Lição 4
- Detalhes
- Categoria: Adultos
- Publicado: 17 Julho 2017
O Senhor e Salvador Jesus Cristo
3° Trimestre de 2017
ESBOÇO DA LIÇÃOINTRODUÇÃO
I – O FILHO UNIGÊNITO DE DEUS
II – A DEIDADE DO FILHO DE DEUS
III – A HUMANIDADE DO FILHO DE DEUS
CONCLUSÃO
I – O FILHO UNIGÊNITO DE DEUS
II – A DEIDADE DO FILHO DE DEUS
III – A HUMANIDADE DO FILHO DE DEUS
CONCLUSÃO
OBJETIVO GERALExplicar porque cremos que Jesus é o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus e plenamente homem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I – Compreender que Jesus é o Filho Unigênito de Deus;
II – Mostrar a deidade do Filho de Deus;
III – Apresentar a humanidade do Filho de Deus.
I – Compreender que Jesus é o Filho Unigênito de Deus;
II – Mostrar a deidade do Filho de Deus;
III – Apresentar a humanidade do Filho de Deus.
PONTO CENTRAL
Cremos que Jesus é o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus e plenamente homem.
Cremos que Jesus é o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus e plenamente homem.
JESUS, O SALVADOR
Jesus de Nazaré é a pessoa mais importante que existiu no mundo. Ele veio em forma de uma criança, cresceu na graça e no conhecimento, diante de Deus e dos homens. Jesus iniciou o seu ministério com doze discípulos, pregando o Reino de Deus por toda a Antiga Palestina. É impossível alguém ficar indiferente em relação ao seu ministério. Se os nossos alunos o conhecerem como descrevem as Escrituras, “rios de águas vivas fluirão do seu interior”.
1. Jesus chamado “Cristo”. Jesus (que quer dizer “o salvador”) é o “Messias” de Israel, isto é, o ungido de Deus Pai para redimir o povo de Israel e o “Cristo” para redimir o mundo: “Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” (At 2.36). Jesus Cristo é o evento anunciado por João Batista: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). Nele, a condenação eterna é apagada, as prisões psicológicas e emocionais são abertas. Nossa natureza humana pecaminosa, egoísta e perversa é completamente transformada.
2. O “Logos”. O Evangelho afirma que só há verdadeira vida por intermédio do verbo vivo de Deus: Jesus Cristo, a vida eterna que pulsa de Deus para nós. É vida verdadeira que dá conta de todas as interrogações, questionamentos e dúvidas humanas. Mas o mundo não compreendeu o significado dessa vida, desse verbo e desse sentido último (Jo 1.5). Para descrever esse evento extraordinário o apóstolo João usou um termo bem peculiar em o Novo Testamento, Logos, que quer dizer “verbo” ou “palavra”. O apóstolo escreveu assim o primeiro versículo no seu Evangelho: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1). Esse versículo descreve Jesus como o início de todas as coisas e o significado último da vida: “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens” (Jo 1.3,4). Segundo o Evangelho, só há verdadeira vida por intermédio do verbo vivo de Deus: Jesus Cristo, a vida que pulsa de Deus para nós. Só ele é quem pode doar vida verdadeira. Só Ele quem dá conta de todas as interrogações, questionamentos e dúvidas humanas. Mas o mundo não compreendeu o significado dessa vida, desse verbo e desse sentido último (Jo 1.5). Mas para nós, os que cremos, o “servo” Jesus é Senhor e Cristo. Sejamos servos disponíveis no serviço, olhando sempre para o autor e consumador da nossa fé.
(Texto extraído da revista Ensinador Cristão. Nº 71. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.38.)
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do setor de Educação Cristã (CPAD)
Redator do setor de Educação Cristã (CPAD)
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