quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Lição 08 - 1º Trimestre 2018 - Batismo no Espírito Santo e os Dons - Juvenis.

Lição 8 - Batismo no Espírito Santo e Dons? 

1º Trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
2. O QUE SÃO OS DONS ESPIRITUAIS
3. O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO
4. ESPIRITUALIDADE FERVOROSA

OBJETIVOS

Reconhecer o ensino bíblico do batismo no Espírito Santo;
Identificar os dons espirituais;
Compreender a diferença entre os dons e o fruto do Espírito.

     Querido (a) professor (a), em continuação ao assunto da aula anterior, vamos nos aprofundar na pneumatologia, estudo do Espírito Santo. Vamos ensinar os juvenis sobre o batismo no Espírito Santo, bem como os dons e fruto que Ele nos dá. Em uma sociedade com a espiritualidade cada vez mais caracterizada pelo ceticismo, frieza e pseudo racionalização, este torna-se um tema ainda mais importante para esta nova geração de crentes pentecostais.
           O termo “fruto” no Novo Testamento é a tradução do original “karpos”, que tanto pode significar “o fruto”, quanto “dar fruto”, “frutificar” ou ser “frutífero” (Mt 12.33; 13.23; At 14.17). Na Bíblia, também é empregado em sentido figurado para indicar o resultado de algo, por exemplo: o produto do ventre e dos animais (Dt 28.11); o caráter do justo (Sl 1.30; Pv 11.30); a índole do ímpio e as atitudes dos homens (Pv 1.29-32; Jr 32.19); a mentira (Os 10.13); a santificação (Rm 6.22); a justiça (Fp 1.11), o arrependimento (Lc 3.8) etc. Para que o fruto seja gerado, é necessário que haja uma relação de interdependência entre o tronco e seus ramos (ARRINGTON; STRONSTAD,  2003, p. 15)

          O fruto do Espírito é especificado nas Escrituras como sendo um só, isto diz, este fruto pode ser comparado a uma laranja, que é um fruto com vários gomos. Na epístola aos gálatas o apóstolo Paulo apresenta as evidentes marcas daqueles que experimentam o novo nascimento. Aqueles que se deixam dominar pelo Espírito Santo dão “fruto”. Um conjunto de virtudes (nove ao total) que autenticam a vida daquele que é regenerado: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”. (Gl 5.22-23)

         [...] Os dons espirituais e o fruto do Espírito devem caminhar juntos para que a Igreja seja plenamente edificada e o nome do Senhor, glorificado (Ef 2.10). Uma árvore é identificada e conhecida mediante os seus frutos (Lc 6.44). Portanto, só viremos a aferir a espiritualidade de um crente através de suas obras realizadas mediante o fruto do Espírito e não apenas por seus dons espirituais (1Tm 5.25). Os dons estão relacionados ao que fazemos para Deus, enquanto que o fruto está relacionado ao que Deus, através do Espírito Santo, realiza em nós, moldando-nos o caráter de acordo com a entrega do nosso inteiro ser a Ele, e de conformidade com as demandas de sua Palavra (Mt 5.16).

          [...] Se entregarmos todo o controle de nossa vida ao Espírito Santo, Ele, infalivelmente, vai produzir o seu fruto em nós através de uma ação contínua e abundante. Como cristão, tudo que concerne ao caráter santificado, ou seja, a nossa semelhança com Cristo, é obra do Santo Espírito “até que Cristo seja formado em vós” (Gl 4.19). (Texto extraído da revista Lições Bíblicas Adultos, CPAD, p. abr. 2017)
     Com base em 1 Coríntios 12, converse com sua turma sobre os dons espirituais, quais cada um se sente mais compelido a buscar da parte de Deus e por quê. Convide alguém ou você mesmo compartilhe com eles sobre como foi a experiência de ser batizado com o Espírito Santo, permitindo que, os que desejarem, também façam o mesmo. Motive a classe a buscar o batismo, individualmente, na intimidade de seus quartos, bem como juntos, coletivamente na igreja. Para finalizar esta aula, orem em unidade e com fervor clamando pelo batismo, dons espirituais e fruto do Espírito Santo. Cremos que muitos testemunhos maravilhosos surgirão; peça-os para compartilharem com os demais nas próximas aulas.

O Senhor lhe abençoe e capacite!

Boa aula!
Por Paula Renata Santos
Editora Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário