quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Lição 1 - 4º Trimestre 2017 - O Bebê Sorriso - Berçário.

Berçário

Lição 1

                                     O bebê sorriso
4° Trimestre de 2017
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OBJETIVO DA LIÇÃO: Mostrar às crianças que o Papai do Céu nos dá alegria, pois Ele é bom e nos ama.
É HORA DO VERSÍCULO: “[...] Cantamos de alegria [...]” (Sl 126.2).



Este é o início de mais um trimestre. Durante as próximas lições os bebês aprenderão mais sobre as histórias das crianças na Bíblia e que o Papai do Céu cuidou delas assim como cuida do bebê. Algumas crianças eram boazinhas e outras nem tão boas assim, mas todas foram amadas e cuidadas pelo Papai do Céu. Nesta lição, as crianças verão através da história do bebê Isaque, que o Papai do Céu nos dá alegria, pois Ele é bom e nos ama.
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças circulares e pintarem com giz de cera a imagem da criança que está sorrindo porque tem a alegria que o Papai do Céu dá.
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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica AraujoEditora da Revista Berçário
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 1 - 4º Trimestre 2017 - Todos Louvam a Deus - Maternal.

Lição 1

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              Todos louvam a Deus
4° Trimestre de 2017
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Objetivo da lição: Ensinar à criança que o louvor é uma forma de elogiar e agradecer a Deus por tudo o que tem feito.
Para guardar no coração: “Louve o Senhor, tudo o que existe na terra [...]” (Sl  148.7).

Perfil da criança
Além de louvar a Deus, a música é uma importante e eficaz ferramenta para o aprendizado das crianças do maternal. Talvez, algumas das crianças que frequentam sua classe tenham vergonha de cantar. Todavia, não deixe de louvar a Deus com elas. Elas podem acompanhar os cânticos sorrindo, fazendo gestos e batendo palminhas. Então, cante com seus alunos, bata palmas e faça gestos. Vamos louvar e adorar ao Senhor!!
Subsídio professor 
Sorria!

“Deus ao criar o homem dotou-o desta importante capacidade — sorrir. Tenha o sorriso como um poderoso recurso no ensino-aprendizagem. Este ‘placar fisionômico’, contribui para que seus alunos tenham uma aprendizagem eficiente. As crianças que frequentam sua classe aprendem através de gestos, abraços, brincadeiras e sorrisos. Segundo Antoine de Saint-Exupéry, autor do Pequeno Príncipe, ‘no momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos para ele’. Então, sorria!

Seus alunos terão a oportunidade de aprenderem a respeito da adoração e o louvor a Deus. O Senhor é bom e adorá-lo traz alegria aos nossos corações.
Alegre-se em Deus, mesmo quando estiver atravessando um vale sombrio e escuro, pois a alegria que temos, a alegria da salvação, não depende das circunstâncias favoráveis” (Hc 3.17).
Oficina de Ideias 2
Converse com as crianças explicando que toda a criação deve louvar e adorar ao Papai do Céu. Em seguida distribua as folhas de atividade, tesoura e cola. Oriente as crianças para que recortem e colem as figuras dos animais em uma folha de papel pardo. Enquanto realizam a atividade diga que até os animais louvam a Deus.
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Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para ler-lhes as histórias do Livro do Começo em casa. Quando os pais vierem pegar os filhos, mostre-lhes a nova revista.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma BuenoEditora Responsável pela Revista Maternal da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 1 - 4º Trimestre 2017 - A Bíblia é o Livro de Deus - Jardim de Infância.

Lição 1

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                     A Bíblia é o livro de Deus
4° Trimestre de 2017
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OBJETIVO: Os alunos deverão compreender que a Bíblia é a Palavra de Deus, e que tudo o que está escrito nela é verdade; desejar conhecer as histórias da Bíblia para que aprendam mais acerca de Deus.
É HORA DO VERSÍCULO: “A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho” (Sl 119.105).
Este é o início de mais um trimestre. Durante as próximas lições seus alunos conhecerão um pouco mais do Livro que conta as histórias de Deus. Nesta lição, as crianças irão compreender que a Bíblia é a Palavra de Deus, e que tudo o que está escrito nela é verdade. Cabe ao professor estimular os alunos a ponto deles desejarem conhecer as histórias da Bíblia para aprender mais acerca de Deus.

Como atividade complementar, após a realização das atividades propostas na revista do aluno e do professor, e caso haja tempo, sugerimos que você imprima a folha a seguir com a imagem de uma lâmpada e peça que as crianças escrevam o versículo do dia na folha e pintem o desenho. De antemão, tenha o versículo escrito em um local visível para as crianças copiarem. Em seguida, leia o versículo com todos.
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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora Responsável pela Revista Jardim de Infância da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 1 - 4º Trimestre 2017 - A Origem da Bíblia - Adolescentes.

Lição 1

A Origem da Bíblia
4° Trimestre de 2017
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ESBOÇO DA LIÇÃO:COMO SURGIU O MANUAL DO FABRICANTE?
COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS?
A BÍBLIA NOS DIAS ATUAIS
OBJETIVOS
Ensinar
 seus alunos como a Bíblia foi escrita;
Mostrar o longo processo de transformação da Bíblia até assumir o formato atual;
Explicar a importância que ela tem e os desafios que ela enfrenta hoje;
Prezado professor, prezada professora,
Estudar a formação, a autoridade e a inspiração divina da Bíblia é um privilégio. Essas serão as ênfases deste trimestre. Por isso, leia sobre Bibliologia. Normalmente, os principais livros de Teologia Sistemática trazem os tratados sobre a Bíblia no primeiro capítulo. A editora CPAD também editou uma obra respeitada e densa sobre o assunto: a Origem da Bíblia.
A Bíblia, Palavra de Deus
No tempo dos apóstolos ainda não havia a formação final do Novo Testamento. Quando se reunia para cultuar a Deus, a igreja neotestamentária lia o Antigo Testamento. E quando recebia as cartas apostólicas, as lia nas reuniões semanais. Posteriormente, essas cartas, e os evangelhos, foram paulatinamente aceitos pela igreja como escritos inspirados por Deus. Ora, havia alguns critérios para isso: como a autoria apostólica ou de pessoas que tivessem andando com os apóstolos que viram a Jesus. Por direção divina, podemos hoje ter os 27 livros reunidos em o Novo Testamento, mais os 39 do Antigo. Totalizando 66 livros na Bíblia.

John R. Higgins, teólogo pentecostal, remonta os primórdios da formação da Bíblia Sagrada mostrando que a composição dos livros da Bíblia está fechada e o que temos em mãos foi milagrosamente nos dado por Deus:
“O cânon bíblico está fechado. A revelação infalível que Deus fez de si mesmo já foi registrada. Hoje, Ele continua falando através dessa Palavra. Assim como Deus revelou a si mesmo, e inspirou os escritores a registrar essa revelação, Ele mesmo preservou esses escritos inspirados, e orientou o seu povo na escolha destes, a fim de garantir que a sua verdade viesse a ser conhecida. Não se deve acrescentar outros escritos às Escrituras canônicas, nem se deve tirar delas nenhum escrito. O cânon contém as raízes históricas da Igreja Cristã, e ‘o cânon não pode ser refeito assim como a história não pode ser mudada’” (Teologia SistemáticaUma Perspectiva Pentecostal. CPAD, p.115).
Hoje, se temos uma Bíblia em mãos é milagre de Deus! Devemos agradecê-lo por nos entregar a sua Palavra. E a melhor maneira de fazer isso é meditar nas Escrituras dia e noite (Js 1.8), de modo que ela esteja “encarnada” em nossa mente e coração.
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 1 - 4º Trimestre 2017 - Relevantes como o Sal, Resplandecentes como a Luz - Jovens.

Lição 1

                     Relevantes como o Sal, Resplandecentes como a Luz
4° Trimestre de 2017
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INTRODUÇÃO
I - COMISSIONADOS PARA TRANSFORMAR O MUNDO
II - RELEVANTES COMO O SAL
III - RESPLANDECENTES COMO A LUZ
CONCLUSÃO


Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivo central mostrar aos jovem o poder do Evangelho para transformar o ser humano e a realidade social. Para ajudá-lo(a) na sua reflexão, leia o subsídio abaixo:

“A metáfora ‘sal da terra’ e ‘luz do mundo’ empregada por Jesus é das mais contundentes e significativas do Novo Testamento, fornecendo aos discípulos inspiração e responsabilidade para o cumprimento da missio Dei1 no mundo. A ilustração empregada pelo Mestre foi decisiva para pavimentar o testemunho cristão no curso da história e ainda permanece igualmente válida para a igreja contemporânea, instigando-a ao cumprindo da missão que lhe foi confiada.
Para compreendermos a essência das palavras de Jesus, é importante destacar as palavras de Roy Zuck e Darrel Bock, a respeito do Evangelho de Mateus: ‘[...] o assunto das missões é um ponto de transição apropriado para mudar da discussão sobre Deus e sua obra para os discípulos e seu trabalho, já que o tópico diz respeito ao objeto, ao sujeito e à motivação que reúnem Deus, seu povo e os que precisam de salvação’2 . Assim, as missões ‘são uma questão de suprema importância para Mateus, fato esse demonstrado pelo lugar que ocupam no ponto culminante de seu Evangelho’3 .
As palavras registradas em Mateus 28.19, ‘[...] ide, ensinai todas as nações’ é uma ordem que assume lugar central à medida que o Evangelho de Mateus se aproxima do fim, cujo contexto ‘tem o efeito de transformar esse comissionamento em um decreto que se perpetua, já que Jesus estipula que o processo de fazer discípulos deve incluir ensiná-los ‘a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado (v.20)’4 . Dentro dessa perspectiva, ‘a principal ordem entre os mandados de Jesus que devem ser ensinados e obedecidos diz respeito às missões’5 . Mais:
Mateus não espera o fim do evangelho para enfatizar o tema das missões no ensinamento de Jesus. Na verdade, o primeiro chamado de Jesus para seus discípulos é uma convocação para que se juntem a Ele na obra de fazer mais discípulos: “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens” (4.19). Dessa forma, as primeiras e as últimas palavras de Jesus para os discípulos se tornam uma ordem para ampliar e entender o grupo de comunhão6.
De fato, ao passo que descortinamos as narrativas do evangelho, vislumbramos não somente a preocupação de Cristo com o ministério que apontava para a cruz, mas também o seu investimento no chamado e formação de discípulos, de maneira tal que pudessem pôr em prática a estratégia de Deus neste mundo. Nas palavras de Robert Coleman: ‘O objetivo inicial do plano de Jesus era o de arregimentar pessoas que fossem capazes de testemunhar a respeito de sua vida e manter sua obra em andamento depois que retornasse ao Pai’ 7.

Não é de surpreender, portanto, que a eloquente e inconteste afirmação de Jesus para os seus discípulos sobre a qual estamos abordando, está situada logo após as bem-aventuranças, sugerindo com isso que para ser sal e luz neste mundo o discípulo deve primeiramente compreender as características e o comportamento que dele se espera. As beatitudes servem como preâmbulo constitucional da missão cristã na terra e estabelece valores que devem dirigir o encargo sociocultural dos crentes, sem os quais não temos condições de testemunhar efetivamente no presente tempo. Isso diz respeito a caráter e integridade, que devem fazer notar o sabor e a transparência da vida autenticamente cristã.

Noutras palavras, Jesus anuncia antecipadamente as qualidades daqueles que hão ser sal da terra e luz do mundo: os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores e os que sofrem perseguição. Assim o é porque, enquanto a metáfora diz respeito à diferença que os cristãos devem fazer no mundo, as bem-aventuranças destacam as diferenças que os cristãos devem ter em relação aos padrões do mundo. O expositor bíblico Warren Wirsbe disse com propriedade que as bem-aventuranças ‘[...] mostram uma perspectiva radicalmente diferente daquela do mundo ao nosso redor. O mundo estimula o orgulho e não a humildade. O mundo incentiva o pecado, especialmente se for possível escapar impunes. O mundo está em guerra com Deus, enquanto Deus deseja se reconciliar com seus inimigos e recebê-los como filhos’ 8.

Portanto, a perícope de Mateus 5.13-15 tem como pano de fundo a missão de Deus para os seus discípulos, e compõe um encargo bem específico, um comissionamento dentro da Grande Comissão (Mt 28.10-20). Partilham desse entendimento Roy Zuck e Darrel Bock, para quem tal passagem é um ‘comissionamento em miniatura’ 9, não por ser de menor importância, mas por estar associada ao mandato bíblico de proclamar a salvação e fazer discípulos.
Conclusão
Jesus inicia o seu discurso de maneira direta, sem rodeios ou meias palavras: “Vós sois o sal da terra” (v.13). Franz Zeinlinger refere que esta partícula é uma ‘determinação do ser’. Não há margem aqui para conjecturas. O Mestre diz de maneira explícita que os discípulos são o sal da terra, no sentido de obrigação, de dever ser. Por certo, tais palavras contrastam com uma cultura marcada pelas aparências e hipocrisias, presente até mesmo no campo religioso, em que as pessoas simulam comportamentos e virtudes para parecer ser alguma coisa. O comando divino não é para que o povo de Deus pareça ser sal, e sim que seja sal, de fato e de direito!
*Este subsídio foi adaptado de NASCIMENTO, Valmir. Seguidores de Cristo: Testemunhando numa Sociedade em Ruínas. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp. 11-16.
Que Deus o(a) abençoe.

Expressão latina que significa a missão de Deus.
2 ZUCK, R. B. (Ed). Teologia do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2016, p. 43.
3 ZUCK, 2016, p. 43.
ZUCK, 2016, p. 43.
ZUCK, 2016, p. 43.
ZUCK, 2016, p. 44.
7 COLEMAN, R. E. Plano Mestre de Evangelismo. São Paulo: Mundo Cristão, 2016, p. 16
8 WIRSBE, W. W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento1. Santo André/SP: Editora Geográfica, 2007, p. 24.
9 ZUCK, 2016, p. 44.
Que Deus o(a) abençoe.
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 1 - 4º Trimestre 2017 - Uma Promessa de Salvação - Adultos.

Lição 1

                                Uma Promessa de Salvação
4° Trimestre de 2017
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ESBOÇO DA LIÇÃOINTRODUÇÃO
I – O CONCEITO BÍBLICO DE SALVAÇÃO
II – A IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA DA SALVAÇÃO
III – A SALVAÇÃO PROMETIDA NO ÉDEN
CONCLUSÃO
OBJETIVOMostrar que a promessa da salvação foi a resposta amorosa de Deus para reconciliar consigo o ser humano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS I – Apresentar o conceito bíblico de salvação;
II – Mostrar a importância da doutrina da salvação;
III – Saber que a salvação foi prometida ainda no Éden.
PONTO CENTRALA promessa da salvação é a resposta amorosa de Deus para salvar a humanidade pecadora.

PRESSUPOSTOS PENTECOSTAIS PARA A DOUTRINA DA SALVAÇÃO
Caro professor, prezada professora, neste último trimestre estudaremos a Soteriologia, disciplina que analisa a doutrina da Salvação em Teologia Sistemática. Essa doutrina é um dos artigos basilares de nossa fé.

Vivemos um contexto em que o interesse pela doutrina da Salvação vem crescendo muito no Brasil. Nessa doutrina, há pontos complexos de entendermos sobre a dinâmica da Salvação e, que por isso, não podem ser confundidos nem distorcidos. Assim, o momento exige uma lição que mostre à igreja no Brasil a dinâmica dessa maravilhosa doutrina, segundo a nossa tradição pentecostal de perspectiva arminiana.

Antes de iniciar a preparação de sua aula, prezado professor, prezada professora, é importante reconhecer alguns dos pressupostos importantíssimos que estarão presentes ao longo de todo este trimestre em nossa revista, e que também se encontram de acordo com a nossa Declaração de Fé de tradição pentecostal-arminiana:
1. Eleição Condicional
De acordo com a nossa Declaração de Fé, a predestinação genuinamente bíblica está condicionada, em primeiro lugar, (1) à fé em Cristo; e relacionada (2) à presciência de Deus. Logo, os que pela graça creem em Jesus e perseveram na fé, pela presciência de Deus, são os verdadeiros eleitos. Mas os que rejeitam essa oferta maravilhosa serão condenados à eternidade de sofrimento (Jo 3.36; 1 Pe 1.2 ).
2. Expiação Universal
Jesus Cristo, o nosso Senhor, morreu em prol de todo o ser humano, isto é, por qualquer pessoa caída e deformada pelo pecado. Entretanto, só os que creem serão salvos. Nesse sentido a nossa Declaração de Fé afirma categoricamente o seguinte: “Um dia, todos os seres humanos comparecerão diante do Senhor e Criador de todas as coisas. Deus, contudo, não deseja a perdição de ninguém: ‘que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade’ (1 Tm 2.4). [...] O Evangelho contempla a todos e a ninguém exclui: ‘Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens’ (Tt 2.11). Por conseguinte, a salvação está disponível a todos os que creem. Sim, todos nós, sem exceção, podemos ser salvos através dos méritos de Jesus Cristo, pois todos nós fomos criados à imagem de Deus” (CPAD, p.110).
3. Fé Salvadora
O ser humano não tem a capacidade de crer, de por si mesmo gerar fé. Por isso ele precisa da graça de Deus para crer: “É por meio da graça que Deus capacita o ser humano para que ele responda com fé ao chamado do evangelho” (Declaração de Fé, CPAD, p.113).

4. Graça Resistível
Infelizmente, a graça que habilita para a salvação pode ser resistida e o ser humano não ser salvo. Não são poucos os que resistem aos apelos do Espírito Santo (At 7.51; Hb 10.29,30). Portanto, “...os seres humanos, influenciados pela graça que habilita a livre escolha, são livres para escolher: ‘Se alguém quiser fazer a vontade de dele, pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo’” (Jo 7.17).
5. Quanto à perseverança dos santos
“Entendemos à luz das Sagradas Escrituras que, depois de experimentar o milagre do novo nascimento, o crente tem a responsabilidade de zelar pela manutenção da salvação a ele oferecida gratuitamente: ‘Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo’ (Hb 3.12). Não há dúvidas quanto à possibilidade do salvo perder a salvação, seja temporariamente ou eternamente” – “Mas era justo alegrarmo-nos e regozijarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado” (Lc 15.32). (Declaração de Fé, CPAD, p. 114)
Boa aula!
Bom trimestre!
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristão (CPAD)
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Lição 1 - 4º Trimestre 2017 - A História da Semente - Juniores.

Lição 1

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                     A História da Semente – Lucas 8.4-15.
4° Trimestre de 2017
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Prezado(a) professor(a),
Estamos iniciando mais um trimestre de estudo da Palavra de Deus. E como todo início de trimestre é interessante que você, professor, reserve um tempo para fazer uma autoavaliação do seu trabalho. Verifique se as ações educativas e os métodos didáticos que você utilizou ao longo do trimestre passado surtiram o efeito esperado. Reflita sobre a sua vida espiritual e de seus alunos. Houve crescimento espiritual em ambas as partes? Seus alunos estão mais preocupados com a vida espiritual? Pense se o mesmo tem acontecido em sua comunhão com Deus. Saiba que o empenho do professor na Escola Dominical deve ir além do ensino em si, pois o objetivo do ensino bíblico deve ser formar pessoas comprometidas com os valores da Escrituras Sagradas para que sejam sal e luz em meio a uma sociedade carente de Deus.
Com base nesses fundamentos, a primeira lição deste trimestre ressalta um dos métodos mais utilizados por Jesus para ensinar: as parábolas. O que são parábolas? De modo geral, as parábolas são narrativas que trazem consigo uma mensagem, preceito ou reflexão por meio de uma comparação, analogia. É comum encontrarmos nos evangelhos, vários episódios nos quais Jesus ministra às multidões as verdades do Reino celestial por meio de parábolas.
Em muitos casos, Jesus só revelava as verdades do Reino celestial mais explicitamente para os seus discípulos em particular. A razão para esta prática se dá para que se cumprissem as Escrituras a respeito do povo de Israel: “Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis e, vendo, vereis, mas não percebereis” (cf. Mt 13.14). No caso dos discípulos o Mestre estava lhes ensinando as verdades do Reino a fim de que estivessem preparados para cumprir a grande comissão de levar a Palavra de Deus até os confins da terra (cf. Mt 28.19,20).

Na parábola do semeador, Jesus compara cada tipo de terreno onde a semente foi lançada com os diversos tipos de pessoas que ouvem a Palavra de Deus. A história revela a reação das pessoas ao ouvirem as verdades do Reino. Nem todos recebem a mensagem com confiança, pois muitos não querem renunciar os prazeres e riquezas deste mundo para fazer o que agrada a Deus como mostra o comportamento ilustrado na parábola.

“Na interpretação da parábola do semeador, por Cristo, Ele mostra com clareza que alguém pode ‘crer’ e iniciar uma sincera vida de fé, mas desviar-se depois, por não resistir à tentação. Por outro lado, há os ‘que ouvindo a Palavra, a conservam num coração honesto e bom e dão fruto com perseverança’ (v.15). Jesus ensina que é essencial que aqueles que recebem a Palavra a ‘conservem’ ou ‘guardem’ (Lc 11.28; Jo 8.51; 1 Co 15.1,2; Cl 1.21-23; 1 Tm 4.1,16; 2 Tm 3.13-15; 1 Jo 2.24,25)” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1520).

Aproveite a ocasião e explique aos seus alunos a importância de guardar a Palavra de Deus. Mostre que somente aprendendo e exercitando os ensinamentos de Cristo é possível agradar a Deus, e isso exige de cada crente uma vida de renúncia.

Para fixação da lição, sugerimos a seguinte atividade:

Escreva no quadro a seguinte frase: “Devemos guardar a Palavra de Deus em nossos corações para não pecarmos contra o Senhor”. Em seguida, escreva vários versículos em tiras de papel e deposite em uma sacola ou caixa de sapato. Retire um de cada vez e fale a referência bíblica. O aluno ou grupo que encontrar o versículo na Bíblia mais rápido vence a disputa. Você pode realizar a atividade com toda a turma ou formar vários grupos. Ao final, ore agradecendo pelo privilégio de conhecerem a Palavra de Deus e peça para o Espírito Santo ajudá-los a guardar a Palavra da verdade.
Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 1 - 4º Trimestre 2017 - Quem eu sou em Jesus - Pré Adolescentes.

Lição 1

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Quem eu sou em Jesus
4° Trimestre de 2017
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A lição de hoje encontra-se em: Mateus 5.13-16.
Caro(a) professor(a),
Estamos iniciando o último trimestre da revisa de Escola Dominical e você tem acompanhado a evolução de seus alunos durante todo este tempo. Eles não são mais os mesmos desde quando você iniciou os trabalhos no início do ano. Afinal de contas, nesta fase da vida seus alunos passam por transformações profundas e isso acontece de maneira muito rápida.
Nesta primeira aula seus alunos aprenderão a respeito da identidade cristã. Somos discípulos de Cristo e temos a missão de levar a mensagem da Salvação aos que estão perdidos e presos na escravidão do pecado.
Dentre os assuntos tratados nos tópicos da lição de hoje, veremos a importância de seus alunos aprenderem a expressar o que entendem e pensam a respeito da verdade que estão aprendendo. Em um mundo de tantas mudanças e inversão de valores é importante que seus alunos estejam preparados para responder sobre o que creem e quais as verdades do evangelho que regem o comportamento cristão.
É bem provável que por conta da fé em Jesus Cristo seus alunos sofram alguma rejeição entre os colegas da mesma idade. Os outros pré-adolescentes estão acostumados a presenciar determinados hábitos pecaminosos de forma natural, porém os que servem a Deus entendem o quanto o pecado faz mal para a comunhão com Deus, seja ele qual for a sua natureza. Por essa razão é de suma importante que seus alunos tenham uma opinião formada e fundamentada na Palavra de Deus a respeito do que é correto ou não.
“A fé genuína manifesta-se através da gratidão e amor ao Pai e a Jesus Cristo o seu Filho. Fé e amor são inseparáveis, porque quando nascemos de Deus, o Espírito Santo derrama o amor de Deus em nosso coração (Rm 5.5).
O amor ao próximo será amor cristão somente se for acompanhado do amor a Deus e obediência aos seus mandamentos (cf. 1 Jo 2.3; 3.23; Jo 15.10).
A fé que vence o mundo é uma fé que vê as realidades eternas, que experimenta o poder de Deus e que ama a Cristo de tal maneira que os prazeres pecaminosos, os valores seculares, o proceder ímpio e o materialismo egoísta, não somente perdem sua atração para nós, como também temos por eles repugnância, aversão e antipatia (ver Ap 2.7 nota).
[...] Todos os povos devem ouvir o evangelho, porque a vida eterna está no Filho de Deus e não se pode recebê-la, nem tê-la de nenhuma outra forma. Ele é o único ‘caminho... e a vida’ (Jo 14.6). A vida eterna é a vida de Cristo em nós. Nós a possuímos quando mantemos vital comunhão com Ele pela fé (Jo 15.4; ver 17.3 nota; Cl 3.4)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de janeiro: CPAD, 1995, pp. 1962-63).
Esta é a oportunidade que seus alunos terão de expressar o que entendem a respeito do evangelho. Converse com eles sobre as possíveis dúvidas que sentem em relação à salvação e à comunhão com Deus. Mostre-lhes que a dúvida não é um empecilho, e sim uma oportunidade de aprender a Palavra de Deus, se é certo que estão com o coração aberto e dedicado a conhecer o que a Palavra de Deus afirma a respeito do respectivo assunto. Explique que nem sempre entenderemos todos os aspectos relativos à fé, mas, certamente, conheceremos o necessário para que a nossa confiança seja fortalecida e estejamos preparados para o grande Dia em que Cristo voltará.
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.