segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Lição 10 - 1º Trimestre 2016 - O Jovem e a Consagração - Jovens.

Lição 10

O JOVEM E A CONSAGRAÇÃO (12.1,2)
1° Trimestre de 2016 
CAPA-LBJP-1TRI-2016INTRODUÇÃOI – A CONSAGRAÇÃO DO CULTO RACIONAL
II – A RENOVAÇÃO DA MENTE (v.2a)
CONCLUSÃO 


Objetivos:
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
1. Reconhecer que o conhecimento natural e racional de Deus não é suficiente para salvação.
2. Conscientizar-se de que a idolatria (desprezo pela glória de Deus) induz o ser humano à perversão.
3. Reconhecer que somente o conhecimento experiencial de Deus liberta da ira de Deus.
4. Aplicar o conteúdo aprendido à sua vida pessoal.
INTRODUÇÃO
O culto racional mencionado por Paulo não é o culto oferecido semanalmente nos templos. Na realidade, no templo o crente abastece sua fé com a Palavra e a comunhão com Deus e com a comunidade cristã. Portanto, o desafio está em oferecer o culto racional no dia a dia, onde devemos expor a nossa espiritualidade.  Nesta lição vamos refletir sobre como:  consagrar um culto racional a Deus;  ter uma mente renovada; e  experimentar qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
I – O JOVEM E A CONSAGRAÇÃO DO CULTO RACIONAL (V.1)
Consagrando o corpo como sacrifício vivo
Estes rituais serviram para apontar para Cristo e encobrir os pecados, mas não eram eficazes para removê-los (Hb 10.3-4).
A justificação e possível somente por meio do sacrifício único e perfeito de cristo. Na nova aliança a consagração deve ser autêntica e não simplesmente algo mecânico e repetitivo.  O corpo do crente passa a ser o lugar de encontro e da comunhão, lugar privilegiado na adoração, o templo do Espírito Santo (1 Co 3.16; 6.19).
Consagrando o corpo em santidade
O apóstolo orienta ao crente para oferecer o corpo como sacrifício vivo, mas ele acrescenta que deve ser um corpo santo. No AT, o sacerdote, para oferecer o sacrifício, deveria tomar as precauções previstas na lei mosaica, tanto para quem oferecia como para o sacrifício em si (Ex 28.1-4; Lv 4.3; 21; 23.12; Hb 8.7-8). Oferecer um corpo santo é oferecer corpo e alma de forma exclusiva (separada) para Deus, o culto espiritual e agradável a Deus (1 Pe 2.5).
Consagrando o corpo de forma agradável à Deus
Deus se interessa pelo interior das pessoas, onde está o verdadeiro eu, mas é inegável que o interior reflete no exterior. Como devemos cuidar do templo do Espírito Santo?  Um bom momento para refletir sobre a mordomia do corpo para que possamos consagrá-lo a Deus de forma agradável.  Dentre vários cuidados, pode ser citado a alimentação e exercícios físicos (Pv 23.2; Gl 5.22-23).  Muitos cristãos negligenciam a mordomia do corpo e acham que Deus é obrigado e curar as consequências.
II – O JOVEM E A RENOVAÇÃO DA MENTE (V.2A)
A mente renovada não se acomoda ao padrão estabelecido pelo sistema dominante do mundo (v 2a).
A cultura tem um poder expressivo na formação da cosmovisão e no comportamento das pessoas. O sistema dominante do mundo “jaz no maligno” (1 Jo 5.19). A educação, a mídia, a televisão, os jornais, entre outros meios de comunicação se tornam ferramentas eficazes para moldar a mente das pessoas. O cristão deve estar atento, conhecendo a Bíblia e mantendo uma vida de comunhão com Deus para ser influenciado pelas coisas que são de cima (Jo 3). A mente renovada pelo Espirito Santo(v 2a).  Só o Espírito Santo por meio da Palavra é capaz de renovar a nossa mente, mas esse processo não acontece de forma passiva.  A mente do cristão deve priorizar as coisas de Deus (Fp 4.8) e, por meio do ES, terá o discernimento das coisas espirituais (1 Co 2.14-16). 
As maiores batalhas espirituais acontecem no campo da mente.
Jesus disse que onde estiver o tesouro do ser humano ai estará seu coração e sua mente (Mt 6.21-24).  A mente renovada transforma o modo de vida(v 2a). O cristão não deve viver de acordo com o padrão estabelecido pelo mundo, mas ter uma vida de forma que tudo o que fizerem seja para a glória de Deus (1 Co 10.31). Não significa que deve se excluir do mundo, rejeitar os amigos, se isolar dos relacionamentos, mas pela conduta demonstrar o poder transformador do evangelho. Devemos seguir a vida no espírito “de poder, amor e equilíbrio” (2 Tm 1.7), sendo fiel a Deus independente das circunstâncias (Fp 4.11-13).

III – JOVEM E A BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL VONTADE DE DEUS (V. 2B)
O jovem e a boa vontade de Deus
Para se conhecer a vontade de Deus, em primeiro lugar, se faz necessário conhecer a Bíblia por meio de um estudo sistemático e com compromisso. Como saber se estou na boa vontade de Deus? Diferenciar a “boa vontade universal” e a “boa vontade específica” de Deus.  O cristão pode estar fazendo algo que agrada a Deus, mas não a “boa vontade específica” de Deus para ele (ver At 16.7).
O jovem e a agradável vontade de Deus
A Bíblia nos exorta a aprender como discernir o que é agradável a Deus (Ef 5.10). Cuidado com algumas práticas comuns no meio evangélico para identificar a “agradável vontade de Deus. Como por exemplo: porta aberta (tudo dá certo) ou porta fechada (barreiras na hora de realizar algo). O cristão que consagra sua vida estará em harmonia com Deus, conectado com o Espírito Santo e saberá discernir o que é agradável a Deus (Ef 5.10).Torne a paz de Deus o árbitro em suas decisões.
O jovem e a perfeita vontade de Deus
A Bíblia revela a vontade de Deus, principalmente, a vontade moral. Exemplo: “que vos abstenham da imoralidade sexual” (1 Ts 4.1-3). Este é um parâmetro da perfeita vontade de Deus, independente da região ou era.  Aos colossenses a prescrição é frutificar em toda boa obra, crescer no conhecimento de Deus, perseverar nas dificuldades, ter alegria do Espírito e dar graças em tudo (Cl 1.10-12).  Ainda que a perfeita vontade de Deus não parece ser justa ou adequada para você, confie em Deus, pois tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28).

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nesta lição nos aprendemos que:
O culto racional que agrada a Deus não é a rotina da participação do templo, mas o culto espiritual contínuo na vida do crente.  A renovação da mente é um processo. O crente precisa fazer uma entrega completa para que o Espírito Santo governe sua mente (Rm 8.1-4).  Paulo roga para que seja apresentado um culto espiritual diário e agradável à Deus, pois somente assim poderemos experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.  
REFERÊNCIAS
BALL, Charles Fergunson. A vida e os tempos do apóstolo Paulo. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
BARTH, Karl. Carta aos Romanos: Tradução e comentários Lindolfo K. Anders. São Paulo: Novo Século, 2003.
BRUCE, F.F. Romanos: introdução e comentário. São Paulo: Editora Vida Nova, 2004.
CABRAL, Elienai. Mordomia Cristã: aprenda como servir melhor a Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
CABRAL, Elienai. Romanos: o evangelho da justiça de Deus. 7a edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
CALVINO, João. Romanos. 2a Edição. São Paulo: Edições Parakletos, 2001.
GABY, Wagner Tadeu dos Santos. As doenças do Século. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
GILBERTO, Antônio. O fruto do Espírito: a plenitude de Cristo na vida do crente. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico de Matthew Henry. Tradução: Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2002 JEREMIAS, Joaquim. A mensagem central do Novo Testamento. São Paulo: Editora Academia Cristã, 2005
KASEMANN, Ernest. Perspectivas paulinas. 2a edição. São Paulo: Teológica, 2003.
KÜMMEL, Werner Georg. Sintese teológica do Novo Testamento. São Paulo: Teológica, 2003.
LOHSE, E. Contexto e Ambiente do Novo Testamento. 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 2004.
LUTERO, Martin. Comentarios de Martin Lutero: Romanos. Volumen I. Traducción de Erich Sexauer. Barcelona: Editorial Clie, 1998.
MACARTHUR JR., John et all. Justificação pela fé somente: a marca da vitalidade esperitual da igreja. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2005.
MOODY. Comentário bíblico Moody: Romanos à Apocalipse. V. 5. São Paulo: Editora Batista Regular, 2001.
MURRAY, John. Romanos: comentário bíblico fiel. São Paulo: Editora Fiel, 2003.
POHL, Adolf. Carta aos romanos. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 1999.
REGA, Lourenço Stelio e BERGMANN, Johannes. Noções do Grego Bíblico: gramática fundamental. São Paulo: Editora Vida Nova, 2004.
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Tradução de Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.
RICHARDS, Lawrence O. Guia do leitor da Bíblia: uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
RIDDERBOS, Herman. A teologia do apóstolo Paulo: a obra definitiva sobre o pensamento do apóstolo dos gentios. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2004.
RONIS, Osvaldo. Geografia bíblica. 3a Edição. Rio de Janeiro: SEGRAFE, 1978.
SANDERS, E. P. Paulo, a lei e o povo judeu. São Paulo: Edições Paulinas, 1990.
SCHNELLE, Udo. A evolução do pensamento paulino. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
STOTT, John. Romanos. São Paulo: ABU editora, 2000.
SCHRAGE, Wolfgang. Ética do Novo Testamento. São Leopoldo: Sinodal/IEPG, 1994.
STUHLMACHER, Peter. Lei e graça em Paulo: uma reafirmação da doutrina da justificação. São Paulo: Vida Nova, 2002.
TRASK, Thomas E.; GOODALL, Waide I. Um retorno à Vida Santificada. In: De volta para a Palavra: um chamado à autoridade da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, P. 187-205.
ZUCK, Roy B. Teologia do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário