quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Lição 05 - 1º Trimestre 2017 - Obadias - A Soberana Vontade de Deus - Juvenis.

Lição 5

Obadias – A soberana vontade de Deus
1° Trimestre de 2017
Topo Juvenis 1T17
ESBOÇO DA LIÇÃO1. CONTEXTO HISTÓRICO
2. ESTRUTURA DO LIVRO
3. A MENSAGEM DE OBADIAS
OBJETIVOS
Enfatizar a importância da comunhão;
Justificar a vontade soberana de Deus;
Mostrar que a soberba conduz à destruição.
DEUS E SUA EXTRAORDINÁRIA SOBERANIA
Prezado professor, prezada professora, a lição desta semana tratará do tema da soberania de Deus na profecia de Obadias. A Palavra de Deus, a Bíblia, ao longo de seu conteúdo, mostra um Deus soberano que criou todas as coisas. Um Deus que jamais perdeu, nem perderá, o controle da história humana. Por isso, para aprofundar mais essa reflexão, reproduza em cópias o trecho do texto extraído da obra O Plano de Deus Para Você, editada pela CPAD, do respeitado teólogo evangélico, J.I. Packer:
“O que descobrimos quando lemos a Bíblia como um todo singular e unificado, com a mente alerta para observar seu foco real?
Descobrimos simplesmente isto: A Bíblia não é prioritariamente sobre o homem. Seu tema é Deus. Ele (se a frase for permitida) é o ator principal da história no drama, o herói da história. A Bíblia é uma visão factual do seu trabalho nesse mundo – passado, presente e futuro, com comentários explanatórios de profetas, salmistas, sábios, e apóstolos. O seu tema principal não é a salvação do homem, mas a obra de Deus vindicando seus propósitos e glorificando-o num cosmos pecaminoso e desordenado. Ele faz isto estabelecendo o seu reino e exaltando o seu filho, criando um povo para adorá-lo e servi-lo, e enfim, desmantelando e reagrupando esta ordem de coisas, erradicando o pecado deste mundo.
É dentro desta larga perspectiva que a Bíblia ajusta a obra de Deus de salvar homens e mulheres. Ela descreve Deus como mais do que um arquiteto cósmico distante, ou um titio celestial onipresente, ou uma força de vida impessoal. Deus é mais que qualquer deidade inferior substituta que habita as mentes do século XX. Ele é o Deus vivo, presente, ativo em toda parte, ‘glorificado em santidade, terrível em louvores, operando maravilhas’ (Êx 15.11). Ele dá a si mesmo um nome − Yahweh (Jeová [Senhor]; veja Êx 3.14,15; 6.2,3), o qual seja traduzido por ‘Eu sou o que sou’, ou ‘Eu serei o que serei’ (o hebraico significa ambas as coisas), é uma proclamação de sua auto-existência e auto-suficiência, sua onipotência e sua liberdade ilimitada de agir.
Este mundo é de Deus; Ele o fez e Ele o controla. Ele ‘faz todas as coisas, segundo o conselho de sua vontade’ (Ef 1.11). Seu conhecimento e domínio estendem-se às menores coisas: ‘E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados’ (Mt 10.30). ‘O Senhor reina’ – os salmistas fazem desta verdade imutável o começo de seus louvores, repetidas vezes (veja Sl 93.1; 96.10; 97.1; 99.1). Embora assolem forças hostis e ameace o caos, Deus é rei. Por conseguinte, seu povo está a salvo” (PACKER, J. I. O Plano de Deus Para Você. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.22,23).

Para concluir a aula em seguida, distribua as cópias do texto e dê pelo menos cinco minutos para os alunos fazerem a leitura do texto. Depois, destaque o seguinte trecho texto:
“A Bíblia não é prioritariamente sobre o homem. Seu tema é Deus. Ele (se a frase for permitida) é o ator principal da história no drama, o herói da história. A Bíblia é uma visão factual do seu trabalho nesse mundo – passado, presente e futuro, com comentários explanatórios de profetas, salmistas, sábios, e apóstolos. O seu tema principal não é a salvação do homem, mas a obra de Deus vindicando seus propósitos e glorificando-o num cosmos pecaminoso e desordenado.”
Mostre a classe que não só a profecia de Obadias, mas todos os livros da Bíblia têm o objetivo de mostrar o plano de Deus agindo soberanamente num processo que culminará no envio de Jesus Cristo, “a imagem do Deus invisível” (Cl 1.15). Eis o objetivo maior da Bíblia.

Marcelo Oliveira de OliveiraEditor Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário