Lição 6 - Uma História sobre Dez Moças
3º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno entenda que deve estar vigilante quando a Segunda Vinda de Cristo.
Ponto central: Devemos estar preparados para o retorno do nosso Senhor.
Ponto central: Devemos estar preparados para o retorno do nosso Senhor.
Memória em ação: “Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora” (Mt 25.13)
Querido (a) professor (a), nossa próxima aula será pautada na parábola das “Dez Moças” (Mt 25.1-13), uma lição muitíssimo importante, em especial para os que aguardam a Segunda Vinda do nosso Salvador.
É um grande privilégio para as crianças dos Primários que já nesta tenra idade possam ter contato com as Sagradas Escrituras e suas lições gloriosas, que nos ajudam tanto para a vida aqui, quanto para a Eternidade.
Jesus contou várias parábolas, para esclarecer o que significa estar pronto para seu retorno e como devemos viver até que Ele venha. Na Parábola das Dez Virgens (25.1-13), Jesus nos ensina que cada um de nós é responsável por sua condição espiritual. Na dos Talentos (25.14-30), mostra a necessidade de usarmos bem aquilo que Deus nos confiou. Na parábola das ovelhas e dos bodes (25.31-46), enfatiza a importância de atendermos aos necessitados. Nenhuma parábola descreve completamente nossa preparação. Antes, cada uma delas ilustra uma parte de todo este preparo. (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 1269).
Focando no Ponto Central, objetivo e Memória em Ação propostos em sua revista, sobre estarmos vigilantes quanto ao retorno do nosso Senhor, propomos aqui uma brincadeira bem simples, mas muito eficaz para ajudar as crianças a fixá-los.
Trata-se de um “jogo da memória gigante”. Você pode formulá-lo, fazendo cópias (de preferência coloridas) dos visuais das lições anteriores, em pares. Sente as crianças em círculo com os visuais virados para baixo (talvez seja preciso colar a folha A4 em uma base, como cartolina ou papel cartão para as crianças não visualizem nem mesmo a sombra dos desenhos).
Cada aluno terá uma chance de formar um par. Mas não basta apenas isso, é também a hora de mostrar que estão atentos e vigilantes na hora da lição. Para pontuar, ao achar o par correto, eles precisarão contar o que se lembram daquela cena e história. (Os que faltaram à aula correspondente ou forem visitantes poderão receber ajuda dos colegas).
Explique que esse jogo requer muita atenção e vigilância. Da mesma forma precisamos estar atentos, nos preparando para quando Jesus voltar para nos buscar. Neste momento, indague-os: “De que maneira podemos fazer isto?” Deixe que falem e acrescente o que não mencionarem: Prestando muita atenção na hora de ouvir a história da Palavra de Deus, praticando tudo o que ela nos ensina, sempre falar com Jesus em oração, ajudar aos necessitados, fazer o bem às pessoas, falar do amor de Jesus para elas, etc.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário