quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Lição 9 - 1º Trimestre 2017 - A Missão Ensinadora da Igreja - Jovens.

Lição 9

A Missão Ensinadora da Igreja
1° Trimestre de 2017
Topo Jovens 1T17
INTRODUÇÃOI - O QUE É ENSINARII - O ENSINO NA BÍBLIA III - ENSINO E TRANSFORMAÇÃO NA IGREJA CONCLUSÃO


Prezado professor, na lição deste domingo estudaremos a respeito da missão ensinadora da Igreja. Foi o próprio Senhor Jesus, antes de subir aos céus, quem deu a sua Igreja a missão de evangelizar, discipular, ensinar (Mt 28.19,20). Os termos discipular e discípulo estão interligados. Discipular “significa próprio de discípulo”; e discípulo é todo aquele que se coloca sob a tutela de um mestre a fim de aprender. Precisamos iniciar com a definição do vocábulo, pois o discipulado, muitas vezes, é visto de uma forma errônea. Quando ouvimos a palavra discipulado, em geral, pensamos logo nos novos convertidos. Será que somente eles precisam de discipulado? O discipulado precisa ser compreendido como uma ação que é para toda a vida, pois somos seres inacabados. Cabe aqui a fala do educador Paulo Freire: “Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.” Enquanto vivermos neste mundo, precisamos discipular e ser discipulado. O ensino bíblico precisa começar logo depois da conversão e perdurar por toda a vida, até o dia em que estaremos para sempre com o nosso Mestre. Contudo, o discipulado tem vários pressupostos. Observe:
                                                            DISCIPULADO
NOVOS CONVERTIDOSIntegração e fundamentos da fé cristã.
SEGUIDOR DE JESUSFazer novos discípulos (multiplicadores).
MATURIDADEAperfeiçoamento, estatura de homem perfeito.
FORMAÇÃO DE NOVOS LÍDERESAqueles que vão dar continuidade à obra de Deus.

Qual a relevância do discipulado e ensino?
  • É uma ordenança de Jesus (Mt 28.19,20). Jesus ordenou o ensino, o discipulado, porque é ele que dá a sustentação de que precisamos para permanecermos firmes na fé. Discipular é construir alicerces. Esta é uma etapa importante, que requer muito cuidado em uma edificação. É a parte do edifício que exige mais investimento dos construtores, pois os materiais empregados devem ser de altíssima qualidade. Se um alicerce for mal feito, com materiais de má qualidade, toda a construção estará comprometida. Na vida espiritual não é diferente. O precisamos de fundamentos sólidos. Atualmente vivemos tempos trabalhosos (2 Tm 3.1), por isso, não podemos ser negligentes quanto aos fundamentos da fé cristã. Precisamos ter um compromisso com o ensino da Palavra de Deus. A fé cristã não pode estar alicerçada sobre os fundamentos da filosofia ou da ciência, ou baseada em teorias humanas. Ela deve estar sedimentada na Palavra de Deus. Esta é a base segura para qualquer pessoa, pois a Bíblia é a nossa regra de fé e conduta. As lições bíblicas que ensinamos aos domingos contribuem para a construção do caráter cristão de nossos alunos. Se essas lições forem bem planejadas e bem executadas pelos professores, nossos alunos (discípulos) poderão experimentar um desenvolvimento saudável em todas as áreas (espiritual, social, cognitiva e física), o crescimento que Jesus, como homem perfeito, também experimentou: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lc 2.52). O ensino das verdades fundamentais ajudará a desenvolver uma fé firme e inabalável, ajudando nossos alunos a permanecerem firmes na fé até a Segunda Vinda de Jesus.
  • Contribui para a saúde da igreja. Você sabia que existem muitas igrejas que, embora pertençam a Jesus Cristo, estão “adoecidas”? Talvez você queira fazer a seguinte indagação: “A igreja pode adoecer?” É importante ressaltar que vamos tratar aqui da igreja local, ou seja, um grupo de pessoas reconciliadas com Cristo, que pertencem a Ele e se reúnem para a comunhão e adoração em um determinado lugar. Não estamos falando da Igreja universal, o Corpo místico de Jesus formado por todos os crentes de todos os tempos e localidades. Para falar de saúde e doença, tomemos como exemplo algumas das igrejas na Ásia descritas em Apocalipse: Éfeso (Ap 2.1-7), Pérgamo (Ap 2.12-17), Tiatira (Ap 2.18-29), Sardes (Ap 3.1-6) e Laodiceia (Ap 3.14-22). As cartas que foram endereçadas por João a essas igrejas são instrumentos divinos que nos ajudam a examinar nossas igrejas, pois, segundo Steven Lawson, “as questões e os problemas, enfrentados por essas igrejas, são os mesmos que atingem a igreja, hoje”. Em que áreas essas igrejas adoeceram? Vejamos: Éfeso abandonou o primeiro amor (Ap 2.4); Pérgamo compactuou com as coisas do mundo, carnalidade (Ap 2.14,15); Tiatira foi contaminada pelo “vírus” da imoralidade (Ap 2.20,21); Sardes já estava morta (Ap 3.1); e Laodiceia, pela indiferença (Ap 3.15-17). Uma igreja enferma não pode produzir bons frutos, tornando-se estéril, muito menos usufruir da vida abundante que Cristo conquistou na cruz do Calvário. Jesus veio para que tivéssemos vida abundante, saudável (Jo 10.10). Em breve, Jesus virá buscar a sua Igreja, mas Ele vai arrebatar a Igreja pura, sem mancha, sem mácula, sem enfermidades (Ef 5.27).
  • Colabora para um crescimento saudável. Como podemos saber se uma igreja está tendo um crescimento saudável? Vejamos o que caracteriza um crescimento saudável:
    * Doutrina bíblica (pregação e ensino correto da Palavra de Deus).
    * Os crentes conhecem toda a Palavra de Deus, e não apenas parte dela (caixinha de promessas). Eles vivem a Palavra de Deus no seu dia a dia (Tg 1.22).
    * Os crentes demonstram, mediante suas ações e palavras, que têm uma vida transformada, cristocêntrica (Lc 6.43-45). Testemunho eficaz.
    * Os membros e alunos têm uma visão correta, equilibrada, saudável sobre eles mesmos (a forma como você se vê vai influenciar a forma como você vê Deus e o próximo) (Pv 23.7a).
    * Os crentes sentem-se amados por Deus, por seus líderes (pastores, professores, superintendentes, etc.), pela igreja. Comunhão eficaz.
    * Os membros e alunos compreendem sua missão e a executam com alegria. Qual a nossa missão? A missão suprema da igreja é a evangelização (Mc 16.15).
    * Santidade de vida entre membros.
    * Adoração genuína, oração eficaz, amor por Jesus Cristo.
    A Igreja tem uma missão proclamadora, mas também uma responsabilidade com o discipulado e com o ensino. 
Sugestão didática: 
Professor, reproduza o esquema abaixo no quadro. Utilize-o para mostrar aos alunos que grande parte do ministério de Jesus foi dedicado ao ensino.
JESUS, EDUCADOR POR EXCELÊNCIA
AdmoestouO mancebo de qualidade (Mt 19.16-30)
ExortouOs seus discípulos (Jo 14–16)
RedarguiuA mulher samaritana (Jo 4.1-42) 
RepreendeuOs fariseus (Mt 23.1-36)
(Adaptado de Lições Bíblicas, 1 Trimestre de 2007, CPAD, p. 61.)

Telma Bueno
Editora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra).  Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário