. 

Como adolescentes imitam os adultos que admiram, o professor deve ser o primeiro candidato a essa admiração e imitação. Seja um exemplo digno de imitação, assim como Paulo expressou em 1 Coríntios 11.1: ”Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.” 

Os adolescentes desenvolvem uma percepção aguçada do certo e do errado. Embora saibam que estão desobedecendo a Deus, muitas vezes são incapazes de romper com o hábito de pecar. Precisam de um ensinamento claro sobre como agir, do estímulo dos adultos admirados por eles e de amigos que estão tentando seguir a Deus.  

Bibliografia 

JOHNSON,Lin. Como Ensinar Adolescentes: descubra a alegria de trabalhar com eles. Rio de Janeiro:CPAD,2003. 

Lição 2 - 1º Trim. 2014 - Juniores 9 e 10 anos.

Lição 02 - Jesus ensina sobre o poder do Seu nome

Texto Bíblico:Lucas 10.1,17-20



E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam (Lc 10.17). Eles estavam, maravilhados com o poder miraculoso que lhes fora permitido exercer. Estavam jubilosos com a lembrança de suas realizações. Mas Jesus lhes mostrou que sua alegria não era correta, pois tinha o foco errado. Entretanto, Ele não os repreendeu por sua alegria ao verem o reino de Satanás sofrer perdas. 

Cristo os advertiu para não fazerem do poder sobre os demônios ou do sucesso no ministério, uma fonte fundamental da sua alegria. Devem alegrar-se, sim, por estarem redimidos do pecado e destinados ao céu (Mt 7.22,23).   

Boa ideia!  

Você vai precisar de papel ofício, caneta hidrográfica, giz de cera branco e lápis de cor. 

No topo da folha escreva: Este nome tem todo o poder. 

Com o giz de cera branco escreva o nome Jesus. 

Entregue uma folha para cada criança e peça a eles para pintarem a folha com o lápis de cor deitado. Gradativamente o nome Jesus aparecerá. 

Obs. Este trabalho deve ser feito no início da aula.  

Bibliografia  

Comentário Bíblico Beacon vl 9. Rio de Janeiro. CPAD: 2006.  

Bíblia de Estudo Pentecostal, Rio de Janeiro: CPAD, 2002. 

Lição 2 - 1º Trim. 2014 - Primários 7 e 8 anos.

Lição 02 - Ainda há salvação?

Texto Bíblico: Gênesis 6.1 __ 9.17



Por que Deus inundou toda a terra?  

Deus fez a chuva cair e a água subir para inundar toda a terra, a fim de que as pessoas más do mundo morressem afogadas. Por causa do pecado, o mundo se tornara cada vez pior. Tanta maldade deixou Deus muito triste. Deus estava realmente pesaroso por haver criado o ser humano. As pessoas eram más, egoístas, cruéis e violentas. Antes de destruí-las, Deus lhes deu 120 anos para melhorar, mas as pessoas somente se tornaram piores. Havia uma única pessoa no mundo que procurava viver do modo que Deus queria: Noé. O bom Noé tentou falar às pessoas sobre Deus, porém ninguém lhe deu ouvidos. Ouça atentamente aqueles que o ensinam como viver do modo que agrada a Deus, porque todas as pessoas más serão novamente destruídas, quando Deus decidir acabar com o mundo (Texto extraído da Bíblia do adolescente Aplicação Pessoal, CPAD).   

Boa ideia!  

Você vai precisar de papel 40 quilos, guache e pinceis. 

No topo da folha de papel quarenta quilos escreva a seguinte frase: Aliança de Deus com Noé, abaixo desenhe um arco-íris e solicite as crianças que pintem com guache. 

No término do trabalho relembre as crianças o significado do Arco da Aliança (arco-íris).   

Lição 2 - 1º Trim. 2014 - JD Infância 5 e 6 anos.

Lição 02 - A promessa cumprida

Texto Bíblico: Lucas 2.1-7



I - De professor para professor  

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança saiba como se deu o nascimento de Jesus.  

- A palavra-chave deste domingo é “Jesus”. No decorrer da aula diga: “Jesus é o nosso Salvador”.  

- Ensine os pequenos que Deus cumpriu a promessa de enviar o Salvador.  

II - Saiba Mais   

Qual é a boa notícia? 

A boa notícia é que Deus veio à terra como um ser humano, pagou por nosso pecados, e quer que vivamos com Ele no céu. Por que esta é uma boa notícia? Deus nos está oferecendo liberdade, paz, esperança e vida eterna, em vez de julgamento e morte. Esta boa notícia nos diz que Deus nos prepara para o céu – e nos torna justos aos olhos de Deus – quando colocamos nossa fé e nossa confiança em Cristo como Salvador (Romanos 1.17). Esta é realmente uma boa notícia!  

Texto extraído da: Bíblia da Adolescente Aplicação Pessoal, p.1390  

III - Conversando com o professor  

Um dos maiores problemas do ensino nas escolas dominicais, atualmente, independentes de faixa etária, é a inadequação dos métodos de ensino. Os métodos (quando são usados) são escolhidos sem objetivar o aluno e sua transformação de vida. 

O professor deve ser criterioso ao escolher o método que irá usar em sua classe. Cada situação especifica requer um método apropriado. Devem ser avaliadas todas as vantagens e desvantagens de aplicá-lo.  

Texto extraído do livro: Abordagens e Práticas da Pedagogia Cristã, CPAD  

IV – Sugestão  

Você vai precisar de papel pardo e canetinhas hidrográficas.  

No topo da folha escreva: Extra, extra a promessa foi cumprida, nasceu em Belém...  

Solicite às crianças que escrevam o nome de Jesus em várias cores. Repita com elas a seguinte frase: Nasceu Jesus o Salvador.