quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Lição 05 - 1º Trimestre 2017 - Ordenanças da Igreja - Jovens.

Lição 5

Ordenanças da Igreja
1° Trimestre de 2017
Topo Jovens 1T17
I-INTRODUÇÃOII - O QUE SÃO ORDENANÇAS?III - O BATISMOIV - SANTA CEIAV - CONCLUSÃO


Prezado professor, no próximo domingo estudaremos “as ordenanças da igreja”. A palavra-chave da lição é ordenança. Mas o que significa este termo? Segundo o Dicionário Houaiss, significa ordem, lei ou decisão que provém de autoridade. De acordo com Stanley Horton1 “o termo ordenança também se deriva do latim (ordo – ‘uma fileira’, ‘uma ordem’). Relacionada ao batismo nas águas e à Santa Ceia, a palavra ‘ordenança’ sugere que essas cerimônias sagradas foram instituídas por mandamentos, ou ‘ordem’, de Cristo. Ele ordenou que fossem observadas na Igreja, não porque transmitem algum poder místico ou graça salvífica, mas porque simbolizam o já aconteceu na vida de quem aceitou a obra salvífica de Cristo”.
O Senhor Jesus deixou duas ordenanças para a sua igreja. Estas ordenanças independem de denominação, são para todas as igrejas de Cristo. Vejamos:
  • Ceia do Senhor. Foi instituída por Jesus, quando na sua última ceia aqui na Terra com os seus discípulos. Todos os anos os judeus comemoravam a festa da Páscoa. Jesus, como judeu enviou seus discípulos a Jerusalém para que preparassem ali a ceia. O Salvador se reuniu em um grande salão e ali tomou o pão e pediu que o Pai o abençoasse. Em seguida, Jesus partiu o pão e deu aos discípulos dizendo: “Este é o meu corpo. Tomai e comei dele.” Em seguida Jesus agradeceu ao Pai pelo cálice de vinho. Cada um bebeu um pouco e o Senhor Jesus declarou: “Este é o meu sangue.” Quando terminaram de ceiar, Jesus e os discípulos foram para o monte das Oliveiras (Mc 14.12-26). O que a Santa Ceia representa para você, professor? Ela não é somente uma cerimônia religiosa, mas é um memorial que nos lembra que Jesus foi ferido na cruz e ali derramou seu sangue por nós e que um dia Ele voltará. O pão que é oferecido na Santa Ceia aponta para Jesus. Certa vez, Ele afirmou: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome” (Jo 6.35). Precisamos nos alimentar deste pão divino diariamente. Sem Ele jamais poderíamos nos reconciliar com o Pai Celeste: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Co 5.19). Outro elemento da Santa Ceia é o vinho. Jesus derramou na cruz o seu precioso sangue para nos salvar. Fomos redimidos por seu sangue: “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1 Pe 1.18,19). Sempre que participar da Santa Ceia faça com muito temor e humildade, pois não está diante de meros símbolos ou de um ritual religioso, mas do ilustre memorial da morte de nosso Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário.
  • Batismo. O batismo, assim como a Santa Ceia não tem poder para salvar. Somos salvos mediante a fé no sacrifício de Cristo. Porém, aqueles que receberam a Jesus Cristo como Salvador, ao serem batizados, estão dando um testemunho público que são novas criaturas. A Bíblia nos ensina que o batismo em águas deve ser feito por imersão (At 8.36) e “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28.19). O batismo também é um memorial que lembra a morte da nossa vida de pecados e o surgimento para uma nova vida de santidade e comunhão com Deus.

Sugestão didática:
Professor, introduza o tópico III da lição fazendo a seguinte indagação: “O que a Ceia do Senhor significa?” Ouça os alunos com atenção é explique que a Ceia do Senhor significa a libertação dos nossos pecados mediante a morte de Cristo. Diga que ela tem paralelo com a Páscoa judaica. Em seguida leia, juntamente com a turma, o texto bíblico de 1 Coríntios 11. 17-34 e discuta com os alunos o modo como a Ceia do Senhor deve ser celebrada.
Evidenciando a fé cristã e o meu sacerdócio ....
 1. Orando pelos não crentes.
 2. 
 3. 
 4. 
 5. 
 6. 
 7. 
1 HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.  569. 

Por Telma Bueno
Editora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra).  Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. HORTON, Stanley M. Teologia SistemáticaUma perspectiva pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 569.

Nenhum comentário:

Postar um comentário