segunda-feira, 9 de julho de 2018

Lição 02 -3º Trimestre 2018 - Jesus Cristo: O Fundador da Igreja - Adolescentes.

Lição 2 - Jesus Cristo: o Fundador da Igreja

3º Trimestre de 2018
TEXTO BÍBLICO: Mateus 16.16-18.
OBJETIVOS:
Mostrar que Jesus é o fundador da Igreja;
Relatar o ministério de Jesus;
Demonstrar a simplicidade da Igreja fundadora por Jesus.
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos aprenderão que a igreja está fundamentada sobre a pedra mais preciosa que já existiu: Jesus Cristo. É intrigante pensar como essa instituição permaneceu firme por tantos anos e ainda permanece. A resposta está nas palavras ditas por Jesus aos discípulos durante o seu ministério terreno: “[...] sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas dos infernos não prevalecerão contra ela” (cf. Mt 16.18). O fundamento da igreja é Cristo e Ele zela para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, se mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível (cf. Ef 5.27).
Os discípulos que sucederam a Cristo e receberam a responsabilidade de pregar a mensagem do evangelho por todo o mundo, tinham também a incumbência de organizar a igreja do Senhor neste mundo. Vale ressaltar que o propósito essencial de Cristo não era delimitar a igreja a quatros paredes de uma instituição religiosa, embora seja importante o espaço reservado para que os irmãos desenvolvam a comunhão e o aprendizado da Palavra de Deus. Entretanto, a Igreja de Cristo pertence ao Reino de Deus em toda a terra. Um Reino que não pertence a este mundo e não segue as regras e valores impostos por uma sociedade cada dia mais secularizada e distante de Deus.
Apesar de todos os ataques do reino das trevas contra a igreja, ela jamais poderá ser vencida. De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1421):As portas do inferno não prevalecerão.
‘As portas do inferno’ representam Satanás e a totalidade do mal no mundo, lutando para destruir a igreja de Jesus Cristo.
(1) Este texto não quer dizer que nenhum crente como pessoa e nenhuma igreja local, confederação de igrejas ou denominação, jamais chegará a cair na imoralidade, nos erros de doutrina ou na apostasia. O próprio Jesus predisse que muitos decairão da fé e Ele adverte as igrejas que estão abandonando a fé neotestamentária a voltar-se do pecado ou sofrer a pena da remoção do seu reino (24.10,11; Ap 2.5,12-29; 3.1-6,14-16; ver 1 Tm 4.1 nota). A promessa [de Mt 16.18] não se aplica àqueles que negam a fé, nem às igrejas mornas.
(2) O que Cristo quer dizer é que, a despeito de Satanás fazer o pior que pode, a despeito da apostasia que ocorre entre os crentes, das igrejas que ficam mornas e dos falsos mestres que se infiltram no reino de Deus, a igreja não será destruída. Deus, pela sua graça, sabedoria e poder soberanos, sempre terá um remanescente de crentes e de igrejas que, no decurso de toda a história da redenção, permanecerá fiel ao evangelho original de Cristo e dos apóstolos e que experimentará a comunhão com Ele, o senhorio de Cristo e o poder do Espírito Santo. Com o povo genuíno de Deus, esses crentes demonstrarão o poder do Espírito Santo contra Satanás, o pecado, a doença, o mundo e as forças demoníacas. É essa igreja que Satanás com todas as suas hostes não poderá destruir nem resistir.
Após apresentar aos alunos os tópicos a lição, converse com eles sobre a estabilidade espiritual que a igreja precisa ter para levar a mensagem de salvação aos perdidos. Em outras palavras, significa que só estaremos preparados para transmitir as verdades do Reino celestial se, de fato, acreditarmos que Jesus é a nossa Rocha firme que não nos deixará cair nem desistir em ocasião alguma. Pondere com seus alunos como está a fé deles no Senhor Jesus Cristo. Adolescentes apresentam muitas dúvidas em relação às verdades bíblicas e à eternidade. Mostre-se aberto aos questionamentos de seus alunos.
Tenha uma boa aula!
Thiago Santos
Editor do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário