Tiago — A fé que se
mostra pelas obras
06 de julho de 2014
Professor Alberto
TEXTO ÁUREO
“Assim
também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tg
2.17).
VERDADE PRÁTICA
A nossa fé tem de produzir frutos verdadeiros de amor, do contrário,
ela se apresenta falsa.
COMENTÁRIO DO TEXTO ÁUREO
“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tg
2.17).
Nosso texto áureo está
inserido no capítulo 2 da Epístola Universal do Apóstolo S. Tiago, versículos
14 a 25, quando o mesmo escreve sobre “a fé sem obras para nada aproveita”.
O apóstolo Tiago inicia o
assunto no versículo 14 tomando como exemplo prático alguém que declara ter fé,
mas a mesma não se materializa em obras, alguém que declara que tem fé, mas não
é possível percebê-la por que não há fruto, não há obra: “Que proveito há, meus irmãos se alguém disser
que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?” (Tg 2.14), ou
seja, apenas alguém por fazer uma declaração de fé, isso será suficiente?, ou
ele terá que manifestar o fruto dessa fé?
O apóstolo Tiago está
tratando aqui de uma fé morta, uma fé que não passa de um mero pronunciamento
verbal, uma confissão pública vinda do intelecto humano, mas que não procede do
coração. É vazia, sem vida e sem ação. Ele começa com essa negação, e demonstra
o que uma fé vazia significa (versículos 15-17, palavras sem ações), trata-se
de uma fé falsa, sem conteúdo, sem sentido: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si
mesma” (Tg 2.17).
Resumindo, o apóstolo Tiago
está explicando que há dois tipos de fé: uma que leva a obras de Deus, fé que
produz fruto, fé ligada à vida, e outra que não leva a nada, fé estéril, só de
palavras, não produz vida. Portanto, a primeira é verdadeira, outra é falsa.
Uma é morta, outra é viva; daí “a fé sem as obras é morta” (Tg 2.20).
Observe que o apóstolo Tiago
faz referência ao mesmo versículo que o apóstolo Paulo cita em Romanos 4.3
juntamente com vários outros versículos que lidam com justificação pela fé.
Tiago 2.23 diz: “E
creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo
de Deus”. Se o apóstolo Tiago estivesse tentando ensinar uma
doutrina sobre fé e obras que estivesse em contradição com os outros escritores
do Novo Testamento, ele não teria usado Abraão como exemplo. Logo, podemos ver
que justificação é somente pela fé, e que o apóstolo Tiago estava falando a
respeito de uma fé falsa, e não de uma fé verdadeira, quando ele diz que não
somos justificados somente pela fé.
Portanto, as escrituras
ensinam claramente que somos salvos (justificados) pela fé em Cristo e em sua
obra redentora na cruz. Somente essa fé nos salva (Ef 2.8-9). No entanto, não
podemos parar aqui sem analisar o que o apóstolo Tiago sabiamente nos exorta: “Vedes então que é
pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé” (Tiago 2.24).
Assim sendo, não basta simplesmente dizer que tem fé, é preciso expressar a fé
verdadeira, aquela que procede do coração, que produz bons frutos, a fé
verdadeira gera boas obras, a fé falsa é estéril: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é
morta em si mesma” (Tg 2.17).
INFORMAÇÕES INICIAIS
3º Trimestre
- 2014
(Julho, agosto e setembro)
Título: Fé e Obras —
Ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
Comentarista: Pastor Eliezer de Lira e Silva é membro do ministério da IEAD em Curitiba (PR),
filiado à CIEADEP, Pastor Auxiliar, Dirigente na Congregação. Comentarista das
revistas de Escola Dominical - Lições Bíblicas da CPAD, Bacharel em Teologia,
Palestrante em Escolas Bíblicas de Obreiros, Professor de Homilética, Fundador
e Diretor do Projeto Missionário “Ide e Ensinai” em Moçambique, África e
Articulista da revista "Obreiro" - CPAD. Conferencista na área de
liderança ministerial e com casais. É conhecido conferencista de Escolas
Bíblicas em todo o país
Capa:
Estudaremos na revista Lições Bíblicas CPAD,
os importantes ensinos deixados por Tiago, irmão carnal do Senhor. O tema do
trimestre é: “Fé e Obras — Ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica”.
SUMÁRIO DA REVISTA:
Lição 1: Tiago — Fé que se mostra pelas
obras
Lição 2: O propósito da tentação
Lição 4: Gerados pela Palavra da Verdade
Lição 5: O cuidado ao falar e a religião
pura
Lição 6: A verdadeira fé não faz acepção de
pessoas
Lição 7: A fé se manifesta em obras
Lição 8: O cuidado com a língua
Lição 9: A verdadeira sabedoria se manifesta
na prática
Lição 10: O perigo da busca da
autorrealização humana
Lição 11: O julgamento e a soberania pertencem
a Deus
Lição 12: Os pecados de omissão e de
opressão
Lição 13: A atualidade dos últimos conselhos
de Tiago
RESUMO DA LIÇÃO 01
TIAGO – FÉ QUE SE MOSTRA PELAS OBRAS
I - AUTORIA,
LOCAL, DATA E DESTINATÁRIOS (Tg 1.1)
1.
Autoria.
2.
Local e data.
3.
Destinatário.
II - O
PROPÓSITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO
1.
Orientar.
2.
Consolar.
3.
Fortalecer.
III -
ATUALIDADE DA EPÍSTOLA
1.
Num tempo de superficialidade espiritual.
2.
Num tempo de confusão entre “salvação pela fé” ou “salvação pelas obras”.
3.
Uma fé posta em prática.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Tiago 2.14-26
14 - Meus irmãos, que aproveita
se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode
salvá-lo?
15 - E, se o irmão ou a irmã
estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano,
16 - e algum de vós lhes
disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas
necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
17 - Assim também a fé, se não
tiver as obras, é morta em si mesma.
18 - Mas dirá alguém: Tu tens a
fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te
mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
19 - Tu crês que há um só Deus?
Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem.
20 - Mas, ó homem vão, queres
tu saber que a fé sem as obras é morta?
21 - Porventura Abraão, o nosso
pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho
Isaque?
22 - Bem vês que a fé cooperou
com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada,
23 - e cumpriu-se a Escritura,
que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi
chamado o amigo de Deus.
24 - Vedes, então, que o homem
é justificado pelas obras e não somente pela fé.
25 - E de igual modo Raabe, a
meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários
e os despediu por outro caminho?
26 - Porque, assim como o corpo
sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
INTERAÇÃO
“Fé e obras:
Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica” é o tema deste trimestre!
Portanto, estudaremos a Epístola de Tiago.
O
comentarista é o pastor Eliezer de Lira e Silva, conferencista de Escolas
Bíblicas e diretor do projeto missionário Ide Ensinai em Moçambique, África.
Ao ler a
Epístola Universal de Tiago chegamos à conclusão de que o Evangelho não admite
uma vida cristã acompanhada de um discurso desassociado da prática.
A nossa fé
deve ser confirmada através das obras.
Caro
professor, de maneira profunda, estude esta epístola, pois, temos um grande
desafio: convencer os nossos alunos de que vale a pena levar estes ensinamentos
até as últimas consequências.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever as questões
de autoria, local, data e destinatário da epístola.
Entender o propósito
da epístola.
Destacar a
atualidade da epístola.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para iniciar o estudo da Carta de Tiago sugerimos que
reproduza o esquema abaixo na lousa, ou em cópias, conforme as suas
possibilidades.
O esquema é um esboço da epístola a ser estudada.
Ele vai auxiliar na análise panorâmica da carta. Neste esquema ainda
constam informações como: a estrutura da epístola, autoria, tema, data e uma
consideração preliminar. Tenha uma boa aula!
ESBOÇO DA CARTA DE TIAGO
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
Tiago é
classificada como “epístola universal” porque foi originalmente escrita para
uma comunidade maior que uma igreja local.
A saudação: “Às doze tribos que
andam dispersas” (1.1), juntamente
com outras referências (2.19,21), indicam que a epístola foi escrita
inicialmente a cristãos judeus que viviam fora da Palestina.
É possível
que os destinatários fossem os primeiros convertidos em Jerusalém, que, após a
morte de Estêvão, foram dispersos pela perseguição (At 8.1) até a Fenícia,
Chipre, Antioquia da Síria e além (At 11.19).
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Palavra Chave
FÉ:
Confiança absoluta em alguém. A primeira das três virtudes teologais:
fé, esperança e amor.
Neste trimestre, estudaremos a mensagem de Deus entregue aos santos
irmãos do primeiro século por intermédio de Tiago, o irmão do Senhor. Assim
pode ser resumida a Epístola universal de Tiago: uma carta de conselhos
práticos para uma vida bem-sucedida e de acordo com a Palavra de Deus.
A espiritualidade superficial, a ausência de integridade, a carência
de perseverança e a insuficiência da compaixão para com o próximo são
características que permeiam o caminho de muitos crentes dos dias modernos.
O estudo dessa epístola é relevante para os nossos dias, pois
contempla a oportunidade de aperfeiçoarmos o nosso relacionamento com Deus e
com o próximo, levando-nos a compreender que a fé sem as obras é morta (Tg
2.17).
I. AUTORIA, LOCAL, DATA E DESTINATÁRIOS (Tg 1.1)
1. Autoria. Em primeiro lugar, é preciso destacar o fato de
que há, em o Novo Testamento, a menção de quatro
pessoas com o nome de Tiago:
1º) Tiago, pai de Judas, não o
Iscariotes, (Lc 6.16);
2) Tiago, filho de Zebedeu e
irmão de João (Mt 4.21; 10.2; Mc 1.19, 10.35; Lc 5.10; 6.14; At. 1.13; 12.2);
3º) Tiago, filho de Alfeu, um
dos doze discípulos (Mt 10.3; Mc 3.18; 15.40; Lc 6.15; At 1.13) e, finalmente,
4º) Tiago, o autor da epístola,
que era filho de José e Maria e meio-irmão do nosso Senhor (Mt 1.18,20).
Após firmar os passos na fé e testemunhar a ressurreição do Filho de
Deus, o irmão do Senhor liderou a Igreja em Jerusalém (At 15.13-21) e, mais
tarde, foi considerado apóstolo (Gl 1.19). Pela riqueza doutrinária da carta, o
autor não poderia ser outro Tiago, senão, o irmão do Senhor e líder da Igreja
em Jerusalém.
2. Local e data. Embora a maioria dos biblistas veja a Palestina,
e mais especificamente Jerusalém, como local mais indicado de produção da
epístola, tal informação é desconhecida.
Sobre a data, tratando-se do período antigo da era cristã, sempre será
aproximada. Por essa razão, a Bíblia de Estudo Pentecostal data a produção da
carta de Tiago entre os anos 45 a 49 d.C., aproximadamente.
3. Destinatário. “Às
doze tribos que andam dispersas” (Tg 1.1). Há muito a estrutura política de Israel perdera a
configuração de divisão em tribos. Assim, em o Novo Testamento, a expressão
“doze tribos” é um recurso linguístico que faz alusão, de forma figurativa, à
nação inteira de Israel (Mt 19.28; At 26.7; Ap 21.12).
Todavia, ao usar a fórmula “doze tribos”, na verdade, Tiago refere-se
aos cristãos dispersos na Palestina e variadas igrejas estabelecidas em outras
regiões, isto é, todo o povo de Deus espalhado pelo mundo.
SINOPSE DO TÓPICO (I)
O autor da epístola é
Tiago, o meio-irmão de Jesus. A carta foi escrita provavelmente em Jerusalém,
entre os anos 45 e 49 d.C. e dirigida aos cristãos dispersos da Palestina bem
como as igrejas de outras regiões.
II. O PROPÓSITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO
1. Orientar. Em um tempo marcado pela falsa espiritualidade e
egoísmo, as orientações de Tiago são relevantes e pertinentes.
Isso porque a Escritura nos revela o serviço a Deus como a prática
concreta de atitudes e comunhão: guardar-se do sistema mundano (engano, falsidade,
egoísmo, etc.) e amar o próximo.
Assim, através de orientações práticas, Tiago almeja fortalecer e
consolar os cristãos, exortando-os acerca da profundidade da verdadeira, pura e
imaculada religião para com Deus a qual é:
a) visitar os órfãos e as
viúvas nas tribulações;
b) não fazer acepção de pessoas
e
c) guardar-se da corrupção do
mundo (Tg 1.27).
2. Consolar. Numa cultura onde não se dobrar a César,
honrando-o como divindade, significava rebelião à autoridade maior, os crentes
antigos foram impiedosamente perseguidos, humilhados e mortos.
Entretanto, a despeito de perder emprego, pais, filhos e sofrer
martírios em praças públicas, eles se mantiveram fiéis ao Senhor. Por isso, a
epístola é, ainda hoje, um bálsamo para as igrejas e crentes perseguidos
espalhados pelo mundo (Tg 1.17,18; 5.7-11).
3. Fortalecer. Além das perseguições cruéis, os crentes eram
explorados pelos ricos e defraudados e afligidos pelos patrões (Tg 5.4). Apesar
de a Palavra de Deus condenar com veemência essa prática mundana, infelizmente,
ela ainda é muito atual (Ml 3.5; Mc 10.19; 1Ts 4.6).
A Epístola de Tiago não foge à tradição profética de condenar tais
abusos, pois, além de expor o juízo divino contra os exploradores, o meio-irmão
do Senhor exorta os santos a não desanimarem na fé, pois há um Deus que
contempla as más atitudes do injusto e certamente cobrará muito caro por isso.
A queda de quem explora o trabalhador não tardará (Tg 5.1-3).
SINOPSE DO TÓPICO (II)
O propósito geral da epístola de Tiago era orientar,
consolar e fortalecer a Igreja de Cristo que estava sendo perseguida.
III. ATUALIDADE DA EPÍSTOLA
1. Num tempo de superficialidade espiritual. Outro propósito da epístola é levar o leitor a um
relacionamento mais íntimo com Deus e com o próximo.
A carta traz diversas citações do Sermão do Monte como prova de que o
autor está em plena concordância com o ensino de Jesus Cristo. Tiago chama a
atenção para a verdade de que se as orientações de Jesus não forem praticadas,
o leitor estará fora da boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
Portanto, a Igreja do Senhor não pode abandonar os conselhos divinos
para desenvolver uma espiritualidade sadia e profunda.
2. Num tempo de confusão entre “salvação pela fé” ou “salvação pelas
obras”. O leitor desavisado pode pensar que a Epístola de Tiago contradiz o
apóstolo Paulo quanto à doutrina da salvação mediante a fé.
Nos tempos apostólicos, falsos mestres torceram a doutrina da salvação
pela graça proclamada pelo apóstolo dos gentios (2Pe 3.14-16 cf. Rm 5.20—6.4).
Entretanto, a Epístola de Tiago evidencia que não se pode fazer separação entre
a fé e as obras.
Apesar de as obras não garantirem a salvação, a sua manifestação dá
testemunho da experiência salvífica do crente (Ef 2.10; cf. Tg 2.24).
3. Uma fé posta em prática. Muitos dizem ser discípulos de
Cristo, mas estão distantes das virtudes bíblicas. Estes não evidenciam sua fé
por intermédio de suas atitudes. Os pseudodiscípulos visam os seus interesses
particulares e não a glória de Deus.
Precisamos urgentemente priorizar o Reino de Deus e a sua justiça (Mt
6.33).
Tiago nos ensina, assim como João Batista (Lc 3.8-14), que precisamos
produzir frutos dignos de arrependimento.
SINOPSE DO TÓPICO (III)
Num tempo de superficialidade espiritual e de confusão entre
“salvação pela fé” e “salvação pelas obras”, a epístola de Tiago é uma mensagem
atual sobre a fé posta em prática.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como em toda
a Escritura Sagrada, a Epístola de Tiago é um farol acesso e permanentemente
atual. Ela nos alerta contra a mediocridade da vida supostamente cristã e nos
exorta a fazer das Escrituras o nosso pão diário. Jesus Cristo sempre foi
zeloso pelo bem estar do seu rebanho (Jo 10.10).
Em todas as
épocas Ele é o bom pastor que cuida das suas ovelhas (Jo 10.11).
É do
interesse do Mestre que os discípulos vivam em harmonia e amor mútuo, afim de
não trazerem escândalo aos de dentro e, muito menos, aos de fora (1Co 10.32).
E não nos
esqueçamos: A religião pura e imaculada é a fé que se mostra através de nossas
práticas e obras.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
RICHARDS, Lawrence O. Comentário
Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2007.
STAMPS, Donald C (Ed.). Bíblia
de Estudo Pentecostal: Antigo e Novo Testamento. RJ: CPAD, 1995.
STRONSTAD, Roger; ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 2 ed., RJ: CPAD,
2004.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Bibliográfico
“Deve ser observado que existem
resultados mais abençoados e reais quando um indivíduo realmente confia no
Senhor Jesus Cristo. Há não apenas uma mudança de posição diante de Deus
(justificação), mas há o início da obra redentora e santificadora de Deus.
Embora a transformação da vida não seja a base da salvação, ela é a evidência
da salvação. E sem tal evidência (em maior ou menor grau) deve ser levantada
uma questão quanto à autenticidade da fé do indivíduo. [...]
As boas obras de um cristão são o resultado e a evidência da
autenticidade da sua fé. É o entendimento deste fato que resolverá o problema
de alguns quanto a uma alegada discrepância entre Paulo e Tiago. Paulo
certamente relaciona as boas obras com a fé (Ef 2.8-10). Fica claro que Tiago
está falando da justificação diante dos homens (Tg 2.18 — ‘mostra-me’, ‘te
mostrarei’; v.22 - ‘bem vês’; v.24 - ‘vedes’; v.26), e que a fé é provada pelas
obras (v.22)” (PFEIFFER, Charles F.; VOS, Howard, F. Dicionário Bíblico
Wycliffe. RJ: CPAD, 2009, pp.779,80).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Tiago — Fé que se mostra pelas obras
A O tema deste trimestre é “Fé e Obras: Ensino de Tiago para uma vida
cristã autêntica”. Por isso, ao professor não poderá faltar algumas obras
literárias para o bom desenvolvimento do trabalho educativo, como, por exemplo,
várias versões da Bíblia (pelo menos quatro); um bom Dicionário Bíblico; um
Dicionário Teológico e um Comentário Bíblico.
Por que usarmos diferentes versões bíblicas para interpretar
cuidadosamente as Escrituras? Ora, apesar de boas e fieis ao original do texto
bíblico, algumas versões apresentam, por exemplo, problemas de linguagem
arcaica, que não se adequa à contemporaneidade da língua portuguesa (cf.
Caridade / Amor — 1 Co 13). Quando comparamos as várias versões da epístola de
Tiago, podemos compreender os textos de razoável dificuldade interpretativa.
Por isso é que sugerimos ao menos quatro das muitas versões disponíveis em
língua portuguesa: a ARC (Almeida Revista Corrigida); a ARA (Almeida Revista
Atualizada); a NVI (Nova Versão Internacional); e outra (poder ser até mesmo
uma tradução católica da Bíblia, como TEB — Tradução Ecumênica da Bíblia — ou a
Bíblia de Jerusalém).
O Dicionário Bíblico lhe auxiliará para a compreensão de algum termo
das Escrituras. Por exemplo, a carta de Tiago cita a palavra “obra”. Mas a que
Tiago se refere ao usar o termo “obra”? Às Obras da Lei ou à “Ação de
Misericórdia”? Os artigos de um bom Dicionário Bíblico (sugerimos o Dicionário
Bíblico Wycliffe, editado pela CPAD) desenvolvem a exaustão os termos bíblicos
dessa natureza.
Para compreendermos a linguagem teológica de uma palavra
contextualizada à doutrinas bíblicas, o Dicionário Teológico muito lhe ajudará
(sugerimos o Dicionário Teológico, editado pela CPAD). Dominarmos os conceitos
doutrinários de Salvação, Lei, Graça etc., e os seus desdobramentos, é de
grande relevância para quem estuda a Epístola de Tiago. Ademais, não podemos
confundir os conceitos teológicos que, ao mesmo tempo, aparecem na carta de
Tiago e nas de Paulo.
Por último, um bom Comentário da Epístola de Tiago (sugerimos O
Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, editado pela CPAD) para
remontarmos o contexto histórico, social, cultural, econômico e exegese da
epístola. Mas, antes de tudo, sugiro-lhe ler as treze lições do trimestre em
uma única leitura. Este processo lhe ajudará a desenvolver o panorama do
assunto de maneira mais eficaz. Faço votos de que você e a sua classe cresçam
no estudo desta belíssima carta que é a Epístola de Tiago! FONTE: www.professoralberto.com.br