domingo, 26 de novembro de 2017

Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - Cuidado com os Modismos - Pré Adolescentes.

Lição 9

Avaliação do Usuário
Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
  
           Cuidado com os Modismos   4° Trimestre de 2017
preadol4tcapa
A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 6.19,20; 10.31.

Caro(a) professor(a),

A aula desta semana aborda um assunto que é discutido de maneira polêmica na adolescência: os modismos Há muita divergência sobre o tema, principalmente, no que diz respeito à vestimenta, piercing e tatuagem. Enquanto para alguns não há nada demais fazer uso de tais costumes, para outros, são práticas totalmente incompatíveis com os valores da Palavra de Deus. Seja qual for o posicionamento das pessoas a respeito do assunto o que a Palavra de Deus ensina deve ser mantido e obedecido.
Há uma verdade ensinada pelo apóstolo Paulo que serve de norte para a nossa discussão. Paulo diz que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em nós e não pertencemos a nós mesmos e, por esse motivo, devemos glorificar a Deus por meio do nosso corpo (cf. 1 Co 6.19,20). Partindo dessa premissa, pergunte para os seus alunos se convém fazer o que bem entender do corpo ou mesmo da própria aparência. Considerando que já não vivemos para nós mesmos, e sim a fim de agradar aquEle que nos criou, importa que a nossa aparência esteja bem cuidada de modo que glorifique a Deus. Na Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, encontramos o seguinte comentário:

O que Paulo quis dizer quando mencionou que o nosso corpo pertence a Deus? Muitas pessoas dizem que têm o direito de fazer o que quiserem com seu corpo. Embora pensem que isso seja liberdade, estão na realidade escravizadas por seus próprios desejos. Quando nos tornamos cristãos, o Espírito Santo passa a habitar em nós. Assim sendo, o nosso corpo não nos pertence mais. O fato de Deus ter nos comprado ‘por bom preço’ alude nossa condição de escravos adquiridos em um leilão. A morte de Cristo nos libertou do pecado, mas nos obriga a servi-lo. Se alguém viver em um edifício de propriedade de outra pessoa, procurará evitar violar as regras do edifício. Por seu corpo pertencer a Deus, você não deve violar os padrões de vida estabelecidos pelo Senhor.

Com base neste entendimento é importante que seus alunos tenham em mente que a nova vida em Cristo não é para ser vivida de acordo com o que pensam ser o melhor. Antes, a nova vida em Cristo implica em um estilo de vida obediente e submisso à Palavra de Deus. Toda e qualquer atitude que tem proximidade com os apelos mundanos deve ser rejeitada (cf. 1 Ts 5.22). João acrescenta em sua epístola que o mundo e os seus desejos passam, mas aquele que faz o que Deus manda vive para sempre (cf. 1 Jo 2.17). Aproveite o assunto da lição, converse com seus alunos e procure saber o que pensam a respeito dos modismos. Tendo em vista que estamos vivendo em um tempo em que tudo gira em torno da moda, mostre a partir da reflexão na Palavra de Deus que os modismos fazem parte do contexto cultural de cada época, mas os valores da Palavra de Deus são permanentes.
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário