quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Lição 05 - 1º Trimestre 2018 - O Menino Jesus Corre Perigo - Maternal.

Lição 5 - O menino Jesus corre perigo Maternal.

1º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Que a criança aprenda que Deus sempre nos protege do perigo e que Ele fala conosco.
Para guardar no coração: “[...] para que eles continuem a ter sempre a tua proteção.” (2 Sm 7.29).
Somos assim“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!

A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
Subsídio professor
Prepare a sala para mais uma aula.  Cumprimente cada aluno com carinho e entusiasmo, anunciando que “hoje vamos aprender mais uma linda história a respeito do Amigo Jesus!” Receba-os segurando um guarda-chuva aberto. Provavelmente, as crianças perguntarão por que você está de guarda-chuva. Se não perguntarem, faça você mesmo a indagação: “Sabe por que estou de guarda-chuva?” O guarda-chuva serve para proteger-nos da chuva e também do sol. Estou com o guarda-chuva para lembrar que Deus nos protege de todas as coisas ruins.
Feche o guarda-chuva e depois, oriente os alunos a fecharem os olhos para agradecer ao Papai do Céu, que cuida de nós. Ore fazendo pausas para que repitam: “Papai do Céu, o Senhor é tão bom! Eu não preciso ter medo, porque o Senhor me protege de todas as coisas ruins. Obrigado por cuidar de mim. Em nome de Jesus, amém”.
Pegue novamente o guarda-chuva e o abra. Em seguida, pergunte às crianças: “Quem já sentiu medo alguma vez?” “Medo de que?” As respostas serão variadas: medo do escuro, de chuva, de trovão, de ficar em casa quando a mamãe vai trabalhar, de cachorro bravo, de ficar na creche, do papai brigar com a mamãe, do pai ou tio chegar bêbado, etc (nem todas vêm de famílias completamente salvas). Dê atenção particular a cada resposta, e assegure-lhes: O Papai do Céu é forte e poderoso. Ele protege você de todas as coisas ruins e que dão medo.
Comece a “brincadeira do guarda-chuva” com um de seus auxiliares, e depois repita-a com algumas das crianças que se oferecerem espontaneamente. A criança voluntária deve abrigar-se encolhida sob o guarda-chuva e atrás dele, como se fosse um escudo, enquanto as demais tentam atingi-la com bolinhas de papel ou isopor, aviõezinhos de papel, e borrifos de água (molhando a mão na vasilha de água).
Viu como a bolinha não acertou o Gabriel? Assim como o guarda-chuva o protegeu da bolinha, Deus protege você do trovão, do cachorro...  Viu como o aviãozinho não atingiu a Juliana? Assim também Deus protege você das pessoas malvadas... Borrife água no guarda-chuva: Viu como o chuvisco não molhou a Priscila? Da mesma forma, Deus protege você das doenças, dos acidentes... (Marta Doreto).
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Mateus 2.13-16, 19-23. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário