domingo, 26 de novembro de 2017

Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - David e Jônatas Tornam-se Amigos- Primários.

Primários

Lição 9

                                Davi e Jônatas Tornam-se Amigos
4° Trimestre de 2017
primarios4tcapa
OBJETIVO: Que os alunos compreendam que devemos ser amigos como Jesus é nosso amigo.
PONTO CENTRAL: Amigos dados por Deus são verdadeiros presentes.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” (Pv 18.24)
     Querido (a) professor (a), nesta próxima lição traremos aos pequeninos um tema muito especial: amizade. Fomos criados por Deus como seres relacionais. Portanto, desde a infância e por toda a vida esta é uma área de grande importância, que não pode ser negligenciada.

     Não por mal, muitos pais educam seus filhos para a desconfiança e incredulidade nessa relação tão bonita que é a amizade. Alguns usam o bordão: “amigo de verdade é só pai e mãe”. Certamente, algumas decepções os levaram a essa crença equivocada e passá-la adiante é uma tentativa de evitar que os filhos se machuquem. Contudo, em toda sua sabedoria, a Bíblia nos revela que uma genuína amizade, mesmo que rara, é extremamente necessária e seu valor não está na quantidade, mas na qualidade:
     O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão. (Pv 18.24)

     Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. (Ec 4.9-12)

     Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo. (Pv 27.17)

     Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão. (Pv 17.17)
     Na história desta próxima lição veremos entre Jônatas e Davi esse tipo de amizade, que transcende até mesmo laços de sangue, que faz do outro, ainda que nascido em uma família diferente da sua, um verdadeiro irmão para todas as horas, especialmente nas de adversidade.

     Sugerimos que após a história e os demais conteúdos de sua revista de ED colocados em prática, você realize uma dinâmica, para de forma lúdica fixar a lição aprendida, além de estimular a comunhão entre a turma.

     Escreva o nome de cada aluno presente em pedaços diferentes de papel. Em seguida, os coloque dobrados numa salva e deixe que cada criança retire um, que não pode conter o próprio nome. Oriente-os a não deixarem que mais ninguém veja seu papel, e nem comentem quem sorteou, como na brincadeira de “amigo oculto” ou “amigo secreto”.

     Após esta etapa, distribua folhas de papel ofício, lápis e giz de cera. Peça-os que dobrem as folhas ao meio, deixando-as no formato de um cartão. Cada um deverá fazer um desenho na capa em homenagem ao amigo sorteado (pode ser o próprio amigo desenhado, ou algo que ele goste, com sua cor favorita, etc.). E dentro do mesmo, peça-os que escrevam uma mensagem contendo ao menos três elogios a respeito deste amigo, sem mencionar o nome dele no bilhete, apenas sua própria assinatura.

     Por fim, um de cada vez deverá ler o seu e pela mensagem e características citadas, a turma tentará adivinhar quem foi o amigo secreto. Deixe que façam algumas tentativas, peça mais pistas à criança que escreveu o cartão e vá mediando este momento. A cada acerto da turma ou revelação do amigo sorteado, oriente-os a entregarem o cartão com um forte abraço de amizade.

     Conclua, enfatizando que assim como Jônatas, Davi e nós fizemos aqui, um verdadeiro amigo sempre está disposto a nos ajudar, dar palavras de ânimo, encorajamento, apoio e às vezes até mesmo de correção para o nosso bem, através de um bom conselho.

     Ore com a turma pedindo ao Senhor que nos ajude a sermos e termos bons amigos, assim como os heróis da nossa história de hoje.

     O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário