quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Lição 6 - 1º Trimestre 2015 - ADULTOS - SANTIFICARÁS O SÁBADO.

Lição 6

Santificarás o Sábado1° Trimestre de 2015
rev-adultos
INTRODUÇÃO
I – O SÁBADO DA CRIAÇÃO
II – O SÁBADO INSTITUCIONAL
III – O SÁBADO LEGAL
IV – UM PRECEITO CERIMONIAL
V – O SENHOR DO SÁBADO
CONCLUSÃO
EXIGIR A GUARDA DO SÁBADO COMO CONDIÇÃO PARA A SALVAÇÃO NÃO É CRISTIANISMO
EFÉSIOS 2.8-10
A lição desta semana não pode se deter apenas em assuntos periféricos, tais como “os adventistas estão certos ou errados” ou em “sermos ou não legalistas”. O sentido desta lição é mais do que esse. É fazermos uma pergunta honesta: O que estamos fazendo com o dia do Senhor? E com a nossa vida e saúde?
A palavra “sábado” é um termo hebraico e significa “sétimo”. O mandamento do descanso foi instituído por Deus, em primeiro lugar, para que o ser humano pudesse descansar. Lembre de que o contexto do advento da lei era a libertação da escravidão de Israel no Egito. Como escravos, os hebreus não tinham descanso, eram explorados diuturnamente a fim de produzir mais e mais para o império de Faraó. Este via os judeus como números ou objetos necessários para enriquecerem ainda mais o Palácio. O Faraó não via os hebreus como pessoas que precisavam descansar e recarregar as energias porque eram pessoas, gente que precisava de dignidade. Apesar de Faraó não ver os israelitas como seres humanos, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó contemplou todo esse processo de escravidão humana.
E ouviu o clamor do seu povo!

Por razões culturais, religiosas e teológicas as três principais religiões monoteístas do mundo guardam um dia da semana como o significado de descanso e reverência a uma só divindade: os judeus, o Sábado; os árabes, a Sexta-Feira; os cristãos, o Domingo. Mais que discutir o dia do descanso, o importante é observarmos o sentido do Sábado, o seu descanso e a sua reverência para o Criador dos Céus e da Terra. Ora, para nós, que confessamos Jesus como Salvador, o domingo é o dia do Senhor. Observamos o domingo porque foi o dia em que Jesus de Nazaré ressuscitou dos mortos, a Igreja Primitiva se reunia para comer o pão e confraternizar-se com alegria e singeleza de coração. Não é verdade que foi Constantino quem inventou o Domingo, o imperador romano apenas o legitimou e oficializou uma prática de mais de três séculos guardada pela comunidade cristã primitiva.
Não tenha esta pergunta como legalista, mas o que estamos fazendo com o dia do Senhor? Salva as exceções, o dia de descanso oficial no mundo ocidental é o domingo. Numa perspectiva bíblica e evangélica, neste dia deveríamos dedicar-nos a meditação espiritual, adoração ao Senhor com os irmãos, o convívio com a família e a visita aos enfermos. Um dia para se viver em comunidade! Não mero ativismo religioso onde pessoas se cansam mais do que no trabalho secular. A lição desta semana não pode se deter apenas em assuntos periféricos, tais como “os adventistas estão certos ou errados” ou em “sermos ou não legalistas”. O sentido desta lição é mais do que esse. É fazermos uma pergunta honesta: O que estamos fazendo com o dia do Senhor? E com a nossa vida e saúde?
Extraído da Revista Ensinador Cristão N° 61

Lição 5 - 1º Trimestre 2015 - ADULTOS - NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR EM VÃO..

Lição 5

Não tomarás o nome do Senhor em vão1° Trimestre de 2015
rev-adultos
INTRODUÇÃO
I – O NOME DIVINO
II – O NOME QUE SE TORNOU INEFÁVEL
III – TOMAR O NOME DE DEUS EM VÃO
IV – O SENHOR JESUS PROIBIU O JURAMENTO
CONCLUSÃO
O PERIGO DO FALSO JURAMENTO EM NOME DE DEUS
MATEUS 5.37
Na lição desta semana, estudaremos a respeito do mandamento divino: “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão” (Cf. Êx 20.7). Nele, aprenderemos uma série de lições acerca do temor para com o nome do Senhor e a responsabilidade que temos de cumprir com a nossa palavra. Por esta razão, devemos tomar o devido cuidado, pois muitas vezes nos deparamos com o perigo de jurar falsamente e, com isso, não cumprirmos com o compromisso que tratamos. Tal comportamento evidencia um mau testemunho entre os infiéis, que certamente não compreenderão o porquê de semelhante atitude, visto que afirmamos ter o compromisso com a verdade declarada na Palavra de Deus.
O mesmo Senhor Jesus nos ensinou: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna” (Mt 5.37). Isso significa que, devemos manter o compromisso firme com o que dizemos, a fim de não contrariarmos a Palavra de Deus. Outro cuidado deve ser tomado acerca do mau uso do nome de Deus em juramentos, inclusive, por razões fúteis. Visto que, o Senhor espera ser honrado por aqueles que conhecem o seu nome “que está acima de todo nome” (Cf Fl 2.9-11).Caro professor, considerando estas afirmativas, reflita com a sua classe sobre quais os motivos que levam as pessoas, até mesmo crentes, a não manterem o firme compromisso com o que prometem. O hábito de mencionar o nome de Jesus continuamente, até mesmo em ocasiões desnecessárias, é correto? Tenha uma boa aula!

I. O juramento falso

Em razão disso, a Palavra de Deus declara em várias ocasiões acerca do juramento, ou mesmo, do “voto”, que tem uma conotação mais religiosa, que não devemos “jurar”, “votar” ou firmar algum compromisso perante Deus e não cumprirmos. Em Eclesiastes, o pregador diz: “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votes e não pagues” (5.4,5). Porquanto, a admoestação divina para seus servos é que mantenham o compromisso com o juramento. Todo e qualquer juramento que consiste apenas em palavras vãs, é considerado um juramento falso e Deus não se agrada de tal atitude.

De acordo com o Dicionário Wycliffe, a palavra juramento é um recurso por palavra ou ato para confirmar a verdade da declaração de uma pessoa ou o cumprimento de uma promessa (Gn 21.23,30; 31.53; Gl 1.20; Hb 6.16). Os juramentos nas Escrituras são de dois tipos, aqueles feitos por Deus e aqueles feitos pelos homens. [...] A lei mosaica enfatizou a natureza obrigatória dos juramentos (Nm 30.2), e decretou o castigo para o perjurador, aquele que faz um juramento falso (Dt 19.16-19; 1 Tm 1.10). O falso juramento de uma testemunha ou uma falsa afirmação com relação a uma promessa ou a alguma coisa encontrada, exigia uma oferta pelo pecado (Lv 5.1-6; 6.2-6). A lei enfatizou a seriedade dos juramentos (Êx 20.7; Lv 19.2; Zc 8.16,17) e proibiu o juramento por deuses falsos (Js 23.7; Jr 12.16; Am 8.14)” (CPAD, 2010, p.1118-19). Portanto, é imprescindível que mantemos o firme compromisso com a “nossa palavra”, para que não sejamos encontrados em desobediência perante Deus.

II. O compromisso com a palavra: “sim, sim” e “não, não”

É importante considerarmos que o nosso comportamento, torna-se mais evidente que as nossas palavras. E por causa disso, certamente somos observados pelos que estão de fora, que desejam saber se verdadeiramente cremos na Palavra que tanto pregamos, e isso será evidente pelas boas obras que em nós observarem. O apóstolo Paulo declarou: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um” (Cl 4.6).

Visto que, o nosso dever é testemunhar entre os infiéis, apresentado a mensagem do Reino em nossa prática diária, pois assim, mostraremos ao mundo que verdadeiramente somos testemunhas de Cristo, como Ele mesmo declarou antes da sua ascensão: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

Desse modo, convém que a nossa palavra, em verdade, seja “sim, sim e não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna” (Mt 5.37). Portanto, devemos ser honesto em tudo quanto tratarmos com os homens, pois Deus conhece todas as coisas e “pedirá conta de toda obra realizada debaixo do sol” (Cf. Ec 3.15; 12.14).

III. O uso indevido do nome de Deus: uma “procedência maligna”

Em face disso, não podemos contradizer a Palavra de Deus; o que votamos, devemos pagar, a fim de que o evangelho não seja blasfemado. Todavia, o nome de Deus não deve ser mencionado, ou mesmo, colocado como prova de veracidade em prol de motivos fúteis, quando tratamos com os homens. Há pessoas que por qualquer causa banal, mencionam o nome de Cristo, e isso, a fim de garantirem que não estão mentindo em relação ao que afirmam, quando na verdade, basta apenas uma palavra: sim, sim, ou não, não. Tal atitude desagrada a Deus, visto que, o Senhor sonda o coração do homem e sabe se há realmente honestidade em suas palavras: “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações” (Jr 17.10).

O Comentário Bíblico Mattew Henry, afirma que o uso indevido do nome do Senhor, o juramento falso, provém do maligno: “Isto vem do Diabo, o maligno; vem da corrupção da natureza humana do homem, da paixão e da veemência; de uma vaidade reinante na mente, e do desprezo pelas coisas sagradas; vem daquela falsidade que há nos homens. “Todo homem é mentiroso” (Rm 3.4), e consequentemente, os homens usam estas declarações porque desconfiam uns dos outros e pensam que sem estas palavras não se pode acreditar neles. Observe que os cristãos devem, para crédito da sua religião, evitar não somente o que é mal em si mesmo, mas o que vem do mal e aquilo que tem aparência de mal. É necessário evitar aquilo que possa ser suspeito, aquilo que vem de alguma causa ruim. Um juramento é algo físico, e, portanto, pressupõe alguma deficiência” (CPAD, 2010, p.57). Assim, devemos evitar mencionar o nome santo do Senhor indevidamente, pois Deus não terá por inocente “o que sabe fazer o bem e não o faz” (Tg 4.17a).

Considerações finais

Tendo em vista que a Bíblia Sagrada condena o hábito de mencionar o nome do Senhor indevidamente, devemos ter a consciência de que, o nosso Deus tem compromisso com a verdade. Por conseguinte, é dever de cada um dos seus servos, andarem nessa verdade também: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4.15). Desse modo, todo e qualquer juramento que apele pelo nome do Senhor deve ser evitado. A nossa integridade e comprometimento com a Palavra de Deus é conhecida não por nossas palavras, e sim, pelo comportamento compatível com o que acreditamos.

Há muitas pessoas que, apesar de terem o conhecimento da Verdade, não procedem devidamente de acordo com a fé que professam e terminam por apresentarem um mau testemunho entre os infiéis. Tal comportamento deve ser repensado para que o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo não seja difamado. Portanto, não é correto o hábito de mencionar o nome do Senhor por razões fúteis. Antes, o nome do nosso Deus deve ser honrado e reverenciado, através de uma vida honesta e íntegra que evidencia a graça do Espírito Santo em nosso coração.
Por Thiago Santos
Educação Cristã.
Publicações, CPAD.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Lição 5 - 1º Trimestre 2015 - Jovens.

Lição 5


rev-jovens
INTRODUÇÃO

I – É POSSÍVEL SER CASTO EM MEIO A UMA GERAÇÃO CORROMPIDA
II – POR QUE ESPERAR ATÉ O CASAMENTO (1 Ts 4.3; 2 Tm 2.22)
III – O QUE FAZER QUANDO SE TOMAM DECISÕES PRECIPITADAS (Mt 5.28; 1 Jo 1.9; 1 Jo 1.7)
CONCLUSÃO
O PECADO DA FORNICAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
EFÉSIOS 5.5

Na lição desta semana, aprenderemos a respeito de um assunto intrigante para a juventude de nossas igrejas: a prática da fornicação. Deus espera que a mocidade conserve a santidade e a obediência em sua obra, a fim de que cumpramos o propósito de anunciar a sua Palavra por meio de uma vida casta que adore a Deus em espírito e em verdade (Jo 4.23,24).
Em razão disso, a Palavra orienta a todos os que querem compartilhar de uma vida pura e de comunhão com Deus, que se guardem da fornicação, ou seja, das práticas imorais e do uso indevido do sexo antes do casamento, ou mesmo, fora dele (1 Co 6.13-20). Tais práticas são prejudiciais a comunhão com Deus e, tem como resultado, uma série de problemas emocionais e físicos para aqueles que assim procedem, sem contar as consequências na família, como uma gravidez precoce, a pausa nos estudos, a necessidade de assumir responsabilidades com um novo lar e, isso, de forma prematura.

Por conta disso, a lição desta semana, traz algumas observações necessárias para que a juventude de nossas igrejas não se renda às dificuldades que surgem nesta fase de novas escolhas, antes, procure a orientação necessária para que aflições maiores sejam evitadas. Caro professor! Converse com seus alunos a respeito do que a Palavra de Deus ensina sobre a pureza cristã, enfatize que a prática da fornicação pode acarretar consequências catastróficas que podem mudar o futuro de nossa juventude, caso não sejam feitas as escolhas corretas. Boa aula!

1. Deus espera santidade de seus servos.
Em face disso, a Palavra de Deus nos afirma que Ele é santo, e assim, espera que seus servos também vivam em santidade (Cf 1 Pe 1.15,16; 3.15a). De acordo com o Dicionário Vine, “o termo ‘santo’, provém do grego hagiasmos e, é traduzido (Cf. Rm 6.19; 1 Ts 4.7) por ‘santificação’. Significa: separação para Deus (1 Co 1.30; 2 Ts 2.13; 1 Pe 1.2); o estado resultante, a conduta que convém àqueles que são separados (1 Ts 4.3,4,7). A santificação é, pois, o estado predeterminado por Deus para os crentes, no qual Ele, pela graça os chama, e no qual, eles começam o curso cristão, e assim, o buscam. Por conseguinte, eles são chamados ‘santos’ (hagioi) (CPAD, 2009, p.970).

Desse modo, Deus tem um propósito para a vida de cada um dos seus servos. Sua vontade é que permaneçamos em constante santificação até a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele espera que vivamos uma vida casta, cujas obras evidenciem a “Verdade” em que cremos (Cf. 1 Ts 4.1-5). Em toda a Palavra de Deus, encontramos o Criador tratando com a sua criação, e apresentando ao homem, as causas que resultaram na “quebra” da Aliança e no distanciamento do homem da presença do Criador. Todavia, o Senhor Deus estende a sua misericórdia, a fim de que o homem retorne a comunhão com Deus e tenha acesso ao Santo dos santos, “pelo novo e vivo caminho” (Cf. Hb 10.20).

2. A prática ilícita da “fornicação”.
Nesse caso, é indispensável que a igreja, e mais especificamente, a mocidade, seja orientada a saber lidar com esta fase da vida, em que muitos são tentados a viver de maneira dissoluta, até mesmo na presença de Deus. De fato, o pecado da fornicação, como afirma a Palavra de Deus, é considerado um delito contra a própria pessoa que a pratica. O apóstolo Paulo declara: “Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Co 6.18,19).
Assim sendo, os que praticam essa imoralidade, corrompem a própria alma, visto que, além da perder a comunhão com Deus, ainda pervertem o próprio corpo, que é o Templo do Espírito Santo. De acordo com o Dicionário Vine, “‘fornicação’, (gr. porneia) refere-se ao ‘intercurso sexual ilícito’ (Jo 8.41; At 15.20,29; 21.25; 1 Co 5.1; 6.13,18; 7.3; 2 Co 12.21; Gl 5.19; Ef 5.3); em Mt 5.32 e 19.9, representa ou inclui o adultério; é diferenciado do adultério em Mt 15.19 e Mc 7.21” (CPAD, 2009, p.665). A fornicação em si, provém do uso indevido do ato sexual, constituído por Deus, exclusivamente para o laço matrimonial. Sendo assim, qualquer prática sexual antes do casamento, isto é, falando-se de solteiros, é designado “fornicação”, porquanto, não está sujeito a lei de Deus e nem verdade o pode ser.
Semelhantemente, a prática de fornicação também ocorre após o casamento, sendo assim considerada, a partir do momento que um dos cônjuges precede imoralmente e comete adultério. Nesse caso, também pode ser considerado adultério (Cf. Mt 5.32).

3. As consequências prejudiciais da fornicação para a mocidade.

Tendo em vista que, a Palavra de Deus nos exorta que “deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta” (Cf. Hb 12.1). Desse modo, devemos perceber que as práticas imorais devem passar de longe da nossa conduta e maneira de viver.
Infelizmente, nos dias atuais temos visto uma triste realidade ocorrendo na vida de muitos jovens. Devido aos fortes “anseios” da mocidade, as crises e conflitos existenciais que muitos jovens se deparam nesta fase, sem contar as pressões externas para fazê-los parecidos com o mundo, são fatores que influenciam na escolha que muitos jovens fazem pelo pecado. Também a necessidade de ser aceito pelos demais ou ser notado(a), faz com que muitos se entreguem a falsas carícias como forma de suprir a carência e a baixa autoestima. Isso ocorre, muitas vezes, pela falta de atenção dos pais, ou mesmo, a ausência de alguém mais experiente que possa orientar a juventude em meio a este processo que apresenta determinado grau de complexidade, de acordo com o contexto de cada jovem.
Tais fatores contribuem para o desaponto e, por conseguinte, para o fracasso emocional do jovem que deixa de desfrutar de uma boa fase da juventude, em decorrência de uma gravidez precipitada, da pausa nos estudos, de assumir uma família de forma prematura, sem contar, as marcas emocionais e físicas que ficam, e a perda da comunhão com Deus.
Todavia, o Senhor Deus é misericordioso e almeja restaurar a vida dos que assim, se comportaram de forma precipitada. Porquanto, “Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor JEOVÁ; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva?” (Cf. Ez 18.23). Assim, o Criador deseja restaurar a vida dos que se atém a Ele e se arrependem de todo o coração.

Considerações finais
Portanto, o Senhor Deus almeja que todos quanto o desejam servir, que o façam com santidade e obediência, a fim de compartilharem de uma vida pura e de plena comunhão com o Criador. Que se guardem de toda e qualquer prática considerada imoral diante de Deus, inclusive da fornicação, a fim de que sejam evitados maiores problemas que podem comprometer um futuro repleto de bênçãos.

Deus tem sempre o melhor para os seus, e o ato sexual é um presente de Deus reservado para aqueles que desejam constituir uma família na presença de Deus e desfrutar de um relacionamento conjugal feliz. Sendo assim, é papel da Igreja, orientar a juventude para que busque na Palavra de Deus e nos mais experientes, o conselho necessário, a fim de que façam a escolha certa, no momento certo.

É importante considerar que, o ensino para a juventude no que diz respeito a esse assunto, deve ser de forma preventiva e não corretiva. Porquanto, a ausência de aconselhamento aumenta a probabilidade de incidentes ocorrerem, pois como afirma a Palavra de Deus: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento” (Os 4.6). Que possamos ajudar nossos jovens mediante aos conflitos e situações complexas que atravessam rumo ao amadurecimento na presença do Senhor.
Por Thiago Santos
Educação Cristã.
Publicações. CPAD.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Lição 2 - 1º Trimestre 2015 - Pré Adolescentes 11 e 12 anos.

Lição 2

O libertador
1° Trimestre de 2015
rev-pre-adolescente
TEXTO BÍBLICO - Êxodo 12:31-41.
Caro professor, vamos falar sobre o poder de Deus de cuidar e libertar seu povo. Ao iniciar a aula, faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi à palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
PALAVRA CHAVE
A palavra chave desta lição é LIBERTADOR, assim como o título. Deus libertou seu povo do Egito, realizando o seu mover em favor dos seus.
SOBRE A LIÇÃO 
Deus com seu poder soberano liberta o seu povo. O Egito era uma das potências mundiais da época, e o povo israelita descendentes de Jacó também habitava ali, e multiplicaram-se de modo que quando saíram do Egito eram cerca de 600.000 homens, além das mulheres e das crianças. Deus permitiu a opressão a Israel para separa-los da idolatria e das práticas imorais do Egito. Deus estava atento ao sofrimento do povo israelita e no momento certo os livrou do cativeiro de forma sobrenatural.
Tenho visto... A aflição do meu povo. Assim como Deus estava atento ao sofrimento do seu povo no Egito. Ele também conhece as aflições de todos os outros seus servos. Ele ouve o clamor dos aflitos e dos oprimidos. Em ocasiões, os santos precisam clamar a Deus para que Ele intervenha com misericórdia em seu favor. Quer nossa opressão provenha das circunstâncias, das pessoas, de Satanás, do pecado, ou do mundo – o consolo, graça e ajuda de Deus são plenamente suficientes para satisfazer todas as nossas necessidades. No tempo certo, Deus nos livrará. (Bíblia de Estudo Pentecostal. Almeida Revista e Corrigida. CPAD, 1995, P.119.)

SOBRE A FAIXA ETÁRIAMeditações Comuns Sobre a Fé Nessa Idade
Seus alunos, na época em que saem desse estágio e rumam para a adolescência, sabem quem são, como se encaixam na história de Deus e por quais escolhas são responsáveis. Eles têm uma história de boas decisões e sentem-se confortáveis com ideia de que fizeram e podem fazer escolhas certas e se disciplinarem para ter um tempo com Deus. Com esse fundamento, se tornarão pessoas que querem conhecer e aprender mais sobre a vida cristã, que crescem no relacionamento com Deus e assumem a responsabilidade por isso.
Adaptado de: Ensine Sobre Deus às Crianças, De: Trent, John- Osborne, Rick- Bruner, Kurt. 2007. Pag.154. CPAD.

Lição 1 - 1º Trimestre 2015 - Pré Adolescentes 11 e 12 anos.

Lição 1

O Criador
1° Trimestre de 2015
rev-pre-adolescente
TEXTO BÍBLICO - Gênesis 1: 1-4, 26-28 e 31.
Caro professor, vamos começar uma nova revista. Este é o primeiro domingo em que você e sua classe se encontram, lembre-se de apresentar os novos colegas que estão ingressando a turma. Vamos falar sobre a criação do mundo, o princípio de tudo, feito por Deus.

PALAVRA CHAVE
• A palavra chave desta lição é CRIADOR. Vamos falar sobre o poder que só há em Deus, o poder de criar a partir do nada. A palavra chave tem como intuito, basear às crianças sobre o assunto contido na lição, de modo que ao pronunciar a palavra chave logo irão lembrar-se sobre a aula.
 SOBRE A LIÇÃO
Sobre o poder de Deus• Só há em Deus o poder de dar existência sem a utilização de qualquer material preexistente. “Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus” (Sl 62.11). O poder de Deus é como Ele mesmo, simplesmente existe. Deus é um ser infinito, eterno e auto-existente, nunca houve um momento em que não houvesse Deus, não foi necessário que alguém o criasse, pois então este seria Deus. Não há ninguém que possua poder que se compare ao de Deus, nem o mais poderoso dos homens. Toda a criação é um dos maiores testemunho da dimensão de seu poder, feita a partir de suas palavras, agindo de acordo com sua infinita sabedoria, o Senhor criou tudo semelhante a sua perfeição.

SOBRE A FAIXA ETÁRIA
• As crianças na classe dos pré-adolescentes, já possuem um considerável nível de autonomia, e já podem tomar decisões sozinhas, refletindo em sua vida espiritual. Por tanto nesse momento é que você como professor, deverá auxiliar seus alunos na escolha de seus caminhos, ensinando o que a bíblia diz e como eles devem viver.

Desenvolvimento Físico Mental
• Nessa idade, as crianças trabalham arduamente no processo de crescimento. Continuam uma série de tarefas iniciadas anteriormente, tal como a internalização de valores e a formação de amizades. Os grupos de parceiros tornam-se cada vez mais importantes. As crianças dessa idade têm um aguçado senso de lealdade, gostam de fazer atividades, querem fazê-las, passatempos de equipe, têm boas lembranças e são colecionadoras. Elas pensam com a lógica e raciocinam a respeito das experiências que tiveram. Conseguem lidar com abstrações.

Extraído de: Ensine Sobre Deus às Crianças, De: Trent, John- Osborne, Rick- Bruner, Kurt. 2007. Pag.150. CPAD.

Lição 2 - 1º Trimestre 2015 - Juniores 9 e 10 anos.

Lição 2

DEUS SE ABORRECE
1° Trimestre de 2015
rev-juniores
TEXTO BÍBLICO - Gênesis 3.1-4, 16.
Caro professor, nesta lição vamos falar sobre o primeiro pecado. Ao iniciar a aula, faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi à palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
PALAVRA CHAVE
A palavra chave desta lição é PECADO. A palavra pecado significa: Transgressão, erro ou falta; Violação de um princípio. Diga o significado desta palavra aos alunos, cite como exemplo o pecado contado na história e outros.
SOBRE A LIÇÃO
O pecado é citado muitas vezes na Bíblia, começando com o pecado “original” estudado na lição, cometido por Adão e Eva ao comerem do fruto proibido desobedecendo a ordem dada por Deus. Mas a luz da tradução original da Bíblia pecar vai muito além de apenas violar qualquer Lei. Refere-se a nunca alcançar a marca. A marca da perfeição, imposta por Deus, a qual só Jesus alcançou. Avaliando por este ângulo, é fácil concluirmos que todos somos pecadores. Essa é a forma em que Deus nos fez, pois ao considerarmos nossas fraquezas reconhecemos que precisamos do Senhor. E o arrependimento é a maior e melhor consequência, pois hoje é somente o que precisamos fazer, nos arrepender e pedir perdão, pois Jesus já morreu na cruz por nossos pecados e no terceiro dia ressuscitou, vencendo o pecado e a morte. "Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós" (1 João 1:8-10).

SOBRE A FAIXA ETÁRIA
“Temos por certo que aquilo que for lançado enquanto a criança estiver em formação, isto é, na infância, jamais será esquecido, principalmente se o ensino lhe descer ao coração. A sua personalidade e caráter serão diferentes, e as suas atitudes serão de um verdadeiro filho de Deus. Os ensinamentos a levarão a adquirir sensibilidade espiritual para que seja dirigida, guiada pelo Espírito Santo em todos em todos os seus projetos. “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” (Pv 22.6)

Extraído de: Evangelização e Discipulado Infantil, De: Costa, Debora Ferreira Da. Pag.57. CPAD.

Lição 1 - 1º Trimestre 2015 - Juniores 9 e 10 anos.

Lição 1

O DEUS CRIADOR
1° Trimestre de 2015
rev-juniores
TEXTO BÍBLICO - Gênesis 1-2
Caro professor, vamos começar uma nova revista. Este é o primeiro domingo em que você e sua classe se encontram, lembre-se de apresentar os novos coleguinhas que estão ingressando a turma. O objetivo desta lição é ensinar sobre o imenso poder de Deus. O poder para criar a partir do nada, o poder que só há em Deus.
PALAVRA CHAVE
• A palavra chave desta lição é CRIAÇÃO. Vamos falar sobre o poder de criar, o poder que habita em Deus. A palavra chave tem como intuito, basear às crianças sobre o assunto contido na lição, de modo que ao pronunciar a palavra chave logo irão lembrar-se sobre a aula.
SOBRE A LIÇÃO...
• “No principio criou Deus os céus e a terra...” (Gn 1:1) Criar significa: provocar a existência de; Dar origem a partir do nada. O poder de fazer com que alguma coisa seja construída a partir do nada pertence exclusivamente a Deus, e foi assim que o Senhor criou o universo, que no momento da criação ainda não tinha uma forma ordenada como agora. A terra estava totalmente uniforme, e em trevas. E então Deus criou a luz, e deu forma ao universo e criou os seres viventes. Deus fez tudo isso através do poder de sua palavra, como declara a Bíblia: “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército dEle, pelo espírito da sua boca” (Sl 33.6). Sem dúvida Deus fez cada parte da criação com muito amor, imaginação e capricho. Pare e observe por alguns instantes as coisas que Deus criou, veja como linda é uma flor, com suas pétalas tão coloridas; observe os céus, quantas nuvens de diferentes formas; ouça quantos sons agradáveis. Só o Senhor é capaz de criar coisas tão perfeitas. “Ele fez a terra pelo seu poder, ele estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com sua inteligência estendeu os céus.” (Je 10.12)
SOBRE A FAIXA ETÁRIA
• Nesse estágio de crescimento seu aluno já é capaz de aprofundar seu compromisso no caminho de Deus, já há um comprometimento maior com seu crescimento espiritual.

O crescimento é um conceito que se aprende
“O crescimento espiritual, como também o físico, não acontece da noite para o dia. Ele acontece aos poucos, quando seu aluno passa um tempo com Deus com regularidade e internaliza o que aprende. Isso acontece quando fazem escolhas certas – e quando comentem erros e aprendem com eles.”

Adaptado de: Ensine Sobre Deus às Crianças, De: Trent, John- Osborne, Rick- Bruner, Kurt. Pag.129. CPAD.

Lição 2 - 1º Trimestre 2015 - JD Infância 5 e 6 anos.

Lição 2

Maria visita sua prima
1° Trimestre de 2015
rev-jardim
TEXTO BÍBLICO - Lucas 1.39-56
Prezado professor, o objetivo desta lição é mostrar a grandeza do Senhor aos alunos e como devemos ser gratos por todas as promessas que Ele tem para nossas vidas. Ao iniciar a aula, faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi à palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
PALAVRA CHAVE
A palavra chave desta lição é ALEGRIA. Esta palavra é baseada no cântico em que Maria faz ao Senhor, para demonstrar toda sua gratidão e alegria pelas bênçãos concedidas. Fale sobre a alegria de Maria por conceber o Messias e por saber que Isabel, também teria um bebê, e que este anunciaria a vinda de Jesus Cristo.
PARA REFLETIR
A visita de Maria a Isabel é sem dúvida, o encontro de dois milagres. Maria, com a maternidade divina, e Isabel, uma mulher de idade avançada e estéril grávida de seu primeiro filho. Duas mulheres agraciadas pelas bênçãos do Senhor. Milagres como estes comprovam a grandeza e, a fidelidade de Deus e seu infinito poder. Maria rende graças e adora ao Senhor com seu cântico, sendo um exemplo para todos nós. Devemos render graças ao Senhor, por todas as promessas que tem se cumprido em nossas vidas.
CONHECENDO A FAIXA ETÁRIA
No Jardim as crianças ainda não conseguem assimilar o conceito de tempo, por isso que na história contada as crianças por sua revista não cita o tempo levado por Maria até a casa de Isabel. Então, caso você conte aos seus alunos qualquer história com este elemento, se possível deixe-os de lado, assegurando que história não dependa do significado deste conceito.

Lição 1 - 1º Trimestre 2015 - JD Infância 5 e 6 anos.

Lição 1

Um Anjo Anuncia o Nascimento do meu Amigo
1° Trimestre de 2015
rev-jardim

Texto Bíblico - Lucas 1.26-38
Prezado professor, este é o primeiro domingo em que você e sua classe se encontram, lembre-se de apresentar os novos coleguinhas que estão ingressando a turma.
PALAVRA CHAVE
• A palavra chave desta lição é IMPOSSÍVEL. Use frases que de ênfase ao poder de Deus de conquistar o impossível. Diga que por meio de nossa fé é que Deus realiza o impossível em nossas vidas.

PARA REFLETIR
• Maria foi a jovem escolhida por Deus para maternidade divina. Um anjo lhe trouxe a mensagem de que ela concederia um bebê, e disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim (Lucas 1.30-33)”. Mesmo não tendo ainda se casado, Maria não questionou a mensagem transmitida pelo Anjo, apenas se colocou diante da sua vontade dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se segundo a tua palavra (Lucas 1.38)”. Para Deus realizar o impossível na vida de Maria, foi necessário que ela colocasse sua fé em ação, crendo na palavra do Deus, transmitida pelo anjo. Devemos aprender com Maria, trabalhando nossa fé para conquistar o impossível.

CONHECENDO A FAIXA ETÁRIA
• Vamos falar sobre o Jardim de infância. Esta classe nunca será um lugar enfadonho, será dificilmente silenciosa, pois frequentemente haverá ruídos típicos de crianças. Sendo composta de posturas mais tímidas e comportamentos impulsivos. Você deve pensar que cada criança é única. Sobre este assunto o pequeno texto abaixo te ajudará a conceituar as características individuais de cada criança, em que a autora chamará de ‘singularidades’:
o “Esta singularidade é muito mais profunda do que se imagina. Inicia-se no nascimento, ou até mesmo antes disso, e envolve a criança como um todo. O seu modo de ser afeta suas reações, suas tentativas de solucionar os problemas, seu relacionamento com as pessoas, ou até mesmo suas decisões a serem tomadas. Não são apenas “diferenças individuais”. Ao falarmos em diferenças individuais, tendemos a pensar em desvios de padrão de acordo com a idade. Contudo, o conceito de singularidade ultrapassa esta ideia. Para o professor, significa ver cada criança como a pessoa que é, considerando o seu potencial e orientando-a em cada situação”.
Extraído de: Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância, De: Beechick, Ruth. Pag. 10. CPAD.

Lição 2 - 1º Trimestre 2015 - Maternal 3 e 4 anos.

Lição 2

A história do mar que se abriu
1° Trimestre de 2015
rev-maternal
TEXTO BÍBLICO - Êxodo 14
Prezado professor, o objetivo desta lição é ensinar as crianças que Deus luta e guerreia por nós. Ao iniciar a aula, faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi à palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

PALAVRA CHAVENesta lição, não utilizaremos uma palavra chave e sim uma frase, em vamos pautar toda a nossa aula. A frase é “Deus luta por nós!”. Repita está frase durante a aula. Explique que também fazemos parte do povo de Deus, assim como os israelitas.
PARA REFLETIR
Um dos mais ricos registros da bíblia realizados por Deus foi a travesseia entre o mar, onde as águas foram separadas podendo o povo de Israel passar em terra seca. Sobre a misericórdia Do Senhor os israelitas foram retirado do cativeiro do Egito, sendo conduzidos até a terra prometida, a terra de Canãa. Faraó resolve recuperar o que havia deixado ir, porém os planos de Deus não podem ser frustrados. Deus luta por nós, nunca nos desampara! E foi isso que ele fez com seu povo nesta ocasião, realizando milagres, abrindo o mar para o povo de Israel passar, para que a vitória fosse garantida e seu nome fosse louvado. Louve a Deus, ele luta por você!
CONHECENDO A FAIXA ETÁRIA
Ao contar a história às crianças, enfatizando o fato de Deus “lutar” por nós, é natural que imaginem uma luta corporal, como as entre os heróis e vilões, pois essa é a concepção de luta que conhecem e que até agora os apresentaram. Explique- as usando palavras adequadas a essa idade, o real sentido de “luta” neste contexto, como por exemplo, quando estamos tristes por alguma coisa, diga a elas que Deus nos dá motivos para nos alegrar, como nossa casa e nossa família. Deus luta também para nos ver felizes.

Lição 1 - 1º Trimestre 2015 - Maternal 3 e 4 anos.

Lição 1

A história de um cestinho e um bebê
1° Trimestre de 2015
rev-maternal
Texto Bíblico - Êxodo 2.1-10.

Prezado professor, o objetivo desta lição é mostrar as crianças o cuidado de Deus e sua proteção. Este é o primeiro domingo em que você e sua classe se encontram, lembre-se de apresentar os novos coleguinhas que estão ingressando a turma.
PALAVRA CHAVE• A palavra chave para está aula é CUIDADO. Durante a aula procure repetir frases que afirmam sobre o cuidado de Deus. Como por exemplo, “Deus nunca nos abandona!” ou “Quando estiver com medo, confie em Deus, ele nunca nos abandona”. Deixe claro, que assim como Deus cuidou do bebê Moisés, ele cuida de todas as crianças.
PARA REFLETIR• Moisés nasceu no momento em que os filhos dos filhos de Israel eram mortos assim que viam ao mundo. Logo a gravidez não era algo a se comemorar, e sim fato que acarretava medo e insegurança. A história de Moisés nos trás grandes lições que nos são apresentadas desde seu nascimento. A ação de sua mãe nos propõe uma reflexão capaz de renovar nossas forças em Deus, pois ao colocar o bebê no rio, sua ação de fé foi correspondida, sendo Moisés resgatado e permanecido vivo com a permissão do Faraó. Confie em Deus e no seu cuidado!
CONHECENDO A FAIXA ETÁRIA
• São comuns a está idade (de 2 a 4 anos), o medo do escuro e o medo do abandono. O medo do escuro de acordo com a psicóloga Catiéli Malaguez Marques está relacionado ao, “instinto de sobrevivência e é desencadeado pela falta de conhecimento sobre algo, que se torna ameaçador e perigoso”. Para resolver essa questão não se deve obrigar a criança a ficar no escuro, e sim tranquiliza-la e explicar que não é preciso ter medo. O medo do abandono, explica como é dolorosa para algumas crianças a separação da mãe, ao ser deixado nas classes de escola dominical ou em qualquer outro ambiente. O maior medo da criança é que não voltem para buscá-la. Neste caso, o professor deve orientar aos pais que conversem com seus filhos, como é importante ir à escola dominical, que é um lugar onde aprendemos sobre Jesus, que é onde conhecemos novos amigos, e assegura-los de que voltará para busca-lo ao término da aula. Por isso, você professor deve enfatizar nesta aula, que Deus nos guarda no escuro quando estamos com medo, e nunca nos abandona, nem mesmo quando pensamos estar sozinhos.
E foi isso que ele fez com o bebê Moisés, levando ele em segurança pelo rio e protegendo sua vida.