quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Lição 06 - 1º Trimestre 2018 - Mestre e Disciplinador - Adolescentes.

Lição 6 - Mestre e Disciplinador

1º Trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO
1 – APRENDENDO SOBRE AS BEM-AVENTURANÇAS
2 – A MENTIRA NA ÉPOCA DE JESUS
3 – ELE NOS ENSINOU A SER VERDADEIROS
4 – ELE NOS ENSINOU A SER DISCÍPULOS

OBJETIVOS
Ensinar as bem-aventuranças do Mestre Jesus;
Apontar que a palavra do cristão deve ser verdadeira;
Conscientizá-los de que a maior lição aprendida como discípulos é servir.

Recapitular o conteúdo da lição anterior é importantíssimo para o aprendizado do aluno da Escola Dominical. O prezado professor, e a prezada professora, não podem descuidar desse fundamento. Todo trimestre tem um fio condutor. No caso de nosso tema em estudo, o fio condutor de nosso trimestre é o caráter de Jesus como nosso modelo de vida. Essa compreensão em essência só será internalizada na vida dos seus alunos se a cada aula ele for relembrado desse fio condutor por intermédio da reminiscência das lições anteriores. 
Para lhe ajudar na preparação de sua aula, reproduzo um importante texto do pastor César Moisés Carvalho, acerca do Sermão do Monte:

“[...] Nas Bem-Aventuranças, diz Bonhoeffer, Jesus ‘fala aos que já estão sob o poder de seu chamado’, ou seja, não se trata de uma condição a priori das pessoas, antes, refere-se à consequência do fato de os discípulos terem aquiescido ao chamado do Senhor. Em termos diretos, ‘Todos são chamados a serem o que são na verdade’. É claro que, conforme anteriormente dito, as beatitudes devem ser lidas em seu contexto. E ao proceder desta forma, rapidamente se descobre que, em função de terem atendido ao chamado de Jesus e se tornado seus discípulos, tais pessoas abriram mão de serem aceitas em repartições judaicas (Jo 9.18-38; 12.42.43). Elas passaram a ser alvo não apenas do desprezo e escárnio por parte dos seus patrícios, mas também a correr sério risco de serem mortas (Jo 12.9-11). Que flagrante contradição com o “evangelho” apregoado hoje! Como não se faz teologia em vácuo atemporal, a situação do teólogo alemão Bonhoeffer também explica claramente sua forma de ler e dissertar o Sermão.” (O Sermão do Monte:  A Justiça sob a Ótica de Jesus, CPAD, p.41,42) 

O primeiro tópico da lição é exatamente sobre as Bem-Aventuranças. Ao estudar esse tópico tenha sinceramente esta pergunta em mente: “É possível viver essas beatitudes hoje?”

Dependendo da sua resposta a essa pergunta, seus alunos poderão ter suas vidas transformadas pelo Evangelho à medida que você expõe a natureza dessas beatitudes segundo o Evangelho de Mateus.

Boa aula!    
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário