sábado, 4 de fevereiro de 2017

Lição 06 - 1º Trimestre 2017 - Jonas - Orgulho x Misericórdia de Deus - Juvenis.

Lição 6

Jonas - Orgulho Humano x Misericórdia de Deus
1° Trimestre de 2017
Topo Juvenis 1T17
ESBOÇO DA LIÇÃO1. CONTEXTO HISTÓRICO
2. ESTRUTURA DO LIVRO
3. A MENSAGEM DE JONAS
OBJETIVOS
Declarar a graça e a misericórdia divina;
Situar a correção como um ato de amor;
Dizer que a mensagem da redenção é para todos.
Prezado professor, prezada professora, para desenvolver a lição desta semana é importante que você estude um pouco sobre Teologia do Antigo Testamento. Sim, porque para compreender o exercício da misericórdia num contexto veterotestamentário, e principalmente, a história do profeta Jonas que destaca sua resistência em agir misericordiosamente para com um povo cruel, é preciso ter o mínimo de conhecimento sobre o desenvolvimento teológico do tema da misericórdia de Deus no Antigo Testamento. Por isso, disponibilizamos um importante texto da obra Teologia do Antigo Testamento, editada pela CPAD:
A GRAÇA SOBERANA DE DEUS
Ao longo do livro de Jonas Deus aparece como o Rei soberano e onipotente do universo. Provocou uma tempestade violenta (Jn 1.4) e depois fez com que parasse (v.15). Determinou o resultado da sorte que os marinheiros lançaram (v.7), mandou que uma grande criatura marinha lhe fizesse a vontade (Jn 1.17; 2.10), induziu uma planta a crescer (Jn 4.6), fez uma lagarta matar a planta (Jn 4.7) e chamou o vento quente do deserto (Jn 4.8). Até a maior cidade da terra estava sujeita ao seu decreto soberano (Jn 1.2; 3.1-10; 4.11).
Deus mostrou poder soberano visando uma meta em particular ― a recuperação de homens pecadores. Embora os ninivitas merecessem ser castigados por atos pecaminosos, Deus na sua graça decidiu dar-lhes a oportunidade de arrepender-se. Com isso, Ele demonstrou a verdade da confissão de Jonas, registrada em Jonas 4.2: “[Tu] és Deus piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que te arrependes do mal”.
A RESPOSTA DE JONAS A DEUS
A confissão registrada em Jonas 4.2 não se originou com a [do] profeta. Palavras quase idênticas constam em Êxodo 36.6,7 onde a referência é a misericórdia de Deus por Israel imediatamente após a queda vergonhosa do bezerro de ouro. Uma forma abreviada do credo ocorre em Números 14.18, onde Moisés pediu que o Senhor perdoasse o povo depois de terem recusado confiar no Senhor para vencer os cananeus. O uso de Jonas desta confissão tradicional deve tê-lo lembrado que Deus desde o começo da história demonstrara misericórdia a Israel.
Apesar da desobediência e presunção, o próprio Jonas experimentara a libertação misericordiosa de Deus e recebera uma segunda chance. Quando comissionado por Deus para ir a Nínive, Jonas fugiu na direção oposta. Quando lançado ao mar furioso e engolido por um peixe, Ele teve a audácia de presumir que estava livre. Em lugar de oferecer um clamor penitencial e humilde por libertação, ele agradeceu ao Senhor por tê-lo libertado (Jn 2.1-9). Mas Deus preservou e comissionou novamente o profeta (Jn 2.10 ― 3.2). O livro termina com um Deus gracioso ainda tentando persuadir Jonas a pensar corretamente na sua misericórdia (Jn 4.9-11).
Embora Jonas, como Israel, fosse recebedor da misericórdia de Deus, o profeta negou a mesma misericórdia para o mundo gentio. Ironicamente, estes pagãos a quem Jonas detestava por serem idolatras (Jn 2.8), mostraram mais sensibilidade espiritual do que o profeta. Jonas reivindicou temer “ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca” (Jn 1.9). Mas suas ações contradisseram o seu credo. Enquanto Jonas tentou fugir do Criador do mar através do mar, os pagãos expressaram que temiam genuinamente ao Senhor por meio de sacrifícios e orações (Jn 1.16). Em contraste com Jonas que desobedeceu à palavra revelada de Deus e prevaleceu-se da misericórdia divina, os ninivitas responderam imediata e positivamente à palavra de Deus e humildemente se lançaram aos pés do Deus soberano (Jn 3.4-9). Embora Deus enviasse Jonas para denunciar a “malícia” (ra’ah) de Nínive (Jn 1.2), o profeta desobediente trouxe “mal” (ra’ah novamente) aos marinheiros (Jn 1.7) e acabou ficando “todo ressentido” (ra’ah de novo) pelo tratamento misericordioso dado por Deus aos ninivitas (Jn 4.1). Esta repetição da palavra hebraica (ainda que em sentidos semânticos diferentes) indica que Jonas, de certo modo, se tornara mais semelhante [a]os pagãos de que ele percebera. Por meio de contraste, os ninivitas tinham se afastado “do seu mal [ra’ah] caminho” (Jn 3.10).
O livro de Jonas é uma lembrança vívida para que o povo de Deus não resista ou questione as decisões soberanas de Deus dar a sua graça a quem Ele quer. Quando Deus chama os seus servos para lhe cumprir as determinações e ser instrumentos da graça aos pecadores, eles têm de obedecer, cientes de que eles também têm experimentado a misericórdia divina de forma conjunta e individual.

Marcelo Oliveira de OliveiraEditor Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 06 - 1º Trimestre 2017 - O Sustento da Igreja - Jovens.

Lição 6

O Sustento da Igreja
1° Trimestre de 2017
Topo Jovens 1T17
INTRODUÇÃOI - O QUE NOS MOVE A CONTRIBUIRII - OS DÍZIMOSIII - AS OFERTASCONCLUSÃO


Prezado professor, na lição deste domingo vamos tratar a respeito do sustento da Igreja. Quem é o responsável pela manutenção da Casa do Senhor? Todos os crentes em Jesus Cristo. A obra de Deus deve ser mantida, única e exclusivamente pela contribuição do povo de Deus. É importante ressaltar que entregamos nossas ofertas e dízimos não para sermos abençoados, mas porque já recebemos de Deus a provisão. Dízimos e ofertas são, acima de tudo, uma demonstração de gratidão e adoração ao Senhor. Mas, infelizmente muitos usam os dízimos e as ofertas como uma forma de barganhar com Deus. O Senhor não precisa do nosso dinheiro. Ele é o dono da prata e do ouro (Ag 2.8), nós é que precisamos dEle para ter o “pão nosso de cada dia”. Tudo que temos vem do Senhor, então como não devolver a Ele, como uma forma de gratidão, uma pequena parte do que recebemos?
No Antigo Testamento, o Todo-Poderoso, instruiu os israelitas quanto ao cuidado financeiro com o culto e com aqueles que o serviam. Segundo a Bíblia de Estudo Cronológica “o sistema de dízimo teve início durante o período de Moisés” para o sustento dos levitas e a manutenção do tabernáculo (Lv 27.30-34; Dt 14.22).
No Novo Testamento também encontramos várias referências a respeito dos dízimos e ofertas. Temos muito a aprender com a Igreja Primitiva a respeito de a liberalidade no contribuir para a obra do Senhor. 
Quando falamos em dízimos o primeiro texto que vem a nossa mente é Malaquias 3.10: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.” Malaquias exorta o povo a ser fiel na entrega dos dízimos porque os levitas estava sofrendo com a falta dele. Sabemos que os levitas não possuíam terras (Nm 18.20,21) e os dízimos eram para o sustento deles. Como o povo não estava sendo fiel, eles eram obrigados a trabalhar para obter o próprio sustento. E quem fazia o trabalho deles e cuidava da adoração? Ninguém. Era um total abandono, por isso, o Senhor usa o profeta para exortar seu povo.
Jesus e a oferta da viúva
Enquanto visitava templo, o pátio das mulheres, Jesus pode observar os ricos depositarem suas ofertas. Segundo o Comentário Bíblico Pentecostal1, “neste pátio, havia treze caixas em forma de trombetas para as pessoas porem suas ofertas diversas”. Então o Mestre chama a atenção para a oferta que uma pobre viúva depositou. A senhora depositou “duas pequenas moedas”; ela deu tudo que possuía em contraste com os ricos que ofertavam aquilo que estava sobrando. Jesus chama a atenção para a generosidade e fé desta viúva. Lembrando que as viúvas naquele tempo enfrentavam grande dificuldade financeira e eram sustentadas pelos filhos e parentes. Encontramos na Palavra de Deus várias referências quanto ajudar e proteger as viúvas e órfãos (Tg 1.27). Certa vez, na igreja do primeiro século, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, devido ao cuidado com as viúvas. Os gregos achavam que as viúvas dos hebreus eram mais assistidas (At 6.1), então para por fim a discussão, a igreja escolhe e separa sete diáconos para cuidar desse assunto tão importante.
Quanto às ofertas no Novo Testamento, seria interessante fazer uma leitura do texto bíblico de 1 Coríntios 16. Neste capítulo Paulo instrui os crentes quanto às ofertas em favor dos necessitados. Podemos observar alguns princípios quanto as contribuições no versículo 2. O primeiro princípio que aprendemos era que as contribuições eram constantes. Segundo, a coleta deveria ser realizada no “primeiro dia da semana” (1 Co 16.2). Terceiro, não havia um valor estipulado, “cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar”.
Que possamos expressar a nossa gratidão e o nosso louvor a Deus mediante a entrega dos nossos dízimos e ofertas.
Sugestão didática:
Professor, reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para mostrar aos alunos as cinco principais ofertas que os israelitas faziam a Deus. Estas ofertas tinham como finalidade o perdão dos pecados a restauração da comunhão com Deus.
AS OFERTAS
OFERTA PROPÓSITOIMPORTÂNCIACRISTO, O SACRIFÍCIO PERFEITO
Ofertas queimadas
(Lv1 – voluntária)
Pagar os pecados em geral.Mostrava a devoção de uma pessoa a Deus

A morte de Cristo foi o sacrifício perfeito.
Ofertas de manjares/cereais
(Lv 2 – voluntária)
Mostrar honra e respeito a Deus em adoração.
Reconhecer que tudo que temos pertence a Deus
Cristo foi o homem perfeito, aquele que deu tudo a si a Deus e aos outros.
Oferta pacífica
(Lv 3 – voluntária)
Expressar gratidão a Deus.

Simbolizava paz e comunhão com Deus
Cristo é o único caminho para a comunhão com Deus.
Oferta pelos pecados
(Lv 4 – obrigatória)
Pagar pelos pecados não intencionais de impureza, negligência ou imprudência.
Restaurava o pecador à comunhão com Deus; mostrava a seriedade do pecado.
A morte de Cristo restaura nossa comunhão com Deus.
Oferta pela culpa
(Lv 5 – obrigatória)
Fazer o pagamento pelos pecados contra Deus e os outros. Um sacrifício era feito a Deus, e a pessoa lesada era reembolsada ou compensada.
Fornecia uma compensação às partes prejudicadas.
A morte de Cristo remove as conseqüências mortais do pecado.
(Extraído da Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal, CPAD, p. 205.)

Por Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens

Comentário Bíblico PentecostalNovo Testamento. Vol I. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 452.
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Lição 06 - 1º Trimestre 2017 - Paciência: Evitando as Dissensões - Adultos.

Lição 6

Paciência: Evitando as Dissensões
1° Trimestre de 2017
Topo Adultos 1T17
INTRODUÇÃO
I-PACIÊNCIA, ATO DE RESISTÊNCIA À ANSIEDADE
II-DISSENSÕES, RESULTADO DA IMPACIÊNCIA
III-PACIÊNCIA, PROVA DE ESPIRITUALIDADE E MATURIDADE CRISTÃ
CONCLUSÃO

Na lição do dia 5 de fevereiro, teremos duas palavras-chave: Paciência e dissensões. Dois vocábulos antagônicos que vão nos ajudar a compreender que a paciência, fruto do Espírito, é um antídoto contra a ansiedade e as dissensões.  Vivemos em uma sociedade imediatista, onde as pessoas parecem desconhecer o significado da palavra esperar, tornando-se imediatistas e impacientes.  A impaciência produz a ansiedade, um sentimento prejudicial à saúde física, mental e espiritual.
 Este sentimento é tão nefasto que Jesus no célebre Sermão do Monte, fez um alerta aos seus discípulos a respeito do andar ansioso, preocupado, temeroso. O Mestre ensinou que aqueles que desejam fazer parte do seu Reino, precisam crer que o Pai proverá a sua subsistência. Ele explicou que a falta de fé dos súditos levaria as pessoas a um estilo de vida doentio, obcecado pela provisão. É justamente o que temos visto atualmente. Pessoas estressadas, pois estão obcecadas pelo seu sustento e contaminadas por um estilo de vida consumista.
 Vivemos em um mundo conturbado, imediatista, onde alguns crentes já não querem ser mais ser conduzidos por Deus. Todos querem ser protagonista e conduzir a sua história da maneira que acham ser a melhor. É aí que adoecemos e a ansiedade vira uma patologia chamada de TAG, Transtorno da Ansiedade Generalizada. Para alguns o importante é somente o hoje, o agora. Talvez, por isso, os consultórios dos psiquiatras estejam sempre tão repletos de pacientes.  A indústria farmacêutica também tem lucrado com a venda de medicamento para o controle da ansiedade.

A ansiedade está no centro das pesquisas dos principais institutos e universidades que investigam as doenças da mente. Os primeiros resultados indicam que ela tem impacto muito maior do que se pensava. A convivência prolongada com a ansiedade afeta várias áreas da vida, como mostra um levantamento da Associação Americana de Desordens Ansiosas. Dos voluntários entrevistados, 87% disseram que ela prejudica muito as relações pessoais. Outros 75% afirmaram que interfere na habilidade de cumprir as atividades diárias.1

Segundo o pastor Hernandez Dias Lopes “a ansiedade nos leva a crer que a vida é feita só daquilo que comemos e vestimos.” O livro de Êxodo nos ensina importantes lições a respeito da ansiedade, confiança em Deus e dissensões. A narrativa da história dos hebreus, suas vitórias e seus fracassos nos faz compreender que não precisamos andar ansiosos, pois temos um Deus que tem o controle da história e que trabalha em nosso favor. 
  Por isso, indico a leitura do livro de Êxodo para os impacientes e ansiosos. Imagina um povo que teve que esperar 400 anos até que o Senhor levantasse um líder e os tirasse do Egito.  Moisés, o homem escolhido para ser o libertador, também teve que passar por um período de treinamento que durou cerca de 40 anos. Porque esperar tanto tempo assim?  Afinal a vida não é curta? Os hebreus, assim como Moisés precisavam confiar na provisão de Deus e matar a “semente maligna” da “impaciência” e “ansiedade”,  antes de experimentar o favor do Senhor.
Temos um Deus que livra, cuida e opera milagres extraordinários em favor daqueles que nEle confiam. A cada página do livro de Êxodo podemos ver um Deus misericordioso, piedoso, que cura as enfermidades do corpo, da alma e do espírito (Êx 15.26) e que não deixa faltar o pão, o alimento cotidiano (mesmo no deserto).  Vemos também o quanto os israelitas eram imediatistas e murmurador, pois, assim como nós, precisavam de tratamento e cura, pois os anos de escravidão devem ter deixado feridas e marcas no corpo e na alma.
A impaciência é sempre perigosa, pois nos leva agir de modo precipitado, a falar em demasia, a murmurar e a tomar decisões, atitudes erradas. 
Certa vez, depois de caminhar por três dias no deserto, todos estavam sedentos, mas não havia água e quando encontram um local com água,  não puderam beber, pois as águas eram amargas (Êx 15.23). Qual é a sua reação diante das adversidades? Você é impaciente? Descontentes, os hebreus reclamaram e brigaram com Moisés, todavia eles não estavam brigando com Moisés, mas com o próprio Todo-Poderoso que os havia libertado da escravidão. Como evitar a impaciência e as dissensões? Mantendo viva a chama da fé e procurando ser cheio do Espírito Santo. A fé nos faz ver o impossível, pois é “o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hb 11.1) e o Espírito Santo nos ajuda a sermos pacientes e a fugirmos das dissensões.    
Subsídio etimológico:
“Paciência, hyponome, literalmente, permanência em baixo de (formado de hypo, ‘em baixo de’, e meno,ficar’), ‘paciência’. A paciência, que só desenvolve nas  provas (Tg 1.2), pode ser passiva, ou seja, igual a ‘tolerância, resignação’, como:   (a) nas provas em geral (Lc 21.19; Mt 24.13; Rm 12.12; (b) nas provas que sobrevêm ao serviço no Evangelho (2 Co 6.4; 12.2; 2 Tm 3.10); (c) sob castigo, que é a prova considerada a vir da mão de Deus, nosso Pai (Hb 12.7); (d) sob aflições imerecidas (1 Pe 2.20); ou ativa, ou seja, igual  a ‘persistência, perseverança’, como: (e) ao fazer o bem (Rm 2.7); (f) na produção de frutos (Lc 8.15); (g) no correr a corrida proposta (Hb 12.1).
A paciência aperfeiçoa o caráter cristão (Tg 1.4), e a participação na paciência de Jesus é, portanto, a condição na qual os crentes virão a ser admitidos a reinar com Ele (2 Tm 2.12; Ap 1.9). Para esta paciência, os crentes são ‘corroborados em toda fortaleza’ (Cl 1.11), ‘pelo seu Espírito no homem interior”   (Ef 3.16) (Dicionário VineO Significado exegético  das palavras do Antigo e Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p. 842).

Telma Bueno
Editora responsável pela Revista Lições Bíblica Adultos

1 TARANTINO, Mônica. Quando a ansiedade vira doença. Isto É. São Paulo, junho de 2016. Disponível em: <http://istoe.com.br>. Acesso em: 17/06/2016.
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quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Lição 05 - 1º Trimestre 2017 - No pecado, um Problema - Adolescentes.

Lição 5

No pecado, um problema
1° Trimestre de 2017
Topo Adolescentes 1T17
ESBOÇO DA LIÇÃO:I - A CONSEQUÊNCIA DO PECADO
II - O PECADO É UM GRANDE PROBLEMA
OBJETIVOSConceituar o pecado;
Descrever a conseqüência do Pecado para a humanidade;
Afirmar quão grave é o problema do pecado.

Na lição desta semana, a fim de contextualizar de maneira prática o tema do Pecado, a seção “Quebrando a Rotina” traz uma proposta pedagógica em relação ao Bullying. Os adolescentes, direta ou indiretamente, vivenciam esse problema na família, na escola, e também, na igreja local. Por isso, os professores da Escola Dominical devem estar atentos a essa realidade. Seguindo a orientação da seção, o professor é estimulado a criar rodas de discussão, debate e exposições sobre o tema. Neste sentido, é importante pesquisar o assunto em sites especializados, revistas especializadas e outras fontes seguras. Pensado nisso, indicamos um texto do sociólogo Orson Camargo sobre o problema do Bullying, no site do Brasil Escola:
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho (CAMARGO, Orson. "Bullying"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/bullying.htm>. Acesso em 26 de janeiro de 2017).
Marcelo Oliveira de OliveiraEditor da Revista Adolescentes Vencedores

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 05 - 1º Trimestre 2017 - Obadias - A Soberana Vontade de Deus - Juvenis.

Lição 5

Obadias – A soberana vontade de Deus
1° Trimestre de 2017
Topo Juvenis 1T17
ESBOÇO DA LIÇÃO1. CONTEXTO HISTÓRICO
2. ESTRUTURA DO LIVRO
3. A MENSAGEM DE OBADIAS
OBJETIVOS
Enfatizar a importância da comunhão;
Justificar a vontade soberana de Deus;
Mostrar que a soberba conduz à destruição.
DEUS E SUA EXTRAORDINÁRIA SOBERANIA
Prezado professor, prezada professora, a lição desta semana tratará do tema da soberania de Deus na profecia de Obadias. A Palavra de Deus, a Bíblia, ao longo de seu conteúdo, mostra um Deus soberano que criou todas as coisas. Um Deus que jamais perdeu, nem perderá, o controle da história humana. Por isso, para aprofundar mais essa reflexão, reproduza em cópias o trecho do texto extraído da obra O Plano de Deus Para Você, editada pela CPAD, do respeitado teólogo evangélico, J.I. Packer:
“O que descobrimos quando lemos a Bíblia como um todo singular e unificado, com a mente alerta para observar seu foco real?
Descobrimos simplesmente isto: A Bíblia não é prioritariamente sobre o homem. Seu tema é Deus. Ele (se a frase for permitida) é o ator principal da história no drama, o herói da história. A Bíblia é uma visão factual do seu trabalho nesse mundo – passado, presente e futuro, com comentários explanatórios de profetas, salmistas, sábios, e apóstolos. O seu tema principal não é a salvação do homem, mas a obra de Deus vindicando seus propósitos e glorificando-o num cosmos pecaminoso e desordenado. Ele faz isto estabelecendo o seu reino e exaltando o seu filho, criando um povo para adorá-lo e servi-lo, e enfim, desmantelando e reagrupando esta ordem de coisas, erradicando o pecado deste mundo.
É dentro desta larga perspectiva que a Bíblia ajusta a obra de Deus de salvar homens e mulheres. Ela descreve Deus como mais do que um arquiteto cósmico distante, ou um titio celestial onipresente, ou uma força de vida impessoal. Deus é mais que qualquer deidade inferior substituta que habita as mentes do século XX. Ele é o Deus vivo, presente, ativo em toda parte, ‘glorificado em santidade, terrível em louvores, operando maravilhas’ (Êx 15.11). Ele dá a si mesmo um nome − Yahweh (Jeová [Senhor]; veja Êx 3.14,15; 6.2,3), o qual seja traduzido por ‘Eu sou o que sou’, ou ‘Eu serei o que serei’ (o hebraico significa ambas as coisas), é uma proclamação de sua auto-existência e auto-suficiência, sua onipotência e sua liberdade ilimitada de agir.
Este mundo é de Deus; Ele o fez e Ele o controla. Ele ‘faz todas as coisas, segundo o conselho de sua vontade’ (Ef 1.11). Seu conhecimento e domínio estendem-se às menores coisas: ‘E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados’ (Mt 10.30). ‘O Senhor reina’ – os salmistas fazem desta verdade imutável o começo de seus louvores, repetidas vezes (veja Sl 93.1; 96.10; 97.1; 99.1). Embora assolem forças hostis e ameace o caos, Deus é rei. Por conseguinte, seu povo está a salvo” (PACKER, J. I. O Plano de Deus Para Você. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.22,23).

Para concluir a aula em seguida, distribua as cópias do texto e dê pelo menos cinco minutos para os alunos fazerem a leitura do texto. Depois, destaque o seguinte trecho texto:
“A Bíblia não é prioritariamente sobre o homem. Seu tema é Deus. Ele (se a frase for permitida) é o ator principal da história no drama, o herói da história. A Bíblia é uma visão factual do seu trabalho nesse mundo – passado, presente e futuro, com comentários explanatórios de profetas, salmistas, sábios, e apóstolos. O seu tema principal não é a salvação do homem, mas a obra de Deus vindicando seus propósitos e glorificando-o num cosmos pecaminoso e desordenado.”
Mostre a classe que não só a profecia de Obadias, mas todos os livros da Bíblia têm o objetivo de mostrar o plano de Deus agindo soberanamente num processo que culminará no envio de Jesus Cristo, “a imagem do Deus invisível” (Cl 1.15). Eis o objetivo maior da Bíblia.

Marcelo Oliveira de OliveiraEditor Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 05 - 1º Trimestre 2017 - Ordenanças da Igreja - Jovens.

Lição 5

Ordenanças da Igreja
1° Trimestre de 2017
Topo Jovens 1T17
I-INTRODUÇÃOII - O QUE SÃO ORDENANÇAS?III - O BATISMOIV - SANTA CEIAV - CONCLUSÃO


Prezado professor, no próximo domingo estudaremos “as ordenanças da igreja”. A palavra-chave da lição é ordenança. Mas o que significa este termo? Segundo o Dicionário Houaiss, significa ordem, lei ou decisão que provém de autoridade. De acordo com Stanley Horton1 “o termo ordenança também se deriva do latim (ordo – ‘uma fileira’, ‘uma ordem’). Relacionada ao batismo nas águas e à Santa Ceia, a palavra ‘ordenança’ sugere que essas cerimônias sagradas foram instituídas por mandamentos, ou ‘ordem’, de Cristo. Ele ordenou que fossem observadas na Igreja, não porque transmitem algum poder místico ou graça salvífica, mas porque simbolizam o já aconteceu na vida de quem aceitou a obra salvífica de Cristo”.
O Senhor Jesus deixou duas ordenanças para a sua igreja. Estas ordenanças independem de denominação, são para todas as igrejas de Cristo. Vejamos:
  • Ceia do Senhor. Foi instituída por Jesus, quando na sua última ceia aqui na Terra com os seus discípulos. Todos os anos os judeus comemoravam a festa da Páscoa. Jesus, como judeu enviou seus discípulos a Jerusalém para que preparassem ali a ceia. O Salvador se reuniu em um grande salão e ali tomou o pão e pediu que o Pai o abençoasse. Em seguida, Jesus partiu o pão e deu aos discípulos dizendo: “Este é o meu corpo. Tomai e comei dele.” Em seguida Jesus agradeceu ao Pai pelo cálice de vinho. Cada um bebeu um pouco e o Senhor Jesus declarou: “Este é o meu sangue.” Quando terminaram de ceiar, Jesus e os discípulos foram para o monte das Oliveiras (Mc 14.12-26). O que a Santa Ceia representa para você, professor? Ela não é somente uma cerimônia religiosa, mas é um memorial que nos lembra que Jesus foi ferido na cruz e ali derramou seu sangue por nós e que um dia Ele voltará. O pão que é oferecido na Santa Ceia aponta para Jesus. Certa vez, Ele afirmou: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome” (Jo 6.35). Precisamos nos alimentar deste pão divino diariamente. Sem Ele jamais poderíamos nos reconciliar com o Pai Celeste: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Co 5.19). Outro elemento da Santa Ceia é o vinho. Jesus derramou na cruz o seu precioso sangue para nos salvar. Fomos redimidos por seu sangue: “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1 Pe 1.18,19). Sempre que participar da Santa Ceia faça com muito temor e humildade, pois não está diante de meros símbolos ou de um ritual religioso, mas do ilustre memorial da morte de nosso Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário.
  • Batismo. O batismo, assim como a Santa Ceia não tem poder para salvar. Somos salvos mediante a fé no sacrifício de Cristo. Porém, aqueles que receberam a Jesus Cristo como Salvador, ao serem batizados, estão dando um testemunho público que são novas criaturas. A Bíblia nos ensina que o batismo em águas deve ser feito por imersão (At 8.36) e “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28.19). O batismo também é um memorial que lembra a morte da nossa vida de pecados e o surgimento para uma nova vida de santidade e comunhão com Deus.

Sugestão didática:
Professor, introduza o tópico III da lição fazendo a seguinte indagação: “O que a Ceia do Senhor significa?” Ouça os alunos com atenção é explique que a Ceia do Senhor significa a libertação dos nossos pecados mediante a morte de Cristo. Diga que ela tem paralelo com a Páscoa judaica. Em seguida leia, juntamente com a turma, o texto bíblico de 1 Coríntios 11. 17-34 e discuta com os alunos o modo como a Ceia do Senhor deve ser celebrada.
Evidenciando a fé cristã e o meu sacerdócio ....
 1. Orando pelos não crentes.
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1 HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.  569. 

Por Telma Bueno
Editora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra).  Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. HORTON, Stanley M. Teologia SistemáticaUma perspectiva pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 569.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Lição 05 - 1º Trimestre 2017 - Paz de Deus: Antídoto contra as Inimizades - Adultos.

Lição 5

Paz de Deus: Antídoto contra as Inimizades
1° Trimestre de 2017
Topo Adultos 1T17
INTRODUÇÃO
I- A PAZ QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO
II- INIMIZADES E CONTENDAS, AUSÊNCIA DE PAZ
III- VIVAMOS EM PAZ 
CONCLUSÃO

Prezado professor, na lição de número cinco estudaremos a paz, fruto do Espírito, antídoto contra as inimizades. Teremos duas palavras-chave: paz e inimizades. No hebraico, paz é shalom e significa primeiramente inteireza, pacífico. No grego a palavra é eirene e segundo o Dicionário Vine1 o termo serve para descrever: “(a) as relações harmoniosas, entre os homens (Mt 10.34; Rm 14.19); (b) entre as nações (Lc 14.32; At 12.20; Ap 6.4); (c) a amizade (At 15.33; 1 Co 16.11; Hb 11.31); (d) a isenção de incômodo (Lc 11.21); a ordem, no Estado (At 24.3); (f) as relações harmonizadas entre Deus e os homens, satisfeitas pelo Evangelho (At 10.36; Ef 2.17)”. Percebemos que o seu significado é bem amplo. Contudo a paz que Deus nos concede, fruto do Espírito, é impar e não é circunstancial. Ainda que estejamos vivendo em uma sociedade onde os índices de violência só aumentam, temos tranquilidade e não permitimos que a ansiedade e o medo venham nos dominar.
Quando falamos a respeito de paz, podemos destacar três aspectos importantes: a paz com Deus, de Deus e com os homens. Somos pecadores, então como podemos ter paz com o Deus Santo? A paz com Deus não é proveniente das boas obras, da religião ou do esforço humano. Só existe um meio pelo qual podemos alcançá-la: mediante a fé no Filho de Deus, o Príncipe da Paz. Quando reconhecemos os nossos pecados e entregamos, pela fé, nossas vidas a Jesus, desfrutamos da paz de Deus, pois fomos reconciliados com Ele mediante sua graça. Somente os filhos de Deus têm condições de desfrutar da sua paz; uma quietude interior colocada em nós pelo Espírito Santo (Jo 14.26,27). Segundo o pastor Antonio Gilberto, “sem a paz com Deus não pode haver a paz de Deus”.
Se alcançarmos, pela graça, a paz com Deus, temos que evidenciá-la mediante o nosso testemunho, nossas ações. Não adianta dizer que é crente e viver se metendo em contendas e confusões. A Palavra de Deus nos exorta que “se possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12.18). Na Bíblia temos vários exemplos de pessoa que eram pacificadores e apregoaram a paz. Tomemos como exemplo, Isaque. Ele era um pacificador e preferiu cavar vários poços a se meter em uma confusão com seus vizinhos malvados. Isaque abriu mão do seu direito, da sua razão, em busca de paz. A sabedoria de Abigail e o seu temperamento livraram sua família da morte e a Davi de derramar sangue inocente.
Jesus, o Filho de Deus, também recebeu o título de “Príncipe da Paz” (Is 9.6). Diante dos seus algozes, Ele não abriu a sua boca, não lutou, não reivindicou nada. Jesus se deixou levar por aqueles que o foram prender e evitou naquele momento que a sua prisão se tornasse em uma revolta, o que poderia gerar várias mortes. Jesus, também declarou que Ele era o “Cordeiro de Deus”. O cordeiro é um animal manso, submisso ao seu pastor.
As inimizades e contendas são o posto da paz e do amor. De acordo com o Dicionário Vine2 a palavra inimizade no grego é echthra, “derivada do adjetivo echthros é encontrada em Lucas 23.12; Romanos 8.7; Gl 5.20; Ef 2.15,16; Tg 4.4. É o posto de agape, amor”. Como podemos viver em um mundo violente, mas em paz com todos, sem inimizades ou contendas? Como nos proteger dos “brigões”? A resposta é: andar, caminhar no Espírito. Precisamos entregar ao Espírito Santo o controle de nossas vidas. Se Consolador tiver o primeiro lugar, não mais viveremos segundo as concupiscências da carne.

SUGESTÃO DIDÁTICA:
Para realizar a dinâmica você vai precisar de duas bolas de encher (bexiga). Peça que os alunos formem um círculo. Diga que você jogará as duas bolas para o alto e que eles não podem deixar que elas toquem o chão. Jogue as bolas e dê uns minutinhos para ver se elas vão cair logo no chão ou se vai demorar um tempinho. Diga que assim como todos se uniram e se esforçaram para não deixar a bola tocar o chão, precisamos também nos esforçar, fazer a nossa parte (ler a Bíblia, orar e jejuar), para desenvolvermos os vários aspectos do fruto do Espírito. Conclua enfatizando que o fruto do Espírito faz de nós embaixadores da paz.

Telma Bueno
Editora responsável pela Revista Lições Bíblica Adultos

1 Dicionário Vine: O significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. 14.ed.Rio de Janeiro: 2011, p. 857.
2 Dicionário Vine: O significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. 14.ed.Rio de Janeiro: 2011, p. 712.
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.