segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Lição 10 - 3º Trim. 2013 - Maternal 3 e 4 anos.

Essa página foi elaborada para auxiliar o professor de escola dominical em seu ministério de levar o conhecimento da Palavra de Deus a seus alunos.
Seja bem vindo a sala professor!


Cadastre-se aqui!

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
Papai do Céu e eu

  • Lição 10- Papai do céu me dá um coração bondoso

    Papai do céu me dá um coração bondoso



    I - De professor para professor

    Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que Papai do céu nós dá um coração bondoso.

    •    Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.

    •    A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “Bondade”. No decorrer da aula repita a frase: “Papai do céu me dá um coração bondoso”.

    II – Para refletir

    A benignidade e a bondade estão de tal forma relacionadas que não é fácil distingui-las. A pessoa benigna também  é pessoa boa; a pessoa boa é, por sua natureza, uma pessoa benigna. Estas duas características se originam do amor. Alguém disse que a paciência, é amor sofredor, que a benignidade  é amor compassivo; e que a bondade é amor ministrante.

    Estas características, que são produzidas em nós pelo Espírito Santo, têm haver com as nossas relações com as pessoas.  Quando alguém diz: “Ela é uma boa pessoa”, está inclusa a ideia de benignidade e generosidade para com os outros.

    Pensamos em benignidade como expressão de amor de uma pessoa para outra, e em bondade como qualidade de ser puro.

    III – Regras prática para professores

    As crianças do maternal precisam de mais espaço por criança que qualquer outra idade. Geralmente, o que acontece em muitas igrejas é que a classe do maternal fica alojada na menor sala. Se você se encontra nessa situação e não sabe como resolvê-la, converse com o pastor ou com a pessoa responsável. E esteja preparado para ser insistente. Por algum tempo, seja a roda que range, porque esta é a que receberá óleo.

    Entretanto, se não há solução imediata, apenas soluções a longo prazo, como a construção de um novo prédio, você também pode tentar implementar algumas formas de aproveitar ao máximo aquilo que tem. Num espaço pequeno, com uma grande e apenas um professor, um planejamento bem estruturado auxilia no controle da turma. Planeje uma aula com muitas atividades. Todos os materiais devem estar prontos para o uso. Remova os brinquedos mais barulhentos, os que precisam de mais espaços e aqueles com os quais as crianças brincam girando por toda a sala. Mantenha somente aqueles que as crianças possam utilizar sentadas.
     
    Seus alunos podem ser “demolidores” de casas, mais ainda não são “demolidores” de salas de aula. Os domingos em que parece que tudo está dando errado fazem parte do processo de adaptar as crianças à sala de aula. Quando assumimos esse trabalho, ninguém pode nos prometer um jardim de rosas, mas, com certeza, haverá rosas no caminho.

    Extraído do Livro: Como Ensinar Crianças do Maternal, CPAD

    IV – Sugestão

    Você vai precisar de retângulos de cartolina, tinta guache e palitos de picolé.

    1º Passo
    Desenhe um coração nos retângulos de cartolina.

    2º Passo
    Dentro do coração escreva a seguinte frase:
    O coração de (nome da criança) é bondoso.

    3º Passo
    Peça às crianças que molhem o dedinho na guache e cubram o coração.

    4º Passo
    Depois fixe o palito de picolé na parte de trás.

    Finalize a aula lendo com as crianças a inscrição interna do coração
    .

Nenhum comentário:

Postar um comentário