A VERDADEIRA FÉ NÃO
FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
10 de Agosto de 2014
Professor Alberto
TEXTO ÁUREO
“Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura,
a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis
acepção de pessoas, cometeis pecado e sois redarguidos pela lei como
transgressores” (Tg 2.8,9).
VERDADE PRÁTICA
Não podemos fazer acepção de pessoas, pois o Senhor não fez conosco.
COMENTÁRIO DO TEXTO ÁUREO
“Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a
teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas,
cometeis pecado e sois redarguidos pela lei como transgressores” (Tg 2.8,9).
Nosso texto áureo está inserido
no capítulo 02, versículos 1 a 13 de Tiago, quando o apóstolo nos ensina e
exorta a não fazermos acepção de pessoas.
Na lição 12 do trimestre passado com o título O DIACONATO já havíamos
identificado problema dessa natureza na igreja primitiva conforme exposto em
Atos 6. O extraordinário crescimento da igreja local em Jerusalém apresentou
uma questão étnica causada pela situação social de muitos que aceitavam a fé,
especialmente envolvendo viúvas judias de fala hebraica e as de fala grega (At
6.1), era o problema. A reivindicação pode ser vista na manifestação verbal
destas viúvas que, sentindo-se injustiçadas pelo que elas interpretaram ser uma
forma de discriminação ou acepção dos líderes da igreja de Jerusalém, cobraram
sua assistência (At 6.1).
Para resolver o impasse,
orando e impondo-lhes as mãos, os apóstolos separaram sete irmãos de boa
reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria para administrar uma questão
étnica e social (At 6.2-7). Foi uma
decisão de caráter pacificador e de muito bom-senso para a igreja não se perder
em permanentes desentendimentos. O objetivo era estimulá-la a resolver a
questão reconhecendo o caminho equivocado antes aderido pelos líderes até
aquele momento.
Assim, eles puderam executar
as mudanças necessárias e resolveram uma questão que poderia trazer sérios
problemas para a igreja de Jerusalém. Agora Tiago escrevendo para os judeus
novamente identifica um problema de acepção de pessoas, talvez esse seja mais
grave, porque está muito presente no cotidiano de cada um de nós, ricos e
pobres. No subsídio desta lição nos apresenta importante recomendação:
Imagine a hora do culto vespertino! O coral se
apresenta de maneira solene e, de repente, adentra ao recinto um mendigo; sujo,
bêbado, gritando. Qual seria a tua reação? O exemplo ora citado é extremo. Mas
passível de acontecer em qualquer igreja. Todavia, o público o qual Tiago está
se referindo não diz respeito apenas aos mendigos, mas às pessoas
economicamente menos abastadas. Para Tiago, o pobre não é apenas o mendigo, mas
quaisquer pessoas que em um dado momento da vida precisam de algo necessário à
sua subsistência. Professor, aqui, é necessário fazer uma reflexão. Será que
não tem algum aluno na classe que se sinta discriminado na igreja? Seja pela
cor da pele ou aparência física ou classe social? Prepare esta lição com
cuidado e respeito, pois quando ministrada, ela pode revelar sentimentos
diversos de pessoas vítimas de discriminação até mesmo na igreja local. Mesmo
que inconscientemente! Tendemos a pensar que certas coisas não acontecem na
igreja, pois ela é um lugar santo. Sim, é santa, mas, todavia, composta de
santos humanos. E possível perceber certos comportamentos na igreja que um
professor secular, por exemplo, lida todo o instante em sala de aula. Certas
atitudes do mundo secular acontecem em nossos espaços sacros e, por isso, precisamos
estar capacitados para se deparar com estas realidades e agirmos com a
sabedoria do alto. Portanto, professor, trabalhe o tema central da presente
lição abordando a sua tese principal: a de que é inadmissível a discriminação
na igreja. A Palavra diz que “noutros tempos, éreis gentios na carne e chamados
incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos
homens; que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de
Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no
mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo
sangue de cristo chegaste perto. Porque ele é a nossa paz, [...] e, pela cruz,
[...] matando com ela as inimizades” (Ef 2.11-16). Não podemos reconstruir a
parede que uma vez o próprio Senhor a derribou! Boa aula! (REVISTA ENSINADOR
CRISTÃO).
Essa
orientação da Revista Ensinador Cristão
é extremamente pertinente, num mundo onde o que vale é o “ter” e não o “ser”,
precisamos estar atentos para não cometermos pecados dessa natureza, que parece
ser tão comum no mundo, mas que é pecado e abominável ao SENHOR: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se
fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e sois redarguidos pela lei como
transgressores” (Tg 2.8,9).
RESUMO DA LIÇÃO 06
A VERDADEIRA FÉ NÃO
FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
1.
Em Cristo a fé é imparcial.
2.
O amor de Deus tem de ser manifesto na Igreja local.
3.-
Não sejamos perversos (v.4).
II. DEUS
ESCOLHEU OS POBRES AOS OLHOS DO MUNDO (Tg 2.5-7).
1.
A Soberana escolha de Deus.
2.
A principal razão para não desonrar o pobre (v.6).
3.-
Desonraram o Senhor.
III. A LEI
REAL, A LEI MOSAICA E A LEI DA LIBERDADE (Tg 2.8-13).
1. A
Lei Real.
2. A
Lei Mosaica.
3. A
Lei da Liberdade.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Tiago
2.1-13.
1 - Meus irmãos, não
tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de
pessoas.
2 - Porque, se no
vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com vestes
preciosas, e entrar também algum pobre com sórdida vestimenta,
3 - e atentardes para
o que traz a veste preciosa e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui, num lugar de
honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé ou assenta-te abaixo do meu
estrado,
4 - porventura não
fizestes distinção dentro de vós mesmos e não vos fizestes juízes de maus
pensamentos?
5 - Ouvi, meus amados
irmãos. Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos
na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?
6 - Mas vós
desonrastes o pobre. Porventura, não vos oprimem os ricos e não vos arrastam
aos tribunais?
7 - Porventura, não
blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?
8 - Todavia, se
cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti
mesmo, bem fazeis.
9 - Mas, se fazeis
acepção de pessoas, cometeis pecado e sois redarguidos pela lei como
transgressores.
10 - Porque qualquer
que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos.
11 - Porque aquele
que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu, pois, não
cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
12 - Assim falai e
assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
13 - Porque o juízo
será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia
triunfa sobre o juízo.
INTERAÇÃO
Quem é o
pobre deste mundo?
Esta é uma
pergunta que exige uma resposta complexa.
Naturalmente
não poderemos respondê-la satisfatoriamente neste espaço.
Entretanto,
nós temos a tendência de enxergar o pobre apenas sob a perspectiva econômica.
Este não
deixa de ser um olhar verdadeiro e correto.
Por outro
lado, precisamos levar em conta que o conceito de pobre não se aplica apenas à
perspectiva econômica, mas igualmente à perspectiva educativa, psicológica ou
de outras áreas.
Em tese, o
pobre é o desprotegido.
O
analfabeto, por exemplo, pode ter dinheiro, mas encontra-se vulnerável podendo
ser ludibriado.
Apesar de o
texto de Tiago se referir ao aspecto econômico da sua época, é importante
refletirmos sobre outros tipos de injustiças e pobrezas no mundo contemporâneo.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Destacar o ensino de
Tiago de que a fé não faz acepção.
Apontar a escolha de
Deus pelos pobres aos olhos do mundo.
Distinguir a Lei
Mosaica das Leis Real e da Liberdade.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Palavra Chave
ACEPÇÃO:
Predileção por alguém, tendência em favor de pessoa (s) por sua classe
social.
A discriminação contra as pessoas de classe social inferior é
vergonhosa e ultrajante, principalmente, quando praticada no âmbito de uma
igreja local.
Nesta lição estudaremos sobre a fé que não faz acepção de pessoas.
Veremos que erramos — e muito — quando julgamos as pessoas sob
perspectivas subjetivas tais como a aparência física, posição social, status, a
bagagem intelectual, etc.
Isso porque tais características não determinam o caráter (Lc 12.15).
Assim, a lição dessa semana tem o objetivo de mostrar, pelas
Escrituras, que a verdadeira fé e a acepção de pessoas são atitudes
incompatíveis entre si e, justamente por isso, não podem coexistir na vida de
quem aceitou ao Evangelho (Dt 10.17; Rm 2.11).
I. A FÉ NÃO PODE FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS (Tg 2.1-4)
1. Em Cristo a fé é imparcial. O primeiro
conselho de Tiago para a igreja é o de não termos uma fé que faz acepção de
pessoas (v.1).
Mas é possível haver favoritismo social onde as pessoas dizem-se
geradas pela Palavra da Verdade?
As Escrituras mostram que sim. Aconteceu na igreja de Corinto quando
da celebração da Ceia do Senhor (1Co 11.17-34).
Hoje, não são poucos os relatos de pessoas discriminadas devido a sua
condição social na igreja.
Ora, recebemos uma nova natureza em Cristo (Cl 3.10), pois Ele
derrubou o muro que fazia a separação entre os homens (Ef 2.14,15) tornando
possível a igualdade entre eles, ou seja, estando em Jesus, “não há grego nem
judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo
é tudo em todos” (Cl 3.11).
É, portanto, inaceitável e inadmissível que exista tal comportamento
discriminatório e preconceituoso entre nós.
2. O amor de Deus tem de ser manifesto na igreja local. Havia na
congregação, do tempo de Tiago, a acepção de pessoas.
Segundo as condições econômicas, “um homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos” era convidado a assentar-se em lugar de honra,
enquanto o “pobre
com sórdido traje” era recebido com indiferença, ficando em pé,
abaixo do púlpito (vv.2,3).
Tudo isso acontecia num culto solene a Deus!
A Igreja de Cristo tem como princípio eterno produzir um ambiente
regado de amor e acolhimento, e para isto “não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho
nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3.28).
3. Não sejamos perversos (v.4). A expressão “juízes de maus
pensamentos” aplicada no texto
bíblico para qualificar os que discriminavam o pobre nas reuniões solenes, não
se refere às autoridades judiciais, mas aos membros da igreja que, de acordo
com a condição social, se faziam julgadores dos próprios irmãos.
O símbolo da justiça é uma mulher de olhos vendados, tendo no braço
esquerdo a balança e, no braço direito, a espada.
Tal imagem simboliza a imparcialidade da justiça em relação a quem
está sendo julgado.
Portanto, a exemplo do símbolo da justiça, não fomos chamados a ser
perversos “juízes”, mas pessoas que vivam segundo a verdade do Evangelho.
Este nos desafia a amar o próximo como a nós mesmos (Mc 12.31).
SINOPSE DO TÓPICO (I)
Em Cristo, o crente não pode se mostrar parcial e, por isso,
o amor de Deus deve ser manifestado na igreja local através dele. O crente não
pode ter um coração perverso.
II. DEUS ESCOLHEU OS POBRES AOS OLHOS DO MUNDO (Tg 2.5-7)
1. A soberana escolha de Deus. É bem
verdade que muitas pessoas ricas têm sido alcançadas pelo Evangelho. Mas
ouçamos com clareza o que a Bíblia diz acerca dos pobres.
Deus é soberano em suas escolhas. E de acordo com a sua soberana
vontade, Ele escolheu os pobres deste mundo. De maneira retórica, Tiago afirma:
“Porventura não
escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do
Reino que prometeu aos que o amam?” (v.5).
É possível que as igrejas às quais Tiago dirigiu a Epístola talvez
tivessem se esquecido de que é pecado fazer acepção de pessoas.
Ainda hoje não podemos negligenciar esse ensino!
O Senhor Jesus falou dos pobres nos Evangelhos (Lc 4.18; Mt 11.4,5) e,
mais tarde, no Sermão da Montanha repetiu: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de
Deus” (Lc 6.20).
2. A principal razão para não desonrar o pobre (v.6). Apesar de
Deus ter escolhido os pobres, a igreja do tempo de Tiago fez a opção contrária.
Entretanto, o meio-irmão do Senhor traz à memória da igreja que quem a oprimia
era justamente os ricos.
Estes os arrastaram aos tribunais. Como podiam eles desonrar os
pobres, escolhidos por Deus, e favorecer os ricos que os oprimiam? É triste
quando escolhemos o contrário da escolha de Deus.
As Palavras de Jesus ainda continuam a falar hoje: “O Espírito do
Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a
curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista
aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do
Senhor” (Lc 4.18,19).
Somos os seus discípulos? Então para sermos coerentes com o Evangelho
termos de encarnar a missão de Jesus. Desonrar o pobre é pecado!
3. Desonraram o Senhor. Após lembrar a igreja da
escolha de Deus em relação aos pobres deste mundo, Tiago exorta os irmãos a
reconhecerem o favoritismo que há dentro da comunidade cristã: “Mas vós desonrastes
o pobre” (v.6).
Já os ricos, são recebidos com toda a pompa. No versículo 7, o
meio-irmão do Senhor pergunta: “Porventura, não blasfemam eles [os ricos] o bom nome que
sobre vós foi invocado?” (v.7).
Estamos frente a algo reprovável diante de Deus: a discriminação
social na igreja. Por isso é que o favoritismo, a parcialidade e quaisquer
tipos de discriminação devem ser combatidos com rigor na igreja local,
principalmente pela liderança. Esta deve dar o maior dos exemplos. Quem
discrimina não compreendeu o que é o Evangelho!
SINOPSE DO TÓPICO (II)
As Escrituras mostram a principal razão para o crente não
desonrar os pobres: Deus os escolheu aos olhos do mundo.
III. A LEI REAL, A LEI MOSAICA E A LEI DA LIBERDADE (Tg 2.8-13)
1. A Lei Real. A lei real é esta: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (v.8).
Essa é a conclamação de Tiago a que os crentes obedeçam a verdadeira
lei. O termo “real”, no versículo 8, refere-se àquilo que é o mais importante
da lei, a sua própria essência. Portanto, quem faz acepção de pessoas está
quebrando a essência da lei.
O amor ao próximo é o coração de toda lei: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o
amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a
lei. [...] O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o
amor” (Rm 13.8,10).
Só o amor é capaz de impedir quaisquer tipos de discriminação. Quem
ama, não precisa da lei (Gl 5.23).
2. A Lei Mosaica. Na época em que a Epístola de Tiago foi escrita,
os judeus faziam distinção entre as leis religiosas mais importantes e as menos
importantes, segundo os critérios estabelecidos por eles mesmos.
Os judeus julgavam que o não cumprimento de um só mandamento
acarretaria a culpa somente daquele mandamento desobedecido. Mas quando a
Bíblia afirma “Porque
aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás”,
está asseverando o aspecto coletivo da lei.
Isto é, quem desobedece um único preceito, quebra, ao mesmo tempo,
toda a lei. Embora os crentes da igreja não adulterassem, faziam acepção de
pessoas. Eles não atendiam a necessidade dos órfãos e das viúvas e, por isso,
tornaram-se “transgressores
de toda a lei”.
No Sermão da Montanha, nosso Senhor ensinou sobre a necessidade de se
cumprir toda a lei (Mt 5.17-19; cf. Gl 5.23; Tg 2.10).
3. A Lei da Liberdade. A Lei da Liberdade é o Evangelho. Por ele o homem torna-se livre. Liberto do
pecado, dos preconceitos e da maneira mundana de pensar (Rm 6.18).
Quem é verdadeiramente discípulo de Jesus desfruta, abundantemente, de
tal liberdade (Jo 8.36; Gl 5.1,13). Entretanto, como orienta Tiago, tal liberdade
deve vir acompanhada da coerência: “Assim falai, e assim procedei” (v.12).
O crente pode falar, pode ensinar e até escrever sobre o pecado de
fazer acepção de pessoas. Mas na verdade, é a sua conduta em relação aos irmãos
que demonstrará se ele é, de fato, um liberto em Cristo ou um escravo deste
pecado.
SINOPSE DO TÓPICO (III)
A Lei Mosaica destaca-se da Real e da Liberdade. Estas
representam a nova aliança de Deus com a humanidade; enquanto aquela, a antiga.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O segundo capítulo da Epístola de Tiago é uma voz do Evangelho a ecoar
através dos tempos. Ele rotula a acepção de pessoas como pecado, lembrando-nos
de que Deus escolheu os “pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do
Reino que prometeu aos que o amam”.
Assim, se a nossa vontade estiver de acordo com a vontade de Deus,
amaremos os pobres como a nós mesmos. E conscientizar-nos-emos de que esse amor
exige de nós ações verdadeiras, sinceras, e não apenas de vãs palavras
religiosas que até mesmo o vento se encarrega de levar (cf. Tg 2.15-17).
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
EDREDEG, John. Um Mestre Fora da Lei: Conhecendo a
surpreendente, perturbadora e extravagante personalidade de Jesus. 1ª Edição,
RJ: CPAD, 2013.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Novo Testamento:
Atos a Apocalipse. 1ª Edição, RJ: CPAD, 2010.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“‘Mas vós desonrastes o pobre’ (v.6). A acepção de pessoas, no sentido
desta passagem, por conta das suas riquezas e da aparência exterior, é
apresentada como um pecado muito grave, em virtude dos prejuízos devidos à
riqueza e grandeza mundanas, e a tolice que há no fato de cristãos prestarem
consideração indevida por aqueles que não têm consideração alguma nem por seu
Deus nem por eles: ‘Porventura, não vos oprimem os ricos e não vos arrastam aos
tribunais? Porventura, não blasfemam eles o bom nome que o sobre vós foi
invocado?’ (vv.6,7). Considerai como é comum que as riquezas sejam incentivos
aos vícios e ao dano da blasfêmia e da perseguição. Pensai nas muitas
calamidades que vós mesmos tolerais, e nas grandes afrontas que são lançadas
sobre vossa fé e vosso Deus por homens de posses, poder e grandeza mundanos; e
isso vai fazer vossos pecados parecerem extremamente pecaminosos e tolos, ao
construirdes aquilo que tende a vos destruir, e a destruir tudo que estais
edificando, e a desonrar esse nome pelo qual sois chamados’. O nome de Cristo é
um nome digno; ele reflete honra, e dá dignidade aos que o usam” (HENRY,
Matthew. Comentário Bíblico Novo Testamento: Atos a Apocalipse. RJ: CPAD, 2010,
p.833).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
A verdadeira Fé não faz acepção de pessoas
Imagine a hora do culto vespertino! O coral se apresenta de maneira
solene e, de repente, adentra ao recinto um mendigo; sujo, bêbado, gritando.
Qual seria a tua reação? O exemplo ora citado é extremo. Mas passível de
acontecer em qualquer igreja. Todavia, o público o qual Tiago está se referindo
não diz respeito apenas aos mendigos, mas às pessoas economicamente menos
abastadas. Para Tiago, o pobre não é apenas o mendigo, mas quaisquer pessoas
que em um dado momento da vida precisam de algo necessário à sua subsistência.
Professor, aqui, é necessário fazer uma reflexão. Será que não tem
algum aluno na classe que se sinta discriminado na igreja? Seja pela cor da
pele ou aparência física ou classe social? Prepare esta lição com cuidado e
respeito, pois quando ministrada, ela pode revelar sentimentos diversos de
pessoas vítimas de discriminação até mesmo na igreja local. Mesmo que
inconscientemente!
Tendemos a pensar que certas coisas não acontecem na igreja, pois ela
é um lugar santo. Sim, é santa, mas, todavia, composta de santos humanos. E
possível perceber certos comportamentos na igreja que um professor secular, por
exemplo, lida todo o instante em sala de aula. Certas atitudes do mundo secular
acontecem em nossos espaços sacros e, por isso, precisamos estar capacitados
para se deparar com estas realidades e agirmos com a sabedoria do alto.
Portanto, professor, trabalhe o tema central da presente lição
abordando a sua tese principal: a de que é inadmissível a discriminação na
igreja. A Palavra diz que “noutros tempos, éreis gentios na carne e chamados
incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos
homens; que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de
Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no
mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo
sangue de cristo chegaste perto. Porque ele é a nossa paz, [...] e, pela cruz,
[...] matando com ela as inimizades” (Ef 2.11-16). Não podemos reconstruir a
parede que uma vez o próprio Senhor a derribou! Boa aula! FONTE : www.professoralberto.com.br
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