segunda-feira, 3 de maio de 2021

Lição 05 - 2º Trimestre 2021 - O Primeiro Pecado - Primários.

 

Lição 5 - O Primeiro Pecado 

2º Trimestre de 2021

Objetivo: Que o aluno compreenda como o pecado entrou no mundo e que por meio de Jesus há perdão para os pecados.

Ponto central: Jesus morreu para perdão dos nossos pecados.

Memória em ação: “O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz [...]” (1 Pe 2.24).

Querido (a) professor (a), em nossa próxima aula vamos ensinar aos Primários sobre o primeiro pecado. E para isso utilizaremos uma dinâmica mais do que especial. Como diz o antigo ditado popular, “uma imagem vale mais que mil palavras”. O objetivo é proporcionar maior compreensão, internalização e memorização da história mais importante da humanidade: a trajetória de sua queda até a redenção, pelo sangue de Jesus. 

O recurso visual é muito importante na aprendizagem e memorização, seja qual for a matéria e faixa etária, mas especialmente na dos seus alunos dos Primários. Por isso, além do plano de aula já disponibilizado em sua revista, sugerimos que você faça um resumo visual desta lição. Você vai precisar dos seguintes materiais (todos baratos e facilmente encontrados em supermercados e drogarias):    

• Copo de vidro transparente   

• Cloro / Água sanitária    

• Iodo    

• Água 

primarios 5 iodo

O ideal é que você não deixe os produtos nos seus recipientes originais para despertar ainda mais a curiosidade da turma e não tirar o foco dos alunos da história. 

Primeiramente, mostre o copo (ou recipiente de vidro transparente) com água comum até a metade e diga que ele representa cada um de nós quando Deus nos criou lá no Éden, livre do pecado, puros.

Então, misture o iodo com a água e continue a explicação:

– Mas um dia nos afastamos de Deus, pecamos (a água ficará escura. Você pode se estender mais falando os tipos de pecado, especialmente dentro do contexto da faixa etária dos Primários, e o quanto eles nos mancham, sujam nossos corações, nos afastando de Deus).

Em seguida, você pegará um pouco da água sanitária e (após sua explicação), derramará sobre o recipiente que ficou com a água escura e o líquido voltará a ficar transparente como água. Porém, antes explique:

– Deus nos amou tanto que arquitetou um plano para nos redimir, para nos tirar deste lamaçal de pecado, para que possamos ter uma vida eterna ao lado dEle, o que jamais conseguiríamos pelos nossos próprios esforços. E Ele se dispôs a dar seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crer, não perecesse, mas tivesse a vida eterna (Jo 3.16).  

Peça que eles leiam Romanos 5.18,19: “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos”. (E neste momento, após falarem “justos”, derrame o cloro ou água sanitária).

Esta é uma simples ilustração, mas também muito marcante. 

No entanto, acima de qualquer recurso, dependemos exclusivamente do Espírito Santo para atingir os corações. Por isso, previamente ore pela sua classe, prepare-se para esta aula, treine pelo menos duas vezes essa dinâmica, antes de apresentá-la pra sua turma, a fim de que tudo corra como o esperado.

Ao final da aula, ore com seus pequeninos, agradecendo ao Senhor por enviar Jesus para nos salvar e perdoar por todos os nossos pecados e que o seu Espírito Santo sempre nos ajude a manter nossos corações limpos e agradáveis a Ele.

O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula! 

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário