segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Lição 06 - 3º Trimestre 2018 - A Promessa de Um Redentor - Juvenis.

Lição 6 - A Promessa de um Redentor

3º Trimestre de 2018
“A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” (At 10.43).
Esboço da Lição
1. UM POUCO DE HISTÓRIA
2. CARÊNCIA DE UM REDENTOR
3. DESCENDÊNCIA DA MULHER
Objetivos
Explicar
 o conceito de Redentor.
Narrar a trajetória da descendência da mulher.
Conhecer a promessa de um Redentor na história.
     Querido (a) professor (a), no próximo domingo nossa aula será centrada na promessa de Deus que mudou a história da humanidade – “A promessa de um Redentor”.
     Desde o Pecado Original, Deus prometeu enviar a única solução possível, o nosso Redentor Jesus Cristo – anos depois eis que, de fato o Filho se esvaziou de sua glória, se fez homem, semente de uma mulher e apesar das investidas contrárias de Satanás em seu calcanhar, Ele pisou na cabeça da Serpente (Gn 3.15), consumando o glorioso plano da salvação.
     Reflitamos no amor de Deus por nós, ao prover-nos com seu bem mais precioso tão grande salvação! Que esta aula seja mais uma rica oportunidade para relembrarmos e agradecermos ao Pai por ela. Afinal, o Senhor nos redimiu, mas ainda somos falhos; por vezes tropeçamos ao longo da caminhada. A luta entre a carne e o espírito continua e vence a batalha o que por nós for mais alimentado. Por isso, precisamos estar sempre vigilantes, nos fortalecendo na Palavra e trazendo à memória as razões da nossa fé.
      Cremos que todos os homens e mulheres foram atingidos pelo pecado a tal ponto que, embora tenham sido feitos à imagem de Deus, não podem, por si mesmos, chegar a Deus.  Não há nada que o homem natural possua ou pratique que lhe faça merecida a graça de Deus. A Bíblia ensina: “Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus” (Rm 3.11). A Bíblia qualifica essa condição espiritual como “mortos em pecado” (Cl 2.13) e “mortos em ofensas” (Ef 2.5). A ideia de morte, aqui, é de separação, e não de aniquilamento. Deus derrama sua graça, sem a qual o homem não pode entender as coisas espirituais, ou seja, foi Deus quem tomou a iniciativa na salvação, “do SENHOR vem a salvação” (Jn 2.9), agindo em favor das pessoas.
      Graça é um favor imerecido. É por meio da graça que Deus capacita o ser humano para que ele responda com fé ao chamado do Evangelho: “Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça” (Rm 11.6). Todavia, os seres humanos, influenciados pela graça que habilita a livre escolha, são livres para escolher: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo” (Jo 7.17). Deus proveu a salvação para todas as pessoas, mas essa salvação aplica-se somente àquelas que creem: “isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem” (Rm 3.22). Nesse sentido, não há conflito entre a soberania de Deus e a liberdade humana. (Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.113)
    O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário