quinta-feira, 1 de junho de 2017

Lição 8 - 2º Trimestre 2017 - Abigail, um Caráter Conciliador - Adultos.

Lição 8

Abigail, um Caráter Conciliador
2° Trimestre de 2017
capaadultos
ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – ABIGAIL, UM POUCO DE SUA HISTÓRIAII – ABIGAIL DEMONSTRA O SEU CARÁTER
III – O RESULTADO DO CARÁTER DE ABIGAIL
CONCLUSÃO
OBJETIVO GERALMostrar que a mulher sábia, além de edificar sua casa, contribui para apaziguar os ânimos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOSI – Apresentar um resumo da história de Abigail;
II – Mostrar aspectos do caráter de Abigail;
III – Explicar quais foram os resultados do caráter de Abigail.
PONTO CENTRAL
Abigail era sábia e possuía um caráter conciliador.

Caro professor, prezada professora,
A lição desta semana está estruturada em três partes. A primeira, o comentarista faz um resumo de Abigail, a personagem central de nossa lição. A segunda parte, o comentarista levanta as características da mulher de Nabal. Por fim, na terceira parte, o comentarista destaca os resultados que emanam do caráter dessa prudente mulher.

Ao lermos o texto narrativo em estudo é possível destacar a virtude dos pacificadores. No Sermão do Monte, nosso Senhor ensinou que “bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9). Nesse sentido, a virtude dos pacificadores tem a ver com a disposição da pessoa, mediante sua reconciliação com Deus, buscar a reconciliação com os outros a fim de viver uma vida de paz: “se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12.18).

Esse processo é perceptível na vida de Abigail. A Bíblia relata que o esposo de Abigail era “duro e maligno nas obras” (1 Sm 25.3) e, que por intermédio dele, Davi foi afrontado (25.10-12). Assim, o futuro reio de Israel se ira e decide trucidar Nabal e seus homens. Nesse contexto, o Deus Altíssimo enviou essa prudente mulher a fim de evitar que Davi cometesse grande injustiça contra os homens de Nabal1. Abigail aconselhou a Davi, e este reconheceu o mal que poderia fazer ao planejar uma vingança cruel e torpe. Nesse sentido, o Altíssimo enviou a pessoa certa, sensata e de bom senso para demover o homem segundo o coração de Deus de sujar suas mãos com o sangue alheio.

Essa narrativa bíblica destaca pelo menos três virtudes na vida de Abigail: a prudência, a diligência e a sabedoria. Essas virtudes destacam o caráter conciliador e pacificador que o Senhor Jesus ensinou no Sermão do Monte em o Novo Testamento. Não se pode “jogar gasolina” em algo que está pegando fogo, mas devemos “apagar o fogo”, acalmar os ânimos. Assim, o nosso Deus será exaltado e o Evangelho do Senhor Jesus fará sentido em nossa vida.
SUGESTÃO DIDÁTICA

Ao final da aula, divida a classe em pequenos grupos. Para esta lição propomos um período de discussão organizada sobre a característica da virtude do pacificador. A discussão deve se dá em torno dessa questão proposta. Determine um tempo mínimo. Em seguida, permita que cada grupo faça uma exposição livre ou, com perguntas previamente elaboradas por você, dirigi-as a cada grupo. Trate sempre de amarrar as questões, apresentando a devida orientação bíblica sobre o assunto segundo a lição.
Boa aula!
1 Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p.468.
Marcelo Oliveira de OliveiraEditor responsável pela Revista Lições Bíblica Adultos
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário