sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Lição 7 - 1º Trim. 2014 - Pre Adolescentes 11 e 12 anos.

Lição 07 - Você tem o seu valor

Texto Bíblico: Juízes 6.11,12,14-18





Duas emoções típicas da adolescência são os sentimentos de inferioridade e a insegurança. Em razão de todas as mudanças que estão acontecendo em seu corpo, o adolescente torna-se muito acanhado. Ele sempre pensa que ninguém o entende – especialmente seus pais. Enfrenta momentos em que não se sente bem-aceito pelo mundo inteiro – inclusive pelo seu melhor amigo – e se acha totalmente sem valor. 

A falta de compreensão sobre as mudanças físicas e intelectuais trazidas pela puberdade conduz a esses sentimentos de inferioridade. Ao comparar-se com os outros os adolescente pensa que não é tão bom ou digno quanto eles. Para encobrir esses sentimentos, acaba desenvolvendo um comportamento dominador, espalhafatoso ou petulante. Ele pode retrair dentro de uma carapaça ou tornar-se o chefe da classe. Ou pode disfarçar uma postura de tédio e falsidade que desafia qualquer um a lhe dar aula ou oferecer ajuda. 

Professor pergunte aos adolescentes se eles já pararam para pensar porque Deus se dedica tanto a nós?  Espere as respostas. Explique que nossa existência poderia ser medíocre. Deus poderia ter deixado o mundo sem forma e cinza; nós nunca saberíamos a diferença. Mas não foi isso que Ele fez.   

Ele jogou a cor laranja no nascer do sol e pintou o céu de azul. 

E se você gosta de ver o voo dos gansos poderá observar isto também. 

Teve Ele de fazer a bela cauda do esquilo? 

Foi Ele obrigado a fazer o canto dos pássaros? 

E a forma engraçada como as galinhas ciscam ou a  majestade do trovão quando emite seu som? 

Por que dar cheiro à flor? Por que dar sabor aos alimentos? O Senhor Deus fez tudo isso, porque nos ama. E a maior prova desse amor, é a nossa salvação em Cristo Jesus.   

Bibliografia: 

LUCADO,Max. Aprenda a Compartilhar Um Amor que Vale a Pena. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.  

JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes: Descubra a alegria de trabalhar Com eles. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário