segunda-feira, 4 de abril de 2016

Lição 2 - 2º Trimestre 2016 - O Primeiro Problema Enfrentado em Família - Jovens.

Lição 02

O PRIMEIRO PROBLEMA ENFRENTADO EM FAMÍLIA
2° Trimestre de 2016
topojovensINTRODUÇÃOI - CAIM E ABEL
II - RIVALIDADES ENTRE IRMÃOS
III - VENCENDO O INIMIGO
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃOA família de Adão e Eva viveu magníficas experiências no Jardim do Éden, ao desfrutar os benefícios da santidade total, fazendo com que Deus pudesse visitá-los diariamente. Que coisa maravilhosa! Um dia, porém, sucedeu a Queda... mas mesmo assim, os pais da raça humana foram alcançados pela graça de Deus. O Senhor não os destruiu, mas prometeu-lhes vitória sobre a serpente. Quantas reviravoltas... Ocorre que, quando tudo se acalmou e as coisas começaram a fluir aparentemente normais, aconteceu o primeiro problema envolvendo toda a família, - um fratricídio. A partir daí, problemas envolvendo irmãos passaram a ser frequentes nos relacionamentos familiares ao longo da história.
I – CAIM E ABEL
Os filhos do primeiro casal, ao que tudo indica, eram bons amigos até que a inveja irrompeu fortemente no relacionamento fraternal (I.1). Como isso aconteceu? Caim, a primeira criança nascida no mundo, quando cresceu tornou-se uma pessoa má, porém seu irmão caçula, Abel, foi um jovem bondoso e cheio de fé; por tal razão, num dia de culto (talvez um dos primeiros após a Queda) ambos trouxeram uma oferta para Deus, mas apenas a do caçula foi aceita. Nesse momento, a indignação de Caim contra Deus foi tão forte, que ele deu lugar ao diabo, como fizera anteriormente seus pais e permitiu que um perverso sentimento de inveja dominasse seu ser (I.2) - irmãos em conflito.
O Senhor, nesse instante, sabendo que o mal estava dominando decisivamente Caim, ofereceu-lhe a possibilidade de reconstruir o relacionamento com Ele próprio (I.3), mas o primogênito de Adão preferiu seguir seus instintos malignos e matou seu irmão. A Bíblia não registra que o lugar da traição de Caim era palco de confusão entre ele e Abel, mas de trabalho e, quiçá, companheirismo - o campo era o ambiente onde Caim plantava sua lavoura e Abel criava seus rebanhos, porém naquele dia fatídico transformou-se na campina da morte (I.4).
II - RIVALIDADES ENTRE IRMÃOS
Os casos de rivalidades entre irmãos na história são abundantes (II.1). No livro que subsidia o assunto da revista (Eu e Minha Casa, Rio de Janeiro: 2016, pp. 27,28) há a informação que Calígula, Nero e também Cambises assassinaram seus irmãos, respectivamente, por pura inveja. Na Bíblia também existem inúmeras histórias de inveja entre irmãos (Ismael e Isaque, Esaú e Jacó, os irmãos de José, de Moisés e de Davi, dentre outros). Assim, esse é um problema importante (II.2), que deve ser resolvido para não haver quebra da unidade e tragédia familiar. É certo que se trata de uma característica do ser humano, porém isso pode ser perfeitamente controlado, pelo ensino da palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, como menciona a síntese da lição (II.3).
III - VENCENDO O INIMIGO
A inveja é um pecado que causa vergonha, pois ele não possui nenhum argumento moral. É, portanto, um pecado envergonhado (III.1). Se esse pecado invadir a vida de familiares, uns lutarão contra os outros, haverá divisão, e a casa não subsistirá, como disse Jesus. Entretanto, a família cristã tem uma esperança: o ensino da Palavra de Deus (III.2). Deus mandou (Dt 11.19-21) que os judeus antigos fizessem cultos domésticos intermináveis, para preservar a família dos males das obras da carne; e a inveja, certamente, é uma das mais perigosas para a integridade familiar.
CONCLUSÃO
"O melhor dos santos pode ser tentado com o pior dos pecados", dizia um teólogo inglês do passado. Por isso, todos precisam ter bastante cautela, para que a tragédia que aconteceu com a família de Adão não ocorra nas famílias cristãs dos dias de hoje. A luta é constante. Disse Jesus: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14.38).
Subsídio escrito pelo próprio comentarista da Revista, Pastor Reynaldo Odilo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário