sexta-feira, 11 de março de 2016

Lição 11 - 1º Trimestre 2016 - O Jovem e a Comunidade - Jovens.

Lição 11

O JOVEM E A COMUNIDADE (12.3-21)
1° Trimestre de 2016 
CAPA-LBJP-1TRI-2016INTRODUÇÃOI – UM SÓ CORPO (Rm 12.3-8)
II – OS MEMBROS DA COMUNIDADE
(vv. 9-16)

CONCLUSÃO 
Objetivos:
1. Reconhecer que o conhecimento natural e racional de Deus não é suficiente para salvação.
2. Conscientizar-se de que a idolatria (desprezo pela glória de Deus) induz o ser humano à perversão.
3. Reconhecer que somente o conhecimento experiencial de Deus liberta da ira de Deus.
4. Aplicar o conteúdo aprendido à sua vida pessoal.
INTRODUÇÃO
A diversidade de dons é um grande tesouro para qualquer comunidade, desde que o dom não seja considerado um fim em si mesmo. Os dons são dados gratuitamente por Deus, para serem compartilhados e trazem mais benefícios quando se complementam entre si (sinergia).  Nesta lição vamos refletir sobre: a formação da comunidade em um só corpo; o compartilhamento de sofrimento e alegria em comunidade; e a necessidade de uma atitude pacífica, tolerante e benevolente na comunidade cristã.
I – A COMUNIDADE DE CRISTO É FORMADA POR UM SÓ CORPO (RM 12.3-8)
Jovem, saiba respeitar os limites nos relacionamentos sociais (v.3).
Paulo exercia seu ministério priorizando a servidão e humildade. Seu exemplo constrangia seus destinatários a receber seus ensinamentos.  Ele adverte os crentes romanos a não ir além do que a capacidade e a vocação dada por Deus. Provavelmente, entre a comunidade havia pessoas que ultrapassavam seus limites no relacionamento interpessoal, visando a autopromoção. Esta é uma característica mais comum entre os jovens, às vezes, movidos pela ansiedade, mas não exclusiva. 
Jovem, valorize e use o seu dom para benefício da coletividade (v. 4-5).
A comunidade é um corpo social, em que Deus imprime sua marca especial, a diversidade. Paulo para ilustrar utiliza a figura do corpo humano. Com mais detalhes 1 Co 12.12-27.  Membros fracos/fortes funcionando como engrenagens interdependentes, harmoniosamente. Neste conjunto, se uma das engrenagens não fizer seu papel ou avançar em seus limites prejudica o resultado como um todo. Na igreja o funcionamento é idêntico, os membros recebem os mais diversos dons de Deus, que devem ser utilizados para o benefício da coletividade.
Jovem, a sinergia traz mais benefício (v. 6-8).
O apóstolo começa a relacionar a diversidade de dons na igreja. O primeiro dom citado é o da profecia, que deve ser segundo a medida da fé, sem excesso (usar o nome de Deus para se fazer ouvir). Na sequência aborda sobre o ministro, o educador, o conselheiro, assistência social, o administrador e a assistência aos doentes, idosos, deficientes, entre outros. Se cada pessoa exercer com afinco a função pela qual foi chamada por Deus, em sinergia, será uma bênção indescritível para igreja.
II – OS MEMBROS DA COMUNIDADE CRISTÃ DEVE SOFRE E SE ALEGRAR MUTUAMENTE (V. 9-16)
A comunidade cristã se constitui por meio do Amor fraterno (v. 9-13)
Paulo adverte que o amor não pode ser hipócrita, mas fraternal, honrando uns aos outros. Será que havia hipocrisia entre os crentes romanos? E em nossa igreja? Não podemos perder o caminho do céu por caprichos pessoais. A igreja passava por várias dificuldades, mas as provocadas internamente eram mais difíceis de superar. Paulo sabia que a prática do amor fraterno era o caminho da vitória para a comunidade romana, como também o é para a Igreja de todos os tempos. 
Jovem, participe dos sofrimentos e das alegrias uns dos outros (v. 15)
O apóstolo procura atacar dois sentimentos reprováveis, respectivamente, a inveja e a desumanidade. A quem diga que alegrar com os que se alegram é mais difícil do que chorar com os que choram (inveja), principalmente se for um “concorrente”. Por outro lado, tem pessoas que não se dedicam a dar um ombro amigo quando uma pessoa está passando por situação de calamidade.  A atenção demasiada às preocupações da vida têm deixado alguns cristãos desumanos em relação ao sofrimento alheio.
Jovem, não sejais sábios a vossos próprios olhos (v. 16)
Na nova aliança, o orgulho humano não tem espaço, pois o que prevalece é o exemplo da graça de Deus e não as obras humanas (Fp 2.2; Rm 3.27).  Paulo recomenda não se considerar superior aos demais, mas ao contrário, priorizar as coisas humildes.  Para a comunidade cristã em Roma essa recomendação era expressiva, pois entre os membros havia pessoas desde altos oficiais a escravos. Nada mais danoso a um objetivo de unidade e coletividade do que o sentimento de superioridade entre os membros.
III – A VIDA EM COMUNIDADE EXIGE CONDUTA PACÍFICA, TOLERANTE E BENEVOLENTE (RM 12.14,17-21)
Jovem, a ninguém pagueis mal por mal (v. 14,17-18).
As palavras de Jesus em Mt 5.44 são repetidas por Paulo: “bendizei os que vos maldizem”.  Será que alguém, além de Jesus, já conseguiu cumprir integralmente esta recomendação?  Impacto positivo (cristianismo genuíno): fazer o bem para quem lhe fez mal.  Impacto negativo: fazer mal a quém que lhe fez o bem?  “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12.18). Jovem, os que se vingam são vencidos pelo seu sentimento (v. 19)  Paulo afirma que a vingança pertence a Deus e que não devemos vingar a nos mesmos (v.19; Dt 32.35). Outra recomendação difícil e semelhante a anterior - de disputa acirrada por cargos, posição ou privilégios.  
A recomendação bíblica é “não deis lugar ao diabo” (EF 4.27).
“[...] mas dai lugar a ira (v. 19), que no contexto significa entregar-se pacientemente e suportar a ira de quem cometeu o erro e aguardar o socorro divino. Se tomar a vingança para si não deixará lugar ao socorro divino.
Jovem, vença o mal com o bem (v. 20-21)
Um citação de Pv 25.21 “se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; e, se tiver sede, dá-lhe água para beber”. A orientação é para tratar o inimigo (aquele que nutre inimizade por você) com bondade, pois isso poderá envergonhá-lo a ponto de se arrepender do que fez e buscar a reconciliação. Infelizmente, dependendo do grau da maldade humana, nem sempre, este vai ser o resultado. Mas independente disso, Não se deixe vencer pelo mal, mas vença-o com o bem!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nesta lição nos aprendemos que: as pessoas devem respeitar os limites nos relacionamentos interpessoais, fazer uso do dom recebido em benefício da coletividade porque unidos os resultados são mais positivos. a comunidade de Cristo deve ser regida pelo amor fraterno, saber se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.
não se deve retribuir o mal por mal, pois a vingança pertence a Deus e o mal se vence com o bem
REFERÊNCIAS
BALL, Charles Fergunson. A vida e os tempos do apóstolo Paulo. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
BARTH, Karl. Carta aos Romanos: Tradução e comentários Lindolfo K. Anders. São Paulo: Novo Século, 2003.
BRUCE, F.F. Romanos: introdução e comentário. São Paulo: Editora Vida Nova, 2004.
CABRAL, Elienai. Mordomia Cristã: aprenda como servir melhor a Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
CABRAL, Elienai. Romanos: o evangelho da justiça de Deus. 7a edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
CALVINO, João. Romanos. 2a Edição. São Paulo: Edições Parakletos, 2001.
GABY, Wagner Tadeu dos Santos. As doenças do Século. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
GILBERTO, Antônio. O fruto do Espírito: a plenitude de Cristo na vida do crente. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico de Matthew Henry. Tradução: Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2002 JEREMIAS, Joaquim. A mensagem central do Novo Testamento. São Paulo: Editora Academia Cristã, 2005
KASEMANN, Ernest. Perspectivas paulinas. 2a edição. São Paulo: Teológica, 2003.
KÜMMEL, Werner Georg. Sintese teológica do Novo Testamento. São Paulo: Teológica, 2003.
LOHSE, E. Contexto e Ambiente do Novo Testamento. 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 2004.
LUTERO, Martin. Comentarios de Martin Lutero: Romanos. Volumen I. Traducción de Erich Sexauer. Barcelona: Editorial Clie, 1998.
MACARTHUR JR., John et all. Justificação pela fé somente: a marca da vitalidade esperitual da igreja. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2005.
MOODY. Comentário bíblico Moody: Romanos à Apocalipse. V. 5. São Paulo: Editora Batista Regular, 2001.
MURRAY, John. Romanos: comentário bíblico fiel. São Paulo: Editora Fiel, 2003.
POHL, Adolf. Carta aos romanos. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 1999.
REGA, Lourenço Stelio e BERGMANN, Johannes. Noções do Grego Bíblico: gramática fundamental. São Paulo: Editora Vida Nova, 2004.
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Tradução de Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.
RICHARDS, Lawrence O. Guia do leitor da Bíblia: uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
RIDDERBOS, Herman. A teologia do apóstolo Paulo: a obra definitiva sobre o pensamento do apóstolo dos gentios. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2004.
RONIS, Osvaldo. Geografia bíblica. 3a Edição. Rio de Janeiro: SEGRAFE, 1978.
SANDERS, E. P. Paulo, a lei e o povo judeu. São Paulo: Edições Paulinas, 1990.
SCHNELLE, Udo. A evolução do pensamento paulino. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
STOTT, John. Romanos. São Paulo: ABU editora, 2000.
SCHRAGE, Wolfgang. Ética do Novo Testamento. São Leopoldo: Sinodal/IEPG, 1994.
STUHLMACHER, Peter. Lei e graça em Paulo: uma reafirmação da doutrina da justificação. São Paulo: Vida Nova, 2002.
TRASK, Thomas E.; GOODALL, Waide I. Um retorno à Vida Santificada. In: De volta para a Palavra: um chamado à autoridade da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, P. 187-205.
ZUCK, Roy B. Teologia do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário