quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Lição 1 - 4º Trimestre 2017 - A Origem da Bíblia - Adolescentes.

Lição 1

A Origem da Bíblia
4° Trimestre de 2017
adolescentes4tcapa
ESBOÇO DA LIÇÃO:COMO SURGIU O MANUAL DO FABRICANTE?
COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS?
A BÍBLIA NOS DIAS ATUAIS
OBJETIVOS
Ensinar
 seus alunos como a Bíblia foi escrita;
Mostrar o longo processo de transformação da Bíblia até assumir o formato atual;
Explicar a importância que ela tem e os desafios que ela enfrenta hoje;
Prezado professor, prezada professora,
Estudar a formação, a autoridade e a inspiração divina da Bíblia é um privilégio. Essas serão as ênfases deste trimestre. Por isso, leia sobre Bibliologia. Normalmente, os principais livros de Teologia Sistemática trazem os tratados sobre a Bíblia no primeiro capítulo. A editora CPAD também editou uma obra respeitada e densa sobre o assunto: a Origem da Bíblia.
A Bíblia, Palavra de Deus
No tempo dos apóstolos ainda não havia a formação final do Novo Testamento. Quando se reunia para cultuar a Deus, a igreja neotestamentária lia o Antigo Testamento. E quando recebia as cartas apostólicas, as lia nas reuniões semanais. Posteriormente, essas cartas, e os evangelhos, foram paulatinamente aceitos pela igreja como escritos inspirados por Deus. Ora, havia alguns critérios para isso: como a autoria apostólica ou de pessoas que tivessem andando com os apóstolos que viram a Jesus. Por direção divina, podemos hoje ter os 27 livros reunidos em o Novo Testamento, mais os 39 do Antigo. Totalizando 66 livros na Bíblia.

John R. Higgins, teólogo pentecostal, remonta os primórdios da formação da Bíblia Sagrada mostrando que a composição dos livros da Bíblia está fechada e o que temos em mãos foi milagrosamente nos dado por Deus:
“O cânon bíblico está fechado. A revelação infalível que Deus fez de si mesmo já foi registrada. Hoje, Ele continua falando através dessa Palavra. Assim como Deus revelou a si mesmo, e inspirou os escritores a registrar essa revelação, Ele mesmo preservou esses escritos inspirados, e orientou o seu povo na escolha destes, a fim de garantir que a sua verdade viesse a ser conhecida. Não se deve acrescentar outros escritos às Escrituras canônicas, nem se deve tirar delas nenhum escrito. O cânon contém as raízes históricas da Igreja Cristã, e ‘o cânon não pode ser refeito assim como a história não pode ser mudada’” (Teologia SistemáticaUma Perspectiva Pentecostal. CPAD, p.115).
Hoje, se temos uma Bíblia em mãos é milagre de Deus! Devemos agradecê-lo por nos entregar a sua Palavra. E a melhor maneira de fazer isso é meditar nas Escrituras dia e noite (Js 1.8), de modo que ela esteja “encarnada” em nossa mente e coração.
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário