quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Lição 07 - 3º Trimestre 2018 - O Milagre de Andar por Sobre o Mar - Jovens.

Lição 7 - O Milagre de Andar por sobre o Mar

 3º Trimestre de 2018
Introdução
I - Os discípulos e a perspectiva do Reino
II - O mar e o milagre
III - “O Eu Sou”
Conclusão
Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivos:
Comparar a postura dos discípulos com a perspectiva do Reino;
Ilustrar a situação do “mar”, explicando que na verdade trata-se de um imenso lago de água doce;
Apontar as evidências de que Jesus, em sua resposta, pronunciou o nome de Deus.
Palavras-chave: Milagre.
Para ajudá-lo(a) na sua reflexão, e na preparação do seu plano de aula, leia o subsídio de autoria do pastor César Moisés Carvalho:
Há uma longa discussão se o quinto episódio milagroso relatado no Quarto Evangelho é, ou não, realmente um sinal (6.16-21). É importante lembrar que o sistema de divisão da Bíblia por capítulos e versículos é um recurso “recente”, isto é, ela foi dividida em capítulos em 1214 pelo professor da Universidade de Paris, Stephen Langton (1150–1228), arcebispo de Cantuária. Em 1551, Robert Estienne (1503–59), redator e editor em Paris, ampliou o trabalho e dividiu o Novo Testamento de língua grega em versículos. Teodoro de Beza (1519–1605) gostou tanto da ideia que, em 1565, dividiu a Bíblia toda em versículos. Se, por um lado, tal recurso auxilia, por outro, traz algumas dificuldades, pois há uma tendência natural em pensar que o término de um capítulo sempre equivale ao seu final (às vezes, pode ser mesmo). Nem sempre isso acontece e, nesses casos, tal divisão atrapalha. A divisão original do texto bíblico dá-se por meio de porções ― parágrafos ― que os exegetas chamam de perícope, uma expressão grega que significa “cortar ao redor”. Assim, a despeito de o capítulo seis do Quarto Evangelho possuir 71 versículos, há várias perícopes nele (vv. 1-15, 16-21, 22-40, 41-51, 52-59, 60-65, 66-71), e elas estão ligadas não por questões necessariamente cronológicas, mas, sobretudo, pelos temas e assuntos discutidos. Neste particular, o contexto é fundamental. A respeito do sinal objeto de análise deste capítulo, dentro da estrutura narrativa joanina, a reflexão anterior que tratou da multiplicação dos pães é imprescindível à sua compreensão. Lembrando sempre que o miraculoso, em si, não é o mais importante para João, mas, sim, o que aquele significa e apregoa.
É sabido que Jesus cumprira uma expectativa ao multiplicar os pães e peixes (daí o porquê de eles dizerem: “Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo”, v. 14), pois os “judeus esperavam para o tempo messiânico a renovação do milagre do maná” e, diz Maggioni, “confrontados com o milagre do pão, vêem em Jesus o profeta esperado (Dt 18,15; cf. Jo 1,21)”1.  O grande problema é que tais expectativas messiânicas, essencialmente políticas, “terminavam muitas vezes em revoltas populares (eficientemente esmagadas no sangue, pelos romanos), e este é o equívoco que Jesus quer evitar”. Na verdade, diz o mesmo autor, durante todo “o seu ministério, Jesus cuida bem de evitar o equívoco do fanatismo de tipo zelota, equívoco que se tornará ironicamente o pretexto de sua condenação”. Não obstante tal observação, a informação do versículo 15 ― “Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte” ― significa muito mais que uma “fuga”. Tal ato sinaliza para a ideia de que “o entusiasmo da multidão era falso”, ou seja, o povo “não viu no milagre um sinal que revelava Jesus, na sua missão messiânica, mas uma prova que confirmava a preconcebida e equívoca esperança messiânica deles”2.  O povo quer fazer de Jesus rei justamente por ter “lido” o milagre da multiplicação dos pães e peixes através de lentes e expectativas erradas, ou seja, “a multidão leu o sinal no esquema deles”, não tendo, portanto, entendido “seu significado verdadeiro”3.  As pessoas perseguiam “seu próprio sonho messiânico, não estavam na expectativa do dom de Deus”, isto é, “a busca de si impede de ler o sinal como sinal revelador do Cristo e abrir-se à fé”. Justamente por isso, o Senhor “dissolve o entusiasmo popular retirando-se para a montanha, sozinho: com esta separação quer afirmar que o seu messianismo é diferente, que o caminho que ele percorre é diferente”4
Tal saída à francesa certamente decepcionou não apenas a multidão, mas, sobretudo, o colégio apostólico (Mc 6.52), posto que este, formado por judeus autênticos, tinha exatamente as mesmas expectativas dos demais (Mt 16.13-23; Mc 10.32-45). Portanto, ao informar o texto joanino que “quando veio a tarde, os seus discípulos desceram para o mar”, e que, em seguida, eles “entrando no barco, passaram o mar em direção a Cafarnaum; e era já escuro, e ainda Jesus não tinha chegado perto deles” (vv.16,17), tal dado lembra outros textos e ocasiões semelhantes (Mt 19.27-30 cf. Jo 21.2-4). Assim, mesmo sabendo de tal frustração, Jesus não desiste de seus discípulos; antes, diz Maggioni, “este Deus que elude as expectativas dos homens e foge irá espontaneamente ao encontro dos discípulos (6,16-21)”5.  E, ao proceder assim, o Senhor não o faz de forma convencional, mas resolve ir ao encontro do colégio apostólico de maneira inusitada. Tal atitude não se trata de exibicionismo, mas, diz Aker, o “fato de Jesus andar sobre o mar consolida mais que Ele realmente é o Filho de Deus, que veio do céu com a vida eterna”6.  Importava ao Senhor que os Doze não desfalecessem e nem ficassem em dúvida acerca do que eles estavam concluindo a cada ensinamento e ação de Jesus (vv. 68,69). Tal propósito fica claro quando se verifica, segundo Aker, que a “interpretação e registro de Jesus andar sobre o mar (Jo 6.17-22) é feito de modo judaico, derivado de uma das sete regras interpretativas de Hillel”. Tal regra interpretativa — ou princípio — ensina que “tudo o que pode ser dito de A pode ser dito igualmente de B”; portanto, se no “Antigo Testamento, Javé (Deus) andava sobre o mar (veja Jó 9.8; Sl 77.19)” e, continua o mesmo autor, em “Êxodo Rabá, um comentário sobre o livro do Êxodo, a mesma crença é divulgada”, conclui-se que, se “Jesus anda sobre o mar, Ele também é divino”. Em termos diretos, completa Aker, no “ambiente do judaísmo dos dias de João, o fato de Jesus andar sobre o mar seria imediatamente relacionado com o Javé das Escrituras” e, ainda mais, “o motivo de andar sobre o mar ajusta-se com a época da Páscoa, já que o judaísmo fazia tais associações em sua liturgia”7.
Antes de prosseguir com a reflexão acerca do significado do sinal, é importante lembrar que o chamado “mar da Galileia” trata-se, na verdade, de um grande lago de água doce e, por isso mesmo, havia várias cidades estabelecidas em seu entorno. Tim Dowley diz que “Escavações arqueológicas têm revelado que havia ao todo doze cidades em volta do lago” e que “Grande parte do ministério de Jesus ocorreu ao redor do mar da Galiléia”8.  Também chamado pelos nomes de Tiberíades, “(nome romano) [...] mais conhecido para este lago nos dias de João”9 , Mar de Quinerete e Lago de Genezaré, a travessia do mar da Galileia era uma das maneiras mais práticas de viajar-se de uma cidade para outra. A situação dos discípulos é bastante delicada. Decepcionados com a postura de seu Mestre, eles aguardam até a tarde; Jesus, contudo, não reaparece, e eles agora se veem sozinhos e resolvem descer para o mar e navegá-lo até Cafarnaum (vv. 16,17). O texto joanino informa que “era já escuro”, ou seja, era noite, e tudo se encontra em “trevas”, inclusive eles, pois estão desesperançados e, tanto mais, pois “ainda Jesus não tinha chegado perto deles” (v. 17). Como se isso não bastasse, “o mar se levantou, porque um grande vento assoprava” (v. 18). Tais fatos, somados a ideia de que “para os antigos o mar era habitado por potências maléficas que figuravam as forças do mal”10, informa Michel Gourgues, colocam esse episódio como um dos mais dramáticos entre o Mestre e o colégio apostólico. Tal informação explica, por exemplo, o porquê de, nos textos paralelos, Jesus ser tido como um “fantasma”, bem como os gritos de pavor e o assombro dos apóstolos (Mt 14.26; Mc 6.49). Essa é a explicação para o fato de, conforme diz o apóstolo do amor, os discípulos sentirem medo ou temerem (v. 19). Apesar de alguns dos apóstolos serem experientes pescadores e, certamente, acostumados à travessia do lago com pequenas embarcações, eles haviam navegado pouco ― “vinte e cinco ou trinta estádios” ―, ou seja, considerando que o estádio media quase 185 metros, não ultrapassaram cinco ou seis quilômetros de navegação.
Em meio a toda essa situação ― decepção, abandono, insegurança, medo, desespero ―, os Doze ouvem uma voz conhecida: “Sou eu; não temais” (v. 20b). O simples fato de que se tratava de Jesus já é completamente animador, e a esperança acende-se. Contudo, aconteceu muito mais que isso. Para compreender-se perfeitamente o que o apóstolo do amor quer transmitir ao relatar esse episódio, é necessário fazer uma digressão. Apesar de os discursos que se seguem após esses eventos não serem objetos de estudo, é importante entender que o capítulo seis, diz Dodd, “tomado como um todo (e incluindo o apêndice ou epílogo) indica uma progressão das falsas ou inadequadas concepções da condição e das funções messiânicas de Cristo, para concepções mais adequadas”11.  Tudo indica que a única coisa para qual o povo está “preparado” para compreender não passa de algo como “encontrar nele um segundo Moisés, que restaurará o dom do maná”; isso, contudo, pouco parece importar para o Senhor, pois Ele “dá algo melhor que o maná: dá o pão da vida”, e, continua o mesmo autor, ainda “mais: Ele é o Pão da vida”, ou seja, “zoopoion 12” pois a “união com ele é vida eterna”. Contudo, diz o mesmo autor, tal “crescimento acarreta um ato de krisis”, pois distancia “os que são incapazes de fazer a evolução requerida, dos poucos que, pelo menos em certa medida, têm vontade de fazê-la”. Assim, enquanto a “multidão fica ‘escandalizada’, explica Dodd, os Doze, após passar a crise inicial, “confessam que Jesus é não apenas o Santo de Deus (ou Messias), mas também aquele cujas palavras transmitem zoe aionios13 , isto é, vida eterna (cf. vv. 68,69). 
Com essa reflexão, já se torna evidente e muito claro o propósito de o Senhor ter permitido que os Doze ficassem sozinhos, tivessem a iniciativa de voltar à base em Cafarnaum (Mc 2.1) e, como afirmou Dodd, ameaçassem uma deserção separando-se da multidão. Para levá-los a desenvolver uma fé verdadeira e madura, com expectativas corretas acerca do Senhor e do Reino de Deus, era preciso que eles sofressem a crise em sua inteireza. E foi talvez num dos momentos mais difíceis, antes da prisão e da crucificação do Senhor, que o colégio apostólico comprovou que, de fato, eles estavam mesmo seguindo o Cristo, o Filho de Deus (Mt 14.32,33). Se em meio à tranquilidade da multiplicação dos pães, eles não perceberam isso e mostraram-se decepcionados com o Mestre, eles então compreenderam que se tratava realmente do Filho de Deus no desespero do mar. O Mestre não os abandonou; antes, foi encontrá-los em meio à dificuldade, caminhando sobrenaturalmente por sobre as águas e identificando-se da forma mais improvável ― “sou eu” ―, pois os judeus não aceitavam que alguém utilizasse essa expressão (Jo 8.58,59). Assim, o fato de o Senhor andar sobre as águas tempestuosas do mar da Galileia e ainda proporcionar que a viagem, antes difícil e quase sem evolução alguma, fizesse com que o barco chegasse rapidamente “à terra para onde iam” (v. 21). A viagem que não progredia acabara repentinamente sem que, aparentemente, os discípulos se apercebessem. Dessa forma, o milagre vai muito além de o Senhor caminhar surpreendentemente sobre as águas, mas, como sinal, revela que Ele é Deus e que, portanto, se estivermos no “barco”, não apenas a viagem, mas tudo o mais irá bem.                                                                             
*Adquira o livro do trimestre de autoria de CARVALHO, César Moisés. Milagres de Jesus: A Fé Realizando o Impossível. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
Que Deus o(a) abençoe.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Lições Bíblicas Jovens

1 MAGGIONI, B. O Evangelho de João In Os Evangelhos II, p. 340.
2 Ibid., para esta citação e todas as demais desde a última referência.
3 Ibid., p. 341.
4 Ibid., para esta citação e todas as demais desde a última referência.
5 Ibidem.
6 AKER, B. C. João In ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal, p. 523.
7  Ibid., para esta citação e todas as demais desde a última referência.
8 DOWLEY, T. Pequeno Atlas Bíblico, p. 74.
 AKER, B. C. João In ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal, p. 522.
10 GOURGUES, M. Leitura do Evangelho segundo João, p. 72. Uma vez que se cria que dos mares emergiam “poderes e monstros hostis a Deus e à vida” (cf. Sl 74.13), diz Angelika Berlejung, eles “continuam a ser um perigo constante para a criação (Ap 13,1), até que, no éskhaton (Ap 21,1), haja uma nova criação de Deus que não conterá mais um M[ar]” (Dicionário de termos teológicos fundamentais do Antigo e do Novo Testamento, p. 294).
11 DODD, C. H. A interpretação do Quarto Evangelho, p. 447.
12 “Dou vida, faço viver, vivifico”.
13 Ibid., para esta citação e todas as demais desde a última referência.

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Lição 07 - 3º Trimestre 2018 - Fogo Estranho Diante de Deus - Adultos.

Lição 7 - Fogo Estranho diante de Deus

 3º Trimestre de 2018

PONTO CENTRAL
Deus é santo e requerer de seus obreiros uma postura igualmente santa. 
ESBOÇO GERAL
Introdução
I – Os Privilégios de Nadabe e Abiú
II – Fogo Estranho no Altar
III – Luto no Santo Ministério
Conclusão
OBJETIVO GERAL
Mostrar que o Deus santo requerer de seus obreiros uma postura igualmente santa, zelosa e de comprovada excelência.

Fogo Estranho Diante de Deus
Pr. Claudionor de Andrade
Introdução
Seremos advertidos, agora, a ser mais reverentes com as coisas de Deus. Na tragédia de Nadabe e Abiú, talvez estejamos a ver o destino que nos aguarda, caso não nos arrependamos de nossos pecados, insolências e descasos quanto ao ministério que o Senhor Jesus nos confiou.
Embora Nadabe e Abiú fossem candidatos naturais ao sumo sacerdócio de Israel, corrompendo-se em seus privilégios, relaxaram em relação às suas responsabilidades perante Deus e diante do povo de Israel. A pergunta não deve ser evitada: Será que não estamos a agir de igual maneira? Ter privilégios não constitui pecado algum. Mas fazer deles o fim de nosso ministério pode levar-nos à perdição eterna. Zelemos, pois, pelo ofício com que Jesus, por intermédio do Espírito Santo, agraciou-nos.
Não há dúvida de que a desgraça de Nadabe e Abiú poderia ser evitada. A desventura que nos espreita também pode ser evitada; arrependamo-nos. É chegado o momento de os obreiros de Deus julgarmos a nós mesmos para não sermos condenados com o mundo. Acompanhemos a biografia tristemente interrompida de Nadabe e Abiú.   
I. Nadabe e Abiú, os Filhos do Sacerdócio
1. Um nascimento nobre. Nadabe e Abiú pertenciam à tribo de Levi, distinguida com o sacerdócio divino (Nm 3.12). Os homens desse clã eram contados entre as primícias do Senhor, conforme o próprio Deus havia declarado: “Os levitas serão meus” (Nm 3.1-12). Pode haver maior nobreza do que essa?
Os levitas eram benquistos em todo Israel. Nem mesmo a tribo de Judá, designada a reinar sobre a herança divina, desfrutava de semelhante deferência. Os seus privilégios não se limitavam à esfera social; economicamente, também, achavam-se bem-apanhados.

2. Ascendência araônica. Além de pertencerem à tribo de Levi, Nadabe e Abíu provinham da família de Arão, escolhida por Deus para exercer o sumo sacerdócio (Êx 6.23; 28.1). Era o ofício mais honroso de todo o Israel. Nem mesmo os reis podiam exercê-lo (2 Cr 26.18). De acordo com a genealogia de Arão, eram Nadabe e Abíú os seus sucessores naturais e imediatos nesse glorioso ministério.
Naquele período, por não haver ainda rei em Israel, os sacerdotes eram vistos como a única classe nobre dos hebreus. No caso de Nadabe e Abiú tal honra era centuplicada. Afinal, eram filhos de Arão; os próximos sumos sacerdotes. Às vezes, pergunto-me se tantos privilégios não poderão arruinar-nos eventualmente.
Que honrarias e privilégios são uma bênção, ninguém o nega. Mas, como administrar elogios, louvores, comendas, mimos e presentes? Se nos virmos afogados em tais “bênçãos”, fujamos delas enquanto estamos inteiros. Doutra forma, pereceremos. Certa feita, declarou Agostinho: “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, pois sempre acabam por me corromper”.
Não sabemos se Nadabe e Abiú foram instruídos por Arão a resistir às glórias profanas que, sem o percebermos, vão nos cercando o ofício divino. Portanto, se o nosso filho tiver um chamado ministerial, preparemo-lo não apenas acadêmica, mas principalmente quanto à espiritualidade, boa conduta e ética. Caso contrário, ele virá a perecer como desgraçadamente pereceram os filhos de Arão.
Não faz muito tempo, o atual presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus, pastor José Wellington da Costa Júnior, realizou um encontro para filhos de pastores, em São Paulo. As palestras ficaram a cargo de três jovens obreiros: José Wellington Costa Neto, filho de nosso presidente; Ailton José Alves Júnior, filho do pastor da Assembleia de Deus, no Recife; e Gunar Berg Doreto de Andrade, responsável pelo núcleo de educação superior da FAETAD, em campinas. Emocionei-me ao ver o meu filho num grupo tão seleto. Mas, ao mesmo tempo, senti um peso muito grande: “Tenho eu, realmente, preparado meu filho ao santo ministério?”. Sempre que posso, aconselho-o a portar-se como autêntico homem de Deus. Todavia, sei que eu mesmo tenho de comportar-me como seu maior referencial.
3. A subsistência do altar. Tendo vista sua ascendência levítica e sacerdotal, Nadabe e Abiú não tinham por que se preocupar com a própria subsistência. Por serem filhos de Arão, sua manutenção era tida como sagrada em Israel: “Isto será a obrigação perpétua dos filhos de Israel, devida a Arão e seus filhos, por ser a porção do sacerdote, oferecida, da parte dos filhos de Israel, dos sacrifícios pacíficos; é a sua oferta ao SENHOR” (Êx 29.28, ARA).
Noutras palavras, Nadabe e Abiú já haviam nascido aposentados. Quer viessem a assumir quer não o sumo sacerdócio, não precisariam se preocupar com o pão cotidiano. Nem todos, porém, estão aptos a receber semelhante privilégio. Alguns lançar-se-ão no ócio; logo perecerão. Outros, entretanto, negando o ócio, buscarão aprimorar seus talentos e dons para melhor servir ao Senhor.
Ainda que tenhamos recursos para sustentar nossos filhos, preparemo-los sabiamente para que garantam o próprio sustento. E mesmo que estejamos convictos de que este ou aquele filho suceder-nos-á à frente do rebanho, não deixemos de formá-los profissionalmente. Já imaginou um pastor que não saiba fazer tendas? O que fará num tempo de crise?
Quanto a mim, comecei a trabalhar aos doze anos. Ali, naquele depósito de madeiras recicladas, na cidade paulista de São Bernardo do Campo, empenhava-me a bater a quota diária. Depois, fui trabalhar como gráfico na Imprensa Metodista. Dois anos depois, fui admitido no Banco Sul Brasileiro. Seguindo minha vocação inicial, passei nove anos na Rádio Diário do Grande ABC. E, ao deixá-la, fui chamado a trabalhar, em 1984, na Casa Publicadora das Assembleias de Deus, onde, pela graça divina, encontro-me até hoje.
Minha experiência profissional enriqueceu-me ministerialmente. Hoje, agradeço aos meus pais por me ensinarem a ganhar o pão cotidiano. O mesmo fiz em relação aos meus filhos, e quero que eles ajam de igual maneira em relação aos seus filhos.  
II. Nadabe e Abiú, Teólogos Soberbos
Nadabe e Abiú não eram desinformados nem ignorantes com respeito às coisas de Deus. Àquela altura, já podiam ser considerados teólogos maduros e experimentados. Infelizmente, tamanha instrução não foi suficiente para livrá-los do inferno.
1. Nadabe e Abiú eram letrados. A alfabetização, naquele tempo, ainda não era universal nem mesmo em Israel, que já era louvado como o povo do Livro. Todavia, a classe sacerdotal, pelo que inferimos do texto sagrado, era letrada, culta e capaz de fazer exegeses de excelência na Lei de Moisés até então lavrada.
Se os sacerdotes tinham a obrigação de saber ler e escrever, o que não esperar do sumo sacerdote e de seus filhos? Levemos em conta a cultura da família de Anrão e Joquebede; dela saíram três grandes sábios: Miriã, Arão e Moisés.
Quando lemos o cântico de Miriã, deparamo-nos com uma estrofe muito bem redigida: “Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro” (Êx 15.21, ARA). O que evidenciam tais palavras? A expressão de alguém finamente culto. Hoje, ela é louvada como profetisa e poetisa.
À semelhança da irmã, Moisés e Arão possuíam admirável cultura. O primeiro fora instruído em toda a ciência do Egito (At 7.22). Quanto ao segundo, era um orador; expressava-se fluentemente (Êx 4.14).
Depreende-se, pois, que Nadabe e Abiú eram também letrados e instruídos. Nos dias de hoje, estariam metidos nalguma academia. Todavia, a ilustração meramente terrena é insuficiente para levar-nos ao Deus Único e Verdadeiro: fonte de saber.
Como temos lidado com a nossa erudição? Antes de tudo, compreendamos que erudição não é sinônimo de sabedoria. Há muitos eruditos incapazes de diferençar a destra da sinistra. Já me defrontei com acadêmicos que, conquanto cultíssimos, não possuíam a sabedoria mínima para administrar o seu dia a dia. Por isso, ao orar pelos meus descendentes, rogo ao Senhor que, antes da erudição, lhes dê a verdadeira sabedoria. Se nos for possível reunir tanto esta quanto aquela, muito poderemos fazer pela Obra de Deus. O apóstolo Paulo é um perfeito exemplo de sabedoria e erudição. Ele reunia as condições necessárias para transitar desenvoltamente em três culturas distintas: a hebreia, a helena e a latina.Que Deus auxilie nossos acadêmicos a não se perderem nos labirintos e escaninhos da cultura pós-moderna.
2. Nadabe e Abiú eram teólogos. Na religião do Antigo Testamento, os três ministros divinos, encarregados pela condução da comunidade de Israel, eram, via de regra, bons teólogos: o profeta, o sacerdote e o rei. Porque lidavam, diariamente, com as coisas de Deus. Até mesmo reis perversos, como Jeroboão e Manassés, não ignoravam a intervenção de Jeová no cotidiano hebreu. Sendo assim, vejamos Nadabe e Abiú, candidatos ao sumo sacerdócio, como excelentes teólogos. E de fato o eram.
Quando o Senhor outorgou a Lei a Israel, no Sinai, por intermédio de Moisés, ali estavam eles juntamente com os mais destacados anciãos de Israel (Êx 24.1). E, lá, no monte sagrado, presenciaram a manifestação da glória divina (Êx 24.9,10). Ocularmente, testemunharam a aliança que o Senhor firmara com os filhos de Israel (Êx 24.8). Apesar de sua juventude, Nadabe e Abiú tiveram o privilégio de ver o estabelecimento do pacto entre Deus e o seu povo.
Tais experiências são suficientes para fazer do obreiro um teólogo de verdade. Erradamente, consideramos a academia superior ao nosso quarto de oração. Se ali desperdiçamos preciosas semanas, meses e anos em discussões muitas vezes fúteis e tolas, aqui não queremos dedicar uma hora sequer a falar com o Senhor.
A verdadeira teologia só é possível a partir de encontros pessoais e experimentais com Deus. A academia ajuda, sim, mas se estiver submissa à Bíblia Sagrada. Caso contrário, será uma tragédia para o Reino de Deus.
3. Nadabe e Abiú conheciam experimentalmente a Deus. Em termos experimentais, Nadabe e Abiú encontravam-se num patamar superior ao de Jó, antes de o paciente homem de Uz ter sido esmagado por todas aquelas provações. O patriarca mesmo confessa sua inexperiência: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42.5, ARA). Todavia, o que podemos dizer de Nadabe e Abiú? Estiveram pessoalmente no monte sagrado, viram o resplendor da glória divina e não ignoraram a presença do Senhor. Então, como explicar a sua apostasia? Talvez essa pergunta deva ser endereçada ao querubim ungido que, apesar de toda a sua teologia e experiência junto à presença divina, rebelou-se contra o Todo-Poderoso.
        Sejamos cuidadosos. Nossa salvação não se encontra numa teologia bem estruturada, num ministério sólido e elogiável ou em profundas experiências com o Senhor. Se não lhe formos obedientes, corremos o risco de perder a alma. A situação de Nadabe, Abiú e de muitos crentes rebeldes e apóstatas é descrita com fortes e decisivas cores pelo autor da Epístola aos Hebreus:
Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. (Hb 10.26-31, ARA)
Quem assim peca, não peca somente contra o Pai nem apenas contra o Filho, mas contra o Espírito Santa peca. Nessas condições, que esperança haverá para o pecador? Queridos obreiros, teólogo também vai para o inferno. Jesus, tem misericórdia de nossas almas.
III. A Insolência de Nadabe e Abiú
1. Ignoraram a Deus. Ao adentrarem o lugar santo, Nadabe e Abiú ignoraram a presença de Deus, pois o Senhor encontrava-se não somente no Tabernáculo como em todo o arraial de Israel (Êx 25.8; Nm 14.14). O Deus onipresente não se limita ao Santo dos santos, mas se deleita na companhia de seus queridos e amados santos.
Na atitude inconsequência de Nadabe e Abiú, vejo a profissionalização do ministério sagrado. No trato com as coisas santas, enfadamo-nos. Consideramo-las profanas e comuns. E, assim, já não vemos a primeira ordenança como o símbolo da morte e da ressurreição do Senhor, mas como um trabalho enfadonho a ser feito. Quanto à segunda ordenança, o que fazer? Se tiver de ser realizada, que o seja. Nesse descaso, já não distinguimos nem o corpo nem o sangue de Jesus.
Não agiam assim os sacerdotes no tempo de Malaquias? Na liturgia diária, aborreciam-se. Eis como eles tratavam as coisas de Deus: “Que canseira! E me desprezais, diz o SENHOR dos Exércitos; vós ofereceis o dilacerado, e o coxo, e o enfermo; assim fazeis a oferta. Aceitaria eu isso da vossa mão? — diz o SENHOR” (Ml 1.13, ARA).
Aos olhos de Nadabe e Abiú, o Tabernáculo nada era. Então, que seja tido como um afazer qualquer; uma rotina profissional. Já não sentiam comoção alguma entre aquelas colunas, estacas, cortinados e móveis. Lidar com a Casa de Deus ocasionava-lhes enfado, estresse, canseira. Não serviam ao Senhor com alegria.
2. Impaciência profana. De acordo com as instruções que o Senhor transmitira aos filhos de Israel, somente o sumo sacerdote estava autorizado a oferecer o incenso no altar de ouro (Êx 30.7-9). Todavia, observa-se que ambos, desafiando o Senhor, entraram no lugar sagrado como se este não passasse de um mero feudo doméstico. As coisas de Deus não podem ser tratadas como propriedade particular.
Nadabe e Abiú, além de impacientes, revelaram-se profanos e blasfemos. Precipitaram-se na condenação do Diabo; não souberam esperar a sua hora (1 Tm 3.6).
Que eles se achavam geneticamente predestinados a assumir o sumo sacerdócio, todos o sabiam. Na falta de Arão, ascenderia Nadabe. E se este viesse a falecer precocemente, Abiú seria requisitado. Ambos, porém, devido ao seu descaso com a obra de Deus, não se achavam dispostos a aguardar pela morte do pai? Então, por que não variar as lides sacerdotais?
Eles estavam cientes de que apenas o velho Arão estava autorizado a oferecer o incenso no altar de ouro, mas ignoraram a regra sacerdotal. Julgavam-se acima das ordenanças e estatutos do Senhor.
O pecado de ambos não pode ser visto como algo acidental. Não foi um incidente isolado. Nesse gesto, temos a súmula de pequenas e grandes transgressões. Todas estas, já bem racionalizadas, redundaram em sua punição no limiar do lugar santíssimo. Façamos, pois, uma pausa, e indaguemos de nós mesmos: “Como temos nos portado no ministério sagrado?”. Enquanto respondemos a essa pergunta, lembremo-nos de que o Deus que puniu Nadabe e Abiú não mudou; sua justiça continua inalterável. 
3. Apresentaram fogo estranho ao Senhor. Não bastava ter o incenso prescrito pelo Senhor; era imperioso ter igualmente a brasa certa, para que Deus fosse dignamente honrado (Êx 30.9; Lv 16.12). Se o incenso era exclusivo, a brasa também o era (Êx 30.37). Mas, pelo contexto da narrativa sagrada, Nadabe e Abiú não estavam preocupados nem com o incenso, nem com o fogo. Por isso, o Senhor fulminou-os diante do altar. Sim, eles foram mortos devido à sua insolência, blasfêmia e sacrilégio.
Qualquer sacerdote iniciante sabia que o fogo do altar do incenso só poderia ser atiçado com as brasas do altar de bronze. A simbologia era claríssima: antes da adoração, que a expiação fosse observada. Não temos, aqui, nenhum enigma teológico. Um leitor da Bíblia, razoavelmente atento, há de atinar com esse princípio soteriológico. Então, por que ambos os filhos de Arão vieram a desprezar uma recomendação tão comezinha? Não tinham eles teologia suficientes? Talvez nós também estejamos afrontando algum princípio básico do ministério cristão; examinemos o nosso coração. Senhor, ajuda-nos.
Que o incenso e o fogo de nossa adoração sejam os prescritos pelos santos profetas e apóstolos do Senhor.
O que vemos, hoje, nas redes sociais é um festival pirotécnico; fogo estranho aqui, e, ali, fogo estrangeiro. Não me lembro de a Obra Pentecostal ter enfrentado tantas bizarrices como hoje. O espetáculo é deprimente. Nessa postagem, imita-se o batismo com o Espírito Santo. Naquela, arremedam-se os dons espirituais.
Como sobreviver nesse mundo estranho? É chegada a hora de resgatar a Obra Pentecostal conforme no-la transmitiram os pais-fundadores das Assembleias de Deus. Chega de fogo estranho no altar sagrado. Busquemos o cristianismo bíblico, apostólico e autenticamente avivado pelo Espírito Santo.
Conclusão
Até quando apresentaremos fogo estranho ao Senhor? Chega de liturgias bizarras, cultos mundanos, teologias permissivas e costumes que ferem a Palavra de Deus. Se não atentarmos à santidade e à glória divina, não subsistiremos. Deus, embora seja conhecido pelo amor, é também um fogo devorador (Is 30.27). Portanto, sejamos puros e santos em toda a nossa maneira de ser: o Senhor não se deixa escarnecer.
Ao invés de fogo estranho, busquemos o verdadeiro avivamento espiritual. E, dessa forma, ousemos proclamar com toda a ousadia: “Jesus Cristo salva, batiza com o Espírito Santo, cura as enfermidades, opera sinais e maravilhas e, em breve, haverá de arrebatar-nos às regiões celestiais.
*Adquira o livro. ANDRADE, Claudionor de. Adoração, Santidade e Serviço: Os Princípios de Deus para a sua Igreja em Levítico. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018. 
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Lição 06 - 3º Trimestre 2018 - Louvo ao Papai do Céu Porque Ele me Ama - Berçário.

Lição 6 - Louvo ao Papai do Céu porque Ele me ama

3º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Levar o aluno a compreender que Deus nos ama, e que por isso devemos louvá-lo.
É hora do versículo: “Ó Senhor Deus, como eu te amo! [...]” (Salmos 18.1).
     Nesta lição, as crianças aprenderão que Jesus está sempre conosco, é bom e nos ama. Ele cuida de nós em todos os momentos porque nos ama muito. O Papai do Céu é como o nosso papai e a nossa mamãe para nós. Ele nos leva no seu colo e nos protege de todo o mal no seu forte abraço.
     Como complemento para esta lição, após realizar todas as atividades propostas no manual do professor, e caso ainda haja tempo, sugerimos que distribua a imagem abaixo para as crianças colorirem, com giz de cera, o desenho de Jesus abraçando as criancinhas. Reafirme que é assim que o Papai do Céu faz conosco em todos os momentos. Ele nos ama e não nos abandona. Por isso devemos louvá-lo.
licao6.bercario
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Lição 06 -3º Trimestre 2018 - Jesus Faz Amizade Perto do Poço - Primários.

Lição 6 - Jesus Faz Amizade perto do Poço

 3º Trimestre de 2018
Objetivos: Os alunos deverão aprender que o verdadeiro amigo de Jesus deve adorá-lo de todo o seu coração; e saber que quem é amigo de Jesus, fala de seu amor e salvação para todas as pessoas.
É hora do versículo: “Ó Senhor Deus, eu te louvarei com todo o coração [...]” (Sl 9.1).
Nesta lição, as crianças aprenderão, através da história da mulher samaritana, que devemos adorar ao Papai do Céu com todo o coração e em todos os lugares onde estivermos, foi isso que Jesus quis dizer para ela. Jesus não tinha nenhum problema de falar do amor do Papai do Céu e da salvação para a mulher ali no poço só porque ela não era judia como Ele. Pelo contrário! Ela precisava mesmo ouvir que Jesus veio para o perdão dos nossos pecados. 
Após realizar todas as atividades propostas na revista do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo com o desenho da cena que ilustra o encontro de Jesus com a mulher samaritana e entregue para as crianças colorirem. Reforce que a mulher foi até a sua cidade e falou do amor do Papai co Céu por todos. Assim deve agir um verdadeiro amigo de Jesus.
licao6.jardim
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
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Lição 06 - 3º Trimestre 2018 - Uma História Sobre Dez Moças - Primários.

Lição 6 - Uma História sobre Dez Moças

3º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno entenda que deve estar vigilante quando a Segunda Vinda de Cristo.

Ponto central: Devemos estar preparados para o retorno do nosso Senhor.
Memória em ação: “Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora” (Mt 25.13) 
     Querido (a) professor (a), nossa próxima aula será pautada na parábola das “Dez Moças” (Mt 25.1-13), uma lição muitíssimo importante, em especial para os que aguardam a Segunda Vinda do nosso Salvador.
      É um grande privilégio para as crianças dos Primários que já nesta tenra idade possam ter contato com as Sagradas Escrituras e suas lições gloriosas, que nos ajudam tanto para a vida aqui, quanto para a Eternidade.
      Jesus contou várias parábolas, para esclarecer o que significa estar pronto para seu retorno e como devemos viver até que Ele venha. Na Parábola das Dez Virgens (25.1-13), Jesus nos ensina que cada um de nós é responsável por sua condição espiritual. Na dos Talentos (25.14-30), mostra a necessidade de usarmos bem aquilo que Deus nos confiou. Na parábola das ovelhas e dos bodes (25.31-46), enfatiza a importância de atendermos aos necessitados. Nenhuma parábola descreve completamente nossa preparação. Antes, cada uma delas ilustra uma parte de todo este preparo. (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 1269).
      Focando no Ponto Central, objetivo e Memória em Ação propostos em sua revista, sobre estarmos vigilantes quanto ao retorno do nosso Senhor, propomos aqui uma brincadeira bem simples, mas muito eficaz para  ajudar as crianças a fixá-los.
     Trata-se de um “jogo da memória gigante”. Você pode formulá-lo, fazendo cópias (de preferência coloridas) dos visuais das lições anteriores, em pares. Sente as crianças em círculo com os visuais virados para baixo (talvez seja preciso colar a folha A4 em uma base, como cartolina ou papel cartão para as crianças não visualizem nem mesmo a sombra dos desenhos).
     Cada aluno terá uma chance de formar um par. Mas não basta apenas isso, é também a hora de mostrar que estão atentos e vigilantes na hora da lição. Para pontuar, ao achar o par correto, eles precisarão contar o que se lembram daquela cena e história. (Os que faltaram à aula correspondente ou forem visitantes poderão receber ajuda dos colegas).
     Explique que esse jogo requer muita atenção e vigilância. Da mesma forma precisamos estar atentos, nos preparando para quando Jesus voltar para nos buscar. Neste momento, indague-os: “De que maneira podemos fazer isto?” Deixe que falem e acrescente o que não mencionarem: Prestando muita atenção na hora de ouvir a história da Palavra de Deus, praticando tudo o que ela nos ensina, sempre falar com Jesus em oração, ajudar aos necessitados, fazer o bem às pessoas, falar do amor de Jesus para elas, etc.
     O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 06- 3º Trimestre 2018 - Moisés, Um Grande Libertador - Juniores.

Lição 6 - Moisés, um grande libertador

 3º Trimestre de 2018
Texto bíblico – Êxodo 2—3; 12.29-41.
Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos conhecerão mais um pouco a respeito de um grande líder que serve de exemplo para todos os que têm a responsabilidade com o ensino. Moisés passou por experiências marcantes na presença de Deus. Desde o seu chamado na sarça ardente até o término da caminhada no deserto com o povo hebreu, foram muitas as adversidades que este servo de Deus teve de enfrentar, mas o seu exemplo de fé e perseverança nos mostra que também podemos confiar em Deus e ter sucesso em nossa caminhada cristã. São verdades que você, professor, poderá explorar ao ensinar seus alunos.
A história de Moisés é marcante desde o seu nascimento, a começar pela forma gloriosa como o Senhor o livrou da morte quando Faraó ordenou a matança dos recém-nascidos (cf. Êx 1.15-22). Já na sua fase adulta, Moisés presencia um egípcio agredindo um hebreu. Em defesa do escravo, Moisés mata o egípcio e foge para o deserto de Midiã. Ali, Moisés conhece a família de Jetro e casa-se com Zípora, uma de suas filhas (2.11-25). Após um longo período cuidando do rebanho de seu sogro, Deus aparece a Moisés e lhe declara que é chegado o tempo de Israel deixar o Egito rumo à Terra Prometida (Êx 3).
Muitas lições o Senhor ensinou ao seu servo em cada etapa da sua vida a fim de prepará-lo para executar a grande missão de libertar o povo de Israel da escravidão. E mesmo depois, ao deixarem o Egito, Moisés teve que aprender durante a caminhada no deserto como organizaria Israel como nação:
A. Deus houve a oração do seu povo. A decisão do Senhor em escolher um servo que tivesse as qualidades necessárias para assumir a responsabilidade de livrar um povo escravo e o fazer uma nação forte e preparada para ocupar outra terra não era mérito de Moisés. Deus realizou grandes coisas por vários motivos, dentre eles o fato de que havia pessoas clamando pelo socorro do Senhor (cf. Êx 3.7,8). É importante que os seus alunos aprendam que Moisés foi apenas um instrumento usado por Deus e, do mesmo modo, somos apenas servos de Deus que Ele escolheu para pregarmos a sua Palavra (cf. 1 Pe 2.9,10).
B. Há um tempo de preparo para a realização da missão. O Senhor não envia os seus servos para uma missão sem antes prepará-los. Deus capacita os escolhidos, mas essa capacitação não é imediata. Há circunstâncias que ocorreram na vida de Moisés que serviram para moldar a sua índole diante das adversidades que havia de enfrentar. A experiência durante os quarenta anos que em viveu no Egito, depois a vida tranquila em Midiã, juntamente com seu sogro e, por fim, o encontro com Deus no monte Horebe, ajudaram Moisés a estar bem preparado para guiar o povo de Israel pelo deserto até a Terra Prometida.
C. Enfrentando a resistência de Faraó. O líder de Israel ainda teve que lidar com a dureza do coração de Faraó que resistiu em não liberar o povo hebreu. Por causa disso, Deus enviou dez pragas que devastaram o Egito e trouxeram muito sofrimento a Faraó e ao seu povo. Finalmente o governante egípcio se rendeu e deixou os hebreus saírem para adorar ao Senhor no deserto (Êx 3.17-22; 12.29-42). Moisés teria agora outros desafios na caminhada pelo deserto: ensinar a lei de Deus ao povo e mostrá-los como deveriam se comportar como nação escolhida por Deus para levar o seu testemunho a todos os povos da terra.
D. O exercício da paciência. Diante de tantas circunstâncias difíceis, Moisés teve de apresentar competências necessárias para o exercício de legislador e líder da nação de Israel. uma delas é a paciência, uma virtude que Moisés adquiriu em meio à adversidade. Além de ser perseverante diante das ameaças de Faraó, ele não desistiu enquanto era tentado a abdicar da missão por causa da murmuração dos hebreus e não se deixou desanimar diante da oposição e rebelião de Corá, Datã e Abirão na travessia pelo deserto (Nm 16). A Palavra de Deus nos ensina que os sofrimentos produzem a paciência (cf. Rm 5.3). 
Aproveite para reforçar aos seus alunos que a confiança em Deus é fundamental para que estejam aptos a receber maiores responsabilidades. Utilize a atividade a seguir para fixar este ensinamento: prepare uma lista de perguntas sobre a forma como seus alunos reagem às seguintes situações. Entregue para cada aluno uma bexiga de aniversário. A cada pergunta que você fizer os alunos deverão encher a bexiga na proporção em que demonstram paciência ou não com a situação. Quanto menos paciência, mais cheia a bexiga deverá ficar.
A. Sou pontual nos horários escolares.
B. Faço pirraça quando meus pais se negam em atender os meus pedidos.
C. Cumpro integramente as atividades que são solicitadas em sala de aula.
D. Sempre espero a minha vez quando estou na fila do lanche.
E. Sempre atendo na hora quando meus pais, professores e líderes me pedem algum favor.
F. Reparto com os amigos o alimento ou empresto se alguém precisar de algum material que esteja em minha posse.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 06 - 3º Trimestre 2018 - Jesus, o Pão da Vida - Pré Adolescentes.

Lição 6 - Jesus, o Pão da Vida

3º Trimestre de 2018
A lição de hoje encontra-se em: João 6.47-59.
Olá prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos aprenderão verdades espirituais fundamentais para a caminhada cristã. O evangelista João relata em seu evangelho uma das representações mais intensas a respeito da intimidade e comunhão com Deus. Jesus se autodeclarou “o pão vivo que desceu do céu”, um pão que alimenta a alma de todo aquele que nEle crer. A princípio, os discípulos não compreenderam muito bem o que Jesus quis dizer com essa comparação. Estaria o Mestre sugerindo que seus seguidores se alimentassem literalmente da sua carne e do seu sangue? Evidentemente que não, pois os elementos utilizados por Jesus nesta passagem tinham significado relevante para os judeus daquela época.
Note que o discurso do Jesus é direcionado a um grupo de judeus que o seguiam a fim de questioná-lo sobre os seus ensinamentos. Ao perguntarem sobre a obra de Deus, a resposta de Jesus desloca o entendimento de seus ouvintes do material para o espiritual: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que Ele enviou” (Jo 6.29). A resposta de Jesus aponta que Ele não é o pão que alimenta o corpo físico (embora o seu corpo seja representado no alimento da santa ceia), mas é o pão que nutre a alma do ser humano (6.50,57). Tudo o que os homens buscam ou inventam não podem saciar as necessidades da alma, pois tais necessidades somente a presença de Deus pode suprir.
Ao declarar estes ensinamentos sobre o alimento que nutre a alma, isto é, a fé no Filho de Deus que produz a vida eterna, Jesus usa uma expressão polêmica ao tratar com seus ouvintes: “quem come a minha carne e bebe o meu sangue”. A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, pp. 1584-85) discorre a respeito desta frase:
Esta expressão de Jesus revela que recebemos a vida espiritual crendo em Cristo e tendo parte nEle e nos benefícios redentores da sua morte na cruz (Rm 3.24,25; 1 Jo 1.7). Destaca, ainda, a verdade que continuamos a ter vida espiritual à medida que permanecemos no Cristo vivo e na sua Palavra. Compare o versículo 53 com o 63, onde Ele diz: ‘as palavras que eu voz disse são espírito e vida’. Participamos de Cristo, portanto, à medida que temos fé nEle e aceitamos a sua Palavra em atitude de oração.
1. Jesus é a Palavra (‘Verbo’) viva (Jo 1.1-5). A Bíblia é a palavra escrita (2 Tm 3.16; 2 Pe 1.21). Jesus é o ‘pão da vida’ (v. 35) e em Mt 4.4 Ele disse: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’. Portanto, comemos a sua carne ao receber e obedecer à Palavra de Deus (v. 63).
2. Somos salvos pela graça de Deus e pelo poder regenerador do Espírito Santo, primeiramente por ouvir e aceitar a Palavra (Jo 1.12; At 2.41). Continuamos salvos e participantes da graça divina, recebendo continuamente a Palavra de Deus, lendo-a, obedecendo-a e absorvendo-a, em nosso espírito (1 Tm 4.13-16; Tg 1.21). Tendo isto em vista, é fatal o abandono da comunhão com Cristo ou com sua Palavra.
Considere as observações aplicadas no texto acima e leve para a sala de aula os elementos da santa ceia a fim de que os seus alunos possam familiarizar-se com este memorial tão importante para a vida cristã. Você pode levar pão comum e o suco de uva (não utilize os alimentos oficiais da santa ceia da igreja) e explicar aos seus alunos o sentido da santa ceia, assim como a importância de participarem deste momento após o batismo. Em seguida, sirva aos alunos e explique que esta atividade não tem o mesmo valor da ceia oficial, mas é útil para o aprendizado e crescimento espiritual.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 06 - 3º Trimestre 2018 - A Igreja na Idade Média - Adolescentes.

Lição 6 - A Igreja na Idade Média

3º Trimestre de 2018
TEXTO BÍBLICO: 2 Pedro 2.1-3.
OBJETIVOS:Ensinar como a Igreja Romana alcançou a primazia no Cristianismo;
Relatar o comportamento da Igreja Medieval;
Comparar a Igreja Medieval com a mensagem da Igreja Primitiva.
Olá Caro(a) Professor(a),
Na lição de hoje, veremos que a Igreja do Senhor enfrentou um momento muito difícil de deterioração espiritual. Após o período dos apóstolos, muitos ensinamentos não foram preservados, pois os novos mestres que surgiram passaram a introduzir certos dogmas e doutrinas que não correspondiam às verdades bíblicas. Os apóstolos Paulo, Pedro e João, por intermédio de suas Cartas, e até mesmo o próprio Senhor Jesus, predisseram que esse tempo havia de chegar. Surgiriam falsos obreiros os quais introduziriam heresias entre o povo de Deus e os crentes deveriam estar atentos para não serem enganados. Mas esse quadro degenerativo da igreja não esteve delimitado ao período pós apostólico, visto que até os dias atuais é notável o desvio da verdade em várias igrejas que se intitulam proclamadoras da Palavra de Deus. Assim também, a verdadeira Igreja de Cristo que preza pela Bíblia Sagrada como única regra de fé não pode se dobrar diante do desvio da verdade e permitir que as falsas doutrinas prevaleçam sobre as verdades bíblicas.
As palavras do apóstolo Pedro retumbam sobre os dias atuais. Diga-se de passagem, nunca se ouviu de um tempo de tantas heresias sendo proclamadas como se vê nos dias de hoje. Quanto a isso, vale ressaltar as medidas de precaução anunciadas pelos apóstolos: vigiar e perseverar na doutrina dos apóstolos. Infelizmente, muitas igrejas pensam que para atrair mais pessoas precisam promover alguma atividade ou método novo. Muitos não conhecem as fontes que pensaram tais métodos e precipitam-se em aderir a falsos modismos e heresias na igreja, trazendo sérios problemas para a saúde espiritual de muitos que querem buscar a Deus com honestidade. A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, pp. 1949-50) discorre sobre as palavras de Pedro:
Entre vós haverá falsos mestres. O Espírito Santo adverte repetidas vezes nas Escrituras que surgirão muitos falsos mestres dentro das igrejas. As advertências a respeito de mestres e líderes introduzindo heresias no meio do povo de Deus foram feitas antes por Jesus (ver Mt 24.11 nota; 24.24,25), e o Espírito Santo continuou advertindo através de Paulo (ver 2 Ts 2.7 nota; 1 Tm 4.1 nota; 2 Tm 3.1-5), de Pedro (vv. 1-22), de João (1 Jo 2.18; 4.1; 2 Jo 7,11), de Judas (Jd 3,4,12,18) e das cartas de Cristo às sete igrejas.
Negarão o Senhor que os resgatou. De conformidade com Pedro, os falsos mestres dentro da igreja que estavam ‘negando (gr. arneomai= repudiar ou renunciar) o Senhor que os resgatou’ tinham abandonado o caminho certo e se desviado (v. 15), tornando-se ‘fontes sem água’ (v. 17). Antes, eles tinham se livrado da maldade do mundo, mediante Jesus Cristo, mas agora voltaram a emaranhar-se no pecado (v. 20).
Será blasfemado o caminho da verdade. Muitos crentes professos seguirão esses falsos pregadores, com suas ‘dissoluções’ (isto é, imoralidades sexuais). Por causa da vida pecaminosa desses líderes e seus seguidores, Deus e seu evangelho serão inflamados (ver 2 Tm 4.3,4 nota).
Por avareza... palavras fingidas. Os falsos mestres comercializarão o evangelho, sendo peritos na avareza e em conseguir dinheiro dos crentes, a fim de promover ainda mais seus ministérios e seus modos luxuosos de vida.
(1) Os crentes devem estar a par de que um dos métodos principais dos falsos ministros é usar ‘palavras fingidas’, ou seja, contar histórias impressionantes, mas inverídicas, ou publicar estatísticas exageradas a fim de motivar o povo de Deus a contribuir com dinheiro. Glorificam a si mesmos e promovem seu próprio ministério com esses relatos inventados (cf. 2 Co 2.17). Deste modo, o crente sincero, mas desinformado, torna-se um objeto de exploração.
(2) Pelo fato de esses obreiros profanarem a verdade de Deus e fraudarem o seu povo com sua cobiça e engano estão destinados à perdição e à destruição.
Considere as afirmativas apresentadas neste artigo e converse com seus alunos a respeito dos falsos ensinamentos que têm entrado nas igrejas nos dias atuais. Pergunte se eles conseguem identificar quando o ensinamento não está de acordo com os princípios da Palavra de Deus.
Divida a classe em grupos, entregue uma folha de papel A4 para cada grupo e peça que identifiquem as seitas ou até mesmo “igrejas” que pregam falsas doutrinas. Peça também que listem os ensinamentos que identificam essas instituições como anunciadoras de heresias. Você poderá ajudar os alunos a formular as respostas.
Thiago Santos
Editor do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Lição 06 - 3º Trimestre 2018 - A Promessa de Um Redentor - Juvenis.

Lição 6 - A Promessa de um Redentor

3º Trimestre de 2018
“A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” (At 10.43).
Esboço da Lição
1. UM POUCO DE HISTÓRIA
2. CARÊNCIA DE UM REDENTOR
3. DESCENDÊNCIA DA MULHER
Objetivos
Explicar
 o conceito de Redentor.
Narrar a trajetória da descendência da mulher.
Conhecer a promessa de um Redentor na história.
     Querido (a) professor (a), no próximo domingo nossa aula será centrada na promessa de Deus que mudou a história da humanidade – “A promessa de um Redentor”.
     Desde o Pecado Original, Deus prometeu enviar a única solução possível, o nosso Redentor Jesus Cristo – anos depois eis que, de fato o Filho se esvaziou de sua glória, se fez homem, semente de uma mulher e apesar das investidas contrárias de Satanás em seu calcanhar, Ele pisou na cabeça da Serpente (Gn 3.15), consumando o glorioso plano da salvação.
     Reflitamos no amor de Deus por nós, ao prover-nos com seu bem mais precioso tão grande salvação! Que esta aula seja mais uma rica oportunidade para relembrarmos e agradecermos ao Pai por ela. Afinal, o Senhor nos redimiu, mas ainda somos falhos; por vezes tropeçamos ao longo da caminhada. A luta entre a carne e o espírito continua e vence a batalha o que por nós for mais alimentado. Por isso, precisamos estar sempre vigilantes, nos fortalecendo na Palavra e trazendo à memória as razões da nossa fé.
      Cremos que todos os homens e mulheres foram atingidos pelo pecado a tal ponto que, embora tenham sido feitos à imagem de Deus, não podem, por si mesmos, chegar a Deus.  Não há nada que o homem natural possua ou pratique que lhe faça merecida a graça de Deus. A Bíblia ensina: “Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus” (Rm 3.11). A Bíblia qualifica essa condição espiritual como “mortos em pecado” (Cl 2.13) e “mortos em ofensas” (Ef 2.5). A ideia de morte, aqui, é de separação, e não de aniquilamento. Deus derrama sua graça, sem a qual o homem não pode entender as coisas espirituais, ou seja, foi Deus quem tomou a iniciativa na salvação, “do SENHOR vem a salvação” (Jn 2.9), agindo em favor das pessoas.
      Graça é um favor imerecido. É por meio da graça que Deus capacita o ser humano para que ele responda com fé ao chamado do Evangelho: “Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça” (Rm 11.6). Todavia, os seres humanos, influenciados pela graça que habilita a livre escolha, são livres para escolher: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo” (Jo 7.17). Deus proveu a salvação para todas as pessoas, mas essa salvação aplica-se somente àquelas que creem: “isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem” (Rm 3.22). Nesse sentido, não há conflito entre a soberania de Deus e a liberdade humana. (Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.113)
    O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 06 - 3º Trimestre 2018 - A Doutrina do Culto Levítico - Adultos.

Lição 6 - A Doutrina do Culto Levítico

 3º Trimestre de 2018
OBJETIVO GERAL
Explicar que tudo quanto existe pertence ao Senhor e aoSenhor deve ser consagrado, principalmente o nosso ser.
OBJETIVOS ESPECÍFICOSI - Saber que a Terra é do Senhor;
II - Mostrar que os animais e vegetaissão do Senhor;
III - Compreender que o ser humanoé do Senhor.
Todo livro da Bíblia tem uma teologia. O que isso quer dizer? Cada livro bíblico apresenta DeusTodo livro da Bíblia tem uma teologia. O que isso quer dizer? Cada livro bíblico apresenta Deuse seu modo de agir sob certo aspecto específico à conjuntura em que parte da Escritura Sagrada foiescrita. Por exemplo, é notório que o Evangelho de João apresenta a pessoa de Jesus de maneira bemdistinta dos demais Evangelhos. Logo, dizemos que a Cristologia do apóstolo João, sob certo ponto devista, é diferente em objetivo da Cristologia dos outros Evangelhos. A isso chamamos Teologia Bíblica.A partir do estudo desta disciplina teológica é que se sistematiza as grandes doutrinas, organização esta,que denominamos Teologia Sistemática.
Como o Levítico apresenta Deus?
O livro de Levítico tem uma maneira peculiar de apresentar a Deus. Ali se encontra o estabelecimentodo culto que perpassaria toda a história do povo judeu.A instituição do culto por meio de sacrifícios de animais, posição de mediação do ministério sacerdotal,o sentimento de reverência: tudo isso traduz símbolos à natureza de Deus.
Aspectos da natureza divina apresentados em Levítico 
Podemos, por isso, e sob muitos outros aspectos, afirmar que o culto levítico apresenta traços danatureza divina que aparecem perfeitamente no livro de Gênesis. Por exemplo, (1) “tudo que existefoi criado por Deus”, ora, desde a exigência de primogênitos animais, dos primogênitos do povo figurados na tribo de Levi, de uma família específica para o exercício do ministério do sumo sacerdote, otempo todo Deus está dizendo: “tudo é meu”; (2) os animais, os vegetais, ou seja, toda criatura inferior aoser humano pertence a Deus; (3) o ser humano todo, a imagem e semelhança de Deus, é do Senhor, onde tal verdade está representada pela exigência divina à sacralidade da vida, no convite ao ser humanopara ser um adorador a Deus, no serviço voluntário e amoroso das pessoas a Deus. O tempo todo o livrodo Levítico, por intermédio do culto, está mostrando que Deus é quem governa tudo.
Aspectos que devem ser ressaltados hoje
É de suma importância esclarecer ao aluno que, como no Levítico, o nosso culto a Deus representa oque Ele é. Por Ele ser o absoluto, o Criador de tudo, rendemos-lhe um culto reverente. Mas num sentido,outrora inexistente no tempo do Levítico: por meio de Seu Filho, Deus nos justificou, regenerou e santificou de uma só vez. Ele nos vivificou enquanto éramos ainda pecadores (Ef 2.1).
Subsídio extraído da Revista Ensinador Cristão edição nº 75 
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quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Lição 05 - 3º Trimestre 2018 - Louvo ao Papai do Céu que está Sempre Comigo - Berçário.

Lição 5 - Louvo ao Papai do Céu que está sempre comigo

3º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Ouvir sobre o amor de Deus, um amor tão grande, que deu seu Filho Jesus em razão de todos nós.
É hora do versículo: “[...] O Senhor está sempre comigo [...]” (Salmos 16.8).
Nesta lição, as crianças aprenderão que podemos confiar que o Papai do Céu está sempre conosco. De noite ou de dia, enquanto comemos, brincamos ou dormimos. O Papai do Céu está com a mamãe e o papai, com o vovô, a vovó e o imãozinho ou irmãzinha.
Como complemento para esta lição, após realizar todas as atividades propostas no manual do professor, e caso ainda haja tempo, sugerimos que distribua a imagem abaixo para as crianças colorirem, com giz de cera, o desenho do bebê segurando um coração. Reforce que o Papai do Céu está sempre conosco porque Ele está em nosso coração.
licao5.bercario
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
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Lição 04 - 3º Trimestre 2018 - Louvarei ao Papai do Céu com todo o coração - Berçário.

Lição 4 - Louvarei ao Papai do Céu com todo o coração

3º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Levar a criança a entender que ela pode se alegrar em Deus e louvá-lo.
É hora do versículo: “Ó Senhor Deus, eu te louvarei com todo o coração [...]” (Salmos 9.1).
Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu é muito bom, é poderoso e nos ama. Convide os pequenos a glorificar a Deus com todo o seu coração. Através do louvor, estimule os bebês a darem o seu coraçãozinho a Jesus.
Como complemento para esta lição, após realizar todas as atividades propostas no manual do professor, e caso ainda haja tempo, sugerimos que distribua a imagem abaixo para as crianças colorirem o desenho com giz de cera. Este desenho representa que estamos oferecendo o nosso coração ao Papai do Céu.
licao4.bercario
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
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