quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Lição 1 - 4º Trimestre 2017 - Uma Promessa de Salvação - Adultos.

Lição 1

                                Uma Promessa de Salvação
4° Trimestre de 2017
adultos4tcapa
ESBOÇO DA LIÇÃOINTRODUÇÃO
I – O CONCEITO BÍBLICO DE SALVAÇÃO
II – A IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA DA SALVAÇÃO
III – A SALVAÇÃO PROMETIDA NO ÉDEN
CONCLUSÃO
OBJETIVOMostrar que a promessa da salvação foi a resposta amorosa de Deus para reconciliar consigo o ser humano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS I – Apresentar o conceito bíblico de salvação;
II – Mostrar a importância da doutrina da salvação;
III – Saber que a salvação foi prometida ainda no Éden.
PONTO CENTRALA promessa da salvação é a resposta amorosa de Deus para salvar a humanidade pecadora.

PRESSUPOSTOS PENTECOSTAIS PARA A DOUTRINA DA SALVAÇÃO
Caro professor, prezada professora, neste último trimestre estudaremos a Soteriologia, disciplina que analisa a doutrina da Salvação em Teologia Sistemática. Essa doutrina é um dos artigos basilares de nossa fé.

Vivemos um contexto em que o interesse pela doutrina da Salvação vem crescendo muito no Brasil. Nessa doutrina, há pontos complexos de entendermos sobre a dinâmica da Salvação e, que por isso, não podem ser confundidos nem distorcidos. Assim, o momento exige uma lição que mostre à igreja no Brasil a dinâmica dessa maravilhosa doutrina, segundo a nossa tradição pentecostal de perspectiva arminiana.

Antes de iniciar a preparação de sua aula, prezado professor, prezada professora, é importante reconhecer alguns dos pressupostos importantíssimos que estarão presentes ao longo de todo este trimestre em nossa revista, e que também se encontram de acordo com a nossa Declaração de Fé de tradição pentecostal-arminiana:
1. Eleição Condicional
De acordo com a nossa Declaração de Fé, a predestinação genuinamente bíblica está condicionada, em primeiro lugar, (1) à fé em Cristo; e relacionada (2) à presciência de Deus. Logo, os que pela graça creem em Jesus e perseveram na fé, pela presciência de Deus, são os verdadeiros eleitos. Mas os que rejeitam essa oferta maravilhosa serão condenados à eternidade de sofrimento (Jo 3.36; 1 Pe 1.2 ).
2. Expiação Universal
Jesus Cristo, o nosso Senhor, morreu em prol de todo o ser humano, isto é, por qualquer pessoa caída e deformada pelo pecado. Entretanto, só os que creem serão salvos. Nesse sentido a nossa Declaração de Fé afirma categoricamente o seguinte: “Um dia, todos os seres humanos comparecerão diante do Senhor e Criador de todas as coisas. Deus, contudo, não deseja a perdição de ninguém: ‘que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade’ (1 Tm 2.4). [...] O Evangelho contempla a todos e a ninguém exclui: ‘Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens’ (Tt 2.11). Por conseguinte, a salvação está disponível a todos os que creem. Sim, todos nós, sem exceção, podemos ser salvos através dos méritos de Jesus Cristo, pois todos nós fomos criados à imagem de Deus” (CPAD, p.110).
3. Fé Salvadora
O ser humano não tem a capacidade de crer, de por si mesmo gerar fé. Por isso ele precisa da graça de Deus para crer: “É por meio da graça que Deus capacita o ser humano para que ele responda com fé ao chamado do evangelho” (Declaração de Fé, CPAD, p.113).

4. Graça Resistível
Infelizmente, a graça que habilita para a salvação pode ser resistida e o ser humano não ser salvo. Não são poucos os que resistem aos apelos do Espírito Santo (At 7.51; Hb 10.29,30). Portanto, “...os seres humanos, influenciados pela graça que habilita a livre escolha, são livres para escolher: ‘Se alguém quiser fazer a vontade de dele, pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo’” (Jo 7.17).
5. Quanto à perseverança dos santos
“Entendemos à luz das Sagradas Escrituras que, depois de experimentar o milagre do novo nascimento, o crente tem a responsabilidade de zelar pela manutenção da salvação a ele oferecida gratuitamente: ‘Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo’ (Hb 3.12). Não há dúvidas quanto à possibilidade do salvo perder a salvação, seja temporariamente ou eternamente” – “Mas era justo alegrarmo-nos e regozijarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado” (Lc 15.32). (Declaração de Fé, CPAD, p. 114)
Boa aula!
Bom trimestre!
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristão (CPAD)
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário