quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Lição 12 - 4º Trimestre 2014 - Juvenis 15 a 17 anos.

Lição 12 - Os disfarçes do espiritismo

Texto Bíblico: Isaías 8.19,20; Apocalipse 21.6-8



O ESPIRITISMO

1. Significado

A palavra “espiritismo” tem sua origem no vocábulo francês espiritisme. É uma doutrina filosófico-religiosa “baseada na crença da comunicação entre os vivos e os mortos” (Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, Celso Pedro Luft). Segundo o Aurélio, é uma “doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicações, por meio da mediunidade, entre vivos e mortos, entre os espíritos encarnados e os desencarnados”. Esta última definição engloba os dois aspectos básicos do espiritismo: a comunicação com os mortos e a reencarnação – doutrinas antibíblicas e anticristãs. 

2. Origens

O espiritismo, equanto tentativa de contato com os mortos, faz parte da tradição de vários povos, como os egípcios, caldeus, hindus, assírios etc. “O espiritismo que hoje se expande no Brasil e no mundo nada mais é do que a continuação da necromancia e do ocultismo praticados pelos povos antigos” (Porque Deus Condena o Espiritismo, Jefferson Magno Costa, p.20).

O movimento compreende várias tendências ou manifestações, desde a umbanda, quimbanda e demais manifestações afro-brasileiras, passando por organizações místicas e de caridade, até o espiritismo de mesa ou Kardecismo - este iniciado em 1857, quando foi publicado o Livro dos Espíritos, pelas mãos de Allan Kardec. Para ele, espírita “é todo aquele que acredita nas manifestações dos espíritos” (Livro dos Médiuns, p.44).   

Texto extraído da obra: “Desmascarando as Seitas”, editada pela CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário