quinta-feira, 11 de maio de 2017

Lição 7 - 2º Trimestre 2017 - Meu Ego, Meu Inimigo - Pre Adolescentes.

Lição 7

  
Meu Ego, meu inimigo
2° Trimestre de 2017
capapreadolescentes
A lição de hoje encontra-se em: Lucas 14.11.
Prezado professor,
A lição desta semana vem abordando um assunto interessante e que carece de atenção: a autoconfiança. Esse tipo de comportamento ou sentimento interior é perigoso na adolescência. É comum, na fase em que seus alunos se encontram sentir o forte desejo de aventurar-se em viver perigosamente. Muitas mudanças estão ocorrendo e a vontade de crescer o mais rápido possível é desesperadora. Querem ser autossuficientes e livres para fazer o que bem entenderem. Entretanto, a vida não pode e nem deve ser conduzida assim. A ansiedade é um perigo em qualquer etapa da vida, mas na adolescência pode colocar um futuro inteiro a se perder.
Deste modo, é importante que seus alunos aprendam a lidar com a ansiedade e não permitam que o sentimento de autoconfiança os domine de tal forma que não sobre espaço para a ação do Espírito Santo em suas vidas. Afinal de contas, o Reino do Céu está reservado para aqueles que aprenderam a viver de forma humilde e na dependência de Deus; o ego inflado nos afasta da presença de Deus. É preciso que seus alunos aprendam a lidar com o excesso de autoconfiança desde cedo.
“Haverá muitas surpresas no Reino de Deus. Alguns que agora são menosprezados, lá serão muito honrados; algumas pessoas que são influentes neste mundo serão deixadas do lado de fora dos portões celestiais. Muitos dos ‘grandes’ aos olhos de Deus são completamente ignorados nesta terra, pois o que importa para Deus não é a popularidade, a posição social, a riqueza, a herança ou o poder que uma pessoa desfruta neste mundo, mas seu compromisso com Cristo.
Seus valores estão de acordo com os padrões da Bíblia Sagrada? Coloque Deus em primeiro lugar, e você se unirá a pessoas do mundo inteiro que terão lugar garantido no banquete que acontecerá no Reino dos Céus.
[...] Como podemos nos humilhar? Alguns procuram ter uma aparência de humildade, a fim de manipular os demais. Outros pensam que ser humilde significa colocar-se em posições muito baixas. As pessoas verdadeiramente humildes se guiam pelo exemplo de Cristo, percebem sua pecaminosidade e suas limitações, mas também reconhecem seus dons e virtudes, e autodegradação; é uma avaliação pessoal honesta e um compromisso realista de servir.”
(Texto extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1382-83).
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário