quinta-feira, 25 de março de 2021

Lição 13 - 1º Trimestre 2021 - Quero Agradar ao Papai do Céu - Maternal.

 

Lição 13 - Quero Agradar ao Papai do Céu 

1º Trimestre de 2021

Objetivo da lição: Incentivar a criança a oferecer a Deus o perfeito louvor. 

Para guardar no coração: “[...] Samuel continuava a crescer; e tanto o SENHOR como as pessoas gostavam cada vez mais dele.” (1 Sm 2.26)

É hora de preparar-se

“Agradar ao Senhor é não apenas um dever cristão, mas o alvo de nossas vidas. Escrevendo aos tessalonicenses, Paulo afirmou pregar com ousadia o evangelho, ‘não para agradar aos homens, mas a Deus, que prova o nosso coração” (1 Ts 2.4). Obreiros que somos, sempre experimentamos a tentação de agradar aos homens, pois a nossa natureza humana carece de aceitação e aprovação e... Por que não confessar? Um pouco de glória faz bem ao nosso ego. Daí, é muito fácil escorregar para aquela cômoda posição, onde só falamos ou ensinamos aquilo que não causa “comichão nos ouvidos’.

Provavelmente este não chega a ser o problema dos obreiros do departamento infantil, uma vez que a humildade e a simplicidade natural da criança levam-na a crer e aceitar, sem discussão, aquilo que lhe é dito ou ensinado. Ainda assim, permanece o risco de fazermos para agradar aos homens, e não a Deus. Sejamos sinceros: Quantos visuais deixaríamos de fazer, se soubéssemos que o superintendente da Escola dominical não passaria pela classe no domingo? Oxalá a sua resposta seja, “Nenhum!” O que queremos exemplificar com isto é que, nem sempre, damos o melhor de nós para o reino de Deus com a intenção única de agradá-lo. E isto deve doer no coração do Deus zeloso.

E quanto à nossa vida pessoal, à parte do ministério que exercemos?  O versículo a ser memorizado não diz que Samuel fazia coisas que eram agradáveis a Deus, mas que ele próprio o era. Fazer ago que agrada alguém é diferente de ser agradável a alguém. Um pedido que sempre faço ao Senhor é que eu viva, pense e sinta, de tal maneira, que Ele possa sentir-se agradado quando olhar lá dentro do meu coração, naquele ‘cantinho’ que ninguém, a não ser Ele, pode ver. Agradar a Deus com a nossa aparência e atitudes exteriores até que não é difícil; mas e quanto ao recanto interior mais secreto de nosso ser, que alguns chamam de ‘os porões da alma’, e outros de ‘santo dos santos’? Aí, Pai, onde só o teu olhar pode penetrar, quero que vejas algo capaz de te fazer sorrir de contentamento” (Marta Doreto).

Perfil da criança do maternal

“Uma criança desta idade não possui inibições. Ao contrário do adulto, ou de uma criança mais velha, ainda não aprendeu a dissimular suas emoções. Se determinada atividade não lhe parecer atraente, ela não fingirá interesse a fim de agradar ao professor. Mas se gostar, mostrará isto com toda a vibração e participação. Se, por algum motivo, irritar-se com um colega ou com o professor, não se dará ao trabalho de esconder sua zanga.

O professor deve estar preparado para lidar com situações embaraçosas, lembrando que a criança não faz isto por mal, mas por reagir obedecendo apenas aos impulsos do seu temperamento” (Marta Doreto).

Oficina de ideias

“Distribua papel, lápis e giz de cera, e peça que os alunos façam um desenho representando algo que eles fazem para agradar ao Papai do Céu. Fale das coisas que agradam a Deus, mencionado também aquelas que não estão na história. Exemplo: ajudar a mamãe, guardar os brinquedos, ouvir com atenção a história bíblica, tratar bem o irmãozinho, etc” (Marta Doreto).

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em 1 Samuel 1.20-28; 2. 18-20.  

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário