segunda-feira, 28 de maio de 2018

Lição 09 - 2º Trimestre 2018 - Obrigações em Família - Adolescentes.


Lição 9 - Obrigações em Família

 2º Trimestre de 2018
TEXTO BÍBLICO: Colossenses 3.18-21
OBJETIVOS:
Informar
 que temos obrigações na família;
Explicar que a obediência é um estilo de vida;
Ensinar que temos obrigações espirituais na família.
Olá caro(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos aprenderão que a família é uma instituição planejada pelo Criador, e como toda instituição, há direitos e deveres que devem ser desempenhados por cada integrante da família. Cada pessoa exerce um papel no seio familiar e deve cumprir com as obrigações que lhe compete de forma honrosa, conforme a orientação das Escrituras Sagradas (Cl 3.18-21). No entanto, é preciso entender que não se trata de uma hierarquização dos papéis familiares ou mesmo um incentivo à disputa de poderes, mas um chamado à compreensão de que Deus constituiu cada membro familiar de uma forma especial para que a relação em família seja a representação da relação que Deus almeja ter com toda a humanidade.
É importante ressaltar que apesar de exercermos diversos papéis na sociedade, sujeitando-nos às autoridades, no tocante à família os papéis não devem ser interpretados como obrigações, mas exercidos com amor. Afinal de contas, a família é um projeto de Deus para toda a humanidade. No que diz respeito à natureza desses papéis o apóstolo Paulo teve o cuidado de enfatizar aos crentes de Colosso que cada integrante da família deveria exercer um papel especial, porém com amor e compromisso sincero. Lawrence O. Richards discorre a respeito do assunto na obra Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento (2007, p. 453), editado pela CPAD:
[...] em sua descrição de como viver em sociedade ‘em nome do Senhor Jesus Cristo’ (Cl 3.17), Paulo enfatiza o fato de que os deveres são recíprocos. Todo papel na sociedade tem um papel complementar.

Empregados têm patrões. Escravos têm senhores. Embora a pessoa no papel (socialmente) subordinado tenha um dever para com a pessoa no papel (socialmente) superior, a pessoa no papel superior também tem uma obrigação para com a pessoa que está no papel subordinado.

Este princípio é mais importante do que poderíamos suspeitar, porque ele significa que, em última instância, os papéis sociais são irrelevantes. Isto é, para os cristãos, um papel social não é superior nem inferior. Tudo o que um papel social faz é definir como o cristão deve servir aos outros. [...] Mas, para o cristão, nem homem ou mulher, nem senhor ou escravo, é mais importante que o outro. Cada um é chamado para viver dentro de seu papel como um representante de Jesus Cristo, para que aquilo que disser ou fizer reflita a presença de Jesus Cristo em seu interior.
Aproveitando o comentário da lição desta semana, pergunte aos alunos: Que papéis vocês exercem nas suas respectivas famílias? Vocês têm cumprido os papéis para o qual foram chamados dentro da família? Quais são as dificuldades que encontramos para exercer os papéis que nos compete em nossos lares? Como vocês entendem a representação de Jesus Cristo através de suas vidas nas relações familiares? Abra espaço para mais perguntas que achar interessante.Tenha uma excelente aula!
Thiago Santos
Editor do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário