terça-feira, 17 de julho de 2012

LIÇÃO 4 - 3º TRIM. 2012 - SUPERANDO OS TRAUMAS DA VIOLÊNCIA SOCIAL.


Lição 04
SUPERANDO OS TRAUMAS DA VIOLÊNCIA SOCIAL  
22 de julho de 2012

TEXTO ÁUREO  

A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus;
e encheu-se a terra de violência”  (Gn 6.11). 

VERDADE PRÁTICA  

VIOLÊNCIA SOCIAL
A Igreja de Cristo deve acolher, com amor e hospitalidade, toda pessoa vítima de violência.  

COMENTÁRIO DO TEXTO ÁUREO

A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus;
e encheu-se a terra de violência”  (Gn 6.11)
VIOLÊNCIA URBANA
O texto áureo (Gn 6.11) está inserido na história de Noé (Gn 6 a 9), especificamente dentro do contexto das causas do dilúvio (Gn 6.1-13).
A terra estava “cheia de violência” (v.11). A raiz do termo “cheia” (timale’) aparece também em Gn 1.22 e 28. Deus ordenou o homem a multiplicar-se; o homem multiplicou-se, mas também, multiplicou-se a violência. A palavra hamam é violência, mal, injustiça, sendo mais comumente traduzida como “violência”. A palavra é, com freqüência, sinônimo de extrema impiedade. Foi um das causas do dilúvio (Gn 6.11,13), onde a palavra é paralela de ‘corrupção. 
O Senhor Jesus nos faz o seguinte alerta:"Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mt 24:37-39).
Além do cotidiano comum existente nos dias de Nóe citado pelo Senhor Jesus, declara a Palavra de Deus claramente que a violência foi sem dúvida uma das causas fundamentais para o juízo de Deus: “Viu Deus a terra, e que estava corrompida, pois todas as pessoas haviam corrompido o seu caminho sobre a terra. Então disse Deus a Noé: O fim de todos seres humanos é chegado perante mim, pois a terra está cheia da violência dos homens. Destrui-los-ei juntamente com a terra” (Gn 6.13-14). 
Não há a menor dúvida de que vivenciamos dias como os de Nóe. Em tempos como este os homens casam e se dão em casamento, seguindo a normalidade da vida sem preocupar com o que Deus diz ou pensa, isto sem falar, no esfriamento do amor e na multiplicação da iniqüidade e da violência que se multiplica e acentua em todo planeta, isso tudo são apontamentos de que estamos mais perto da volta de Cristo do que possamos imaginar!
Não é possível fugirmos da violência, esse mal que assola a humanidade desde tempos imemoriais, e sofremos as conseqüências mesmo tendo sido regenerados em Cristo. A única maneira de minorarmos as conseqüências é levando Cristo ao mundo através do esforço evangelístico. Não podemos ficar indiferentes aos seus males, porque enquanto permanecermos neste mundo estaremos sujeitos às suas conseqüências. Todavia, não devemos esquecer-nos de que a nossa vida está escondida em Deus e nele estaremos sempre seguros. 

RESUMO DA LIÇÃO 04  

SUPERANDO OS TRAUMAS DA VIOLÊNCIA SOCIAL 
I. A VIOLÊNCIA IMPERA SOBRE A TERRA
1. A origem da violência.
2. A multiplicação da violência.
3. A violência na sociedade atual.  
II. VIOLÊNCIA UM PROBLEMA DE TODOS
1. Quando o crente é perseguido.
2. A ação do bom samaritano.
3. A Igreja deve denunciar a violência através de ações. 

INTERAÇÃO  

A violência é um fenômeno desencadeador de sofrimentos e perdas na vida de qualquer pessoa, cristã ou não. Ela faz chorar, sofrer, irar-se e, até mesmo, revoltar-se, isso é humano e legítimo. Não há nada de demoníaco ou patológico nessas reações. Naturalmente, como qualquer revolta em relação a injustiça, a violência nos desafia a viver uma radicalidade do Evangelho até as últimas consequências. É doloroso saber que, mesmo servindo um Deus soberano e bondoso, podemos perder nosso ente querido vítima das maiores barbáries praticadas por aqueles que não têm o amor de Cristo no coração. É possível perdoar atos violentos? O que as Escrituras nos mostram? Qual a origem da violência?
O primeiro ato violento na história humana é oriundo da rebelião do primeiro casal, no Éden, mas multiplicou-se através de Caim, Lameque e todo o gênero humano. A igreja precisa conscientizar-se do seu papel acolhedor às pessoas vítimas da violência. 

OBJETIVOS  

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
·   Explicar a origem da violência.
·   Compreender que a violência é um problema de todos.
·   Conscientizar-se do papel acolhedor da igreja. 

COMENTÁRIO 

introdução  
Palavra Chave 
Violência: 
Qualidade do que é violento; ação de empregar força física ou intimidação moral contra alguém; ato violento.  
I. A VIOLÊNCIA IMPERA SOBRE A TERRA  
VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS.
1. A origem da violência. As Escrituras Sagradas mostram que a violência é o resultado direto da rebelião de Adão e Eva contra Deus (Gn 3.4-24; 6.5). Neles, toda a humanidade fez-se pecadora (Rm 3.23). Logo após a queda, seus filhos apresentaram ofertas ao Senhor: as de Abel foram aceitas, mas as de Caim, rejeitadas (Gn 4.3-5). Isso levou Caim a matar Abel, protagonizando o primeiro homicídio da história. Estava inaugurada a violência sobre a face da terra. 

2. A multiplicação da violência. O ato de Caim revela a natureza da humanidade que, agora arruinada pelo pecado, comete violência sobre violência (Sl 14.1-3; Rm 3.10-18). Sua disposição para o mal é evidenciada em Lameque que, além de matar dois homens, louva os próprios crimes (Gn 4.23). A violência generalizou-se de tal forma, que constrangeu a Deus a destruir o mundo antigo pelas águas do dilúvio (Gn cap. 6). Apenas Noé e sua família são poupados. Foi com pesar que o Senhor decretou o fim da primeira civilização humana: “Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito” (Gn 6.7).  
3. A violência na sociedade atual. Apesar das políticas públicas contra a violência, as estatísticas envolvendo assassinatos, lesões corporais, estupros, roubos, etc, aumentam anualmente de forma assustadora. Vivemos dias semelhantes aos de Noé. Por isso, a Igreja de Cristo, como sal da terra e luz do mundo, deve postar-se como a voz profética de Deus contra todos os tipos de violência. Não podemos nos conformar com o presente século (Rm 12.1,2).

SINOPSE DO TÓPICO (I) 
Desde que o primeiro casal pecou, a violência impera sobre a Terra através da maldade humana.  
II. VIOLÊNCIA, UM PROBLEMA DE TODOS

VIOLÊNCIA NO TRANSITO
1. Quando o crente é perseguido. Há formas de violência que, embora não agridam fisicamente, são mental e emocionalmente destrutivas. Entre as mais comuns, encontram-se a tortura psicológica e o assédio moral, ambos extremamente danosos, podendo levar a vítima a danos irreversíveis (Sl 73.21). O que dizer, portanto, das perseguições que muitos crentes piedosos sofrem no trabalho e na escola em virtude de sua postura moral e espiritual?
Quando isso acontecer, lembre-se das palavras de Jesus: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós” (Mt 5.10-12).
O Senhor é poderoso para transformar esse quadro e mostrar a todos que Ele zela por seus filhos (Sl 42.5,11; 62.5). 
2. A ação do bom samaritano. O Senhor Jesus contou, certa vez, uma parábola cujos personagens centrais são um samaritano e um israelita que fora espancado por salteadores (Lc 10.25-37). A vítima foi ignorada até mesmo por um levita e por um sacerdote (10.31,32). Todavia, o samaritano, alguém abominado pela nação judaica (Jo 4.9), compadeceu-se do israelita, socorreu-o e responsabilizou-se por seu tratamento. Nessa parábola, há uma importante mensagem para a Igreja de Cristo. Devemos cuidar e amparar as vítimas da violência.  
3. A Igreja deve denunciar a violência através de ações. Todas as pessoas, crentes ou ímpias, estão sujeitas à violência. Por isso, a Igreja do Senhor deve empreender ações para auxiliar as vítimas a superarem os traumas provenientes de atos violentos. Em primeiro lugar, clamemos a Deus para que a nossa cidade tenha paz e que os homens públicos cumpram o seu dever com ações preventivas contra a violência (1 Tm 2.1,2,8). Em segundo lugar, preparemo-nos para acolher devidamente os que sofreram algum tipo de violência, oferecendo-lhes conforto espiritual, moral e emocional (Lc 10.36,37). 
SINOPSE DO TÓPICO (II) 
A ação do bom samaritano nos estimula a perceber que a igreja deve denunciar os atos de violência através de sua ação acolhedora. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                              
Você já foi vítima de alguma forma de violência? Saiba que Deus se importa com você. Ele o ajudará a superar os traumas e dará novo rumo para a sua vida. Não se desespere, nem se deixe vencer pela tristeza. Afinal, temos conosco, e em nós, o divino Consolador. Somente Ele pode transformar nosso pranto em riso. Amém. 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA  

RHODES, R. Por que coisas ruins acontecem se Deus é bom? 1.ed., RJ: CPAD, 2010.
SEAMANDS, S. Feridas que Curam: Levando Nossos Sofrimentos à Cruz. 1.ed., RJ: CPAD, 2006.

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