Lição 5
- Categoria: Jovens
- Publicado: 24 Janeiro 2017
Ordenanças da Igreja
1° Trimestre de 2017
I-INTRODUÇÃOII - O QUE SÃO ORDENANÇAS?III - O BATISMOIV - SANTA CEIAV - CONCLUSÃO
Prezado professor, no próximo domingo estudaremos “as ordenanças da igreja”. A palavra-chave da lição é ordenança. Mas o que significa este termo? Segundo o Dicionário Houaiss, significa ordem, lei ou decisão que provém de autoridade. De acordo com Stanley Horton1 “o termo ordenança também se deriva do latim (ordo – ‘uma fileira’, ‘uma ordem’). Relacionada ao batismo nas águas e à Santa Ceia, a palavra ‘ordenança’ sugere que essas cerimônias sagradas foram instituídas por mandamentos, ou ‘ordem’, de Cristo. Ele ordenou que fossem observadas na Igreja, não porque transmitem algum poder místico ou graça salvífica, mas porque simbolizam o já aconteceu na vida de quem aceitou a obra salvífica de Cristo”.
O Senhor Jesus deixou duas ordenanças para a sua igreja. Estas ordenanças independem de denominação, são para todas as igrejas de Cristo. Vejamos:
Sugestão didática:
Professor, introduza o tópico III da lição fazendo a seguinte indagação: “O que a Ceia do Senhor significa?” Ouça os alunos com atenção é explique que a Ceia do Senhor significa a libertação dos nossos pecados mediante a morte de Cristo. Diga que ela tem paralelo com a Páscoa judaica. Em seguida leia, juntamente com a turma, o texto bíblico de 1 Coríntios 11. 17-34 e discuta com os alunos o modo como a Ceia do Senhor deve ser celebrada.
Evidenciando a fé cristã e o meu sacerdócio ....
1. Orando pelos não crentes. |
2. |
3. |
4. |
5. |
6. |
7. |
1 HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 569.
Por Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 569.
Nenhum comentário:
Postar um comentário