sábado, 22 de fevereiro de 2014

Lição 8 - 1º Trim. 2014 - Adolescentes 13 e 14 anos.

Lição 08 – Tenha cuidado com o que fala

Texto Bíblico: Provérbios 10.19-22,31,32; 12.13-22





O apóstolo Tiago compara a língua à força de um pequeno leme, capaz de conduzir a nau de um lado para outro ao menor movimento dos braços do piloto. Ela é um símbolo maior do efeito da palavra, que concentra um elevado poder de bênção ou maldição, elevar ou destruir, trazer a vida ou matar, agregar ou desagregar. Esse domínio implica algumas precauções práticas, como, por exemplo, nunca reproduzir coisas que você ouviu a respeito de terceiros, principalmente de caráter depreciativo, porque nem tudo o que se ouve é a exata expressão da verdade. Há coisas, que jamais podem ser passadas adiante. Participar de rodinhas onde a futrica corre solta é contribuir deliberadamente para espalhar veneno mortal contra o caráter alheio.
 
Mas manter o domínio verbal não significa silenciar-se, tornar-se alienado ou deixar de posicionar-se, quando as circunstâncias o exigem. Significa, isto sim, estar consciente de que há tempo para todas as coisas, entre elas o ato de falar, com algumas implicações. A primeira delas é falar na hora certa, no lugar certo e com as pessoas certas. Em outras palavras, cada assunto deve ser tratado no foro adequado.
 
Muitos fatos tomam dimensão exagerada e maledicente, porque cada um que os comenta não pensa duas vezes em acrescentar-lhe a sua visão pessoal, baseada em conclusões apressadas ou tendenciosas, de tal maneira que dali a pouco uma pequena formiga vira um monstro de sete cabeças cuspindo fogo por todas as ventas.
 
Professor comente com os alunos que é necessário haver sinceridade no falar e medindo sempre as consequências do que está sendo dito.
 
Bibliografia
 
COUTO, Geremias do. A Transparência da Vida Cristã. Rio de Janeiro: CPAD,2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário