segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Lição 7 - 4º Trim. 2013 - Juvenis 15 a 17 anos.

Lição 7- A mídia e a moda

Texto Bíblico: 1 João 2.15-17; 5.4-6; Romanos 12.1,2





Prezado (a) professor (a) inicie a aula dessa semana propondo uma definição de cultura. 

A moda no mundo contemporâneo está inserida nos costumes de uma sociedade. Esta estabelece a plataforma cultural para a ascensão de uma nova tendência no mercado produtivo da moda.   Os pensadores Terrence R. Lindvall e J. Matthew Melton lhe ajudarão com o conceito de cultura: 

“Cultura”, derivado do latim cultura, refere-se aos costumes e produtos sociais inventados pelos seres humanos, refletindo suas crenças e valores.

Segundo é interpretada nos dias de hoje, a cultura é caracterizada pelas artes, hábitos e comportamentos de um grupo social.  

É de acordo com os princípios morais da sociedade, propagados pela mídia, que toda produção cultural (moda, hábitos, artes, comportamentos, etc...) dará origem as novas tendências do mercado da moda. Se a cultura sem Deus é a que prevalece, logo, as tendências da moda refletirão um comportamento sem Deus. 

É nesse contexto que o jovem cristão deve ter fundamentos bem sólidos para viver uma contracultura. Pois a tradição que reconhece a soberania de Deus produzirá tendências de moda que glorifiquem a Deus. Não é a mídia que norteia a moda do cristão, mas são os princípios eternos de Deus.

Para maiores informações sobre “Moda e Cultura” consulte o blog do 1º fórum de moda e cultura promovido pela comissão de Educação e Cultura da câmara municipal do Rio de Janeiro: http://forumdemodaeculturarj.blogspot.com

Dica de Leitura: PALMER, Michael D. et al. Panorama do Pensamento Cristão. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p. 391-421. 

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