Lição 2 - A História do Semeador
3º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno aprenda que é importante guardar a Palavra de Deus no coração.
Ponto central: O nosso coração deve estar aberto para a Palavra de Deus.
Memória em ação: “Feliz quem lê este livro, e felizes aqueles que ouvem as palavras desta mensagem profética e obedecem ao que está escrito neste livro” (Ap 1.3a)
Querido (a) professor (a), seguiremos compartilhando com nossos primários acerca das ricas parábolas de Jesus. Apesar da atemporalidade dessas lições preciosas, é preciso contextualizá-las para que o ouvinte urbano do século presente compreenda a sua profundidade. Justamente com este propósito, sugerimos no subsídio da lição anterior, a plantação de algumas sementinhas, a fim de ajudar nessa ambientação dos pequeninos com o solo, semeadura, tempo de germinação e crescimento de cada semente, etc.
Se você fez a experiência sugerida na lição anterior, poderá utilizá-la como exemplo também nesta próxima aula. E caso não tenha feito, ainda há tempo para realizá-la nesta lição, recapitulando a anterior e introduzindo a parábola do semeador.
Explique que antigamente e no local onde Jesus contou esta parábola tinham muitas pessoas do campo, que plantavam seus próprios alimentos e viviam da venda deles. Então, elas entendiam perfeitamente que nem todo solo estava bom ou preparado para ser um bom receptor da semente, por isso nem todas vingavam ou chegavam a dar frutos. Até hoje é desta forma, existem diferentes tipos de solo e maneiras de cuidar e plantar neles, do contrário, não há produção de alimentos.
Nesta faixa etária seus alunos provavelmente já estão ouvindo nas suas escolas sobre os tipos de solos: Nesta faixa etária seus alunos provavelmente já estão ouvindo nas suas escolas sobre os tipos de solos:
Argiloso: Possui consistência fina e é impermeável, isto é, onde a água não penetra. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café.
Humífero ou Humoso: Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas).
Arenoso: Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.
Calcário: É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto. (Informações do portal Sua Pesquisa https://www.suapesquisa.com/pesquisa/tipos_solo.htm)
Portanto, é interessante fazer esta pequena recapitulação, antes da introdução da história. Se possível, leve fotografias de cada um. Você encontra com facilidade na internet ou livros de ciências e geografia desta faixa etária. Tal recapitulação, além de ajudá-los em suas classes seculares, clarificará a explicação e aplicabilidade da parábola do Semeador em nossas vidas. recapitulação, além de ajudá-los em suas classes seculares, clarificará a explicação e aplicabilidade da parábola do Semeador em nossas vidas.
Ao final da história, pergunte que tipo de solo seus alunos querem que sejam seus corações. Ore com eles para que a semente da Palavra de Deus frutifique em cada um e jamais se perca.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário