segunda-feira, 28 de maio de 2018

Lição 09 - 2º Trimestre 2018 - Obrigações em Família - Adolescentes.


Lição 9 - Obrigações em Família

 2º Trimestre de 2018
TEXTO BÍBLICO: Colossenses 3.18-21
OBJETIVOS:
Informar
 que temos obrigações na família;
Explicar que a obediência é um estilo de vida;
Ensinar que temos obrigações espirituais na família.
Olá caro(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos aprenderão que a família é uma instituição planejada pelo Criador, e como toda instituição, há direitos e deveres que devem ser desempenhados por cada integrante da família. Cada pessoa exerce um papel no seio familiar e deve cumprir com as obrigações que lhe compete de forma honrosa, conforme a orientação das Escrituras Sagradas (Cl 3.18-21). No entanto, é preciso entender que não se trata de uma hierarquização dos papéis familiares ou mesmo um incentivo à disputa de poderes, mas um chamado à compreensão de que Deus constituiu cada membro familiar de uma forma especial para que a relação em família seja a representação da relação que Deus almeja ter com toda a humanidade.
É importante ressaltar que apesar de exercermos diversos papéis na sociedade, sujeitando-nos às autoridades, no tocante à família os papéis não devem ser interpretados como obrigações, mas exercidos com amor. Afinal de contas, a família é um projeto de Deus para toda a humanidade. No que diz respeito à natureza desses papéis o apóstolo Paulo teve o cuidado de enfatizar aos crentes de Colosso que cada integrante da família deveria exercer um papel especial, porém com amor e compromisso sincero. Lawrence O. Richards discorre a respeito do assunto na obra Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento (2007, p. 453), editado pela CPAD:
[...] em sua descrição de como viver em sociedade ‘em nome do Senhor Jesus Cristo’ (Cl 3.17), Paulo enfatiza o fato de que os deveres são recíprocos. Todo papel na sociedade tem um papel complementar.

Empregados têm patrões. Escravos têm senhores. Embora a pessoa no papel (socialmente) subordinado tenha um dever para com a pessoa no papel (socialmente) superior, a pessoa no papel superior também tem uma obrigação para com a pessoa que está no papel subordinado.

Este princípio é mais importante do que poderíamos suspeitar, porque ele significa que, em última instância, os papéis sociais são irrelevantes. Isto é, para os cristãos, um papel social não é superior nem inferior. Tudo o que um papel social faz é definir como o cristão deve servir aos outros. [...] Mas, para o cristão, nem homem ou mulher, nem senhor ou escravo, é mais importante que o outro. Cada um é chamado para viver dentro de seu papel como um representante de Jesus Cristo, para que aquilo que disser ou fizer reflita a presença de Jesus Cristo em seu interior.
Aproveitando o comentário da lição desta semana, pergunte aos alunos: Que papéis vocês exercem nas suas respectivas famílias? Vocês têm cumprido os papéis para o qual foram chamados dentro da família? Quais são as dificuldades que encontramos para exercer os papéis que nos compete em nossos lares? Como vocês entendem a representação de Jesus Cristo através de suas vidas nas relações familiares? Abra espaço para mais perguntas que achar interessante.Tenha uma excelente aula!
Thiago Santos
Editor do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Lição 09 - Utilização de Células - Tronco - Juvenis.


Lição 9 - Utilização de Células-Tronco

2º Trimestre de 2018
Esboço da Lição
1. O QUE É E COMO FUNCIONA?
2. VISÃO ÉTICA
3. O QUE DIZ A BÍBLIA?

Objetivos
Compreender o que é e como funcionam as pesquisas com Células-Tronco;
Saber o que a Bíblia diz sobre a vida humana.

     Querido (a) professor (a), no próximo domingo abordaremos em classe uma temática científica bastante controversa: a “Utilização de Células-Tronco”. Sugerimos que você se prepare ainda mais para esclarecer as dúvidas de seus juvenis e rechaçar possíveis enganos aprendidos na escola, através da mídia, etc. Ainda assim, caso você não saiba ou não tenha total segurança sobre qualquer resposta, não se preocupe, seja honesto com sua classe e proponha que vocês descubram juntos, posteriormente.
     Caso haja o interesse ou você identifique uma necessidade de aprofundar o tema extraclasse, é válido lembrar que a Casa Publicadora das Assembleias de Deus possui diversas obras sobre Ética Cristã que explanam o tema. Uma delas, inclusive, aborda exclusivamente ele: “Células-Tronco. Uma visão ética cristã quanto a pesquisa e uso de células-tronco  para fins terapêuticos”, do pastor Elinaldo Renovato.
   
 O autor, líder da Assembleia de Deus em Parnamirim (RN), é teólogo, professor universitário, mestre em Ciências da Religião e comentarista das Lições Bíblicas da CPAD. Você pode encontrar o título em qualquer livraria ou pelo site: https://www.cpad.com.br/celulas-tronco-127577/p
    De fato, a ciência já fez maravilhas antes inalcançáveis com a utilização das células-tronco. Não à toa o Nobel de Medicina de 2012 foi oferecido aos dois pesquisadores de células-tronco, que descobriram (em trabalhos com 44 anos de distância), que células adultas podem ser "reprogramadas" para se tornar imaturas e pluripotentes, ou seja, capazes de se especializar em qualquer órgão ou tecido corporal – como nervos, músculos, ossos e pele.
    O trabalho dos cientistas revolucionou a medicina possibilitando novas descobertas para a cura de várias doenças, antes irreversíveis, da cegueira e paraplegia ao Alzheimer. Até mesmo caso de câncer cerebral raro, antes considerado incurável, já foi revertido com o uso da descoberta científica.
     Diante de tamanhas e extraordinárias possibilidades curativas, qual seria o problema de utilizar essa maravilha? Por que alguém se oporia a tal avanço? A oposição é exclusiva quanto ao uso de um tipo de célula-tronco específica, a embrionária, que é justamente a que boa parte das aspirações da medicina envolve. Como nosso próprio dicionário descreve, um embrião é um ser humano (durante as oito primeiras semanas do desenvolvimento após o espermatozóide fecundar o óvulo).
“Somos contra o uso e as pesquisas em células-troco embrionárias, por que”:
a) São um atentado contra a santidade da vida humana. Tais pesquisas representam um atentado contra Deus. Cada um daqueles óvulos fecundados, do qual se extrai a célula-tronco, é um ser humano. Sacrificá-lo é crime. É um aborto sutil. Embora seja praticado sob o manto da ciência, não deixa de ser um homicídio. Se cremos que a pessoa humana começa na concepção, só podemos concluir que o óvulo fertilizado já é um ser como eu e você. E, sendo assim, que não lhe seja negado o direito à vida uterina.
b) Há alternativas celulares além das células-tronco embrionárias. Os próprios geneticistas reconhecem que, além das células-tronco embrionárias, há outras que podem ser usadas na cura das enfermidades degenerativas. Há que se mencionar as células extraídas do cordão umbilical. Quer fonte mais abundante? Além disso, há as células-tronco adultas extraídas do fígado e do tecido adiposo. “Logo, não há necessidade de se lançar mão dos pequeninos abandonados por seus pais nas clínicas de reprodução assistida”. (ANDRADE, Claudionor de. As novas fronteiras da Ética Cristã.  Rio de Janeiro: CPAD, 2015, pp.165,166).
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD
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Lição 08 - 2º Trimestre 2018 - Um Jovem que Gostava de Orar - Berçário.


Lição 8 - Um jovem que gostava de orar

2º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Incentivar o prazer pela oração.

É hora do versículo: “Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5.17).

Nesta lição, as crianças continuarão aprendendo sobre a oração, e em especial, sobre o prazer de orar.  Daniel gostava muito de orar e por isso ele orava três vezes por dia! Daniel foi abençoado porque falava sempre com o Papai do Céu.
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem o desenho de Daniel com alguns leões. Reforce com seus alunos que o Papai do Céu não deixou leão nenhum machucar Daniel. Incentive as crianças maiores a cobrirem o nome do nosso personagem de hoje. Não deixe de orar com a turminha. 


Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
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Lição 07 - 2º Trimestre 2018 - Davi Orou Louvando a Deus - Berçário.


Lição 7 - Davi orou louvando a Deus

2º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Incentivar o desejo de louvar a Deus através da oração.

É hora do versículo: “Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor [...]” (Salmos 150.6).

Nesta lição, as crianças continuarão aprendendo que, através da oração, podemos também louvar ao Papai do Céu. Também podemos usar instrumentos musicais e a nossa voz.
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem e enfeitarem o desenho da harpa como quiserem. Leve um violão de brinquedo e faça um som com ele. Diga que a harpa também faz som como o violão. Diga também que Davi tocava harpa desde pequeno. Distribua material necessário para as crianças realizem a tarefa. Aproveite o que a turma já tiver disponível. Cuide para que as crianças tenham a máxima segurança ao realizar a tarefa para não manusearem materiais tóxicos. Não deixe de cantar com a turminha. 

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
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Lição 06 - 2º Trimestre 2018 - Davi Orou Pedindo Perdão - Berçário.


Lição 6 - Davi orou pedindo perdão

2º trimestre de 2018
Objetivo da lição: Despertar a necessidade de pedir perdão ao nosso Deus.

É hora do versículo: “Nele temos [...] o perdão [...]” (Efésios 1.7).

Nesta lição, as crianças continuarão aprendendo que, através da oração, podemos pedir perdão ao Papai do Céu pelas coisas erradas que fizemos. Davi foi um grande guerreiro e rei, pecou, arrependeu-se, pediu perdão e foi perdoado.

Quando fazemos algo de errado com o Papai do Céu, com o papai, a mamãe ou com um amiguinho, devemos pedir desculpas pelo nosso erro e nunca mais fazer aquilo novamente.

Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem o pequeno guerreiro Davi.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 05 - 2º Trimestre 2018 - Ezequias Orou Pedindo Saúde - Berçário.


Lição 05 – Ezequias orou pedindo saúde.
2º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Compreender que podemos pedir saúde ao Papai do Céu.

É hora do versículo: “[...] eu sou o Senhor que os cura” (Êxodo 15.26).

Nesta lição, as crianças continuarão aprendendo que, através da oração, podemos pedir saúde ao Papai do Céu. Ezequias ficou muito dodói e poderia morrer por causa disso. Ele fez uma oração ao Papai do Céu e recebeu saúde novamente ficando sarado do seu dodói.
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem a cena de um bebê doente. Recorte um pedaço de retalho e permita que as crianças cubram o menininho. Sugira que as crianças orem pelos amiguinhos que estão dodóis. Reforce que o pastor pode orar e ungir quem estiver enfermo.


Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
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Lição 04 - 2º Trimestre 2018 - Elias Orou Pedindo Fogo - Berçário.


Lição 04 - Elias orou pedindo fogo

2º Trimestre de 2018                           
Objetivo da lição: Apresentar o poder da oração.
É hora do versículo: “[...] Que orem em todo lugar [...] (1 Timóteo 2.8).
Nesta lição as crianças aprenderão que uma oração é muito poderosa e revela que o Papai do Céu é muito poderoso. Elias orou e o Papai do Céu mandou fogo do céu e queimou todo o altar com a oferta do profeta.Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem a cena da  oração de Elias sendo respondida pelo  fogo que o poderoso Papai do Céu enviou sobre o altar.


Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 03 - 2º Trimestre 2018 - Salomão Orou Pedindo Inteligência - Berçários.


Lição 3 - Salomão orou pedindo inteligência

2º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Mostrar às crianças que Deus atende às nossas orações.

É hora do versículo: “E tudo o que pedirem em oração [...] receberão” (Mateus 21.22).

Nesta lição, as crianças aprenderão que podemos falar com o Papai do Céu através da oração e pedindo alguma bênção e Ele nos atende. Foi assim com Salomão que pediu inteligência e recebeu o que pediu.

Considerando que nesta faixa etária o período de atenção da criança é muito curto, achamos interessante citar um trecho retirado do livro Como ensinar crianças do maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer, da autora Ruth Beechick, publicado pela CPAD.

“O Mito do Período de Atenção
Existem muitas fórmulas para se chegar ao tempo de atenção das crianças em termos de minutos. A mais comum consiste em utilizar a idade da criança mais um. Ou seja, uma criança de três anos teria um período máximo de atenção de quatro minutos. Isto não é só um mito, como também é um meio inútil de se raciocinar com relação à atenção. Em vez de refletirmos sobre a atenção infantil em termos de minutos, deveríamos considerá-la sob o prisma das tarefas. A tarefa que propomos está num nível de dificuldade apropriado para nosso aluno? Ele a realiza até o fim? Com o nível de dificuldade adequado, uma criança pode, e frequentemente consegue, dar atenção à atividade proposta.

O mito do período de atenção se iniciou com algumas pesquisas que analisavam por quanto tempo uma criança conseguia se concentrar numa determinada atividade imposta pelo professor. Entretanto, tais testes foram feitos em situações experimentais. Se os pesquisadores tivessem observado menininhos brincando naturalmente com seus caminhões, derramando areia em baldinhos, ou uma criança sentada no colo de sua mãe, vendo as gravuras de um livro, os resultados de suas pesquisas teriam sido muito diferentes. Qualquer um que trabalhe com crianças sabe que em algumas ocasiões, com determinadas tarefas, o tempo de atenção delas pode ser surpreendentemente longo.

Portanto, não há nenhum fator interno que delimite a atenção das crianças num período específico de tempo. Consequentemente, o tempo não é o fator apropriado para o estudo da atenção infantil. Muito mais relevante é avaliar que tipo de tarefa atrai a atenção desses pequeninos e quais são as características essenciais nestas atividades — nível de dificuldade, características sinestésicas (de movimento) e visuais, e assim por diante. Como devemos preparar e apresentar as atividades de forma que lhes chame a atenção? Como podemos tornar o momento da história mais interessante que caminhões e areia?

“Precisamos aprender a nos concentrar na atenção infantil, e não no tempo da atenção infantil.”
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 02 - 2º Trimestre 2018 - A Oração de Um bom Amigo - Berçário.


Lição 2 - A oração de um bom amigo
2º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Incentivar os pequeninos a orar pelos amigos.

É hora do versículo: “[...] orai uns pelos outros [...]” (Tiago 5.16).

Nesta lição, as crianças aprenderão que podemos falar com o Papai do Céu quando precisamos, através da oração e apresentar os nossos amiguinhos a Ele.

Continua a história do empregado de Abraão à procura de uma esposa para Isaque. Só que nesta lição há outro enfoque. O empregado orou ao Papai do Céu para que o ajudasse. É bom termos amigos que nos ajuda em oração.

Estimule que seus alunos estreitem seus laços de amizade e se abracem enquanto oram.

Como complemento para esta lição, após realizar todas as atividades propostas no manual do professor, e caso ainda haja tempo, sugerimos que distribua a imagem abaixo para as crianças desenharem seus amigos e colorirem o desenho com giz de cera.

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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
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Lição 01 - 2º Trimestre 2018 - Orando por uma Pessoa - Berçário.


Lição 1 - Orando por uma esposa
2º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Mostrar à criança que podemos falar com o Papai do Céu.

É hora do versículo: “[...] Mas Deus me ouviu [...]” (Salmos 66.19a).
Nesta lição, as crianças aprenderão que podemos falar com o Papai do Céu quando precisamos, através da oração. Nesta lição, as crianças aprenderão que podemos falar com o Papai do Céu quando precisamos, através da oração. 
O empregado de Abraão orou ao Papai do Céu, pedindo-o que o ajudasse a encontrar uma esposa para o filho do seu patrão, e assim o Senhor fez, levando Rebeca para dar água para os camelos do servo e, assim, casar-se com Isaque.
Enquanto contamos as histórias para os pequeninos, fazemos uso de ilustrações. Todavia esse recurso deve ser utilizado com cuidado para que o ensino se torne eficaz na vida do aluno. “A figura é um outro tipo de símbolo que utilizamos como combustível para o pensamento. São tão comuns para nós que nos esquecemos que as crianças necessitam aprender a ‘ler’ as figuras, da mesma forma que tiveram de aprender a ver o mundo primeiramente. [...] A criança também aprende a ver as coisas e as suas experiências a ajudam neste processo. Quando começa a ver gravuras, tem e suas mãos um novo mundo para organizar. Existem diversas habilidades envolvidas na leitura dos desenhos. Não podemos simplesmente mostrar a uma criança do maternal a figura de um camelo por exemplo, e esperar que repentinamente saiba o que é um camelo. Nossos recursos visuais não produzem este tipo de mágica. Os adultos que viram camelos somente em gravuras e sabem como um camelo se parece, adquiriram este conhecimento através de uma combinação de habilidades e operações mentais. Comparam o tamanho das coisas. Avaliam o tamanho do camelo em relação ao homem. Comparam diversas características dos camelos com as de outros animais vistos ou tocados. Porém, a criança do maternal não tem esse conhecimento adquirido, nem essa habilidade de efetuar operações mentais. Precisará de muita experiência com figuras para aprender a lê-las apropriadamente.” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 37, 38). 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
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quinta-feira, 24 de maio de 2018

Lição 08 - 2º Trimestre 2018 - O Amigo Forte - Jd. Infância.

Lição 8 - O Amigo Forte


2º Trimestre de 2018
Objetivos: Os alunos deverão entender que a verdadeira força não está em nossos braços, mas a força está na nossa fé em Deus.

É hora do versículo: “[...] Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso” (Sl 73.26).

Nesta lição, as crianças aprenderão, através da história de Sansão, que quando Deus está conosco, temos uma força sobrenatural. Enfrentamos todos os desafios e não temos medo.
Após realizar todas as atividades propostas na revista do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo com o desenho do forte Sansão e distribua para as crianças colorirem. Reforce que a força de Sansão vinha de Deus.
jardim.licao8.sansao
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 07 - 2º Trimestre 2018 - O Amigo Medroso - Jd. Infância.

Lição 7 - O Amigo Medroso


2º Trimestre de 2018
Objetivos: Os alunos deverão confiar que o Senhor é a nossa força! Ele nos ajuda em todas as situações difíceis.

É hora do versículo: “[...] Deus é a força do seu povo” (Sl 28.8).

Nesta lição, as crianças aprenderão, através da história de Gideão, que podemos ter medo, mas devemos confiar no Papai do Céu que seremos vencedores porque Ele nos guarda. Deus prometeu a Gideão que ele seria vitorioso na batalha e assim aconteceu! Confie que o Senhor é a nossa força! Ele nos ajuda em todas as situações difíceis, assim como foi com Gideão e seus soldados.
Após realizar todas as atividades propostas na revista do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo com a cena que ilustra o momento da quebra dos jarros e o acendimento das tochas por Gideão e os soldados, conforme narrado na história bíblica, para as crianças colorirem.
jardim.licao7.gideao

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 06 - 2º Trimestre 2018 - O Amigo Valente - Jd, Infância.

Lição 6 - O Amigo Valente 


 2º Trimestre de 2018
Objetivos: Os alunos deverão conscientizar-se da ajuda de Deus na sua vida a toda hora, ainda nos momentos mais difíceis.

É hora do versículo: “Seja forte e muito corajoso [...]” (Js 1.7).

Nesta lição, as crianças aprenderão, através da história de Josué, que devemos confiar no Papai do Céu e não ter medo. Mesmo nos momentos mais difíceis Ele está conosco e nos ajuda a vencer. Josué era o sucessor de Moisés e grandes coisas ele precisava fazer. Só mesmo o Papai do Céu para ajudar Josué nesta tarefa difícil de ser valente.
Após realizar todas as atividades propostas na revista do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem o desenho de Josué, guerreiro muito valente. Deus o escolheu para ser líder do povo por sua valentia e obediência ao Papai do Céu.
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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 05 - 2º Trimestre 2018 - O Amigo Líder - Jd. Infância.

Lição 5 - O Amigo Líder


 2º Trimestre de 2018
Objetivos: Os alunos deverão entender que Moisés era apenas um homem, mas com uma forte aliança com Deus e que soube fazer a escolha certa.

É hora do versículo: “Ele é o Deus que me dá forças e me protege aonde quer que eu vá” (Sl 18.32).

Nesta lição, as crianças aprenderão, através da história de Moisés, que Deus o escolheu para ser um líder. Desde pequeno o Papai do Céu já estava preparando Moisés para ser o libertador do seu povo. Quando Deus falou com ele pela primeira vez, foi durante o episódio do arbusto que queimava mas não era destruído.

Após realizar todas as atividades propostas na revista do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem o desenho da cena de Moisés diante do arbusto que queimava mas não era consumido. Reforce que Deus tem poder até para incendiar e não deixar queimar. Relembre que o lugar foi santificado pela presença de Deus e Moisés precisou retirar seus calçados.
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Verônica AraujoEditora da Revista Jardim de Infância
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 04 - 2º Trimestre 2018 - O Amigo que Mentiu - Jd. Infância.

Lição 4 - O Amigo que Mentiu


 2º Trimestre de 2018
Objetivos: Os alunos deverão saber que enganar os outros é errado e devemos dar valor àquilo que Deus nos dá.

É hora do versículo: “[...] é melhor ser pobre do que mentiroso” (Pv 19.22)

Nesta lição as crianças aprenderão que Esaú e Jacó eram gêmeos, e Jacó era o filho mais novo. Por este motivo, ele não tinha direito de receber a benção da primogenitura. Por isso ele decidiu, junto com sua mãe, Rebeca, mentir para o seu pai, que estava cego e também enganar ao seu irmão mais velho, Esaú. Embora tudo isso tenha acontecido com  a  permissão de Deus, a criança não pode achar que mentir e enganar é algo banal e, muitas vezes, normal.  Seus alunos precisam saber que enganar os outros é errado e devemos dar valor àquilo que o Papai do Céu nos dá.

Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem a ilustração que representa o momento em que Jacó está recebendo a benção do seu pai, Isaque, no lugar do seu irmão mais velho, Esaú. Reforce que enganar os outros é errado e devemos dar valor àquilo que Deus nos dá.

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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 03 - 2º Trimestre 2018 - Isaque é um Bom Amigo - Jd. Infância.



Lição 3 - Isaque É um Bom Amigo

 2º Trimestre de 2018
Objetivos: Os alunos deverão compreender que Deus é fiel e sempre cumpre as suas promessas.
É hora do versículo: “[...] procurem a paz e façam tudo para alcançá-la.” (Sl 34.14).
Nesta lição, as crianças aprenderão, através da história de Isaque, que quando temos o Papai do Céu em nossas vidas, atraímos as pessoas através do nosso testemunho. Estimule seus alunos a sempre serem bondosos e evitarem brigas e discussões. O Papai do Céu é quem luta por nós e resolve os nossos problemas, assim como Ele ajudou Isaque a resolver suas desavenças com os filisteus.
Em nossos dias, com tantos estudos sobre o que a criança é capaz ou não de aprender e a preocupação em introduzir os ensinamentos bíblicos nos primeiros anos de vida da criança, existe uma tendência a adotar uma postura rígida sobre quais as histórias bíblicas que devem ser utilizadas com as crianças. De um lado, alguns julgam ser adequado ensinar-lhes sobre a maioria dos personagens do antigo testamento, em ordem cronológica. De outro, ansiosos em relação à “aplicação prática” ou “às necessidades das crianças”, professores se perguntam: “Por que elas devem aprender sobre Abraão?” Na verdade, muitas das histórias da Bíblia podem ser relacionadas às necessidades de crescimento das crianças, cabe ao professor conhecer bem a sua turma e, assim, ter uma aula de qualidade. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.