quinta-feira, 24 de julho de 2014

Lição 1 - 3º Trimestre 2014 - Jovens e Adultos.



LIÇÃO 01
Tiago — A fé que se mostra pelas obras

06 de julho de 2014
Professor Alberto

TEXTO ÁUREO


 “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”     (Tg 2.17).

VERDADE PRÁTICA


A nossa fé tem de produzir frutos verdadeiros de amor, do contrário, ela se apresenta falsa.

COMENTÁRIO DO TEXTO ÁUREO


“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tg 2.17).

Nosso texto áureo está inserido no capítulo 2 da Epístola Universal do Apóstolo S. Tiago, versículos 14 a 25, quando o mesmo escreve sobre “a fé sem obras para nada aproveita”.
O apóstolo Tiago inicia o assunto no versículo 14 tomando como exemplo prático alguém que declara ter fé, mas a mesma não se materializa em obras, alguém que declara que tem fé, mas não é possível percebê-la por que não há fruto, não há obra: “Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?” (Tg 2.14), ou seja, apenas alguém por fazer uma declaração de fé, isso será suficiente?, ou ele terá que manifestar o fruto dessa fé?
O apóstolo Tiago está tratando aqui de uma fé morta, uma fé que não passa de um mero pronunciamento verbal, uma confissão pública vinda do intelecto humano, mas que não procede do coração. É vazia, sem vida e sem ação. Ele começa com essa negação, e demonstra o que uma fé vazia significa (versículos 15-17, palavras sem ações), trata-se de uma fé falsa, sem conteúdo, sem sentido: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tg 2.17).
Resumindo, o apóstolo Tiago está explicando que há dois tipos de fé: uma que leva a obras de Deus, fé que produz fruto, fé ligada à vida, e outra que não leva a nada, fé estéril, só de palavras, não produz vida. Portanto, a primeira é verdadeira, outra é falsa. Uma é morta, outra é viva; daí “a fé sem as obras é morta” (Tg 2.20).
Observe que o apóstolo Tiago faz referência ao mesmo versículo que o apóstolo Paulo cita em Romanos 4.3 juntamente com vários outros versículos que lidam com justificação pela fé. Tiago 2.23 diz: “E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus”. Se o apóstolo Tiago estivesse tentando ensinar uma doutrina sobre fé e obras que estivesse em contradição com os outros escritores do Novo Testamento, ele não teria usado Abraão como exemplo. Logo, podemos ver que justificação é somente pela fé, e que o apóstolo Tiago estava falando a respeito de uma fé falsa, e não de uma fé verdadeira, quando ele diz que não somos justificados somente pela fé.
Portanto, as escrituras ensinam claramente que somos salvos (justificados) pela fé em Cristo e em sua obra redentora na cruz. Somente essa fé nos salva (Ef 2.8-9). No entanto, não podemos parar aqui sem analisar o que o apóstolo Tiago sabiamente nos exorta: “Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé” (Tiago 2.24). Assim sendo, não basta simplesmente dizer que tem fé, é preciso expressar a fé verdadeira, aquela que procede do coração, que produz bons frutos, a fé verdadeira gera boas obras, a fé falsa é estéril: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tg 2.17).
INFORMAÇÕES INICIAIS
3º Trimestre - 2014
(Julho, agosto e setembro)
Título: Fé e Obras — Ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica

Comentarista: Pastor Eliezer de Lira e Silva é membro do ministério da IEAD em Curitiba (PR), filiado à CIEADEP, Pastor Auxiliar, Dirigente na Congregação. Comentarista das revistas de Escola Dominical - Lições Bíblicas da CPAD, Bacharel em Teologia, Palestrante em Escolas Bíblicas de Obreiros, Professor de Homilética, Fundador e Diretor do Projeto Missionário “Ide e Ensinai” em Moçambique, África e Articulista da revista "Obreiro" - CPAD. Conferencista na área de liderança ministerial e com casais. É conhecido conferencista de Escolas Bíblicas em todo o país
Capa:


Estudaremos na revista Lições Bíblicas CPAD, os importantes ensinos deixados por Tiago, irmão carnal do Senhor. O tema do trimestre é: “Fé e Obras — Ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica”.

 SUMÁRIO DA REVISTA:
   Lição 1: Tiago — Fé que se mostra pelas obras
   Lição 2: O propósito da tentação
   Lição 3: A importância da sabedoria humilde
   Lição 4: Gerados pela Palavra da Verdade
   Lição 5: O cuidado ao falar e a religião pura
   Lição 6: A verdadeira fé não faz acepção de pessoas
   Lição 7: A fé se manifesta em obras
   Lição 8: O cuidado com a língua
   Lição 9: A verdadeira sabedoria se manifesta na prática
   Lição 10: O perigo da busca da autorrealização humana
   Lição 11: O julgamento e a soberania pertencem a Deus
   Lição 12: Os pecados de omissão e de opressão
   Lição 13: A atualidade dos últimos conselhos de Tiago

RESUMO DA LIÇÃO 01


TIAGO – FÉ QUE SE MOSTRA PELAS OBRAS

I - AUTORIA, LOCAL, DATA E DESTINATÁRIOS (Tg 1.1)
1. Autoria.
2. Local e data.
3. Destinatário.

II - O PROPÓSITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO
1. Orientar.
2. Consolar.
3. Fortalecer.

III - ATUALIDADE DA EPÍSTOLA
1. Num tempo de superficialidade espiritual.
2. Num tempo de confusão entre “salvação pela fé” ou “salvação pelas obras”.
3. Uma fé posta em prática.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Tiago 2.14-26
14 - Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo?
15 - E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano,
16 - e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
17 - Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
18 - Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
19 - Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem.
20 - Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
21 - Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
22 - Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada,
23 - e cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
24 - Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé.
25 - E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários e os despediu por outro caminho?
26 - Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
INTERAÇÃO
“Fé e obras: Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica” é o tema deste trimestre! Portanto, estudaremos a Epístola de Tiago.
O comentarista é o pastor Eliezer de Lira e Silva, conferencista de Escolas Bíblicas e diretor do projeto missionário Ide Ensinai em Moçambique, África.
Ao ler a Epístola Universal de Tiago chegamos à conclusão de que o Evangelho não admite uma vida cristã acompanhada de um discurso desassociado da prática.
A nossa fé deve ser confirmada através das obras.
Caro professor, de maneira profunda, estude esta epístola, pois, temos um grande desafio: convencer os nossos alunos de que vale a pena levar estes ensinamentos até as últimas consequências.  
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever as questões de autoria, local, data e destinatário da epístola.
Entender o propósito da epístola.
Destacar a atualidade da epístola.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para iniciar o estudo da Carta de Tiago sugerimos que reproduza o esquema abaixo na lousa, ou em cópias, conforme as suas possibilidades.
O esquema é um esboço da epístola a ser estudada.
Ele vai auxiliar na análise panorâmica da carta. Neste esquema ainda constam informações como: a estrutura da epístola, autoria, tema, data e uma consideração preliminar. Tenha uma boa aula!

ESBOÇO DA CARTA DE TIAGO

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
Tiago é classificada como “epístola universal” porque foi originalmente escrita para uma comunidade maior que uma igreja local.
A saudação: “Às doze tribos que andam dispersas” (1.1), juntamente com outras referências (2.19,21), indicam que a epístola foi escrita inicialmente a cristãos judeus que viviam fora da Palestina.
É possível que os destinatários fossem os primeiros convertidos em Jerusalém, que, após a morte de Estêvão, foram dispersos pela perseguição (At 8.1) até a Fenícia, Chipre, Antioquia da Síria e além (At 11.19).
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Palavra Chave
FÉ:
Confiança absoluta em alguém. A primeira das três virtudes teologais: fé, esperança e amor.
Neste trimestre, estudaremos a mensagem de Deus entregue aos santos irmãos do primeiro século por intermédio de Tiago, o irmão do Senhor. Assim pode ser resumida a Epístola universal de Tiago: uma carta de conselhos práticos para uma vida bem-sucedida e de acordo com a Palavra de Deus.
A espiritualidade superficial, a ausência de integridade, a carência de perseverança e a insuficiência da compaixão para com o próximo são características que permeiam o caminho de muitos crentes dos dias modernos.
O estudo dessa epístola é relevante para os nossos dias, pois contempla a oportunidade de aperfeiçoarmos o nosso relacionamento com Deus e com o próximo, levando-nos a compreender que a fé sem as obras é morta (Tg 2.17).

I. AUTORIA, LOCAL, DATA E DESTINATÁRIOS      (Tg 1.1)
1. Autoria. Em primeiro lugar, é preciso destacar o fato de que há, em o Novo Testamento, a menção de quatro pessoas com o nome de Tiago:
1º) Tiago, pai de Judas, não o Iscariotes, (Lc 6.16);
2) Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João (Mt 4.21; 10.2; Mc 1.19, 10.35; Lc 5.10; 6.14; At. 1.13; 12.2);
3º) Tiago, filho de Alfeu, um dos doze discípulos (Mt 10.3; Mc 3.18; 15.40; Lc 6.15; At 1.13) e, finalmente,
4º) Tiago, o autor da epístola, que era filho de José e Maria e meio-irmão do nosso Senhor (Mt 1.18,20).
Após firmar os passos na fé e testemunhar a ressurreição do Filho de Deus, o irmão do Senhor liderou a Igreja em Jerusalém (At 15.13-21) e, mais tarde, foi considerado apóstolo (Gl 1.19). Pela riqueza doutrinária da carta, o autor não poderia ser outro Tiago, senão, o irmão do Senhor e líder da Igreja em Jerusalém.
2. Local e data. Embora a maioria dos biblistas veja a Palestina, e mais especificamente Jerusalém, como local mais indicado de produção da epístola, tal informação é desconhecida.
Sobre a data, tratando-se do período antigo da era cristã, sempre será aproximada. Por essa razão, a Bíblia de Estudo Pentecostal data a produção da carta de Tiago entre os anos 45 a 49 d.C., aproximadamente.
3. Destinatário. “Às doze tribos que andam dispersas” (Tg 1.1).  Há muito a estrutura política de Israel perdera a configuração de divisão em tribos. Assim, em o Novo Testamento, a expressão “doze tribos” é um recurso linguístico que faz alusão, de forma figurativa, à nação inteira de Israel (Mt 19.28; At 26.7; Ap 21.12).
Todavia, ao usar a fórmula “doze tribos”, na verdade, Tiago refere-se aos cristãos dispersos na Palestina e variadas igrejas estabelecidas em outras regiões, isto é, todo o povo de Deus espalhado pelo mundo.
SINOPSE DO TÓPICO (I)
O autor da epístola é Tiago, o meio-irmão de Jesus. A carta foi escrita provavelmente em Jerusalém, entre os anos 45 e 49 d.C. e dirigida aos cristãos dispersos da Palestina bem como as igrejas de outras regiões.

II. O PROPÓSITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO
1. Orientar. Em um tempo marcado pela falsa espiritualidade e egoísmo, as orientações de Tiago são relevantes e pertinentes.
Isso porque a Escritura nos revela o serviço a Deus como a prática concreta de atitudes e comunhão: guardar-se do sistema mundano (engano, falsidade, egoísmo, etc.) e amar o próximo.
Assim, através de orientações práticas, Tiago almeja fortalecer e consolar os cristãos, exortando-os acerca da profundidade da verdadeira, pura e imaculada religião para com Deus a qual é:
a) visitar os órfãos e as viúvas nas tribulações;
b) não fazer acepção de pessoas e
c) guardar-se da corrupção do mundo (Tg 1.27).
2. Consolar. Numa cultura onde não se dobrar a César, honrando-o como divindade, significava rebelião à autoridade maior, os crentes antigos foram impiedosamente perseguidos, humilhados e mortos.
Entretanto, a despeito de perder emprego, pais, filhos e sofrer martírios em praças públicas, eles se mantiveram fiéis ao Senhor. Por isso, a epístola é, ainda hoje, um bálsamo para as igrejas e crentes perseguidos espalhados pelo mundo (Tg 1.17,18; 5.7-11).
3. Fortalecer. Além das perseguições cruéis, os crentes eram explorados pelos ricos e defraudados e afligidos pelos patrões (Tg 5.4). Apesar de a Palavra de Deus condenar com veemência essa prática mundana, infelizmente, ela ainda é muito atual (Ml 3.5; Mc 10.19; 1Ts 4.6).
A Epístola de Tiago não foge à tradição profética de condenar tais abusos, pois, além de expor o juízo divino contra os exploradores, o meio-irmão do Senhor exorta os santos a não desanimarem na fé, pois há um Deus que contempla as más atitudes do injusto e certamente cobrará muito caro por isso.
A queda de quem explora o trabalhador não tardará (Tg 5.1-3).
SINOPSE DO TÓPICO (II)
O propósito geral da epístola de Tiago era orientar, consolar e fortalecer a Igreja de Cristo que estava sendo perseguida.
III. ATUALIDADE DA EPÍSTOLA
1. Num tempo de superficialidade espiritual.  Outro propósito da epístola é levar o leitor a um relacionamento mais íntimo com Deus e com o próximo.
A carta traz diversas citações do Sermão do Monte como prova de que o autor está em plena concordância com o ensino de Jesus Cristo. Tiago chama a atenção para a verdade de que se as orientações de Jesus não forem praticadas, o leitor estará fora da boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
Portanto, a Igreja do Senhor não pode abandonar os conselhos divinos para desenvolver uma espiritualidade sadia e profunda.
2. Num tempo de confusão entre “salvação pela fé” ou “salvação pelas obras”. O leitor desavisado pode pensar que a Epístola de Tiago contradiz o apóstolo Paulo quanto à doutrina da salvação mediante a fé.
Nos tempos apostólicos, falsos mestres torceram a doutrina da salvação pela graça proclamada pelo apóstolo dos gentios (2Pe 3.14-16 cf. Rm 5.20—6.4). Entretanto, a Epístola de Tiago evidencia que não se pode fazer separação entre a fé e as obras.
Apesar de as obras não garantirem a salvação, a sua manifestação dá testemunho da experiência salvífica do crente (Ef 2.10; cf. Tg 2.24).
3. Uma fé posta em prática. Muitos dizem ser discípulos de Cristo, mas estão distantes das virtudes bíblicas. Estes não evidenciam sua fé por intermédio de suas atitudes. Os pseudodiscípulos visam os seus interesses particulares e não a glória de Deus.
Precisamos urgentemente priorizar o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6.33).
Tiago nos ensina, assim como João Batista (Lc 3.8-14), que precisamos produzir frutos dignos de arrependimento.

SINOPSE DO TÓPICO (III)
Num tempo de superficialidade espiritual e de confusão entre “salvação pela fé” e “salvação pelas obras”, a epístola de Tiago é uma mensagem atual sobre a fé posta em prática.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como em toda a Escritura Sagrada, a Epístola de Tiago é um farol acesso e permanentemente atual. Ela nos alerta contra a mediocridade da vida supostamente cristã e nos exorta a fazer das Escrituras o nosso pão diário. Jesus Cristo sempre foi zeloso pelo bem estar do seu rebanho (Jo 10.10).
Em todas as épocas Ele é o bom pastor que cuida das suas ovelhas (Jo 10.11).
É do interesse do Mestre que os discípulos vivam em harmonia e amor mútuo, afim de não trazerem escândalo aos de dentro e, muito menos, aos de fora (1Co 10.32).
E não nos esqueçamos: A religião pura e imaculada é a fé que se mostra através de nossas práticas e obras.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2007.
STAMPS, Donald C (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal: Antigo e Novo Testamento. RJ: CPAD, 1995.
STRONSTAD, Roger; ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 2 ed., RJ: CPAD, 2004.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Bibliográfico
 “Deve ser observado que existem resultados mais abençoados e reais quando um indivíduo realmente confia no Senhor Jesus Cristo. Há não apenas uma mudança de posição diante de Deus (justificação), mas há o início da obra redentora e santificadora de Deus. Embora a transformação da vida não seja a base da salvação, ela é a evidência da salvação. E sem tal evidência (em maior ou menor grau) deve ser levantada uma questão quanto à autenticidade da fé do indivíduo. [...]
As boas obras de um cristão são o resultado e a evidência da autenticidade da sua fé. É o entendimento deste fato que resolverá o problema de alguns quanto a uma alegada discrepância entre Paulo e Tiago. Paulo certamente relaciona as boas obras com a fé (Ef 2.8-10). Fica claro que Tiago está falando da justificação diante dos homens (Tg 2.18 — ‘mostra-me’, ‘te mostrarei’; v.22 - ‘bem vês’; v.24 - ‘vedes’; v.26), e que a fé é provada pelas obras (v.22)” (PFEIFFER, Charles F.; VOS, Howard, F. Dicionário Bíblico Wycliffe. RJ: CPAD, 2009, pp.779,80).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Tiago — Fé que se mostra pelas obras
A O tema deste trimestre é “Fé e Obras: Ensino de Tiago para uma vida cristã autêntica”. Por isso, ao professor não poderá faltar algumas obras literárias para o bom desenvolvimento do trabalho educativo, como, por exemplo, várias versões da Bíblia (pelo menos quatro); um bom Dicionário Bíblico; um Dicionário Teológico e um Comentário Bíblico.
Por que usarmos diferentes versões bíblicas para interpretar cuidadosamente as Escrituras? Ora, apesar de boas e fieis ao original do texto bíblico, algumas versões apresentam, por exemplo, problemas de linguagem arcaica, que não se adequa à contemporaneidade da língua portuguesa (cf. Caridade / Amor — 1 Co 13). Quando comparamos as várias versões da epístola de Tiago, podemos compreender os textos de razoável dificuldade interpretativa. Por isso é que sugerimos ao menos quatro das muitas versões disponíveis em língua portuguesa: a ARC (Almeida Revista Corrigida); a ARA (Almeida Revista Atualizada); a NVI (Nova Versão Internacional); e outra (poder ser até mesmo uma tradução católica da Bíblia, como TEB — Tradução Ecumênica da Bíblia — ou a Bíblia de Jerusalém).
O Dicionário Bíblico lhe auxiliará para a compreensão de algum termo das Escrituras. Por exemplo, a carta de Tiago cita a palavra “obra”. Mas a que Tiago se refere ao usar o termo “obra”? Às Obras da Lei ou à “Ação de Misericórdia”? Os artigos de um bom Dicionário Bíblico (sugerimos o Dicionário Bíblico Wycliffe, editado pela CPAD) desenvolvem a exaustão os termos bíblicos dessa natureza.
Para compreendermos a linguagem teológica de uma palavra contextualizada à doutrinas bíblicas, o Dicionário Teológico muito lhe ajudará (sugerimos o Dicionário Teológico, editado pela CPAD). Dominarmos os conceitos doutrinários de Salvação, Lei, Graça etc., e os seus desdobramentos, é de grande relevância para quem estuda a Epístola de Tiago. Ademais, não podemos confundir os conceitos teológicos que, ao mesmo tempo, aparecem na carta de Tiago e nas de Paulo.
Por último, um bom Comentário da Epístola de Tiago (sugerimos O Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, editado pela CPAD) para remontarmos o contexto histórico, social, cultural, econômico e exegese da epístola. Mas, antes de tudo, sugiro-lhe ler as treze lições do trimestre em uma única leitura. Este processo lhe ajudará a desenvolver o panorama do assunto de maneira mais eficaz. Faço votos de que você e a sua classe cresçam no estudo desta belíssima carta que é a Epístola de Tiago! FONTE: www.professoralberto.com.br


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