Lição 2 - A expansão da Igreja
4º Trimestre de 2020
Objetivos:
1. Destacar como a Igreja Primitiva foi levada a cumprir a Grande Comissão, dada por Jesus em Marcos 16.15;
2. Ressaltar a importância do zelo missionário para a vida, o crescimento e a saúde das igrejas;
3. Despertar o desejo de, assim como os primeiros cristãos, dedicar ao labor evangelístico e missionário.
Destaque: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.” (Marcos 16.15)
Queridos professores e professoras,
A Paz do Senhor Jesus!
Nesta lição estudaremos as primeiras fases do crescimento da igreja primitiva. Tal crescimento nasceu como conseqüência das perseguições que começaram ocorrer, a partir de Jerusalém.
Neste contexto, uma nova fronteira geográfica entra em evidência: a cidade de Antioquia – o lugar onde os seguidores de Jesus foram chamados de “cristãos”.A fim de lhe auxiliar neste estudo, selecionamos um trecho do Comentário Bíblico Beacon1:
Esta seção fala de dois movimentos da Igreja Primitiva ao longo do mar Mediterrâneo. O primeiro foi rumo ao norte, a partir de Jerusalém para Antioquia, na Síria. O Evangelho foi pregado livremente naquela cidade distante. O segundo foi rumo ao sul, de Antioquia a Jerusalém. (...)
[Antioquia] Esta cidade, fundada em 300 a.C., tinha se tornado a terceira maior cidade do Império Romano, superada apenas por Roma e Alexandria. Diz-se que suas muralhas encerravam uma área maior do que as de Roma. A oito quilômetros da cidade, ficava o bosque de Dafne, um importante centro de adoração a Apolo e Ártemis (ou Artemisa). Como resultado parcial disto, Antioquia era famosa por sua imoralidade. Ainda assim, muitos judeus e prosélitos ali viviam. Eles foram evangelizados em primeiro lugar, pois foi dito que os primeiros missionários não estavam anunciando a ninguém a Palavra senão somente aos judeus. Isso provavelmente aconteceu antes da experiência de Pedro em Cesaréia.
Felizmente, havia alguns homens de Chipre e Cirene (Norte da África) que eram um pouco mais esclarecidos. Quando eles chegaram a Antioquia, pregaram o Senhor Jesus aos gregos. (...)
Como estavam obedecendo às ordens de Cristo (Mt 28.19), eles viram o cumprimento da sua promessa – a mão do Senhor era com eles, e o seu poder se manifestava no ministério. O resultado foi que grande número creu e se converteu ao Senhor. Antioquia em pouco tempo se tornou o principal centro do cristianismo.
Boa Aula!
Flavianne Vaz
Editora da Revista Adolescentes Vencedores
Nenhum comentário:
Postar um comentário