Lição 13 - Louve a Jesus
Texto Bíblico Mateus 21.1-16
De professor para professor
Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é levar as crianças a sentirem o desejo de oferecer a Deus o louvor perfeito.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “CRIANÇAS”. Durante o decorrer da aula, diga às crianças que elas podem oferecer a Deus o louvor mais perfeito que existe, porque foi Ele quem as ensinou a louvar.
Para refletir
A lição desta semana encerra o trimestre. Esta é uma boa ocasião para refletir sobre o trabalho com os pequeninos de Cristo.
Nem todos têm consciência da importância de uma classe bíblica para o maternal. Nem todos conhecem a finalidade do trabalho realizado com as crianças desta faixa etária. Alguns pensariam que os professores ocupam-se de entretê-las para que os pais assistam tranqüilamente a aula em suas classes. Mas o objetivo do trabalho realizado pelos professores da classe de maternal vai muito além, e é muito mais elevado: o professor ocupa-se de ganhá-los para Cristo, e edificá-los na Palavra de Deus, preparando-os para uma vida de serviço ao Senhor.
Bem, esse deve ser um momento de reflexão com o objetivo de buscar um aperfeiçoamento, a fim de que a obra do Senhor seja realizada com mais eficácia e, assim, o Reino dEle cresça.
Regras Práticas para os Professores
Organização e Administração
[Continuação]
Certas áreas específicas da organização têm de receber a atenção da liderança para que o ministério com criança seja eficiente:
[...] Continuação.
f) Entrevista com os futuros obreiros. Este é um passo muito importante no processo de recrutamento. Sentar-se junto com o candidato ajuda você a entendê-lo e ele a você, além de dar oportunidade ao candidato compreender o ministério e suas exigências. Dê ao candidato pelo menos uma semana para refletir e orar sobre o compromisso.
g) Conceda tempo para observação. Peça ao candidato que participe da classe ou ministério.
h) Dê seguimento à decisão. Quando a pessoa disser sim, louve a Deus por esse compromisso. Se ela disser não, louve a Deus por ela ter sido honesta em vez de ter aceito o ministério apenas para desistir duas ou três semanas depois. Acima de tudo, faça com que a decisão seja um compromisso espiritual com o Senhor Jesus Cristo.
i) Treinamento para o ministério. Os líderes têm de fornecer treinamento adequado para preparar os novos recrutas a fim de que satisfaçam as necessidades dos alunos.
2. Instalações para aprendizagem eficaz. A programação deve determinar as instalações que você tem e não o contrário.
Classes para crianças em idade pré-escolar precisam de aproximadamente 10,5 metros quadrados de espaço por criança. Ter muitas crianças em uma sala fará com que todos se sintam espremidos e sem liberdade de movimentos. Problemas de disciplina surgem e fica difícil reter os professores nos cargos.
As instalações devem focalizar em sua situação de aprendizagem e também proporcionar espaço para o envolvimento na aprendizagem ativa.
3. Currículo que satisfaça as necessidades das crianças. O ministério com crianças requer um currículo profissionalmente preparado.
Na organização de um ministério com crianças, muitas áreas devem ser levadas em consideração. Se a igreja ou escola trabalhar em cima destes três pontos promoverá mudanças na vida de cada criança.
Trecho extraído de: Manual de Ensino Para o Educador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
Atividade
Talvez não faça muito sentido aos alunos apenas dizer-lhes que esta foi a última aula do trimestre, mas certamente entenderão se você disser: “Terminamos a revista, e domingo começaremos uma nova!” Mostre a nova revista, e estimule-os a comparecer na próxima aula. Entregue-lhes a revista concluída e o plano de freqüência para que levem para casa. Seria interessante dar um prêmio aos alunos que não tiveram falta, e algum brinde aos demais.
Desejamos a todos os professores do Maternal um Ano Novo repleto das bênçãos do Senhor.
Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é levar as crianças a sentirem o desejo de oferecer a Deus o louvor perfeito.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “CRIANÇAS”. Durante o decorrer da aula, diga às crianças que elas podem oferecer a Deus o louvor mais perfeito que existe, porque foi Ele quem as ensinou a louvar.
Para refletir
A lição desta semana encerra o trimestre. Esta é uma boa ocasião para refletir sobre o trabalho com os pequeninos de Cristo.
Nem todos têm consciência da importância de uma classe bíblica para o maternal. Nem todos conhecem a finalidade do trabalho realizado com as crianças desta faixa etária. Alguns pensariam que os professores ocupam-se de entretê-las para que os pais assistam tranqüilamente a aula em suas classes. Mas o objetivo do trabalho realizado pelos professores da classe de maternal vai muito além, e é muito mais elevado: o professor ocupa-se de ganhá-los para Cristo, e edificá-los na Palavra de Deus, preparando-os para uma vida de serviço ao Senhor.
Bem, esse deve ser um momento de reflexão com o objetivo de buscar um aperfeiçoamento, a fim de que a obra do Senhor seja realizada com mais eficácia e, assim, o Reino dEle cresça.
Regras Práticas para os Professores
Organização e Administração
[Continuação]
Certas áreas específicas da organização têm de receber a atenção da liderança para que o ministério com criança seja eficiente:
[...] Continuação.
f) Entrevista com os futuros obreiros. Este é um passo muito importante no processo de recrutamento. Sentar-se junto com o candidato ajuda você a entendê-lo e ele a você, além de dar oportunidade ao candidato compreender o ministério e suas exigências. Dê ao candidato pelo menos uma semana para refletir e orar sobre o compromisso.
g) Conceda tempo para observação. Peça ao candidato que participe da classe ou ministério.
h) Dê seguimento à decisão. Quando a pessoa disser sim, louve a Deus por esse compromisso. Se ela disser não, louve a Deus por ela ter sido honesta em vez de ter aceito o ministério apenas para desistir duas ou três semanas depois. Acima de tudo, faça com que a decisão seja um compromisso espiritual com o Senhor Jesus Cristo.
i) Treinamento para o ministério. Os líderes têm de fornecer treinamento adequado para preparar os novos recrutas a fim de que satisfaçam as necessidades dos alunos.
2. Instalações para aprendizagem eficaz. A programação deve determinar as instalações que você tem e não o contrário.
Classes para crianças em idade pré-escolar precisam de aproximadamente 10,5 metros quadrados de espaço por criança. Ter muitas crianças em uma sala fará com que todos se sintam espremidos e sem liberdade de movimentos. Problemas de disciplina surgem e fica difícil reter os professores nos cargos.
As instalações devem focalizar em sua situação de aprendizagem e também proporcionar espaço para o envolvimento na aprendizagem ativa.
3. Currículo que satisfaça as necessidades das crianças. O ministério com crianças requer um currículo profissionalmente preparado.
Na organização de um ministério com crianças, muitas áreas devem ser levadas em consideração. Se a igreja ou escola trabalhar em cima destes três pontos promoverá mudanças na vida de cada criança.
Trecho extraído de: Manual de Ensino Para o Educador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
Atividade
Talvez não faça muito sentido aos alunos apenas dizer-lhes que esta foi a última aula do trimestre, mas certamente entenderão se você disser: “Terminamos a revista, e domingo começaremos uma nova!” Mostre a nova revista, e estimule-os a comparecer na próxima aula. Entregue-lhes a revista concluída e o plano de freqüência para que levem para casa. Seria interessante dar um prêmio aos alunos que não tiveram falta, e algum brinde aos demais.
Desejamos a todos os professores do Maternal um Ano Novo repleto das bênçãos do Senhor.