quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Lição 8 - 1º Trimestre 2017 - Naum - O Juízo de Deus - Juvenis.

Lição 8

Naum - o Juízo de Deus
1° Trimestre de 2017
Topo Juvenis 1T17
ESBOÇO DA LIÇÃO1. CONTEXTO HISTÓRICO
2. ESTRUTURA DO LIVRO
3. A MENSAGEM DE NAUM
OBJETIVOS
Mostrar a justiça de Deus;
Evidenciar que a falta de arrependimento produz juízo definitivo;
Declarar que Deus abate os que desprezam sua misericórdia.
O JUÍZO DE DEUS
O livro do profeta Naum reflete uma das doutrinas mais difíceis de o mundo aceitar: o Juízo de Deus. O mundo, seduzido por ideologias humanistas, pensa na impossibilidade de um Deus irado com o ser humano. Sim, Deus se ira com o ser humano! As Escrituras dão provas cabais de que o pecado do ser humano ira o Deus Todo-Poderoso. Não por acaso, a estrutura do livro de Naum passa pelo domínio de Deus na história, a aplicação de sua soberania e a o compromisso de Deus destruir o mal para sempre, pois um dia Ele exercerá Juízo contra quem pratica as iniquidades.
Por isso, após a exposição do tópico três, sugerimos que o estimado professor, a estimada professora, reproduza o texto abaixo, extraído da obra Pecadores nas Mãos de um Deus Irado: e outros Sermões, editada pela CPAD e distribua aos alunos:
A ira de Deus é como grandes águas que por enquanto estão represadas. Elas aumentam cada vez mais e sobem cada vez mais até que haja um escoadouro. Quanto mais tempo o fluxo for detido, mais veloz e poderoso será seu curso quando for solto de uma vez. É verdade que o julgamento contra suas más obras até hoje não foi executado. As inundações da vingança de Deus foram retidas, mas sua culpa no tempo médio está aumentando de modo constante e você está diariamente entesourando mais ira. As águas estão permanentemente subindo e se avolumando cada vez mais em força. Não há nada mais que a mera vontade de Deus que segura as águas que estão pouco dispostas a serem detidas e pressionam implacavelmente para ir adiante. Se Deus tão somente retirasse a mão da comporta do dique, imediatamente as águas jorrariam, as inundações furiosas da ferocidade e ira de Deus avançariam com fúria inconcebível e viriam sobre você com poder onipotente. Se sua força fosse dez mil vezes maior do que é, sim, dez mil vezes maior que a força do demônio mais robusto e mais intrépido do inferno, não haveria nada que a resistisse ou a suportasse.

O arco da ira de Deus está retesado e a seta se ajusta à corda. A justiça direciona a seta no seu coração e entesa o arco, e não é nada mais que o mero prazer de Deus, de um Deus irado, sem promessa ou obrigação, que impede a seta de num momento ficar encharcada com o seu sangue. Assim, todos vocês que nunca tiveram grande mudança de coração pelo poder grandioso do Espírito de Deus em suas almas, que nunca nasceram de novo e nunca foram feitas novas criaturas e ressuscitaram dos mortos no pecado para um estado de nova luz e vida nunca antes completamente experimentadas, estão nas mãos de um Deus irado. Ainda que você tenha reformado a vida em muitas coisas, tenha tido afetos religiosos e guardado uma forma de religião em sua família, e na casa de Deus, não é nada mais que a mera vontade de Deus que o impede de ser, neste momento, tragado pela destruição perpétua. Ainda que você não esteja convencido da verdade que ouve, logo ficará convencido completamente dela. Os que se foram e estavam em circunstâncias iguais a você veem que foi assim que aconteceu com eles, pois a destruição veio de repente sobre a maioria deles. Quando não esperavam nada disso e diziam: Paz e segurança, agora eles veem que essas coisas das quais eles dependiam para ter paz e segurança eram nada mais que ar tênue e sombra vazias.

O Deus que segura acima da cova do inferno, muito semelhante à pessoa que segura uma aranha ou algum inseto repugnante acima do fogo o detesta e é horrivelmente provocado. Sua ira por você arde como fogo. Ele olha você como merecedor de nada mais que ser lançado ao fogo. Ele é de olhos puríssimos para ter de suportá-lo em seu campo de visão. Você é dez mil vezes mais abominável aos seus olhos que a serpente venenosa mais odiosa aos nossos. Você o ofendeu infinitamente mais que um rebelde teimoso já tenha ofendido o príncipe. Contudo, não é nada mais que sua mão que o impede de cair no fogo a todo o momento. A nada mais que isso deve ser atribuído o fato de você não ter ido para o inferno ontem à noite, de ter acordado outra vez neste mundo depois de ter fechado os olhos para dormir. Não há outra razão a ser dada por que você não caiu no inferno desde que se levantou de manhã, senão a mão de Deus que o sustentou [...].
Palavras fortes! Palavras duras! Não é verdade? Você imagina os crentes modernos ouvindo um sermão como esse? Tal sermão é o mais famoso do grande pregador Jonathan Edwards num frondoso ministério exercido no século XVIII nos Estados Unidos da América. A história registra que durante a entrega desse sermão, pessoas gritavam, lamentavam e agonizavam espiritualmente mediante a consciência alcançada de uma realidade da vida sem Deus. O efeito do sermão foi poderoso durante a noite inteira. Pessoas caiam em arrependimento mediante a consciência dos seus pecados.
Uma proposta pedagógica
Ao distribuir uma cópia do trecho desse sermão, dê um tempo para que os alunos leiam e reflita sobre ele. Em seguida, você pode dividir a classe em dois grupos, ou organizá-la em círculo, a fim de colher as impressões que os alunos tiveram desse trecho do sermão. Após ouvir e comentar as impressões proferidas pelos alunos, conclua a atividade afirmando que a única maneira que o ser humano tem de escapar do juízo de Deus é experimentando uma grande mudança no coração pelo poder do Espírito Santo. A única saída é nascer de novo, se tornar nova criatura, ressuscitar da morte do pecado para a vida nova que raia da luz divina do nosso Salvador. O meio para isso, o Deus justo e santo providenciou: “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
ERRATA:
No tópico 3 da lição 8, onde está escrito 3. A MENSAGEM DE OBADIAS leia-se: 3. A MENSAGEM DE NAUM
Marcelo Oliveira de OliveiraEditor Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário