terça-feira, 3 de setembro de 2013

Lição 10 - 3º Trim. 2013 - A Alegria do Salvo em Cristo.

Lição 10
A ALEGRIA DO SALVO EM CRISTO
08 de setembro de 2013
Professor Alberto

TEXTO ÁUREO


“Regozijai-vos, sempre, no Senhor, outra vez digo: regozijai-vos”
 (Fp 4.4).

VERDADE PRÁTICA


Em tempos trabalhosos e difíceis, somente a alegria do Senhor pode apaziguar a nossa alma.

COMENTÁRIO DO TEXTO ÁUREO      

“Regozijai-vos, sempre, no Senhor, outra vez digo: regozijai-vos” (Fp 4.4).
Nosso texto áureo é sobre a palavra “regozijar”, ou “alegrar-se”, trata-se de uma palavra chave da epístola de Paulo aos Filipenses. Regozijar ou alegrar na epístola aos filipenses vêm da palavra grega “chara”“alegria, estado de regozijo”, também usada para indicar um “banquete” ou um “banquete festivo”, como também para indicar a pessoas ou a coisa que causava alegria, que é o caso de Filipenses 4.1.
Um dos aspectos do fruto do Espírito Santo é a alegria, assim sendo a alegria no Senhor, é consequência do desenvolvimento da vida espiritual do cristão.
Podemos compreender o versículo como uma exortação do apóstolo Paulo para desenvolvermos uma vida espiritual profunda,  porque essa espiritualidade gerará o fruto do Espírito Santo em nós: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gálatas 5.22).
É importante compreendermos o contexto dessa carta de Paulo aos filipenses, observe que ele mesmo estava na prisão em Roma, muitas tinham sido suas lutas, tribulações e terríveis perseguições, todas essas adversidades certamente sobreviriam aos cristãos de Filipos, mas não obstante a essas lutas e perseguições, tanto experimentadas pelo apóstolo como a todos os seguidores de Cristo, sua palavra é: “Regozijai-vos, sempre, no Senhor, outra vez digo: regozijai-vos” (Fp 4.4).
É possível que naquele momento do recebimento da epístola os crentes em Filipos ainda não haviam experimentado as terríveis perseguições, mas independentemente do contexto que viviam, sem perseguições ou com elas, eles deveriam: “Regozijar, sempre,...”.
Mas essa alegria que se cultivada espiritualmente, será contínua, sempre, é a alegria no Senhor, Ele é a origem, a fonte, o gênesis desta alegria, não se trata de uma alegria oriunda do próprio homem, isso tem haver com o estilo de vida que acatamos, como o modo que vivemos, a maneira que queremos viver, a verdadeira alegria é para os que vivem em Cristo, que não vivem mais nas paixões da carne, ou no hedonismo, mas estão crucificados com Cristo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2.20).
Assim, para os que vivem em Cristo, ou seja, não sou eu, mas a Graça de Deus em mim, sinto a gestação do fruto do Espírito Santo, sinto paz, alegria, posso regozijar-me no Senhor.
Por outro lado, um crente que não mantem a comunhão como Senhor, não lê sua Palavra, não a pratica, não busca a face do Senhor, não está entregue integralmente a Cristo, não terá alegria permanente, infelizmente será uma alegria passageira.
João Calvino um dos grandes reformadores da fé cristã declarou: “Pode se compreender facilmente que a alegria do crente difere da do mundo, a qual é ilusória, frágil e apagada, Cristo chega mesmo a reputá-la maldita, em Lucas 6.25. Portanto só é autêntica aquela alegria em Deus que nunca pode ser tirada”.
O apóstolo Paulo declara duplicadamente para que os crentes regozijassem no Senhor: “Regozijai-vos, sempre, no Senhor, outra vez digo: regozijai-vos” (Fp 4.4). Essa reiterada exortação é profundamente notável e admirável, pois no momento que ele escreve inspirado pelo Espírito Santo do Senhor, ele está na prisão, distante dos seus, enfermo, com marcas em seu corpo, sendo perseguido pelos seus irmãos judeus étnicos, e difamado pelos falsos irmãos, se observarmos com atenção, é humanamente impossível fazer tal declaração, só podemos compreender e crer nessa palavra, porque essa realidade, ou seja, “Regozijai-vos, sempre, no Senhor, outra vez digo: regozijai-vos” (Fp 4.4) é fruto do Espírito Santo produzido naqueles que estão no Senhor.

RESUMO DA LIÇÃO 10


A ALEGRIA DO SALVO EM CRISTO

I. EXORTAÇÃO À ALEGRIA E FIRMEZA DA FÉ (4.1-3)
1. A alegria de Paulo.
2. A alegria nas relações fraternas.
3. A alegria de ter os nomes escritos no Livro da vida.

II. A ALEGRIA DIVINA SUSTENTA A VIDA CRISTÃ (4.4-5)
1. Alegria permanente no Senhor.
2. Uma alegria cuja fonte é Cristo.
3. Uma alegria que produz moderação.

III. A SINGULARIDADE DA PAZ DE DEUS (4.6-7).
1. A alegria desfaz a ansiedade e produz a paz.
2. Uma paz que excede todo o entendimento.
3. Uma paz que guarda o coração e os sentimentos do crente.



OBJETIVOS


Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
EXORTAR a respeito da alegria e firmeza da fé.
COMPREENDER que a alegria divina sustenta a vida cristã.
CONSCIENTIZAR-SE a respeito da singularidade da paz de Deus.
INTERAÇÃO
Paulo enfrentou muitas dificuldades e humilhações no serviço do Mestre.
Em 2 Coríntios 11.23-29 ele faz uma pequena relação de algumas das dores e perigos que teve que encarar por amor a Cristo.
Todavia, o apóstolo não se deixou abater pelas dificuldades.
Ele não permitiu que as aflições roubassem sua alegria.
O contentamento de Paulo não dependia das circunstâncias, pois advinha da sua comunhão com Cristo.
Quem tem a Jesus tem a alegria da salvação e pode se regozijar em toda e qualquer situação.
Na obra do Senhor enfrentamos momentos ruins, mas a alegria concedida pelo Eterno nos dá forças para seguirmos em frente.
Talvez  você esteja enfrentando momentos difíceis em seu ministério de ensino ou em sua família, porém não perca a força nem o ânimo.
Confie no Senhor e permita que a alegria dEle inunde sua alma trazendo paz e esperança.


COMENTÁRIO


PALAVRA CHAVE
ALEGRIA:
Estado de viva satisfação, de vivo contentamento, regozijo, júbilo.


INTRODUÇÃO


Em 2 Coríntios 12.23-29 lemos: “São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?”
Nestes versículos podemos observar as muitas provações enfrentadas por Paulo. “Como ter alegria em meio à tribulação?”.
A resposta bíblica para esse questionamento é a nossa alegria independe das circunstâncias externas. A nossa alegria é fruto de Cristo em nós, faz parte da nossa salvação. Veja os ensinos bíblicos a respeito da alegria.
OS ENSINOS BÍBLICOS A RESPEITO DA ALEGRIA INCLUEM:
(1) A alegria está associada à salvação que Deus concede em Cristo (1Pe 1.3-6; cf. Sl 5.11; Is 35.10). (2) A alegria flui de Deus como um dos aspectos do fruto do Espírito (Sl 16.11; Rm 15.13; Gl 5.22). Logo, ela não nos vem automaticamente.
Nós a experimentamos somente à medida que permanecemos em Cristo                (Jo 15.1-11). Nossa alegria se torna maior quando o Espírito Santo nos transmite um profundo senso da presença e do contato de Deus em nossa vida                       (cf. Jo 14.15-21). (3) A alegria, como deleite na presença de Deus e nas bênçãos da redenção, não pode ser destruída pela dor, pelo sofrimento, pela fraqueza nem por circunstâncias difíceis (Mt 5.12; 2Co 12.9).
Alegria, regozijo e contentamento são expressões comuns ao longo da Epístola de Paulo aos Filipenses. Paradoxalmente, elas revelam o coração do apóstolo na prisão de Roma. Paulo não se desesperou com o seu cativeiro, mas alegrou-se no Senhor.
Ele sabia que estava nas mãos de Deus e contentava-se com as notícias de que a igreja de Filipos, fruto do seu árduo ministério, caminhava muito bem. O apóstolo não deixou se abater com as tribulações do seu ministério, pois nelas, ele via a providência amorosa do Altíssimo.

I. EXORTAÇÃO À ALEGRIA E FIRMEZA DA FÉ (4.1-3)
1. A alegria de Paulo. O primeiro versículo do capítulo 4 de Filipenses inicia-se com um “portanto”, justamente por ser continuação do capítulo 3, quando o apóstolo tratara do perigo dos “inimigos da cruz”.
Aqui, Paulo diz que os crentes de Filipos são a sua “alegria e coroa” e aconselha-os a continuarem firmes no Senhor (v.1). A permanência dos filipenses em Cristo bastava para encher o coração do apóstolo de alegria. Por isso, ele manifestou o seu orgulho e os mais íntimos sentimentos de amor e carinho para com os irmãos de Filipos.
2. A alegria nas relações fraternas. Nem tudo, porém, era maravilhoso e perfeito na igreja de Filipos. Ali, estava ocorrendo um grande problema de relacionamento entre duas importantes mulheres que cooperaram na implantação da igreja filipense: Evódia e Síntique (v.2).
 Esse problema estava perturbando a comunhão da igreja e expondo a saúde espiritual do rebanho.
A fim de resolver a questão, Paulo se dirige a um obreiro local (Timóteo ou Tito, não sabemos) que, com Clemente e os demais cooperadores, procuraria despertar e restabelecer o relacionamento harmônico e fraterno entre Evódia e Síntique.
Como verdadeiro pastor, o apóstolo tratou as duas mulheres com o devido cuidado e respeito, pois as tinha em grande estima pelo fato de ambas terem contribuído muito para o seu apostolado.
3. A alegria de ter os nomes escritos no Livro da Vida. O versículo 3 demonstra algo muito precioso para o cristão: a alegria de ter o nome escrito no livro da vida. Paulo menciona tal certeza, objetivando reafirmar a felicidade e a glória de se pertencer exclusivamente ao Reino de Deus.
Os filipenses tinham cidadania romana porque eram originários de uma colônia do império. Mas quando o apóstolo escreve sobre cidadania refere-se a uma muito mais importante que a de Roma.
Nossa verdadeira cidadania vem do céu, e o “mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). Você tem convicção de que o seu nome está arrolado no Livro da Vida? Você compreende o valor disso?
SINÓPSE DO TÓPICO (1)
O apóstolo não deixou se abater com as tribulações do seu ministério, antes procurou servir ao Senhor com alegria.
II. A ALEGRIA DIVINA SUSTENTA A VIDA CRISTÃ (4.4-5)
1. Alegria permanente no Senhor. A versão bíblica ARC emprega a palavra “regozijar” no lugar de “alegria” (v.4). O que é regozijar-se? É alegrar-se plenamente.
A declaração paulina afirma que a fonte da alegria cristã é o Senhor Jesus, que promoveu a nossa reconciliação com Deus (Rm 5.1,11). Através dEle somos estimulados a permanecer firmes na fé (Rm 5.2). Que alegria!
É a presença viva do Espírito Santo em nós que produz essa certeza (Jo 16.7; Rm 14.17; 15.13). Nada neste mundo é capaz de superar as vicissitudes da vida como a alegria produzida em nosso coração pelo Senhor (Tg 1.2-4; Rm 5.3).
O apóstolo sabia da batalha que os filipenses enfrentavam contra os falsos mestres. Estes fomentavam heresias capazes de criar dúvidas quanto à fé. E, por isso, Paulo imperativamente reitera aos filipenses: “Regozijai-vos sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos”.
2. Uma alegria cuja fonte é Cristo.A alegria cristã tem como fonte a pessoa bendita do Senhor Jesus. É por isso que, mesmo em meio às adversidades sofridas em Filipos, o apóstolo teve grandes experiências de alegrias espirituais (At 16; cf. 1Ts 2.2).
Isso só foi possível pelo fato de ele conhecer pessoalmente Jesus de Nazaré. Quando o apóstolo foi confrontado interiormente e pediu a Deus para que fosse tirado o “espinho de sua carne”, o Senhor lhe respondeu: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12.9a).
Após esse episódio, Paulo então pôde afirmar: “De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” (2Co 12.9b).
3. Uma alegria que produz moderação.O texto bíblico recomenda que a nossa “equidade [deve ser] notória a todos os homens”, pois “perto está o Senhor” (v.5).
Na versão ARA, o termo “equidade” é traduzido como “moderação”. Ambas as palavras são sinônimas porque dizem respeito à amabilidade, benignidade e brandura.
Levando em conta o contexto de Filipenses, os termos referem-se à pessoa que nunca usa de retaliação quando é provada ou ameaçada por causa de sua fé.
O apóstolo Paulo espera dos filipenses autocontrole e não um comportamento explosivo, próprio de pessoas destemperadas ou sem domínio próprio.
Ele assim o faz, por saber que, aquele que tem a alegria do Senhor no coração, possui uma disposição amável e honesta para com outras pessoas, particularmente em relação àquelas inamistosas e más.
William Barcklay escreve que “o homem que tem moderação é aquele que sabe quando não deve aplicar a letra estrita da lei, quando deve deixar a justiça e introduzir a misericórdia”.


SINÓPSE DO TÓPICO (2)
Nada neste mundo é capaz de superar as vicissitudes da vida como a alegria produzida em nosso coração pelo Senhor.
III.         A SEGURANÇA DA PAZ DE DEUS (4.6-7)
1. A alegria desfaz a ansiedade e produz a paz.
Além de gerar equidade, a alegria do Senhor desfaz a ansiedade, pois esta contraria a confiança que afirmamos ter em Deus.
Nada pode tirar a nossa paz, perturbando-nos a mente e o coração.
As nossas petições devem ser feitas humildemente, com ação de graças em reconhecimento à misericórdia do Senhor (v.6), ao mesmo tempo em que confiamos na providência do Pai Celeste.
2. Uma paz que excede todo o entendimento.
No versículo 7, o apóstolo fala acerca da “paz de Deus, que excede todo o entendimento”.
Ficando claro que a alegria e a paz são recíprocas entre si.
Não há alegria sem paz interior.
Esta é decorrência daquela. Essa paz vem do próprio Jesus: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá” (Jo 14.27).
Em síntese, a paz de Deus transcende qualquer compreensão humana, pois não há como discuti-la filosófica ou psicologicamente.
Há casos em que somente a paz de Deus acalma os corações perturbados.
É a paz divina que excede — ultrapassa ou transcende — a todo o entendimento, pois não depende das circunstâncias.

3. Uma paz que guarda o coração e os sentimentos do crente.
Ainda no versículo 7, lemos que essa paz, dada por Cristo, “guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.
O texto fala de “coração e sentimento”, cidadelas dos pensamentos e das emoções que experimentamos no cotidiano.
A paz de Deus é uma espécie de muro em torno de uma casa, objetivando protegê-la dos perigos externos.
Ela torna-se um guarda fiel para o crente.
Que saibamos, em Cristo, ouvir o belo conselho do sábio: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” (Pv 4.23).

SINÓPSE DO TÓPICO (3)
A paz divina que o Senhor nos concede excede a todo o entendimento, pois não depende das circunstâncias.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Carta aos Filipenses, em sua completude, destaca a alegria do Senhor como uma virtude de sustentação da vida cristã.
Não se trata de alegria passageira ou meramente emocional.
A alegria do Senhor alimenta a nossa alma e produz paz e segurança, porque essa “paz é como uma sentinela celestial” que nos guarda do mal.
Ora, a alegria também é “fruto do Espírito” (Gl 5.22), pois a presença dela em nós produz uma vida interior que supera todas as nossas vicissitudes.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ZUCK, R. B. Teologia do Novo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2008.
RICHARDS, L. O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2007.


AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Teológico
“Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. O termo grego epieikes, equidade, descreve restrição de paixões, sobriedade ou aquilo que é apropriado. Pode significar boa disposição para com as pessoas (cf. Rm 14). Em 1 Timóteo 3.3 e Tito 3.2, a palavra é usada com um adjetivo que significa ‘não propenso a brigar’. A ideia é de ser tolerante, não insistindo em direitos próprios, mas agindo com consideração uns com os outros. Em questões que sejam dispensáveis, os crentes filipenses não devem ir a extremos, mas evitar o fanatismo e a hostilidade, julgando uns aos outros com indulgência. Perto está o Senhor pode ser aviso que a igreja primitiva costumava usar. Neste caso, Paulo está dizendo: ‘Qual é o propósito das rivalidades? Sede tolerantes uns com os outros para que Deus seja tolerante convosco quando o Senhor vier’. A frase também era entendida como promessa da proximidade do Senhor, e interpretada com relação ao versículo seguinte. Não estejais inquietos por coisa alguma [...] Embora possamos planejar o futuro (1Tm 5.8), não devemos ficar ansiosos quanto a nada (Mt 6.25). O segredo desta qualidade de vida é a oração e as súplicas. ‘Cuidado e oração [...] são mais opostos entre si que fogo e água’. Oração é geral e baseia-se nas promessas divinas, envolvendo devoção ou adoração. Súplicas são rogos especiais em tempos de necessidade pessoal e apelam para a misericórdia de Deus” (Comentário Bíblico Beacon. 1 ed., Vol. 9, RJ: CPAD, 2006, p.277).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Teológico
“Pessoal (4.2,3)
A advertência de Paulo nestes dois versos marca uma ocorrência incomum em suas cartas. É comum o apóstolo enfrentar os problemas, as objeções ou as falsas doutrinas dentro de suas igrejas. Porém, esta é uma das poucas ocasiões onde ele realmente nomeia as pessoas envolvidas (1 Tm 1.20). Na maioria das vezes, Paulo prefere manter os envolvidos em controvérsias no anonimato. O fato de mencionar aqui estes indivíduos reflete a seriedade da situação, seu relacionamento íntimo com os filipenses e sua alta consideração para com as duas irmãs a quem fez este sincero apelo. Obviamente ele considera estas mulheres, bem como o restante da congregação, como suficientemente maduros para lidarem com este assunto publicamente.
Paulo propõe um sério apelo às duas mulheres na congregação em Filipos, Evódia e Síntique (possivelmente diaconisas naquela igreja). As mulheres desempenharam um papel muito importante na fundação daquela igreja na macedônia (veja At 16.14).
[...] Paulo fala com cada uma das mulheres separadamente, possivelmente para mostrar sua imparcialidade na situação.
[...] Estas mulheres, juntamente com Clemente e outros cooperadores, têm combatido com Paulo como se estivessem em um combate de gladiadores (1.27), por amor ao evangelho. Agora, nestas ocasiões em que existem relacionamentos hostis, Paulo pede a este ‘verdadeiro companheiro’ que seja um parceiro para estas duas senhoras, a fim de trazer uma solução. É significativo que os termos ‘cooperadores’, ‘contender’ e ‘ajudar’ contenham a preposição ‘com’ (syn), enfatizando o papel vital da comunidade cristã e do trabalho em equipe, no pensamento de Paulo” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 4 ed., RJ: CPAD, 2009, p.505).

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Alegria dos salvos em Cristo
O apóstolo Paulo abriu o capítulo 4 reconhecendo que os filipenses eram sua alegria e coroa. A alta estima que Paulo tinha à igreja de Filipos fazia com que o apóstolo não economizasse no vocabulário, riquíssimo de nobres sentimentos. Por isso, ele exortava os filipenses a estarem firmes no Senhor, numa espécie de redundância ao assunto exposto no capítulo anterior.
Em seguida conclama a Evódia e Síntique que sentisse o mesmo sentimento no Senhor. Amor, carinho, ternura e compaixão eram sentimentos que deviam está no coração dessas duas irmãs, pois afinal de contas, elas eram crentes fundadoras daquela comunidade. Estavam no início de tudo, lado a lado com o apóstolo na labuta da fé. Mas algo de errado ocorrera com estas duas preciosas irmãs no cotidiano da igreja.
Imediatamente Paulo pede a um obreiro local que auxilie essas irmãs, mas não somente ele, Clemente também e muitos outros cooperadores no Evangelho. Aquele era o momento onde os oficiais da comunidade local deviam socorrer e conciliar o relacionamento daquelas duas irmãs pioneiras. O objetivo dessa medida pastoral era que ao final de tudo, juntamente com toda igreja, Evódia e Síntique pudessem atender a convocação paulina: “Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos”.
Este relato ensina de maneira singular o quanto que o discípulo de Jesus deve valorizar o bom relacionamento com os irmãos. A comunhão entre irmãos é um instrumento de Deus para levar alegria ao coração daqueles que se sentem solitários ou deprimidos. Muitos são os irmãos que não tem a oportunidade de comungar com o outro irmão da mesma fé. A luz do relato de Evódia e Síntique, o crente em Jesus é estimulado a resolver a diferença com o seu próximo e viver a alegria de Deus com os irmãos.
O ambiente que promove união e comunhão é propício para não haver inquietações das almas e confusão de espírito. Neste ambiente se torna propício em Deus as petições dos santos serem conhecidas pelos outros com oração e súplicas e ação de graças. Então a paz de Deus que excede todo o entendimento guardará os corações e os sentimentos dos discípulos de Cristo Jesus, o nosso Senhor. A igreja local precisa ser este ambiente. Um lugar de Comunhão, Paz, Oração e Ação de Graças entre os irmãos.

FONTE: www.professoralberto.com.br

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Lição 10 - 3º Trim. 2013 - Juvenis 15 a 17 anos.

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 Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
 Fundamentos da nossa fé
  • Lição 10- A Igreja de Cristo

    Texto Bíblico: Mateus 16.18; 1 Pedro 2.4-10.



    A palavra “igreja” traduz o vocábulo grego ekklesia, que se deriva de ek, “para fora”, e de kaleo, “chamar”. Entretanto, na Bíblia, é usada para indicar qualquer assembleia. O uso, e não a derivação, lhe determina o sentido.

     O uso bíblico mostra que se havia perdido o sentido de “chamados”. “Assembleia” é a melhor tradução. Ekklesia era comumente usada no Oriente Próximo e Médio antigos para descrever uma assembleia de cidadãos - uma reunião oficial ou um ajuntamento precipitado, como o de uma turba (At 19.32,39,41).

     Na versão grega da Septuaginta (Antigo Testamento), a palavra grega foi usada para indicar a assembleia ou congregação de Israel, particularmente quando o povo estava reunido perante o Senhor, nas ocasiões religiosas (por exemplo, Dt 9.10; 18.16; 23.1,3).

     Nos tempos do Novo Testamento, entretanto, os judeus preferiam o termo “sinagoga” para designar tanto o edifício quanto a congregação que nele se reunia. Por conseguinte, para distinguirem-se dos judeus e se declararem o verdadeiro povo de Deus, tanto Jesus quanto os primitivos cristãos usavam o termo ekklesia.

    A Igreja é, portanto, a família espiritual de Deus, uma comunidade criada pelo Espírito Santo, baseada na obra expiatória de Cristo.


    TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA: Doutrinas Bíblicas, Os Fundamentos da Fé. Rio de Janeiro, CPAD. 

Lição 10 - 3º Trim. 2013 - Adolescentes 13 e 14 anos.

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 Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
Vivendo em Sociedade
  • Lição 10- É bom competir?

    Texto Bíblico: Lucas 22.24-28



    Os discípulos de Jesus competiram entre si, eles queriam saber qual deles era o mais importante.

    Quase três anos juntos com Jesus eles ainda não haviam purificado o coração do egoísmo. Na sociedade a grandeza é sinônimo de autoridade e de posição elevada.  No Reino de Cristo, a grandeza é mais do que um título e mais do que uma posição de autoridade. 

    Espera-se que os mais jovens demonstrem consideração pelos mais velhos.  Esta mesma consideração ou humildade é demonstrada por aquele que é “grande” no reino de Deus. A humildade é uma das maiores qualidades da verdadeira grandeza.

    Servir deve ser uma marca de distinção: quanto maior o serviço prestado, maior o homem. Todos os cristãos devem ser servos – de Deus e dos seus semelhantes.

    Em Lucas 22.27 Jesus lançou uma pergunta aos seus discípulos, “Quem é o mais importante? É o que está sentado à mesa para comer ou é o que está servindo? Nos dias de Jesus, a resposta quase universal a esta pergunta seria que aquele que estivesse sentado à mesa seria o maior. O servo era um mero escravo. Assim, Jesus responde a sua própria pergunta em termos do conceito predominante de grandeza: Não é quem está à mesa? É quase como se Ele estivesse concordando com noção popular, porém é contra este conhecimento hipotético que Ele diz: “Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve”. Jesus está dizendo que servir é um emblema da verdadeira grandeza. Ele também está dizendo que mesmo em um mundo onde a visão oposta é que vigora, onde a autoridade e a posição de grandeza, e onde um servo vale quase nada, o cristão deve seguir o caminho do servir. Á medida que cada cristão segue este caminho, enxerga as divinas pegadas que mostram que o Mestre passou por ali antes dele. 
    Texto adaptado do comentário Bíblico Beacon, editado pela CPAD.

    Sugestão: Professor, ensine os seus alunos a grandeza no servir. Para tornar o ensino prático, sugerimos a organização de um café da manhã para sua classe. A regra do café será um servindo ao outro
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Lição 10 - 3º Trim. 2013 - Pre Adolescentes 11 e 12 anos.

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  Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
O plano da salvação

  • Lição 10- Somos Filhos de Deus

    Lucas 15.11-13,15-19



    A parábola do filho pródigo, como esta narrativa é normalmente chamada, é uma das histórias mais amadas em todo mundo. 

    “E, poucos dias depois, o filho mais novo... partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda” (Lc 15.13). Esta foi a razão pela qual o filho pediu a sua herança. Ele queria desfrutar os prazeres, queria “cair na farra”. Ainda não tinha aprendido que aquilo que plantarmos, colheremos. 

    Não se sabe onde ficava este local, mas sem dúvida era um país bem além das fronteiras de Israel. A dissipação dos seus bens indica que seu dinheiro foi mal gasto e chegou ao fim. E houve naquela terra uma grande fome, e esta era comum as terras orientais, mas em um sentido muito real esta era a própria fome pessoal do jovem. Este efeito foi aumentado no caso dele, devido à sua prodigalidade e pecado. Observe a relação gramatical próxima entre ter gasto tudo, e a vinda da fome. Ele estava destituído: estava sem dinheiro, sem trabalho, e sem amigos. Amigos que ele escolheu amavam o seu dinheiro, porém não o amavam. 
    Maltrapilho, sozinho e com fome o jovem procurou uma ocupação. O único emprego que conseguiu era inadequado à sua condição social e à sua religião.

    Os judeus eram proibidos de comer carne de porco. Eles podiam criá-los e vendê-los aos gentios, mas o trabalho de administrá-los era um dos mais baixos na escala social. O jovem não apenas aceitou o emprego, como estava disposto a ponto de comer o mesmo alimentos dos porcos. Tendo deixado a sua casa em busca de liberdade, ele encontrou, ao invés disso, escravidão e privação.

    Como se estivesse se levantado de um pesadelo. Ele esteve moral e espiritualmente cego, não era capaz de enxergar as coisas como elas realmente  eram; seu senso de valores estava desequilibrado. Agora ele via muitas coisas mais claramente e a partir de uma perspectiva certa. Mas principalmente via a si mesmo como ele realmente era. Viu que não estava apenas destituído, mas que aquele pecado – o seu próprio pecado – era a causa. Tendo uma clara visão da situação, ele foi capaz de escolher o remédio correto; se arrepender e voltar. Tanto o arrependimento quanto o retorno lhe eram necessários, e o mesmo é verdadeiro em relação a qualquer pecador.

    O final desta parábola é belíssimo, o filho retorna ao lar e o seu pai, o recebe de braços abertos. 

    Deus está de braços abertos, a espera daqueles que saíram do caminho da salvação. 

    Texto adaptado do Comentário Bíblico Beacon. Rio de Janeiro, CPAD.

    Professor converse com os alunos, sobre as atitudes errôneas do jovem, a desobediência, os gastos desordenados, a escolha de amigos.

    Boa ideia
    Peça aos alunos para encenarem essa parábola, oriente-os na elaboração dos diálogos. Solicite à autorização do superintendente para que eles apresentem para a igreja no encerramento do trimestre. Deixe na responsabilidade dos alunos o figurino e o cenário
    .

Lição 10 - 3º Trim. 2013 - Juniores 9 e 10 anos.

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Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

 Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
 Os reis de Israel - Deus fala com o seu povo
  • Lição 10- O Rei que Cantou Na Guerra

    Texto Bíblico: 2 Cr 17.1-10;20.1-30



    O louvor  traz a presença de Deus de maneira diferente. Aos que estão alegres, suplanta o gozo e a alegria, a ponto de quase não suportarem.

    Aos que estão deprimidos e tristes, derrama seu bálsamo confortante e alentador. O salmista afirma que Deus habita nos louvores (Sl 22.3).

    Notemos que habitar é diferente de hospedar. Hospedagem significa se estabelecer por tempo determinado, enquanto habitar envolve permanência com propósitos específicos e perenes, com estabelecimento de compromissos. Ao louvarmos, Deus toma o louvor por habitação e se compromete conosco em demandar suas mais variadas bênçãos!

    Professor, explique às crianças que há variadas formas de demonstrar louvor a Deus.
    Demonstramos louvor a Deus com palavras (canto, poesia, sermão) e atitudes honestas(no trabalho, na escola, em casa, na rua, etc). Tudo  o que admitimos e reconhecemos, pela fé, sobre os atributos e caráter de Deus é demonstração de louvor. O louvor a Deus agrega em si a gratidão, a admiração ante sua deidade, o prazer que sentimos por sermos seus filhos, etc. (Texto adaptado do livro Manual do Líder de Louvor, CPAD).

    Boa ideia 

    Divida a classe em grupos pequenos, e entregue pedaços de papel com o versículo do dia.

    Peça às crianças que “cantem” o versículo, eles devem fazer uma musica com ele. Será um momento de adoração a Deus, lembrando que Deus habita nos louvores
    .

Lição 10 - 3º Trim. 2013 - Primários 7 e 8 anos.

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 Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2013
 Uma nação diferente
  • Lição 10- Viva a Liberdade!

    Texto Bíblico: Levítico 25.8-55;Deuteronômio 15.1-11



    As crianças, à medida que prosseguem na vida espiritual, precisam saber que podem confiar em Deus e que o relacionamento deles com o Senhor repousa sobre o caráter sólido dEle. Precisam ter segurança de que Deus será o fundamento da vida deles à medida que crescem na presença de Deus e estabelecem um relacionamento pessoal sólido com Ele.

    Precisamos reforçar em nossos filhos a integridade de caráter, o amor, o cuidado e a provisão de Deus. Agora eles estão prontos para entender a base de sua fé e para aprender os motivos por que crêem. Nesse estágio as crianças começam a pensar por si mesmas. Elas estão prontas para entender e acreditar mais. 

    Essas crianças precisam ser levadas a sério como seres pensantes.
    Esse é o momento perfeito para ensinar-lhes as razões fundamentais para que saibam que a Bíblia é a Palavra de Deus, o manual de vida fornecido pelo Criador, para que tenham certeza de que Jesus é Deus e de que Ele cuida delas e se importa com elas, e assim por diante.Elas precisam saber que sua fé é racional e real. (Texto adaptado no livro Ensine sobre Deus Às Crianças, CPAD).

    Boa ideia 

    Faça um cartaz bem bonito com a frase “Ano do Jubileu” e enfeite a classe com balões coloridos. Se for possível, leve um bolo, doces e refrigerantes para as crianças. Peça para imaginarem a alegria daquelas pessoas, vendo o cuidado de Deus com elas. Comente que Deus sempre cuida da gente. Converse com as crianças sobre o fato de que nós também éramos escravos do pecado, mas Jesus nos libertou, entregando-se por nós na cruz do calvário e por isso também nos alegramos
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Lição 10 - 3º Trim. 2013 - JD Infância 5 e 6 anos.

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Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
Como ser amigo de Deus?
  • Lição 10- O amigo de Deus ama a igreja

    Texto Bíblico: Atos 2.41-47;18.1-11



    De professor para professor

           Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a amar a Casa de Deus.

    •    A palavra-chave deste domingo é “Igreja”. No decorrer da aula diga: “O Amigo de Deus Ama a Igreja”.

    •     Ensine aos pequeninos a amarem a igreja.

    II Saiba Mais 

    A adaptação social é o aspecto mais visível do desenvolvimento da personalidade da criança do Jardim de Infância. Antes dos quatro anos, ela não tem uma vida social no sentido completo da expressão. O comportamento gradativamente se torna cooperativo.

    Uma das habilidades desenvolvidas neste período é o planejamento em conjunto. Nesta faixa etária existe grande entusiasmo em fazer planos e executá-los. Como em toda nova aptidão a ser desenvolvida, a orientação se faz necessária. Os adultos podem auxiliá-las no planejamento de atividades curtas e de projetos adequados às habilidades já adquiridas.
    As crianças experimentam um enorme crescimento quando têm a oportunidade de trabalhar e brincar com seus colegas.     A Escola Dominical é um excelente meio de adaptação social, para os pequenos (Extraído do livro Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância, CPAD).

    III - Conversando com o professor
    Áqüila e Priscila, uma equipe notável, poderíamos chamá-los de “primeiros líderes de grupos pequenos” da igreja. Sua casa estava aberta para Paulo, Apolo e muitos outros. Eles eram aprendizes e professores, passando adiante o grande tesouro do Evangelho, que tinha transformado suas vidas. A história desses dois cristãos  é tão cheia de hospitalidade, cooperação e entusiasmo sobre o Evangelho que mesmo um leitor moderno pode sentir complexidade. Eles eram fiéis ao Senhor e aos amigos cristãos. Deveríamos tentar imitar Àqüila e Priscila no evangelismo e amor a obra de Deus (Texto adaptado livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia,CPAD).

    IV – Sugestão

    Comente com as crianças que aquele que ama a Casa de Deus, cuida muito bem dela: não joga lixo no chão, não cola chiclete debaixo do banco, não rabisca as paredes, etc. Depois peça a elas, que lhe ajude a arrumar a sala, guardando os brinquedos, o material, juntando o lixinho, etc.

Lição 10 - 3º Trim. 2013 - Maternal 3 e 4 anos.

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Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
Papai do Céu e eu

  • Lição 10- Papai do céu me dá um coração bondoso

    Papai do céu me dá um coração bondoso



    I - De professor para professor

    Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que Papai do céu nós dá um coração bondoso.

    •    Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.

    •    A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “Bondade”. No decorrer da aula repita a frase: “Papai do céu me dá um coração bondoso”.

    II – Para refletir

    A benignidade e a bondade estão de tal forma relacionadas que não é fácil distingui-las. A pessoa benigna também  é pessoa boa; a pessoa boa é, por sua natureza, uma pessoa benigna. Estas duas características se originam do amor. Alguém disse que a paciência, é amor sofredor, que a benignidade  é amor compassivo; e que a bondade é amor ministrante.

    Estas características, que são produzidas em nós pelo Espírito Santo, têm haver com as nossas relações com as pessoas.  Quando alguém diz: “Ela é uma boa pessoa”, está inclusa a ideia de benignidade e generosidade para com os outros.

    Pensamos em benignidade como expressão de amor de uma pessoa para outra, e em bondade como qualidade de ser puro.

    III – Regras prática para professores

    As crianças do maternal precisam de mais espaço por criança que qualquer outra idade. Geralmente, o que acontece em muitas igrejas é que a classe do maternal fica alojada na menor sala. Se você se encontra nessa situação e não sabe como resolvê-la, converse com o pastor ou com a pessoa responsável. E esteja preparado para ser insistente. Por algum tempo, seja a roda que range, porque esta é a que receberá óleo.

    Entretanto, se não há solução imediata, apenas soluções a longo prazo, como a construção de um novo prédio, você também pode tentar implementar algumas formas de aproveitar ao máximo aquilo que tem. Num espaço pequeno, com uma grande e apenas um professor, um planejamento bem estruturado auxilia no controle da turma. Planeje uma aula com muitas atividades. Todos os materiais devem estar prontos para o uso. Remova os brinquedos mais barulhentos, os que precisam de mais espaços e aqueles com os quais as crianças brincam girando por toda a sala. Mantenha somente aqueles que as crianças possam utilizar sentadas.
     
    Seus alunos podem ser “demolidores” de casas, mais ainda não são “demolidores” de salas de aula. Os domingos em que parece que tudo está dando errado fazem parte do processo de adaptar as crianças à sala de aula. Quando assumimos esse trabalho, ninguém pode nos prometer um jardim de rosas, mas, com certeza, haverá rosas no caminho.

    Extraído do Livro: Como Ensinar Crianças do Maternal, CPAD

    IV – Sugestão

    Você vai precisar de retângulos de cartolina, tinta guache e palitos de picolé.

    1º Passo
    Desenhe um coração nos retângulos de cartolina.

    2º Passo
    Dentro do coração escreva a seguinte frase:
    O coração de (nome da criança) é bondoso.

    3º Passo
    Peça às crianças que molhem o dedinho na guache e cubram o coração.

    4º Passo
    Depois fixe o palito de picolé na parte de trás.

    Finalize a aula lendo com as crianças a inscrição interna do coração
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