domingo, 26 de novembro de 2017

Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - David e Jônatas Tornam-se Amigos- Primários.

Primários

Lição 9

                                Davi e Jônatas Tornam-se Amigos
4° Trimestre de 2017
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OBJETIVO: Que os alunos compreendam que devemos ser amigos como Jesus é nosso amigo.
PONTO CENTRAL: Amigos dados por Deus são verdadeiros presentes.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” (Pv 18.24)
     Querido (a) professor (a), nesta próxima lição traremos aos pequeninos um tema muito especial: amizade. Fomos criados por Deus como seres relacionais. Portanto, desde a infância e por toda a vida esta é uma área de grande importância, que não pode ser negligenciada.

     Não por mal, muitos pais educam seus filhos para a desconfiança e incredulidade nessa relação tão bonita que é a amizade. Alguns usam o bordão: “amigo de verdade é só pai e mãe”. Certamente, algumas decepções os levaram a essa crença equivocada e passá-la adiante é uma tentativa de evitar que os filhos se machuquem. Contudo, em toda sua sabedoria, a Bíblia nos revela que uma genuína amizade, mesmo que rara, é extremamente necessária e seu valor não está na quantidade, mas na qualidade:
     O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão. (Pv 18.24)

     Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. (Ec 4.9-12)

     Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo. (Pv 27.17)

     Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão. (Pv 17.17)
     Na história desta próxima lição veremos entre Jônatas e Davi esse tipo de amizade, que transcende até mesmo laços de sangue, que faz do outro, ainda que nascido em uma família diferente da sua, um verdadeiro irmão para todas as horas, especialmente nas de adversidade.

     Sugerimos que após a história e os demais conteúdos de sua revista de ED colocados em prática, você realize uma dinâmica, para de forma lúdica fixar a lição aprendida, além de estimular a comunhão entre a turma.

     Escreva o nome de cada aluno presente em pedaços diferentes de papel. Em seguida, os coloque dobrados numa salva e deixe que cada criança retire um, que não pode conter o próprio nome. Oriente-os a não deixarem que mais ninguém veja seu papel, e nem comentem quem sorteou, como na brincadeira de “amigo oculto” ou “amigo secreto”.

     Após esta etapa, distribua folhas de papel ofício, lápis e giz de cera. Peça-os que dobrem as folhas ao meio, deixando-as no formato de um cartão. Cada um deverá fazer um desenho na capa em homenagem ao amigo sorteado (pode ser o próprio amigo desenhado, ou algo que ele goste, com sua cor favorita, etc.). E dentro do mesmo, peça-os que escrevam uma mensagem contendo ao menos três elogios a respeito deste amigo, sem mencionar o nome dele no bilhete, apenas sua própria assinatura.

     Por fim, um de cada vez deverá ler o seu e pela mensagem e características citadas, a turma tentará adivinhar quem foi o amigo secreto. Deixe que façam algumas tentativas, peça mais pistas à criança que escreveu o cartão e vá mediando este momento. A cada acerto da turma ou revelação do amigo sorteado, oriente-os a entregarem o cartão com um forte abraço de amizade.

     Conclua, enfatizando que assim como Jônatas, Davi e nós fizemos aqui, um verdadeiro amigo sempre está disposto a nos ajudar, dar palavras de ânimo, encorajamento, apoio e às vezes até mesmo de correção para o nosso bem, através de um bom conselho.

     Ore com a turma pedindo ao Senhor que nos ajude a sermos e termos bons amigos, assim como os heróis da nossa história de hoje.

     O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - Uma Pequena Semente - Juniores.

Lição 9

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Uma pequena semente – Mateus 13.31-33; Lucas 13.18-21.
4° Trimestre de 2017
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Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos aprenderão que os valores do Reino de Deus são opostos aos valores da terra. A dinâmica celestial é diferente daquela que interpretamos na esfera material. Deus, por várias vezes, apresenta em sua Palavra que as coisas que muitas vezes consideramos insignificantes nesta vida são justamente as que Ele usa para nos surpreender. O apóstolo Paulo declara aos coríntios que “para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu aquilo que o mundo acha que é fraco” (cf. 1 Co 1.27). No Reino de Deus não há lugar para a aparência ou autossuficiência, pois todas as coisas são realizadas para a glória do nome dEle.
Em ambas as parábolas, apresentadas na lição, o ensinamento central é que Deus considera as pequenas coisas com a mesma importância que as grandes. Aquilo que aparentemente parecia pequeno e infrutífero se torna grande e produtivo no Reino de Deus. Assim se iniciou o trabalho de Jesus quando pregava o evangelho pela antiga Palestina. No início havia poucos discípulos, apenas doze, mas com passar dos dias várias pessoas decidiram seguir Jesus, não importasse aonde o Mestre fosse. Todas tinham a mesma necessidade: estar com Jesus. Com isso, a pregação do evangelho se espalhou por todo o Israel até atingir outras nações, e não muito tempo depois, todo o mundo antigo se apropriou da boa semente do Reino. A Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (2003, p. 1382) discorre a respeito:
A expectativa geral entre os ouvintes de Jesus era a de que o Messias viria como um grande rei e, como tal, livraria a nação judaica de Roma e restabeleceria a antiga glória de Israel. Mas Jesus disse que seu Reino começava silenciosamente. Como a minúscula semente de mostarda, que cresce e transforma-se em uma árvore enorme, ou como um pouco de fermento, que faz dobrar de tamanho a massa de pão, o Reino de Deus se expandirá até que o mundo inteiro seja mudado.
Compreender como o Reino de Deus funciona é importante para que os seus alunos saibam como se comportar dentro dele. Assim como o evangelho se disseminou a partir de Cristo e assumiu a dimensão que vemos hoje, é possível que a ação do Espírito continue a realizar grandes feitos a partir da vida de pessoas que aos olhos da sociedade pareçam insignificantes. Deus continua a surpreender os sábios em sua sabedoria e a chamar as coisas que não são para confundir as que são, a fim de que somente o Seu nome seja engrandecido.

Dito essas coisas, aproveite e mostre para os seus alunos que eles fazem parte do Reino celestial e, assim como o Reino começou como uma pequena semente, explique que Deus os chamou ainda na infância para uma grande obra. Diga que, na verdade, o mais importante no Reino de Deus não é que as nossas habilidades e capacidades apareçam para que sejamos notados ou mesmo elogiados, mas que a nossa vida seja apresentada a Deus com o intuito de que o Reino dEle continue a crescer e vidas sejam salvas.

Aproveite e leve para a sala de aula um cartaz com diversos tipos de sementes. Coloque as sementes em saquinhos de sacolé e prenda-os no cartaz. Ao lado do saquinho, faça uma ficha com as informações referentes à semente: nome, origem, para que serve, benefícios, como é consumida, etc. Não se esqueça de apresentar a semente de mostarda entre as demais e mostre
Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - Cuidado com os Modismos - Pré Adolescentes.

Lição 9

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           Cuidado com os Modismos   4° Trimestre de 2017
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A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 6.19,20; 10.31.

Caro(a) professor(a),

A aula desta semana aborda um assunto que é discutido de maneira polêmica na adolescência: os modismos Há muita divergência sobre o tema, principalmente, no que diz respeito à vestimenta, piercing e tatuagem. Enquanto para alguns não há nada demais fazer uso de tais costumes, para outros, são práticas totalmente incompatíveis com os valores da Palavra de Deus. Seja qual for o posicionamento das pessoas a respeito do assunto o que a Palavra de Deus ensina deve ser mantido e obedecido.
Há uma verdade ensinada pelo apóstolo Paulo que serve de norte para a nossa discussão. Paulo diz que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em nós e não pertencemos a nós mesmos e, por esse motivo, devemos glorificar a Deus por meio do nosso corpo (cf. 1 Co 6.19,20). Partindo dessa premissa, pergunte para os seus alunos se convém fazer o que bem entender do corpo ou mesmo da própria aparência. Considerando que já não vivemos para nós mesmos, e sim a fim de agradar aquEle que nos criou, importa que a nossa aparência esteja bem cuidada de modo que glorifique a Deus. Na Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, encontramos o seguinte comentário:

O que Paulo quis dizer quando mencionou que o nosso corpo pertence a Deus? Muitas pessoas dizem que têm o direito de fazer o que quiserem com seu corpo. Embora pensem que isso seja liberdade, estão na realidade escravizadas por seus próprios desejos. Quando nos tornamos cristãos, o Espírito Santo passa a habitar em nós. Assim sendo, o nosso corpo não nos pertence mais. O fato de Deus ter nos comprado ‘por bom preço’ alude nossa condição de escravos adquiridos em um leilão. A morte de Cristo nos libertou do pecado, mas nos obriga a servi-lo. Se alguém viver em um edifício de propriedade de outra pessoa, procurará evitar violar as regras do edifício. Por seu corpo pertencer a Deus, você não deve violar os padrões de vida estabelecidos pelo Senhor.

Com base neste entendimento é importante que seus alunos tenham em mente que a nova vida em Cristo não é para ser vivida de acordo com o que pensam ser o melhor. Antes, a nova vida em Cristo implica em um estilo de vida obediente e submisso à Palavra de Deus. Toda e qualquer atitude que tem proximidade com os apelos mundanos deve ser rejeitada (cf. 1 Ts 5.22). João acrescenta em sua epístola que o mundo e os seus desejos passam, mas aquele que faz o que Deus manda vive para sempre (cf. 1 Jo 2.17). Aproveite o assunto da lição, converse com seus alunos e procure saber o que pensam a respeito dos modismos. Tendo em vista que estamos vivendo em um tempo em que tudo gira em torno da moda, mostre a partir da reflexão na Palavra de Deus que os modismos fazem parte do contexto cultural de cada época, mas os valores da Palavra de Deus são permanentes.
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - A Bíblia ensina amar o Ser Humano - Adolescentes.

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A Bíblia ensina amar o Ser Humano
4° Trimestre de 2017
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ESBOÇO DA LIÇÃO: 
O SER HUMANO É A IMAGEM E A SEMELHANÇA DE DEUS
DEVEMOS AMAR O SER HUMANO PORQUE ELE É A IMAGEM DE DEUS
AMANDO O OUTRO SER HUMANO COMO A NÓS MESMOS
OBJETIVOS
Fazer os alunos compreenderam o que é o amor;
Conscientizá-los de que amar ao próximo não é uma opção, mas um mandamento;
Refletir sobre de que forma podem demonstrar seu amor pelo próximo.
O CRISTÃO E SEU RELACIONAMENTO COM OS EXCLUÍDOS
Douglas Roberto de Almeida Baptista
     Durante seu ministério terreno, Jesus quebrou vários paradigmas ao encontrar-se com coletores de impostos e prostitutas (grupo de excluídos à época na cultura judaica). No entanto, ao se relacionar com estas pessoas, Jesus nunca aprovou e jamais incentivou a conduta de nenhuma delas. Ao contrário, ao demonstrar amor e interesse pelos excluídos Jesus tinha como objetivo libertá-los da má conduta e da opressão do pecado.
     O encontro de Jesus com Zaqueu, por exemplo, trouxe mudanças imediatas na vida do publicano. Zaqueu devolveu os impostos cobrado a mais e ainda entregou metade dos seus bens para ser repartido entre os pobres. Diante desta transformação na vida deste coletor de impostos Jesus exclamou: "Hoje veio salvação a esta casa" (Lc 12.9).
     Outra situação esclarecedora trata-se do encontro de Cristo com a mulher que havia sido flagrada se prostituindo com um homem casado. Ao despedir envergonhados aqueles que queriam apedrejá-la, Jesus disse a mulher: "Vai-te, e não peques mais" (Jo 8.1).
      Portanto, certamente Jesus deseja que façamos algo em favor dos grupos de excluídos, mas sem aprovar ou incentivar nenhuma conduta pecaminosa. Os Cristãos devem amar os pecadores e repudiar apenas o pecado. O verdadeiro cristão não nutre ódio algum por quem quer que seja. O cristão não sente fobia alguma por homossexuais ou prostitutas, nem por políticos corruptos, pedofílos ou bandidos. Apenas não concorda com suas atitudes e práticas:
     "Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus" (1Co 6.10)
Marcelo Oliveira de OliveiraRedator do Setor de Educação Cristã da CPAD
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Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - A Igreja em Missões Urbanas - Juvenis.

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A Igreja em Missões Urbanas
4° Trimestre de 2017
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ESBOÇO DA LIÇÃO
1. PAULO E A EVANGELIZAÇÃO NOS GRANDES CENTROS
2. O PERFIL BÍBLICO DE UMA LIDERANÇA CRISTÃ
3. VOCAÇÃO E CHAMADO PARA A LIDERANÇA
OBJETIVOS
Apresentar 
as estratégias utilizadas por Paulo para evangelizar os grandes centros;
Encorajar a vencer os desafios da evangelização nos grandes centros e nas pequenas cidades;
Discutir como utilizar os meios tecnológicos na evangelização.
     Querido (a) professor (a), a nossa próxima lição abordará um tema para o qual o próprio Cristo comissionou cada um de nós, o “ide”. Vamos focar especificamente em “missões urbanas”, alvo desafiador, porém ao alcance de todos. Para tal, destacaremos como exemplo em nosso estudo a dedicação e estratégias utilizadas por ninguém mais, ninguém menos que o próprio Paulo, o apóstolo dos gentios. Certamente seu papel no avanço do Reino, ganhando incontáveis almas para Cristo, tem muito a nos ensinar.
     Independente do tempo que você tem de atuação no ministério de ensino é sempre importante lembrar que boa parte deste trabalho começa antes de entrar na sala de aula. Você tem dedicado um tempo consistente para o estudo da lição? Elaboração do plano de aula, bem como preparo de todo material necessário para sua realização? E quanto à oração, você tem apresentado seus alunos a Deus, intercedendo em prol da frutificação da semente a ser lançada em seus corações? Essas são etapas essenciais do processo de educação cristã. Seja qual for sua resposta, separe um momento e ore por seus juvenis. Quem sabe, através desta aula não se levantarão missionários fervorosos, comprometidos em proclamar a mensagem de Salvação, perto ou longe, nas redondezas e até nos confins da Terra?!

   Como pontuaremos na lição, temos inúmeros desafios na tarefa de evangelização nos grandes centros urbanos, bem como nas cidades pequenas. Inclusive um muito comum, especialmente em nosso país, é a decepção com a instituição religiosa, devido a alguns erros que seus membros e líderes cometeram, um mau testemunho que pode ter deixado difíceis barreiras para alguns ouvintes. Contudo, acaso “haveria coisa alguma difícil ao SENHOR?” (Gn 18.14). Com Ele venceremos todos as dificuldades. Com esta certeza, incentive seus alunos a crerem no poder da graça de Deus e da Palavra de Salvação, anunciando-a até mesmo ao mais improvável receptor. Afinal, quem diria que Saulo, um dos maiores perseguidores de cristãos da época, fosse se tornar um deles? E não apenas isso, mas tornar-se o mais ávido evangelista de seu tempo. No entanto, foi exatamente o que aconteceu, porque a Palavra é mais importante e mais poderosa do que o mensageiro.

    Após a aplicação das atividades e demais conteúdos sugeridos na sua revista de ED, que tal propor uma atividade prática à sua turma? Previamente, converse sobre a viabilidade desta idéia com sua liderança e os pais dos juvenis. E proponha-os a oração e ação, saindo para evangelizar, seja em bairros próximos à Igreja ou mesmo na porta da dela, antes ou depois de um culto. Aproveitemos a criatividade e intensidade vibrante inerente aos juvenis em prol do Reino de Deus.

    O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - Em Tempos de Violência Cibernética - Jovens.

Lição 9

                                  Em Tempos de Violência Cibernética  4° Trimestre de 2017
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INTRODUÇÃO
I - A VIOLÊNCIA DIGITAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
II - OS MALES DO BULLYING VIRTUAL
III - A LEI E A PUNIÇÃO DOS CRIMES CIBERNÉTICOS 
CONCLUSÃO
Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivo central conscientizar os jovens a respeito da realidade da violência digital na sociedade da informação:

Em Tempos de Violência Cibernética
Hodiernamente, a internet faz parte da vida e do cotidiano das pessoas. O “existir online” é, assim, fato incontroverso. A internet possui várias características impressionantes; ela “é instantânea, imediata, de alcance mundial, coletiva, interativa e infinita em termos de conteúdo”1. Ela também é “igualitária se observarmos que qualquer pessoa que disponha de um computador e de um conhecimento técnico básico pode estar presente em vários espaços, transmitir suas ideias e reivindicar seus interesses”2.

Não obstante, apesar de seus inúmeros benefícios e facilidades, a web também é um ambiente de risco para seus usuários. Por isso é preciso ter cuidado para não cair nas redes e nos laços lançados pelas pessoas más (Sl 140.5), assim como nas ciladas dos homens ímpios (Sl 10.9).

Embora o ambiente seja virtual, a violência nela praticada é real. Diariamente, pessoas (especialmente jovens e adolescentes) são prejudicadas pela ação de criminosos virtuais, seja moral, psicológica ou financeiramente, compreendendo crimes de racismo, apologia ou incitação ao crime, pornografia infantil e outros. O Brasil, aliás, está entre os países mais atingidos por este tipo de violência; é o quinto do mundo em termos de fraudes digitais, por exemplo 3.

Trata-se de uma nova modalidade de violência, que acompanha a tendência da cultura digital. Tal se deve à multiplicação da iniquidade prenunciada pelo Senhor Jesus (Mt 24.12) e à capacidade da mente caída do homem em criar estratagemas para prejudicar o próximo.
OS MALES DO BULLYNG VIRTUAL
Uma das principais formas de violência praticada na internet é o bullyng virtual. Pesquisas revelam que um em cada seis estudantes brasileiros do ensino fundamental já foi alvo desse tipo de agressão. Na língua inglesa, a palavra bullying é derivada do substantivo bully, que significa, nesse contexto, agressor, e do verbo to bully, que significa maltratar alguém, principalmente quem é mais fraco. Na língua portuguesa, não há uma tradução para o termo; a palavra que mais se aproxima é o verbo “bulir”, que significa aborrecer, incomodar 4. Em geral ela se refere às ameaças e intimidações promovidas pelos brigões e valentões dos colégios. O dicionário Priberam apresenta o seguinte significado para bullyng:“Conjunto de maus-tratos, ameaças, coações ou outros atos de intimidação física ou psicológica exercido de forma continuada sobre uma pessoa mais fraca ou mais vulnerável” 5.

Renata Kapitanski e Marlene Strey observam como crianças e adolescentes podem ser rápidos em exercitar pequenas e grandes crueldades. Eles “debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas “imperfeições”, e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado” 6. Esse tipo de bullyng afeta diretamente o psicológico da vítima. De acordo com as autoras
[...] quem sofre normalmente não consegue reagir ou fazer cessar tais humilhações, parece não dispor de recursos ou habilidades para pedir ajuda e é tomado por um imenso sentimento de insegurança, desesperança e baixa autoestima, que podem ser agravados com as críticas ou a indiferença quanto aos seus sentimentos da parte das pessoas adultas. Muitos chegam a crer que são merecedores daquilo que estão sofrendo e a alimentar sentimentos de suicídio 7.
A prática do bullyng no cyberespaço dá origem, assim, ao cyberbullyng. Em virtude da possibilidade do anonimato, a internet é um meio veloz de propagação de imagens e comentários depreciativos sobre a vida de alguém. É um problema grave, pois as palavras, não raro, ferem mais que a dor física (Pv 12.18). Assim como a língua, que serve para proferir palavras de benção ou maldição (Tg 3.10), as publicações na rede computadores podem devastar vidas como o fogo (Tg 3.6).
Renata Kapitanski e Marlene Strey 8 dão conselhos valiosos sobre o problema do cyberbullyng:
* É necessário educar nossos filhos e filhas para poderem lidar com as diferenças das outras pessoas.
* Precisamos exercitar nas nossas crianças o espírito de tolerância, de proteção de grupo e de lealdade pelos amigos.
* É necessário que saibamos que a “frustração” faz parte do desenvolvimento social dos nossos filhos; aprender a dizer NÃO é um excelente exercício para evitar a tirania e ensina a olhar o outro com uma imagem mais positiva de si e de quem está em seu ambiente.
* Temos que aprender a ouvir nossos filhos e filhas. Deixá-los falar pode revelar aspectos importantes e formar vínculos estreitos. Deixá-los mostrar o que os descontenta, inclusive perante nossas atitudes, é uma maneira de vermos quando e o quanto estão sofrendo.
* Sempre somos modelos, para o bem e para o mal. Por isso, dê bons exemplos. Agir com violência e autoritarismo pode fazer com que nossos jovens percebam que gritos e indiferença são formas normais de lidar com insatisfações. Existem grandes diferenças entre ter autoridade e ser autoritário
* É importante e necessário dar limites e justificá-los. A criança precisa saber por que deve segui-los.
* Fique atento. Fique sempre atento ao comportamento do seu filho. Queixas de dores e de falta de vontade de ir à escola podem ser sinais de bullying.
* Caso você identifique indícios, fale com seu filho, fale com o agressor em particular. Explique o que é bullying. Procure a escola.
* Em casos mais extremos, denuncie! Leve o assunto a órgãos especializados. Não deixe que o agressor acredite que o bullying ou o ciberbullying é algo inocente. Mostre que vai além de uma brincadeira sem graça e que machuca por demais a alma.
A Conduta do Cristão

Como tivemos a oportunidade de ver, ciberbullying é uma espécie de maus-trato psicológico levado a efeito contra pessoa mais fraca ou mais vulnerável. Não há, portanto, como conciliar algo desta natureza com o caráter cristão. Mesmo quando as brincadeiras de mau gosto parecem ser uma prática natural entre os amigos de colégio, espera-se do cristão uma atitude que honre a Cristo, no sentido de contrariar a cultura de zoação e escárnio (2 Pe 3.3).

Consideremos o conselho de Paulo ao jovem obreiro Timóteo: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” (1 Tm 4.12). Observe que o cristão é posto como exemplo de trato, ou seja, no procedimento, modo de viver. Timóteo, e todos aqueles que servem a Cristo, é chamado a viver de modo coerente com o evangelho. Devemos nos comportar como representantes de Jesus Cristo até mesmo nos detalhes da vida diária, o que envolve o uso da internet e o relacionamento com o próximo. Daí porque, não é nada cristão xingar, achincalhar, apelidar, menosprezar ou fazer qualquer outra coisa que desmereça outra pessoa, principalmente as mais vulneráveis.
Lançando um olhar mais abrangente, notamos que a Bíblia é um instrumento útil contra o ciberbullying. Uma vez que as formas mais comuns do bullyng é apelidar, agredir, difamar e ameaçar outrem, as Escrituras dirigem-se a cada um destes aspectos. Ela vai além: “tem palavras de consolo e fortalecimento para o sofredor, caminhos de verdadeira transformação em Cristo para o agressor, palavras de incentivo para o pacificador”9 . Desse modo, “você e eu temos a oportunidade de penetrar na vida destas pessoas por meio de um relacionamento de amor. Podemos identificar os problemas usando a nomenclatura que Deus usa e aplicar as verdades das Escrituras” 10.

Ao pensarmos biblicamente sobre o tema, podemos desenvolver estratégias que contemplem todos os grupos11envolvidos no ciberbullying: a) os praticantes do bullying — crianças ou adolescentes com comportamento violento, a caminho de se firmarem como adultos agressivos; b) as vítimas de bulllying — crianças ou adolescentes que sofrem e podem ter problemas significativos no relacionamento com Deus, consigo mesmas e com outros e; c) as testemunhas dobullying — todos aqueles que, como nós, são parte de uma cultura em que este comportamento tem se tornado cada vez mais comum e gerado as mais diversas reações, da frustração à indiferença, da revolta ao medo.

Além de não praticar o bullyng, o crente em Cristo é aconselhado a intervir quando alguém, cristão ou não, estiver sendo vítima de intimidação virtual. Quebrar as correntes da maledicência e aconselhar seus autores para que cessem o desrespeito, são práticas que exprimem o amor divino.
A Lei e a Punição dos Crimes Cibernéticos
Por fim, mas não menos importante, devemos lembrar que a internet não é terra sem lei, como muitos imaginam. A legislação brasileira prevê punição para uma série de condutas delituosas praticadas na rede de computadores. Conhecer, pois quais são os principais crimes e se afastar de toda e qualquer prática delituosa é necessário para o crente evidenciar o brilho de Cristo.
Crimes contra a honra
Na esfera criminal, a legislação prevê os chamados “crimes contra a honra”: calúnia, difamação e injúria.

A calunia é a afirmação falsa de que alguém cometeu determinado crime. Trata-se de uma afirmação baseada na mentira, algo que Deus rejeita (Pv 14.5; 1 Jo 2.21; Sl 15.3). Tenha, por isso, cautela ao afirmar algo a respeito de alguém, sem antes ter certeza da informação e da veracidade da sua fonte. Uma informação falsa pode destruir vidas, carreiras e ministérios. Esse é o motivo pelo qual a lei mosaica estabelecia: “Não espalharás notícias falsas, nem darás mão ao ímpio, para seres testemunha maldosa. Não seguirás a multidão para fazeres mal; nem deporás, numa demanda, inclinando-te para a maioria, para torcer o direito. Nem com o pobre serás parcial na sua demanda.” (Êx 23.1-3 ARA).

A difamação é a prática de associar uma pessoa a fato que ofende sua honra. Esse crime ocorre quando se atinge a reputação de uma pessoa, e não a sua honra subjetiva (autoestima). A difamação procede do coração imundo do homem caído. Eis o conselho do proverbista: “Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios” (Pv 4.24, ARA).

Por fim, injúria refere-se à ofensa que atinge a dignidade e o decoro do ofendido. Ocorre por intermédio do xingamento a alguém. Guardemos os nossos lábios para não proferir palavras rudes e torpes contra o próximo. Paulo disse: “Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem” (Ef 4.29). Certamente, o conselho paulino não se aplica tão somente as palavras que saem da nossa boca, mas também dos nossos teclados, quando escrevemos algo na internet.
Crimes de pedofilia
A queda do homem no pecado tem levado a humanidade à prática de pecados cada vez mais pervertidos, desumanos e reprováveis. Prova disso é a pedofilia. Etimologicamente, pedofilia provém do grego (paedophilia) παιδοφιλια < παις (que significa “criança”) e φιλια (‘amizade’; ‘afinidade’; ‘amor’, ‘afeição’, ‘atração’), ou seja, amor por crianças. Com absoluta certeza, o significado da palavra não condiz com a prática. Na realidade, a pedofilia não tem nada de amor pela criança. É uma ação pervertida que abusa e explora a sexualidade dos pequenos indefesos.

Enquanto a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS), define a pedofilia como a “preferência sexual por crianças, quer se trate de meninos, meninas ou de crianças de um ou do outro sexo, geralmente pré-púberes ou não”, a Bíblia não tem outro nome se não “pecado”. Paulo escreveu:
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém; estando cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem (Rm 1.28-32).
A pedofilia não é um fato novo. Todavia, a explosão da rede mundial de computadores facilitou sobremaneira a proliferação de redes malignas de indivíduos sem afeição natural que aliciam menores e espalham conteúdo pornográfico.

Conquanto a lei brasileira não possua um tipo penal denominado “pedofilia”, as condutas que caracterizam esse tipo de prática são coibidas. Nesse sentido, o Código Penal pune o crime de estupro de vulnerável (menor de 14 anos de idade), assim como a mediação de menor de 14 anos para satisfazer a lascívia de outrem.

No que tange à internet, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê como crime uma série de ações envolvendo material pornográfico de crianças e adolescentes. Apresentar, produzir, vender, fornecer, divulgar ou publicar, por qualquer meio de comunicação, inclusive rede mundial de computadores ou internet, fotografias ou imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente.

Além de não disseminar qualquer conteúdo dessa natureza, o cristão tem o dever ético de denunciar tal conduta às autoridades competentes. Você também pode denunciar através do site da ONG SaferNet Brasil – www.safernet.org.br.
Conclusão
A violência se apresenta das mais diversas formas, em decorrência da falta de amor, de sensibilidade, de ética e de cidadania 12. Do roubo de informações ao bullyng, o ambiente virtual frequentemente é palco de ações criminosas praticadas por pessoas cheias de maldade, cujo propósito é contribuir com as obras das trevas.
*Este subsídio foi adaptado de NASCIMENTO, Valmir. Seguidores de Cristo: Testemunhando numa Sociedade em Ruínas. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp. 105-111.
Que Deus o(a) abençoe.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Lições Bíblicas Jovens

KAPITANSKI, R. C.; STREY, M. N. Violência & Internet: A era da informação e a vida cotidiana (e agora.com). Ebook Kindle. São Leopoldo:Editora Sinodal, 2010, p. 444.
2 KAPITANSKI; STREY, 2010,p. 444.
3Crimes cibernéticos. Brasil é o 5º do mundo em fraudes digitais. Disponível em: http://www20.opovo.com.br/app/opovo/dom/2016/01/23/noticiasjornaldom,3565860/crimes-ciberneticos-brasil-e-o-5-do-mundo-em-fraudes-digitais.shtml. Acesso em 04/abr/17.
4 SANTANA, 2013, p. 15.
5 Dicionário Priberam. Disponível em: https://www.priberam.pt/dlpo/. Acesso em 2/fev/17.
6 KAPITANSKI; STREY, 2010, p. 251.
7 KAPITANSKI; STREY, 2010, p. 274.
8 KAPITANSKI; STREY, 2010, p. 387-414.
9 Bullying: o desafio de pensar biblicamente sobre um “fenômeno atual”. Disponível em: https://conselhobiblico.com/2010/08/02/bullying-o-desafio-de-pensar-biblicamente-sobre-um-fenomeno-atual/. Acesso em 03/abr/17.
10 Idem.
11 Idem.
12 SANTANA, E. T. Bullyng e Cyberbullyng: agressão dentro e fora de casa. Ebook Kindle. São Paulo: Paulus, 2013, p. 7.

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - Arrependimento e Fé para a Salvação - Adultos.

Lição 9

                   Arrependimento e Fé para a Salvação  4° Trimestre de 2017
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ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – ARREPENDIMENTO, UMA TRANSFORMAÇÃO DO ESPÍRITO
II – A FÉ COMO UM DOM DE DEUS E COMO RESPOSTA DO SER HUMANO
III – ARREPENDIMENTO E A FÉ SÃO AS RESPONSABILIDADES DO HOMEM À SALVAÇÃO
CONCLUSÃO
OBJETIVO GERAL
Explicar que o arrependimento é o primeiro passo para receber, pela fé, a graciosa salvação de Deus..
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I – Mostrar que o arrependimento, mediante a ação do Espírito é uma mudança essencial para receber a salvação de Deus;
II – Explicar que a fé salvífica é um dom de Deus;
III – Compreender que o arrependimento e a fé são as respostas do homem à salvação.
PONTO CENTRAL
Fé e arrependimento são essenciais para se fazer parte do Reino.
FÉ E ARREPENDIMENTO PARA SALVAÇÃO
Claiton Ivan Pommerening
Fé e arrependimento são condições essenciais para a salvação. Trata-se de duas operações conjuntas e sinérgicas em que o homem reage positivamente à ação do Espírito Santo, produzindo nele o pesar e a repugnância ao pecado, tão necessário à vida nova em Cristo. O Espírito Santo também produz simultaneamente a fé, sem a qual o indivíduo não poderia crer na obra salvadora de Cristo.
1. A FÉ COMO UM DOM DE DEUS E COMO RESPOSTA DO SER HUMANO
O homem é um ser finito que vive em constante busca pelo infinito e, devido à sua finitude, ele toma consciência de suas necessidades físicas, psíquicas e sociais e, a partir disso, inclina-se em busca de sentido para a vida. Nessa busca de sentidos, a razão transcende os limites de sua finitude e abre-se para a experiência e relacionamento com um ser superior, ou seja, com Deus.1
Nesse relacionamento, observa-se um ato de fé no qual o ser humano acredita e confia em uma força ou ser superior que os olhos físicos não contemplam, mas que se legitima pela fé, pois essa crença não se baseia apenas em sua razão ou vontade, mas também na experiência vivida com Deus, que o leva a reconhecer sua incapacidade de salvar-se por seus próprios méritos e reconhecer a Cristo como seu Salvador. Essa fé, acompanhada de uma atitude de conversão 2, concretiza a certeza da existência desse Deus. Isso é denominado fé salvífica.
No Antigo Testamento, o termo fé é encontrado apenas por duas vezes; em Dt 32.20: “[...] geração de perversidade, filhos em quem não há lealdade” (emun) e em Hc 2.4: “[...] o justo, pela sua fé, viverá” (emunah). Nesses dois casos, a maioria dos eruditos concorda que os termos hebraicos significam fidelidade e não fé (ainda que a fidelidade origine-se apenas de uma atitude correta para com Deus, ficando pressuposta a fé 3). Isso não significa que a fé não seja elemento importante no ensino do Antigo Testamento, pois, ainda que a palavra não seja frequente, a ideia está presente em todo o texto.
O vocábulo emunah traz em si diversos significados que se relacionam com a fé, tais como: veracidade, sinceridade, honradez, retidão, fidelidade, lealdade, seguridade, crédito, firmeza e verdade. Diante de todos esses significados, podemos compreender melhor as razões pelas quais Deus diz que o justo viverá pela “emunah”.
Nos escritos veterotestamentários, as verdades acerca da salvação são declaradas de várias formas. Em algumas delas, chega-se a entender que se espera que os homens sejam salvos à base de suas obras. Porém, a passagem registrada em Sl 26.1 coloca a questão em sua correta perspectiva: “Faze-me Justiça, SENHOR, pois tenho andado na minha integridade, e confio no SENHOR, sem vacilar” (ARA). O salmista apela para a sua integridade; isso, contudo, não significa que ele estivesse confiando em si mesmo ou em suas ações. Sua confiança estava depositada em Deus, e sua integridade era o reflexo dessa confiança.
No Novo Testamento, a palavra fé é amplamente utilizada. O substantivo pistis e o verbo pisteuo ocorrem ambos mais de 240 vezes, enquanto que o adjetivo pistos ocorre 67 vezes. Essa ênfase sobre a fé deve ser vista em contraste com a obra Salvadora de Deus em Jesus Cristo. O pensamento de que o Senhor Deus enviou o seu Filho para salvar o mundo é central, e a fé é a atitude mediante a qual o homem abandona toda a confiança e também seus próprios esforços para obter a salvação. Trata-se de uma atitude de completa confiança em Cristo, de dependência exclusiva dEle, a respeito de tudo quanto está envolvido na salvação. Quando o carcereiro filipense perguntou o que deveria fazer para ser salvo, Paulo e Silas responderam sem qualquer hesitação: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16.31).
A fé para a salvação é uma atitude do intelecto e do coração para com Deus em que o homem abandona toda a confiança em seus esforços de religiosidade, de piedade, de bondade ou de moralidade para obter a salvação (Gl 2.16) e confia completa e exclusivamente na obra salvadora de Cristo (At 16.30) operada na cruz. Portanto, a fé não consiste apenas em crer em algumas coisas como sendo verdadeiras, mas também em confiar na pessoa de Cristo (Jo 3.18). A fé para a salvação é um dom de Deus (Ef 2.8), cujo autor é Cristo (Hb 12.2); ela tem sua origem quando se ouve a Palavra de Deus (Rm 10.17) e é imprescindível para a pessoa apropriar-se da salvação (Jo 5.24). Embora seja um dom de Deus, ela precisa ser exercida ou manifestada para a obtenção da salvação.
O verbo pisteuo indica que a fé diz respeito a fatos. Jesus já havia dito isso com clareza para os judeus: “[...] porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados” (Jo 8.14). Portanto, uma fé que não se encontra acompanhada de um genuíno arrependimento não pode ser considerada autêntica. Isso nos é afirmado em Tiago 2.19. A palavra característica para indicar a fé salvadora é aquela em que o verbo pisteuo é acompanhado pela preposição eis. Essa construção significa literalmente “crer dentro”, ou seja, indica uma fé que tira o homem de si mesmo e coloca-o em Cristo 5. O homem que confia nesse sentido permanece em Cristo e Cristo nele (Jo 15.4).
A fé não consiste meramente em aceitar certas coisas como legítimas, mas, sim, em confiar numa Pessoa, e essa Pessoa é o Senhor Jesus Cristo. Ao compararmos o Antigo e o Novo Testamento, observa-se que a exigência básica para a salvação é a atitude correta para com Deus através da fé (Sl 37.3-5).
Existe, também, a dimensão humana da fé, ou seja, a fé natural. Sobre isso, Tillich pondera que a fé é a ação mais profunda e integral do espírito humano e afirma não ser possível separar a fé e a pessoa em sua totalidade, pois a mesma transcende e é percebida em cada uma das dimensões da vida humana, perpassando por seus ambientes sociais. Ele pondera ainda que o acesso à dimensão espiritual seria facultativa ao ser humano.6 A fé natural é a aceitação intelectual de certas verdades acerca de Deus, mas que não é acompanhada por uma vida condizente com o evangelho (Tg 2.17). Essa fé é vivenciada por todas as pessoas que até acreditam em Deus, que entendem que Ele fez todas as coisas, que acreditam que o sol levanta-se pela manhã por provisão dEle, mas, mesmo assim, não dão o passo de salvação necessário. A Bíblia afirma que até os demônios creem e estremecem (ver Tg 2.19). Essas pessoas até podem estar cientes da vida eterna, mas, ainda assim, não aceitam o sacrifício de Cristo que lhes beneficia com a salvação.
A fé salvadora apodera-se do poder infinito do amor. Ela é a confiança em Deus e crê que Ele ama a cada um e sabe o que é melhor para nós; assim, em lugar de nossos próprios caminhos, ela leva-nos a preferir os do Senhor; ao invés de nossa ignorância, aceitamos sua sabedoria; em lugar de nossa fraqueza, recebemos sua força; em lugar de nossa pecaminosidade, sua justiça. É a fé que nos habilita a ver para além do presente, a contemplar o grande porvir em que tudo quanto nos traz perplexidade hoje será esclarecido; a fé aceita Cristo como nosso mediador à destra de Deus.
A salvação é pela graça, mas a fé é o elemento indispensável (Ef 2.8-9). Ela é a porta de entrada das bênçãos oriundas da salvação, que são: a justificação, a regeneração, a reconciliação, a adoção, o perdão, a santificação, a glorificação e a vida eterna. Além dos benefícios inerentes à salvação, a fé ainda permite: a cura de enfermidades (Mc 16.18; Tg 5.15); o batismo no Espírito Santo (Mc 16.17); a vitória contra o mundo (1 Jo 5.4), a carne (Gl 2.20) e o Diabo (1 Pe 5.8-9); a paciência (Tg 1.3); e a proteção contra os dardos inflamados do maligno (Ef 6.16), que tentam colocar dúvidas e ferir a imagem de Deus em nós.
Não é suficiente crer a respeito de Deus. Precisamos crer nEe, pois a única fé que nos amparará é aquela que admite Cristo como nosso salvador pessoal. A fé não é uma mera opinião à fé salvadora, mas, sim, uma combinação na qual os que recebem Cristo conectam-se em aliança com Deus. Fé genuína é vida, e ter uma fé viva significa aumento de vigor, possuir uma firme confiança em Deus e em suas promessas. Fé não é sentimento; antes, é o “firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hb 11.1). A fé genuína tem seu fundamento nas promessas registradas nas Escrituras.
A fé é, sem dúvida, um dos mais importantes conceitos de toda a Bíblia Sagrada. Em toda a parte, ela é requerida, e sua importância é insistentemente salientada. Fé significa lançar-se sem reservas nas mãos misericordiosas de Deus, abandonando, assim, toda a confiança em nossos próprios recursos. Fé significa apegar-se às promessas de Deus em Cristo, dependendo inteiramente da obra de Cristo referente à salvação, bem como do poder do Espírito Santo de Deus, que habita no crente para dEle receber fortalecimento diário. Fé implica em completa dependência de Deus e plena obediência a Ele.
Texto extraído do livro “A Obra de Salvação”, Editora CPAD, 2017.

1 TILLICH, Paul. Dinâmica da Fé. Tradução: Walter O. Schlupp. São Leopoldo (RS): Sinodal, 1985. p. 45.
2 GILBERTO, 2013, p. 333-378.
3 DOUGLAS, J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. 2ª ed. São Paulo: Vida Nova, 1995. p. 605.
4 DOUGLAS, 1995, p. 607.
5 DOUGLAS, 1995, p. 609.
6 TILLICH, 1985, p.19.
Marcelo Oliveira de OliveiraRedator do Setor de Educação Cristão (CPAD)
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