quinta-feira, 16 de maio de 2019

Lição 07 - 2º Trimestre 2019 - Davi e Golias - Juniores.

Lição 7 - Davi e Golias – 1 Samuel 17.12-54

2º Trimestre de 2019
Prezado(a) professor(a),
Na aula de hoje seus alunos aprenderão um pouco mais a respeito de um episódio que ficou marcado na história da nação de Israel. Um jovem franzino de gentil aparência se dispõe a lutar contra um experiente guerreiro e, sobretudo, gigante chamado Golias. Contrariando as circunstâncias, o jovem Davi confiou que o Senhor dos Exércitos de Israel concederia a vitória sobre os filisteus e tiraria a vergonha do meio do seu povo.
“Davi prevaleceu contra o filisteu.
A vitória de Davi sobre Golias resultou da sua fé em Deus; fé esta já testada e comprovada na sua vida. Podemos identificar cinco fatores específicos conducentes ao seu triunfo:
(1) Davi tinha seu coração entregue a Deus (16.7), e assim buscava continuamente a Deus e a sua face (cf. 1 Cr 16.10,11; Sl 27.8).
(2) Davi tinha um carinhoso e profundo zelo pela honra e reputação do Senhor Deus de Israel (vv. 26,36,46). Ele percebeu que Golias estava afrontando não somente os exércitos de Israel, mas o próprio Senhor Deus.
(3) A confiança de Davi no poder do Senhor foi fortalecida pela sua lembrança das ocasiões anteriores em que ele clamara a Deus por livramento e o recebera (vv. 34-37; cf, Sl 29.3,4).
(4) Davi confiava, não em si mesmo, mas em Deus, para obter a vitória sobre Golias e os filisteus (vv. 37,45-47; cf. Sl 33.16,17; 44.6,7; Os 1.7).
(5) O Espírito do Senhor veio poderosamente sobre ele (16.13; cf. Zc 4.6).
Sempre que os filhos de Deus tiverem de enfrentar problemas e situações parecendo intransponíveis, esses gigantes poderão ser derrotados, se exercermos a fé como Davi, e se dependermos do poder do Espírito Santo (Ef 3.20,21; Fp 4.13).”
(Texto extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de janeiro: CPAD, 1995, pp. 458, 459). 
Para fixar o ensinamento da lição de hoje, sugerimos a seguinte atividade:
Davi também ouviu palavras desanimadoras daqueles que estavam ao seu redor e não acreditavam que aquele jovem poderia derrotar o experiente gigante Golias. Mas o segredo da vitória de Davi estava na sua confiança em Deus.
Para que seus alunos aprendam a ter a mesma confiança, escreva no quadro frases desanimadoras do tipo: “você não vai conseguir”, “você não é capaz”, “o inimigo é mais forte”, “será que esta ideia vai dar certo”, você ainda é muito jovem”, “é melhor você não se arriscar”, etc.Utilize cartolinas e recorte cartões em formato retangular. Para cada frase desanimadora, escreva nos cartões versículos com palavras de ânimo. Coloque os cartões com os versículos numa sacola ou caixa. Divida a turma em duas equipes e convide um aluno representante de cada equipe para retirar um cartão da sacola ou caixa e peça que cole ao lado da frase correspondente. Para cada frase desanimadora há uma palavra de ânimo vinda da parte de Deus. Ajude seus alunos a identificarem.

Lição 07 - 2º Trimestre 2019 - Meu Ego, Meu Inimigo - Pré Adolescentes.

Lição 7 - Meu Ego, Meu Inimigo 

2º Trimestre de 2019
A lição de hoje encontra-se em: Lucas 14.11.
Prezado(a) professor(a),
A lição desta semana aborda um assunto interessante e que carece de atenção: a autoconfiança. Esse tipo de comportamento ou sentimento interior é perigoso na adolescência. É comum, na fase em que seus alunos se encontram sentir o forte desejo de aventurar-se em viver perigosamente. Muitas mudanças estão ocorrendo e a vontade de crescer o mais rápido possível é desesperadora. Querem ser autossuficientes e livres para fazer o que bem entenderem. Entretanto, a vida não pode e nem deve ser conduzida assim. A ansiedade é um perigo em qualquer etapa da vida, mas na adolescência pode colocar um futuro inteiro a se perder.
É importante que seus alunos aprendam a lidar com a ansiedade e não permitam que o sentimento de autoconfiança os domine de tal forma que não sobre espaço para a ação do Espírito Santo em suas vidas. Afinal de contas, o Reino do Céu está reservado para aqueles que aprenderam a viver de forma humilde e na dependência de Deus; o ego inflado nos afasta da presença de Deus. É preciso que seus alunos aprendam a lidar com o excesso de autoconfiança desde cedo.
“Haverá muitas surpresas no Reino de Deus. Alguns que agora são menosprezados, lá serão muito honrados; algumas pessoas que são influentes neste mundo serão deixadas do lado de fora dos portões celestiais. Muitos dos ‘grandes’ aos olhos de Deus são completamente ignorados nesta terra, pois o que importa para Deus não é a popularidade, a posição social, a riqueza, a herança ou o poder que uma pessoa desfruta neste mundo, mas seu compromisso com Cristo.
Seus valores estão de acordo com os padrões da Bíblia Sagrada? Coloque Deus em primeiro lugar, e você se unirá a pessoas do mundo inteiro que terão lugar garantido no banquete que acontecerá no Reino dos Céus.  
[...] Como podemos nos humilhar? Alguns procuram ter uma aparência de humildade, a fim de manipular os demais. Outros pensam que ser humilde significa colocar-se em posições muito baixas. As pessoas verdadeiramente humildes se guiam pelo exemplo de Cristo, percebem sua pecaminosidade e suas limitações, mas também reconhecem seus dons e virtudes, e auto degradação; é uma avaliação pessoal honesta e um compromisso realista de servir.”
(Texto extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1382-83).

Lição 07 - 2º Trimestre 2019 - Pagarei o Mal com o Bem? Adolescentes.

Lição 7 - Pagarei o Mal com o Bem 

2º Trimestre de 2019
ESBOÇO DA LIÇÃO:
LEVADA COMO ESCRAVA
UM GENERAL LEPROSO
A COMPAIXÃO DA MENINA
A HUMILHAÇÃO E A CURA
OBJETIVOS
Levar ao entendimento de que devemos amar e perdoar os inimigos;
Produzir um sentimento de humilhação e obediência a Deus;  
Prezado professor, prezada professora,
O conteúdo geral da lição desta semana aborda o amor e o perdão aos “inimigos” e o sentimento de humildade. Por isso, ao longo da lição, não se pode deixar de mencionar a pessoa de Jesus Cristo e manifestação suprema desses valores. Nesse contexto, há um termo grego muito importante no capítulo 2 de Filipenses: κηνοσις (kenosis). Este é um conceito que ganhou força na Teologia Cristã através dos séculos, pois, em Cristologia, ele trata do esvaziamento da glória divina de Jesus para tornar-se em “forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens”. É a iniciativa de Jesus em aniquilar a própria vontade para fazer a do Pai. 
Quando estudamos Cristologia e deparamo-nos com o milagre da encarnação de Deus em Jesus Cristo, uma pergunta é inevitável: “Como o Deus todo-poderoso, soberano e criador de todas as coisas, revelou-se plenamente à humanidade de forma tão frágil (criança) e humana (Jesus de Nazaré)? Os palácios não foram a sua casa, muito menos o quarto nababesco de um grande hotel. O lugar que acomodou o nosso Senhor foi uma estrebaria, onde se abrigava diversos animais. O símbolo da estrebaria remonta o significado do que o apóstolo Paulo quer dizer com esvaziamento de Cristo.
Deus estava em Jesus revelando-se à humanidade como nunca se revelara antes: humilde, humano, servo, lavador de pés. Essa foi a causa dos judeus não reconhecê-lo como Messias, pois Ele era o oposto daquilo que os judeus esperavam. Deus jamais se revelara assim tão humilde como revelou-se em Jesus, o Cristo, loucura para gentios e judeus. 
Usando a kenosis de Deus é que o apóstolo Paulo conclama os filipenses para terem o mesmo sentimento que predominava em Cristo Jesus. Logo, segundo a expressão do teólogo Reinold Blank, “a kenosis de Deus implica na kenosis do homem”. O mesmo sentimento que estava em Jesus deve estar no homem. Aqui, a humildade de Jesus nos constrange e modela. 
Uma verdade que precisa ser destacada é a de que em Jesus o homem é capaz de abdicar-se de todo sentimento de poder, egoísmo e opressão. Livrar-se de todos os atributos que descrevam um caráter soberbo, individualista, desejoso de fazer o mal. Outra verdade que deve ser ressaltada na classe é que em Jesus o ser humano é convidado a realizar a obra kenótica de si mesmo. Foi assim que Deus Pai se revelou nEle. Humilde e inimigo de qualquer artifício para fazer o mal. Conclame sua classe a ter a mesma postura de Jesus. Mostre aos alunos que o Evangelho quando encarna no discípulo de Cristo o impulsiona a fazer o bem, renunciar os próprios interesses e até mesmo amar os seus supostos inimigos.    
Marcelo Oliveira de Oliveira
Editor da revista Adolescentes Vencedores 

Lição 07 - 2º Trimestre 2019 - O Lugar Santo - Adultos.

Lição 7 - O Lugar Santo 

2º Trimestre de 2019
ESBOÇO
I – LUGAR SANTO: UM LOCAL DE SERVIÇO E COMUNHÃO COM DEUS
II – AS TRES PEÇAS QUE COMPUNHAM O INTERIOR DO LUGAR SANTO
III – O VÉU QUE DEMARCA O LUGAR SANTO E O LUGAR SANTÍSSIMO (Êx 26.31-36)
Elienai Cabral 
   sumo sacerdote para descobrir que, para chegar ao Lugar Santíssimo, a caminhada é progressiva. O homem também descobre que o Tabernáculo foi projetado para passar ao povo uma noção de relacionamento progressivo com Deus. Dentro dessa conscientização, o homem descobre ainda que, quanto mais próximo de Deus, maior é a responsabilidade, porque Deus é Santo, e nenhuma possibilidade de sujeira entra na sua presença. Também veremos que o Senhor deseja uma relação íntima com o seu povo, de tal modo que a ordem para construir o Tabernáculo era para que Ele pudesse habitar com o seu povo e no meio dele. 
O texto neotestamentário em Hebreus 9.2,3 mostra a distinção dos dois compartimentos do Tabernáculo e chama ao primeiro “Santuário” e ao segundo “Santo dos Santos”. O texto bíblico diz: “Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o Santuário. Mas, depois do segundo véu, estava o tabernáculo que se chama o Santo dos santos” (Hb 9.2,3). Os dois compartimentos do Tabernáculo também eram identificados como “Lugar Santo” e “Lugar Santíssimo”.
I – LUGAR SANTO: UM LOCAL DE SERVIÇO E COMUNHÃO COM DEUS 
1. Que Lugar É esse?
O “Lugar Santo” era um lugar de serviço, onde somente os sacerdotes podiam entrar para ministrar (Hb 9.6). Os israelitas apenas podiam trazer suas ofertas ao Altar de holocaustos e não podiam passar dali. O povo tinha acesso ao Pátio (Átrio), mas a entrada para o Tabernáculo era proibida. Porém, quando Cristo entrou no Lugar Santo e no Lugar Santíssimo com o seu próprio sangue, todos os crentes em Cristo, havendo sido redimidos e santificados, têm o privilégio de entrar na presença de Deus e exercer uma nova posição em Cristo como “sacerdotes de Deus” (ver Ef 2.18,19; Hb 10.19-22).
2. Um Lugar de Serviço e Adoração
O Modelo Divino do Tabernáculo
A morada terrenal levantada chamada “Tabernáculo” (do hebraico, misklan = “morada”) não ficava exposta, mas tinha uma cobertura de peles que a protegia do sol causticante do deserto. Era a casa que Deus ordenou a Moisés construir para sua morada do Altíssimo (ver Êx 25.8). A parte interna tinha um caráter bem particular. Era um lugar especial, de privilégio e com exclusividade para o serviço dos sacerdotes diante de Deus.  
Esse modelo foi dado a Moisés quando subiu ao Sinai. Era a revelação do lugar no qual Deus habitaria com o seu povo, ou seja, a primeira morada de Deus sobre a terra (ver Êx 25.8). Durante os quarenta dias em que Moisés esteve no alto do monte, aquela montanha alta tornou-se um lugar santo, de exclusividade divina, pois Deus mostraria sua glória a Moisés no ponto mais alto. Imaginem um lugar ermo e de pedras esquecidas dos homens que, de repente, se torna num lugar da manifestação da glória de Deus. 
Naquele monte, Moisés recebeu a planta de tudo quanto o Senhor queria no Tabernáculo. Deus foi o arquiteto e concedeu a ajuda do seu Espírito na seleção das pessoas habilitadas em várias atividades que envolviam habilidade com madeira e metais. Nesse modelo divino do Tabernáculo, está revelado tipologicamente que Jesus Cristo edificou sua Igreja, o Tabernáculo espiritual aqui na terra. Na verdade, todos os detalhes do Tabernáculo demonstram em seu conjunto a revelação de Jesus Cristo, em sua pessoa, em seu sacrifício e em seu sacerdócio eterno. 
3. O Propósito do Lugar Santo 
Antes de adentrar no Santuário, do lado de fora, dentro da cerca de linho fino retorcido, estava o Altar de Sacrifícios, que representa a Cruz de Cristo, na qual Ele, como verdadeira vítima expiatória, seria oferecido por nossos pecados (ver 1 Jo 2.2). Isso significa que, antes de entrar no Santuário, o pecador precisa passar pelo Altar de Sacrifícios. 
Outrossim, os móveis e outros materiais utilizados no Tabernáculo possuem um significado simbólico para cada elemento. A sua distribuição nos lugares certos passa a ter um sentido espiritual simbólico. A partir do Pátio (ou Átrio) até entrar no Santuário, todos os objetos do Tabernáculo, tanto os que estão fora quanto os que estão dentro, servem de “exemplar e sombra das coisas celestiais” (Hb 8.5). O autor da carta aos Hebreus reconhece o significado simbólico e diz: “Olha, faze tudo conforme o modelo que, no monte, se te mostrou” (Hb 8.5). O Novo Testamento reforça o projeto celestial do Tabernáculo para fortalecer o fato de que a Igreja seria a demonstração da presença de Deus na terra e que Jesus Cristo foi a manifestação do “Verbo [que] se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14). A palavra “habitou”, de João 1.14, aparece na língua grega do NT como “skenoo”, que significa “tenda, habitação, tabernáculo”. O apóstolo João, portanto, declara que Jesus foi o verbo que se encarnou, habitou entre nós e que fez da Igreja o seu Tabernáculo, isto é, o lugar onde Ele habita. 
4. Lições da Tipologia do Tabernáculo em Relação a Israel e à Igreja 
Em relação a Israel, aprendemos que apenas Arão e seus filhos, da tribo de Levi, eram sacerdotes escolhidos por Deus para essa função na vida religiosa de Israel (Êx 28.1; Nm 3.5-10). Para ser um sacerdote em Israel, era preciso ser nascido na família de Levi e pertencer a sua tribo.
Em relação à Igreja, nenhuma pessoa por nascimento natural tem direito a um sacerdócio espiritual (ver Rm 3.23; Ef 2.12). A Igreja, porém, é fruto de um nascimento espiritual, que, na linguagem neotestamentária de Jesus, se refere ao novo nascimento, que torna filhos de Deus todos quantos aceitam a Cristo Jesus como Senhor e Salvador (ver Jo 1.12,13; Ef 2.13; 1 Pe 2.9), tornando-se, assim, “sacerdotes para com Deus”. 
Em relação a Israel, a aceitação dos israelitas diante de Deus era mediante os sacrifícios do Altar de Sacrifícios e, depois, lavados pela água límpida da Pia Lavatório, bem como a unção com azeite da Santa Unção (ver Êx 30.25-30). 
Em relação à Igreja, nossa aceitação para com Deus, o Pai, foi feita no Amado, limpos pela regeneração do Espírito Santo e da Palavra de Deus e ungidos com o Espírito Santo. Esse direito de aceitação diante de Deus foi, portanto, conquistado pelo sangue de Cristo Jesus (Hb 10.17-25).   
Para entendermos a importância do “Lugar Santo” e a sua tipologia na vida cristã, precisamos entender que, na esfera celestial, os objetos do Lugar Santo são tipificados pelas coisas que estão no céu. Precisamos, portanto, descobrir a tipologia dos objetos que estavam na parte interna do Lugar Santo (ver Êx 26.35; Hb 9.1,2). 
Texto extraído da obra “O TABERNÁCULO”, editada pela CPAD.  
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Lição 07 - 2º Trimestre 2019 - O Papai do Céu me dá Amigos! Berçário.

Lição 07 - O Papai do Céu me dá amigos!

2º Trimestre de 2019
Objetivo da lição: Levar a criança a reconhecer, através das atividades e exposições, que os amigos são dádivas do Papai do Céu.
É hora do versículo: “O amigo ama sempre [...]” (Pv 17.17).
Nesta lição, as crianças reconhecerão que os amigos são um presente do Papai do Céu para nós, assim como Ele deu um grande amigo para Davi, chamado Jônatas.
Ajude as crianças a aprender os nomes dos seus colegas e também algo sobre eles. Assegure que eles são alguns dos amigos que o Papai do Céu deu para elas. Por enquanto, a criança do berçário ainda não iniciou o estágio de se tornar uma criatura social. Daqui a pouco o seu mundo começará a se abrir um pouco e de maneira crescente passa a perceber os outros. Esta lição é de grande valia nesta fase porque as experiências em grupo são valiosas para as crianças. Estimule-as a se abraçarem mutuamente, demonstrando, assim, que percebem o amiguinho.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário 

Lição 07 - 2º Trimestre 2019 - Quando eu Oro, o Papai do Céu fica Feliz - Maternal.

Lição 7 - Quando eu oro, o Papai do Céu fica feliz

2º Trimestre de 2019
Objetivo da lição: Que o aluno compreenda que em nossas orações podemos também agradecer a Deus. 
Para guardar no coração: “[...] O Senhor me ouve quando eu o chamo” (Sl 4.3).
É importante que a professora da classe de maternal compreenda que: “Duas características espirituais importantes da criança de 3 e 4 anos são:
• Se interessam por Deus e por isso fazem perguntas sobre Ele. O professor não deve menosprezar ou ignorar suas indagações, por mais estranhas ou simplórias que lhe pareçam. Antes, deve procurar respondê-las cuidadosamente, dizendo a verdade sem fantasias, em termos simples e de fácil compreensão à criança. 
• Confundem Jesus e Deus. Sempre que cabível na lição, o professor deve introduzir a doutrina de Deus Pai e Deus Filho, com frases como ‘Deus, o Papai do céu’, e ‘Jesus, o Filho de Deus’ (Marta Doreto).
OFICINA DE IDEIAS 2
Mostre a figura 7.3. Em seguida pergunte: Vocês estão vendo estas crianças? O que elas estão fazendo? (Ouça as crianças e incentive a participação.) Elas estão louvando e agradecendo ao Papai do Céu. Vamos dizer olá para elas? Olá, crianças! Agora vamos fazer igual a elas. Vamos louvar ao Papai do Céu. Cante com as crianças louvando a Deus. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal

Lição 07 - 2º Trimestre 2019 - Jesus Faz uma Menina Viver Novamente - Jd. Infância.

Lição 7 - Jesus faz uma menina viver novamente

2º Trimestre de 2019
Objetivos: Os alunos deverão compreender que, para Jesus, nada é impossível, e que somente Deus consegue resolver problemas sem solução. Desenvolver e praticar sua fé no poder de Deus. 
É hora do versículo:  “Porque para Deus nada é impossível” (Lc 1.37).
Mais uma lição para ensinar às crianças o quanto Jesus é poderoso para dar vida a quem está morto. Desta vez, Jesus ressuscitou uma menina, filha de Jairo, homem de muita fé no Papai do Céu.  Seus alunos deverão ser estimulados a desenvolver e praticar sua fé no poder de Deus. Mais do que compreender o conceito de morte, a criança deve estar segura de que Jesus tem poder para vencer a morte e trazer vida a quem não tem.
Como atividade complementar, após a realização das atividades propostas na revista do aluno e do professor, e caso haja tempo, sugerimos que imprima a atividade abaixo, uma para cada criança, a fim de cobrirem os pontos formando a menina que Jesus acabou de dar novamente a vida. Reforce com a criança que devemos sempre ter fé em Deus porque para Ele nada é impossível.
licao7 menina jardim
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância

Lição 07 - 2º Trimestre 2019 - Prostituição, a Perversão da Sexualidade - Jovens.

Lição 7 - Prostituição, a perversão da sexualidade 

2º Trimestre de 2019 
Introdução
I-O Contexto da Primeira Carta aos Coríntios
II-A Liberdade em Cristo não Pode ser Confundida com Libertinagem
III-O Cristão não Pode Submeter seu Corpo à Promiscuidade
Conclusão
Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivos:
Compreender o contexto da Primeira Carta aos Coríntios;
Mostrar que a liberdade em Cristo não pode ser confundida com libertinagem;
Conscientizar de que o crente não pode submeter seu corpo à promiscuidade. 
Palavras-chave: Cobiça e soberba.
O sexo foi criado para ser uma bênção na vida do ser humano, proporcionando a possibilidade de continuidade, bem como de prazer. A Primeira Epístola que Paulo escreveu aos coríntios traz sérias recomendações com relação ao uso do corpo e do prazer, apresentando negativas em relação algumas práticas sexuais. Para entendermos o motivo e a própria mensagem do apóstolo faz-se necessário conhecermos o contexto da cidade e da comunidade de Corinto. Assim, será possível compreender a seriedade com que Paulo adverte o povo para não ceder a qualquer motivo que pudesse levá-los à imoralidade sexual e contaminar o corpo, o templo do Espírito Santo.
I. A Liberdade em Cristo não Pode Ser Confundida com Libertinagem
Um panorama sobre a cidade de Corinto
Após três anos de tensões sem precedentes entre Roma e Corinto, em 146 a.C. o general romano Lúcio Múmio, exterminou grande parte da população masculina e os libertos, escravizou as mulheres e crianças, saqueou a cidade e devastou as edificações e construções referenciais a ponto de tornar Corinto um desolado monte de ruínas. Aproximadamente 100 anos depois ela resurge. Júlio César a reconstruiu em um curto período de tempo, favorecido devido às vantagens topográficas do local. Corinto tornou-se uma cidade-colônia, a metrópole da província romana de Acaia que passou a se chamar Laus Julia Corinthiensis, que incluía virtualmente toda a Grécia. 
Corinto chegou a ter mais de 500 mil habitantes, uma das maiores cidades de todo o Império Romano. Por ser uma cidade com dois portos: Laqueu/Lequeo (golfo de Corinto — que ligava a cidade à navegação para a Itália e o Ocidente) e Cencreia (golfo sarônico — que movimentava todo o comércio que vinha para Atenas, Éfeso, Antioquia e o Oriente) possuía uma grande prosperidade comercial. No entanto, dois terços da população eram de escravos e trabalhadores: “doqueiros” (descarregavam e carregavam os navios) e os “diolcois” (transportadores de navios de um porto, o Egeu, para o outro, o Adriático, por meio de paus roliços). O outro terço da população era composto de homens livres e libertos, principalmente helênicos e romanos, pertencentes ao sistema patronal romano e elite grega. Além destes, os ricos capitães e marinheiros que controlavam as embarcações comerciais e turísticas que transitavam nos dois portos da cidade. Quando ocorriam os jogos ístmicos (atletismo) durante a primavera, a sociedade se dinamizava para receber centenas de turistas. Pessoas das mais diversas regiões, pensadores itinerantes, filósofos consagrados portadores das mais diversas visões de mundo, além de proclamadores de diversas religiões.
Quanto à religião, a cidade possuía os dois grandes templos da época: o templo de Afrodite/Vênus (deusa do amor) e templo de Apolo (deus da música, canto, poesia e da beleza masculina). As religiões mistéricas promoviam experiências em que seus participantes eram levados ao êxtase, com vistas à autossatisfação, alienação e ausência de consciência crítica. Eram celebradas grandes festas tidas como sagradas com carnes sacrificadas a ídolos e representantes do Império Romano. Existia uma sinagoga judaica, possivelmente faziam parte dela a maioria de judeus que foram expulsos de Roma pelo Imperador Cláudio em 54 d.C., conforme afirma Renan (2003, p. 183): “Próximo ao desembarque de Paulo, um grupo de judeus expulsos de Roma pelo édito de Cláudio também havia chegado de barco entre os quais estavam Áquila e Priscila que já nesta época professavam a fé em Cristo”.
Em relação à sexualidade havia um grande conflito entre os costumes dos religiosos, a valorização do ser humano, como se dava a exploração do corpo, tratativas com o casamento, viuvez, celibato, virgindade, entre outros costumes de uma cidade cosmopolita como Corinto, no primeiro século. Existia uma grande valorização da sabedoria filosófica e do conhecimento considerado como fonte de libertação humana. Na contramão da sabedoria e do sistema de governo que dominava a cidade de Corinto, Paulo apresenta a sabedoria da cruz, a opção pelo Crucificado e não pela elite e poderosos, pelos pobres e desprotegidos, pelos desprezados e sem projeção na sociedade corintiana. Ferreira (2013, p. 33) afirma que a perspectiva de Paulo, Apolo e Pedro era outra: “a construção de comunidades que deveriam servir”. Paulo procurava conscientizar os cristãos de coríntios que eles não podiam reproduzir as desigualdades, as injustiças e as promiscuidades romanas, que dominavam a cidade. 
Corinto era sinônimo de riqueza e luxo, de alcoolismo e corrupção. O estilo de vida era tão depravado que era utilizado um termo pejorativo para os moradores da cidade “coritizar”, tamanha era a falta de seriedade e frouxidão moral. Nos dias do apóstolo Paulo, a raça da população de Corinto era indefinida e heterogênea. Os primeiros colonizadores romanos eram homens livres vindos da Grécia, Egito, Síria e Judeia. Na sua maioria, aventureiros gregos e burgueses romanos. Quanto às profissões, havia ex-soldados romanos, filósofos, mercadores, marinheiros, marreteiros, entre outras. 
O apóstolo Paulo escreveu, pelo menos, quatro epístolas aos coríntios (cartas perdidas: 1 Co 5.9; 2.4;7.8). A primeira epístola canônica foi escrita por volta de 55/56 a.C. Com exceção de Éfeso, Corinto foi a cidade em que Paulo permaneceu mais tempo (18 meses, At 18.1-17). As epístolas de Paulo, em geral, eram escritas para tirar dúvidas e orientar pastoralmente as recentes comunidades cristãs entre os gentios. Quando estava em Éfeso, o apóstolo toma conhecimento de alguns problemas da igreja devido à grande influência secular e religiosa. Além das tensões entre judeus e gregos (1 Cor 1,18-31; 12 e 13), livres e escravos (1 Cor 7,21-23), existiam questões doutrinárias sobre ressurreição, casamento, dons espirituais, questões morais e éticas, entre outras. Isso faz das epístolas aos coríntios uma grande fonte de doutrinas sistemáticas, que graças a disposição e desprendimento do apóstolo Paulo para a missão e o ensino chegou até nós. 
Fazer tudo o que quer não é liberdade, mas escravidão 
O apóstolo divide 1 Coríntios 6 em duas em partes principais. Na primeira parte, ele adverte os membros da igreja a respeito da incompetência ou má vontade de resolverem internamente questões de relacionamentos entre eles e pequenas causas, preferindo levar aos tribunais seculares. Na segunda parte, objeto deste estudo, ele censura a tolerância com a promiscuidade sexual, cujo contexto da epístola dá a entender estava se tornando algo normal entre eles. Paulo fala com um tom forte e de ameaça, na sequência, como seu costume, e desenvolve uma argumentação para embasar sua advertência, como forma de apoio espiritual aos seus destinatários. 
Os coríntios achavam que podiam fazer tudo o que quisessem, em nome da liberdade em Cristo, sem prejuízo para a vida espiritual. De tal modo, se tornavam escravos da paixão, que dominavam suas vontades e ações. Provavelmente, eles estavam retendo grande porção de sua antiga licenciosidade incorporada dos costumes da cidade. Eram criados pretextos para legitimar suas atividades, como a mal interpretada liberdade cristã. Desse modo, práticas consideradas como pecado passava a ser considerada comum. 
Outro extremo era a prática dos gnósticos. Para eles, o que se faz com o corpo é indiferente, desde que mantenha o espírito puro, ou seja, o que se faz com o corpo, que é a matéria má, não tem efeito sobre a vida espiritual. As crenças gnósticas causaram muita confusão na igreja de Corinto, e Paulo precisou demonstrar que o corpo do cristão é para a glorificação a Deus pelo uso que se faz com ele. O gnosticismo imperou até o terceiro século, quando surge o maniqueísmo que aproveita pouco de suas ideias em sincretismo com elementos do zoroastrismo, hinduísmo e judaísmo. O indivíduo em pecado poderia ser redimido por meio de penitências, como jejuns, flagelos, mortificações, entre outras formas de castigar o corpo com intuído de dominá-lo e purificá-lo. Uma interpretação equivocada que levou muitos a utilizar a castidade e a virgindade como meios mais eficazes para purificar o corpo e a alma. Segundo Strabeli, essas práticas continuam torturando muitas pessoas em seus complexos de culpa:
Hoje em dia, embora a teologia já tenha dado grandes passos na compreensão do homem como unidade ôntica, isto é, entendendo-o como realmente é: todo corpo, toda alma, embora a concepção do homem seja profundamente antropológica e bíblica, valorizando o corpo humano, e reconhecendo todas as suas potencialidades, sua beleza, sua espiritualidade (ele é “templo do Espírito Santo”) assim há muita gente que ainda tem medo do próprio corpo. Para muitos ele é ainda instrumento de pecado e terrível inimigo da alma. É preciso mudar profundamente esse modo de ver e de considerar o corpo humano. Deus não o fez mal nem ele é ou se tornou mal. Deus fez tudo bom e muito bom (Gn 1,31). O mal está na nossa cabeça! (STRABELI, 1998, 62)
A argumentação do apóstolo é a sacralidade do corpo humano daquele que está em Cristo. Paulo reforça que Cristo morreu na cruz para resgate tanto da parte espiritual como material do ser humano, seu corpo. A falta de respeito ao corpo torna-o profano, em vez de objeto de glorificação a Deus. Paulo, ao afirmar que o corpo do cristão é templo de Espírito Santo, iguala o respeito ao corpo ao respeito ao próprio Templo, tido como sagrado pelo principalmente pelos judeus. 
Para Paulo somente aquele que está em Cristo tem a liberdade real. A expressão “em Cristo” era querida pelo apóstolo, ela aparece 86 vezes nas cartas de atribuição paulina, isso sem considerar expressões análogas como “nele” e “no qual”. Quando uma palavra é utilizada com frequência por um autor se torna uma palavra-chave para interpretação do texto. 
Paulo, na epístola que escreveu aos romanos, utiliza uma expressão para caracterizar o oposto de estar “em Cristo”, ele usa a expressão estar “em Adão”. Em Romanos 5.12-19, ele compara e contrasta a vida e a obra de dois homens que afetaram toda a humanidade. Assim, pode-se dizer que há duas humanidades: aquela que está em Adão e aquela que está em Cristo, em virtude da fé (NEVES, 2015, p.77-87). Alguns cristãos coríntios, em nome de uma liberdade equivocada do estar em Cristo, na realidade estavam “em Adão”.
Aos coríntios, Paulo afirma que da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados (1 Co 15.22). Para ele o estar “em Cristo” remodela a vida humana em todas as suas esferas e aspectos, o novo convertido passa ser a imagem do próprio Cristo (2 Co 5.17). A nova criatura em Cristo vive a vida de um modo inteiramente diferente e em oposição às pessoas “sem Cristo”. Todos os seres humanos estão “em Adão”, até que passam a estar “em Cristo”. “Em Cristo”, porém, descreve a posição da pessoa remida, livre da tirania do pecado (1 Co 10.13). Os que estão “em Cristo” se relacionam com Ele por meio da fé. O propósito é tornar os que estão em Cristo mais parecidos com Cristo, para o louvor de sua glória (2 Co 3.18; Ef 1.4-6). No entendimento de Paulo, a vida em Cristo na presente era é caracterizada por contradições. 
O mundo ainda está debaixo da maldição do pecado, e por isso não é o lugar ideal para se viver. No entanto, em Cristo é possível conviver com o mundo sem se conformar com ele (Rm 12.1,2) e manter a integridade de uma vida cristã, a espera da redenção final. Portanto, fazer tudo que a vontade da carne quer é estar em Adão. Paulo recomenda viver a liberdade de Cristo, dominando a vontade da carne e vivendo em espírito, em Cristo.
II. O Cristão não Pode Submeter seu Corpo à Promiscuidade Sexual 
O contexto de corpo, alma e espírito na cultura de Corinto e do Novo Testamento
Para entender o conceito de corporeidade apresentado por Paulo na epístola, faz-se necessário conhecer qual era a visão da civilização hegemônica helênica, abrangente em todo o Império Romano no ocidente, incluindo o mundo semita israelita. Os gregos desenvolveram uma antropologia especialmente platônica, que era dicotomista (ser humano em duas partes: corpo e alma). Nessa visão, a alma era supervalorizada, a parte do bem, sendo o corpo a parte do mal, consequentemente desvalorizado e considerado o cárcere da alma. Por outro lado, a concepção hebraica considerava o ser humano em sua totalidade, ou seja, não se via a alma sem corpo e nem o corpo sem a parte espiritual. Sendo assim, na narrativa judaica da criação, como já visto, não se menciona a criação do corpo, mas do ser humano sem distinção de partes, de forma integral. A visão dicotômica aparece somente em literaturas judaicas influenciadas pelo helenismo, como nas literaturas pseudoepígrafas. No Novo Testamento, por influência paulina, prevaleceu o ponto de vista judaico. Ferreira (2003, p. 40) apresenta os cinco eixos do corpo apresentado por Paulo na Primeira Epístola aos Coríntios: a) a comunidade como Corpo de Cristo; b) embate com os espiritualistas/esclarecidos (uma linha filosófica de Corinto sobre o corpo; c) o corpo na vida sexual; d) o corpo na Última Ceia; e) a ressurreição do corpo. O apóstolo Paulo, apesar de inserido profundamente na cultura grega, preservou a força da antropologia semítica que via o ser humano como um todo. 
O ser humano como espírito, ruah em hebraico e pneuma em grego que significa pessoa-corpo-alma, extrapola os limites de sua existência como carne-corpo-alma para se comunicar com a esfera divina. A maior referência a essa esfera transcendental é a experiência da ressurreição de Jesus, que apresenta uma nova possibilidade de existência humana. Essa possibilidade é apresentada por Paulo como argumento favorável em defesa de uma vida que preserva o corpo, no texto em estudo, mais precisamente em 1 Coríntios 6.14,17: “Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. [...] Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito”. Ferreira (2013, p. 41) afirma que quando Paulo queria falar dos dotes humanos da inteligência natural, “ele usava como em 1 Coríntios 14.14,15 a palavra ‘noos’ (mente para distingui-la do significado de ‘pneuma’ espírito). Esta significa o próprio ser do homem, no que tem de natural-espiritual”. Para Paulo, no sentido teológico, o termo pneuma significava o próprio ser de Deus atuando sobe o mundo criado. Para ele o campo de atuação entre Deus e o ser humano está sob o domínio do Espírito Santo (1 Co 2.10). Assim, na visão paulina, o ser humano obtém o Espírito divino somente por meio da fé (Gl 3.2,5,14,26,28; 1 Co 6.11). Por isso, a oposição ferrenha em carne e espírito, descrita por Paulo em 1 Coríntios 2.10. 
A comunidade como corpo do Espírito Santo
A tipologia bíblica utiliza alguns termos simbólicos para representar uma pessoa ou coisa. Em 1 Coríntios 6.19, Paulo adverte: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. Ele utiliza o corpo como representante do templo, quando se refere a este, vem na mente dos destinatários o Templo que eles conheciam em Jerusalém, com toda a sua representatividade. Um lugar de encontro com Deus, em que as pessoas adoravam e reverenciavam como santo, ou seja, separado para uso exclusivo de adoração a Deus. A intenção de Paulo é que as pessoas com isso em mente se imaginassem como igreja, parte do corpo de Cristo, santificando-se e oferecendo seus corpos como sacrifícios vivos para o louvor e glória de Deus (Rm 12.1,2). 
Na mesma epístola Paulo utiliza novamente essa tipologia (2 Co 5.1):  “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus”. Nessa linguagem figurada, o apóstolo quer dizer que aquele que cuidar adequadamente deste tabernáculo, que é o corpo recebido, como excelentes mordomos receberá um novo tabernáculo na eternidade, superior a este que é corruptível. Outro texto que usa a mesma tipologia é 2 Pedro 1.14: “sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo”, que fala da ciência de que em breve teria uma morte vitoriosa, como no texto anterior, trocando o corpo mortal por um corpo imortal. Note que nessas referências é citado o Tabernáculo e o protótipo do Templo que, na realidade, mantinham as características fundamentais. Eles tinham praticamente a mesma divisão, o pátio, o lugar santo e o lugar santo dos santos (Êx 26.31-33; 27.9-15). A diferença é que o Tabernáculo era temporário e portátil. Na realidade, o próprio Templo com toda a sua pompa, por mais que fosse permanente, também foi retirado do local, ou seja, destruído. Portanto, também temporal. Assim, a comunidade como corpo e o corpo de cada pessoa também é temporário. O que fazemos com ele em vida determinará a eternidade. Alguns teólogos, como, por exemplo, o pastor Elienai Cabral (2003, p.57), usa uma comparação também com o conceito do corpo tricotômico: corpo como o átrio externo, o lugar santo como a alma e o lugar santo dos santos como o espírito. Como didática, é válida a comparação. Assim como deveriam ser respeitados como santos todos os espaços, da mesma forma a comunidade e o cristão devem cuidar das partes do ser como um todo, como partes integrantes e inter-relacionadas. 
Em 1 Coríntios 3.4 está descrito que alguns grupos se intitulavam de Paulo, ou de Apolo, ou de Cefas, porém o apóstolo desmascara-os afirmando que eles eram simplesmente cooperadores do evangelho, a comunidade era do Espírito Santo, quem verdadeiramente era a fonte de vida e crescimento. Ninguém, por mais influente, eloquente, conhecedor das Escrituras deveria tomar para si os créditos, pois sem a ação do Espírito Santo não teriam êxito. Paulo deixa bem claro isso, além de recomendar ações coletivas para reduzir ao máximo as individualidades (1 Co 12—14). Agentes do evangelho como cooperadores dos mistérios de Deus (1 Co 4.1). Daí a afirmação de que a comunidade é templo de Deus, um lugar santo, morada de Deus. O Espírito de Deus tendo liberdade de ação não haveria espaço para as imoralidades que dominava a cidade de Corinto. No entanto, dentro da comunidade havia um grupo que Paulo chama de “fortes”, que se achavam “perfeitos” e cheios do Espírito de Deus e julgavam que podiam fazer o que quisessem com o corpo, pois não atingiria o espírito (1 Co 6.12; 10.23). Se o corpo é templo do Espírito Santo, então a comunidade e os seus membros são mordomos do corpo, que pertence a Deus. Por isso, deve ser conservado (Rm 12.1,2; 1 Co 6.20). Todas as ações e motivações dos membros do corpo devem ser conscientes com vistas o louvor e a glória de Deus. 
Se o campo de atuação do Espírito de Deus é a comunidade, esta precisa viver em espírito, pois é devedora não à carne para viver na promiscuidade sexual, mas à pura graça de Deus, sendo guiado pelo espírito para mortificar as obras carne, que é mortífera espiritualmente falando (Rm 8.12-17). A comunidade cristã não recebeu um espírito de escravidão, mas espírito de adoção de filhos (Rm 8.15). 
A promiscuidade sexual e a comunidade do Espírito Santo
Poucas igrejas cristãs abrigaram tantos fiéis como a igreja em Corinto. A comunidade se alastrou por toda a província de Acaia, “tornando-se o núcleo do cristianismo na península helênica” (RENAN, 2003, p. 185). No entanto, infelizmente, a igreja em Corinto não ficou alheia às práticas imorais da cidade. Nem todas as pessoas que frequentam as igrejas estão verdadeiramente libertas. Por isso, a necessidade tratar dos assuntos para bem da edificação da igreja. Renan (2003, p. 182,183) afirma que “O grande templo de Vênus abrigava mais de mil cortesãs sagradas; a cidade inteira era como um vasto lugar suspeito onde um grande número de estrangeiros, sobretudo marinheiros, vinham gastar as suas riquezas”. A imoralidade da cidade ainda influenciava a igreja a ponto de “em alguns anos Corinto será palco de cristãos incestuosos e ébrios sentados à mesa de Cristo”. As cortesãs sagradas citadas por Renan são prostitutas sagradas. Ferreira (2013, p. 24) contesta essa grande quantidade para a época. No entanto, considerando que a cidade foi reconstruída em 44 a.C., como uma cidade-colônia, e na época de Paulo, já havia passado mais de um século, além de ser uma cidade portuária, e a prática sexual estar ligada à religião principal da cidade, com dois templos dedicados a Afrodite, o número deveria ser considerável. Assim as relações entre homens e mulheres eram múltiplas, sem o menor pudor.  
Paulo adverte sobre o perigo das relações sexuais imorais entrarem na igreja. Ele fala que a atração sexual continua viva entre os membros da comunidade. O apóstolo firma que durante o ato sexual os corpos do homem e da mulher passam a pertencer um ao outro, formando uma única carne (1 Co 7.4). Em uma relação extraconjugal, o cristão cede o corpo que é para o Senhor e o Senhor para ele, à prostituição, profanando-o (1 Co 6.13). Paulo assevera que o corpo do cristão é membro de Cristo e não poderia ser entregue a uma prostituta (1 Co 6.15).
Em 1 Coríntios 6.13 se pode aplicar o que foi aprendido nas seções anteriores. Aqui, neste versículo, Paulo utiliza o termo soma para corpo. Ferreira (2013, p. 94) afirma que Paulo utilizou essa expressão “por que entendia que na relação sexual estava presente todo o ser da pessoa, como na experiência da doença e da cura, da morte e da ressurreição”. Desse modo é possível compreender a preocupação de Paulo com a promiscuidade sexual que assolava a comunidade de Cristo, e como isso poderia minar a comunhão dos membros da comunidade com o Espírito de Deus. A população de Corinto tinha um slogan: “Tudo me é permitido”. Esse slogan não servia para a igreja e continua não servindo. Paulo o complementa, “tudo me é permitido, mas nem tudo convém” ao cristão. Pode parecer que o apóstolo era contrário a liberdade, mas não é a verdade. Na epístola que escreveu aos gálatas ele deixa bem claro qual é a liberdade que há em Cristo. Ele os advertiu para não usar essa liberdade genuína como pretexto para servir à carne e transformá-la em libertinagem (Gl 5.1-13).
Em 1 Coríntios 6.15,16, Paulo parece contraditório ao misturar alimentação que está relacionado com a nutrição com a prática sexual ao falar, mais uma vez, de “carne”. Tem-se a impressão de que não existe coerência em suas palavras, mas, na realidade, os dois assuntos tratam de necessidades físicas. Mas no conceito defendido pelo apóstolo do ser integral, a alimentação e a sexualidade vão além de meras necessidades físicas. O que estiver fora das restrições, da normalidade, rebaixaria o ser humano a escravo dessas necessidades. Por isso, Paulo afiança “mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. De tal modo, que Paulo critica no versículo 16 o prazer por prazer, o cristão deve se unir com alguém que também se uniu ao Senhor, assim estariam no mesmo Espírito (1 Co 6.17). 
Paulo conclui a perícope advertindo: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1 Co 6.20). Ele traz à memória o preço que Cristo pagou pela comunidade e a morte vergonhosa de cruz. Por gratidão, o cristão deve glorificar a Deus por meio de seu corpo, não o profanando, e espírito, pois foi criado para o louvor e a glória de Deus (Is 43.7; Ef 1.11,12; 1 Co 10.31). 
Quando o desejo da carne quiser dominá-lo, lembre-se do preço pelo qual você foi comprado!
*Adquira o livro do trimestre. NEVES, Natalino. Cobiça e Orgulho: Combatendo o desejo da Carne, o Desejo dos Olhos e a Soberba da Vida. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
Que Deus o(a) abençoe.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Lições Bíblicas Jovens 
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Lição 06 - 2º Trimestre 2019 - Interpretando Sonhos na Prisão - Primários.

Lição 6 - Interpretando Sonhos na Prisão

2º Trimestre de 2019
Objetivo: Que o aluno entenda que é servir a um Deus que aprimora o nosso caráter.
Ponto central: Deus aprimora o nosso caráter.
Memória em ação: “É Deus quem dá à gente a capacidade de explicar os sonhos” (Gn 40.8).
Querido (a) professor (a), dando prosseguimento a história de José, a lição desta semana vai focar em um tema extremamente importante, especialmente no cenário atual da Igreja e sociedade: CARÁTER.  Primeiramente, vamos entender melhor esta palavra, para que melhor possamos explicá-la na linguagem de nossos Primários?! Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis, veja os significados:
[...] Conjunto de traços psicológicos e morais que caracterizam um indivíduo ou um grupo de pessoas.
Modo de ser, ou de se comportar, próprio de um indivíduo; temperamento. Sentido ético dos deveres a serem respeitados; honestidade. 
Marca específica de algo; especificidade.
Podemos perceber então que caráter está relacionado ao conteúdo mais íntimo de uma pessoa, como ela se comporta, mesmo quando ninguém está olhando, a sua essência. E devido ao pecado original, todos nós carregamos uma inclinação para o mal; o que já podemos observar desde a tenra idade. 
Ninguém fala firmemente sobre o desenvolvimento moral, em nossos dias, sem mencionar o nome de Kohlberg. Lawrence Kohlberg identificou os “estágios” e níveis do método Piaget como raciocínio moral. Eis aqui uma breve descrição dos quatro níveis e dos estágios em cada um deles. 
Nível Pré-moral. Estágio 0: Até a fase em que começa engatinhar, a criança não é capaz de entender ou raciocinar sobre todos os assuntos morais. Ela ainda não faz idéia do que é ter obrigações para com os outros, nem sobre o que é autoridade. Para ela, o bom é o que é agradável, e o  mau, o que causa dor. Ela faz o quer ou pode fazer.
Nível Pré-convencional. A criança que recebe disciplina cresce de modo a ser sensível à maneira como sua sociedade rotula o bom e o mau, o certo e o errado. Mostra-se sensível em razão das conseqüências para si própria. Estágio 1: Neste primeiro estágio, a criança é guiada pela punição ou recompensa. Ela acata a autoridade ou poder não porque tenha respeito, mas porque é “bom” evitar a punição. Estágio 2: Neste estágio, a criança é guiada pela satisfação. Este estágio é caracterizado pelo dizer: “Você é bom para mim e eu vou ser bom para você”. Muitas crianças do primário estão nos Estágios 1 ou 2 do Nível Pré-convencional. [...]
O professor cristão necessita colocar Deus em todo ensinamento do raciocínio moral. No Estágio 1, onde a criança é guiada pelas consequências da punição ou recompensa, é inteiramente apropriado ensinar que Deus pune o pecado e retribui o que é bom. Muitas histórias da Bíblia mostram isto de forma clara e concretamente. (BEECHICK, Ruth. Como ensinar Crianças do Primário. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp. 13- 16).
Algumas pessoas são mais suscetíveis quanto a delitos “x”, enquanto outros mais vulneráveis ao “y”.  Mas o fato é que todos nós passaremos a vida lutando contra a nossa natureza pecaminosa, aprimorando assim o nosso caráter. E como é bom poder começar a aprender sobre isto cedo, como nossos Primários estão tendo oportunidade. Que o Senhor Jesus te use como um farol e um exemplo de caráter para estes pequeninos.
O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula! 
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Lição 06 - 2º Trimestre 2019 - Os Profetas em Israel - Juvenis.

Lição 6 - Os profetas em Israel

2º Trimestre de 2019
“Mas o SENHOR me tirou de após o gado e o SENHOR me disse: Vai e profetiza ao meu povo Israel” (Am 7.15).
OBJETIVOS
Apresentar as características da liderança profética;
Justificar a necessidade da liderança profética na atualidade;
Associar o profetismo à justiça social.
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O QUE É SER UM PROFETA?
2. O MODELO DE LIDERANÇA PROFÉTICA NO AT
3. AMÓS, UM CLÁSSICO TIPO DE PROFETA DO AT
4. O MINISTÉRIO PROFÉTICO COMO LIDERANÇA DO POVO
Querido (a) professor (a), no próximo domingo vamos analisar o tema do nosso trimestre, isto é, liderança, contudo nesta aula sob a função do profeta. Devido a excessos e até mesmo desvios de algumas pessoas no meio pentecostal e neopentecostal, este dom talvez tenha caído em descrédito ou mesmo o entendimento sobre o real significado de um legítimo profeta tenha sido deturpado para muitos. Por isso é crucial esclarecer o papel, a importância desse servo que o Senhor levanta para orientar, exortar e guiar o seu povo pelo caminho que se deve andar.
Liderar como profeta pode ser uma das mais árduas formas de liderança, já que comumente o profeta é levantado por Deus para corrigir a rota de seu povo, quando a maioria encontra-se desviada. A sua mensagem quase sempre não é fácil ou de imediato do agrado de seus ouvintes. Portanto, é necessária muita comunhão com Deus para suportar a pressão da maioria sem se deixar levar por ela, é preciso demasiada coragem e autenticidade para tal. 
Para ampliar o desafio, esta maioria não era pagã, os de fora da igreja, como se pode pensar; ao contrário, a mensagem era endereçada ao Israel de Deus, a quem estava ou se dizia estar nos caminhos do Senhor. Como confrontar quem se acha e aparenta estar certo? Pense que desafio! Proponha esta reflexão aos seus Juvenis. 
E para ilustrar de forma ainda mais palpável e compreensível para a classe proponha um exercício de empatia, que eles se coloquem no lugar dos profetas e como seria nos dias de hoje.   Por exemplo: Você consegue imaginar ser usado por Deus para confrontar o presidente!? Expor os pecados dele quando a maioria do povo de Deus o aclama?! Corrigi-lo, enquanto muitos crentes o ovacionam? Pois foi exatamente o que o Senhor pediu a Natã quando este foi até Davi! (Leia 2 Sm 12.1-15). 
E o que dizer se mais de 400 profetas estivessem apoiando e favorecendo os planos e atitudes do presidente, você teria coragem de ser a única voz a dizer o contrário?! Pois foi exatamente o que aconteceu a Micaías frente ao tirano Acabe, mesmo correndo o risco da impopularidade, exclusão de seu círculo social, cárcere e até mesmo a execução. Ainda assim ele cumpriu o seu papel com ousadia e obediência. (Leia 2 Cr 18).
Elias, Jeremias, Amós (o profeta destacado em nossa lição) e tantos outros exemplos de profetas solitários, vozes que clamaram no deserto, que foram punidos, exilados, excluídos e mortos por proclamarem a verdade de Deus, mesmo quando esta contrariava as massas, reis e sacerdotes. Incentive a seus alunos a desejarem ser este tipo de profeta, fiel a Deus acima de tudo e todos, corajoso, ousado e obediente.
Para aprofundar ainda mais os seus estudos sobre o tema, segue abaixo um artigo do grande e saudoso mestre, pastor Antônio Gilberto, publicado pelo nosso portal CPAD News. Caso deseje ler o artigo completo, basta clicar aqui.
Quando estudamos a atividade profética na Bíblia Sagrada, encontramo-la manifestando-se em três aspectos distintos.
Em primeiro lugar, vemos a profecia como ministério permanente recebido de Deus no Antigo Testamento, em Israel (Hb 1.1; 2Pe 1.19 e Jr 35.15).
Em segundo lugar, identificamos no Novo Testamento a profecia como um dom ministerial na Igreja (Ef 4.11-13; 1Co 12.28-29 e Ef 2.20).
Por fim, vemos ainda no Novo Testamento a profecia como dom espiritual na Igreja, na congregação (At 2.17-18; 1Co 12.10; 14.1-4, 29-40; Rm 12.6-8). 
Profecia no Novo Testamento
Falaremos nesse ponto sobre o dom ministerial de profeta no Novo Testamento. Trata-se do ministério profético na Nova Aliança. Não confundir com o dom de profecia.
O termo profeta, como já vimos, significa literalmente porta-voz, como em Êxodo 7.1 e Lucas 1.70. Essa é a ideia do ministério profético.
As diferenças entre o ministério profético (dom ministerial) e o dom de profecia são as seguintes:
1) O ministério profético não é para todos. “São todos profetas?”, 1Co 12.29. Em Éfesios 4.11, Paulo diz que Deus “deu uns” para profetas. O dom espiritual de profecia, ao contrário, é para todos: “Todos podereis profetizar”, 1Co 14.31.
2) O dom de profecia é uma capacitação sobrenatural do Espírito Santo concedida a uma pessoa da congregação, do povo, para transmitir a mensagem de Deus. O ministério profético resultante do respectivo dom ministerial é, por sua vez, exercido através de um ministro dado por Deus à Igreja.
A profecia no ministério profético, como aqui abordado, não é a pregação comum. É uma mensagem divina revelada no momento, ao passo que a pregação habitual é estudada, preparada (1Tm 5.17b).
3) No dom de profecia, Deus usa principalmente o aparelho fonador da pessoa; no ministério profético, Deus usa principalmente a mente da pessoa.4) O dom de profecia tem âmbito local, congregacional; o dom ministerial tem âmbito geral e itinerante (At 11.27; 13.1,3 e 15.32-3
4).Precisamos de ambos hoje na Igreja! (Pv 29.18; At 15.32). A Bíblia diz, em Atos, que os “profetas exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras”.
A unção divina sobre o profeta costuma ser repentina. No mestre, costuma ser durativa.
O forte do profeta como dom ministerial é expor os padrões de justiça divina para o povo. O profeta é um arauto da santidade de Deus. O seu espírito ferve com isso. Ele foi chamado para isso, geme por causa disso, da santidade de Deus e de tudo o que é dEle!
A mensagem de Deus sai da mente e da boca do profeta como chamas de fogo santo e divino. João 5.35 diz de João Batista, o profeta: “Ele era candeia que ardia”. O profeta de Deus faz o carnal estremecer, parar e considerar o seu mau e tortuoso caminho (At 24.24-25). O profeta recebe de Deus amplas revelações divinas (Ef 3.5).
O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula!
Paula Renata Santos Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Lição 06 - 2º Trimestre 2019 - Quando eu Oro, o Papai do Céu me Perdoa - Maternal.

Lição 6 - Quando eu oro, o Papai do Céu me perdoa

2º Trimestre de 2019
Objetivo da lição: Que o aluno compreenda que Deus perdoa os nossos pecados.
Para guardar no coração: “[...] Ele perdoará os nossos pecados [...]” (1 Jo 1.9).
Nesta lição, o aluno vai conhecer uma parte da história do pecado do rei Davi. É importante ressaltar que Davi errou, mas ele se arrependeu e buscou o perdão do Papai do Céu. Deus é bom! Quando pecamos, nos arrependemos e buscamos o seu perdão, Ele nos perdoa. 
Considerando que nesta faixa etária o período de atenção da criança é muito curto, achamos interessante citar um trecho retirado do livro Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil, mas aqui está como fazer, da autora Ruth Beechick, publicado pela CPAD.
“O Mito do Período de Atenção
Existem muitas fórmulas para se chegar ao tempo de atenção das crianças em termos de minutos. A mais comum consiste em utilizar a idade da criança mais um. Ou seja, uma criança de três anos teria um período máximo de atenção de quatro minutos. Isto não é só um mito, como também é um meio inútil de se raciocinar com relação à atenção. Em vez de refletirmos sobre a atenção infantil em termos de minutos, deveríamos considerá-la sob o prisma das tarefas. A tarefa que propomos está num nível de dificuldade apropriado para nosso aluno? Ele a realiza até o fim? Com o nível de dificuldade adequado, uma criança pode, e frequentemente consegue, dar atenção à atividade proposta.
O mito do período de atenção se iniciou com algumas pesquisas que analisavam por quanto tempo uma criança conseguia se concentrar numa determinada atividade imposta pelo professor. Entretanto, tais testes foram feitos em situações experimentais. Se os pesquisadores tivessem observado menininhos brincando naturalmente com seus caminhões, derramando areia em baldinhos, ou uma criança sentada no colo de sua mãe, vendo as gravuras de um livro, os resultados de suas pesquisas teriam sido muito diferentes. Qualquer um que trabalhe com crianças sabe que em algumas ocasiões, com determinadas tarefas, o tempo de atenção delas pode ser surpreendentemente longo.
Portanto, não há nenhum fator interno que delimite a atenção das crianças num período específico de tempo. Consequentemente, o tempo não é o fator apropriado para o estudo da atenção infantil. Muito mais relevante é avaliar que tipo de tarefa atrai a atenção desses pequeninos e quais são as características essenciais nestas atividades — nível de dificuldade, características sinestésicas (de movimento) e visuais, e assim por diante. Como devemos preparar e apresentar as atividades de forma que lhes chame a atenção? Como podemos tornar o momento da história mais interessante que caminhões e areia?
Precisamos aprender a nos concentrar na atenção infantil, e não no tempo da atenção infantil.”
OFICINA DE IDEIAS 2
Depois de contar a história bíblica e realizar as atividades propostas na seção “Oficina de Ideias” da revista do professor, caso ainda haja tempo e queira realizar mais uma atividade manual, sugerimos que entregue para cada criança uma cópia da atividade proposta abaixo. As crianças deverão pintar a figura que mostra o que devemos fazer quando pecamos. Oriente os alunos para que pintem a figura da criança que está orando. Enquanto realizam a atividade, diga que o Papai do Céu perdoa os nossos pecados.
maternal licao6 criancas 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Lição 06 - 2º Trimestre 2019 -Sexo, Uma Dádiva Divina - Jovens.

Lição 6 - Sexo, uma dádiva divina

2º Trimestre de 2019
Introdução
I-O Sexo e a Criação do Ser Humano
II-Sexo, uma Dádiva Divina para ser Desfrutada no Casamento
Conclusão
Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivos:
Mostrar que Deus criou o homem e a mulher distintos e com objetivos específicos;
Saber que o sexo é  uma dádiva divina para ser desfrutada no casamento.
Palavras-chave: Cobiça e soberba.
I. O Sexo na Narrativa da Criação 
O homem e a mulher como obra prima da criação 
As religiões orientais haviam criado no mundo uma ilusão de natureza má. Da mesma forma, o pensamento helenista dos gregos considerava o mundo como algo negativo. Segundo Faros (1993, p.206), “a tradição judaico-cristã se encontra em dramática antítese com tudo isso, no consenso que exprime em relação ao mundo material, que o vê como criado do nada pelo próprio Deus”, que constatou que tudo era bom. O próprio apóstolo Paulo afirma: “porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças”. Essa concepção com a correspondente concepção da santidade de todas as coisas se torna imprescindível para a compreensão da criação, do homem, da mulher e do eros (sexo). A aceitação da criação como uma atitude positiva como é doutrinado pela antropologia bíblica resulta na confirmação da criação do ser humano como uma unidade psicossomática, carne e espírito indissoluvelmente ligados entre si, diferente da concepção oriental e helenista que separa entre partes boa e má (corpo e alma; carne e espírito). O ser humano como obra-prima da criação, com capacidade para usar o corpo criado em seu benefício e para domínio, e preservação do restante da criação. A narrativa da criação atesta que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, macho e fêmea os criou. Assim como Deus é criador da vida criou os seres humanos com capacidade de gerar vida. Para os hebreus imagem tem um significado dinâmico porque suscita a presença real de quem se representa.
A narrativa bíblica da criação traz uma sequência lógica na ordem das coisas criadas. Não entraremos nas questões críticas sobre a natureza mítica, alegórica ou literal do relato da criação, mas extrair a essência do objetivo do relato criacional. Na intenção de criar um local apropriado para suas criaturas, de início Deus cria o céu e a terra. Independente do tempo que leva, deixa esses ambientes habitáveis e com possibilidades de vida (luz, firmamento, terra firme e estrelas) tanto nas águas (peixes), no céu (aves) e na terra (animais, plantas). Por último, a criação do ser humano. Neste momento, o padrão da narrativa muda, surge um tom mais solene e detalhado, afinal passa a ser apresentada a obra-prima da criação, Deus cria à sua imagem (Gn 1.27). Diferente dos demais relatos da criação do oriente, em que acreditavam na criação do ser humano para suportar o jugo dos deuses e para servi-los em suas necessidades cotidianas, em Gênesis ele é criado para reinar sobre a criação. Portanto, o relacionamento entre o ser humano e o restante da criação, de espécie diferente, é de domínio e submissão. Domínio sobre: a) a terra (Gn 1.28); b) os vegetais (Gn 1.29); e c) os animais em múltiplas relações: pastor, cavaleiro, criador, caçador, entre outras. 
Quase todas as plantas e criaturas criadas se reproduzem por meio da polaridade de gênero. No entanto, o sexo humano foi criado de forma especial. Mas o que tem de especial? Ellens (2011, p. 60) traz uma explicação interessante sobre o assunto:
Talvez, no centro desta questão, repousa o fato de que Deus nos criou com a capacidade de expressar tanto nosso desejo intenso, irrepreensível, cru, inconsciente, e libidinoso pelos outros quanto, ao mesmo tempo, nossa decisão consciente e profunda sobre quando, onde, por que, como e com quem ter esta comunhão e união prazerosa que nos faz sentir como pessoas completas. Desta forma, existe algo sobre nossa natureza sexual que reflete a natureza de Deus, nisto nosso comportamento sexual é primordialmente para criação de relações prazerosas de amor, bondade e carinho, não primordialmente para reprodução como todo o resto do mundo orgânico. O sexo humano é especial. Sim, ele pode levar à reprodução, mas este aspecto está subordinado à criação de um a qualidade de vida de amor e união, alegria e plenitude, paz e tranquilidade. (ELLENS, 2011, p. 60)
Assim, o homem e mulher são a obra-prima da criação, diferenciados não somente no sentido de dominar o restante da criação, mas também na maneira de se relacionar sexualmente.
Deus criou homem e mulher distintos e com objetivo específico
O homem e a mulher não foram criados para se relacionarem com os demais seres em condições de igualdade e para procriação. Em Gênesis 1.22, após a criação dos animais “Deus os abençoou, dizendo”, na sequência a ordem para a multiplicação. No entanto, em Gênesis 1.28 temos: “E Deus os abençoou e Deus lhes disse”. Aqui Deus se comunica direto com o ser humano, demonstrando a relação especial, inclusive no processo de fecundação. Para Israel, a fecundidade era precedida de uma palavra de especial bênção divina. Deus criou macho e fêmea, homem e mulher, para procriação e relação de complementariedade. A expressão macho e fêmea se refere à identidade do homem e da mulher, e a identidade sexual é o primeiro elemento abençoado por Deus na narrativa das obras da criação.
Em Gênesis 2.24, texto do segundo relato da criação humana, que apresenta primeiro a criação do homem e depois a criação da mulher, é utilizado à expressão hebraica “kenegdô” na criação da mulher, que dá sentido de algo distinto e que se ajusta perfeitamente. Portanto, os dois sexos tem a mesma dignidade de imagens de Deus, para se complementarem e gerar filhos também à sua imagem e semelhança (Gn 5.3). Por isso não há necessidade de hierarquia entre eles. Homem e mulher criados para se relacionarem emocional e efetivamente entre si, diferente da relação com as demais criaturas. Aqui merece comentário o relacionamento afetivo que hoje se propaga entre seres humanos e animais, como comemorações de aniversários, funerais, entre outras práticas. A criação deve ser cuidada e preservada, mas deve haver equilíbrio e bom senso neste relacionamento afetivo.  
Apesar de criados à imagem e semelhança de Deus e para se complementarem, o homem e a mulher são diferentes na forma biológica, emocional, entre outras diferenças. O homem vê, sente e interpreta de forma diferente da mulher. Se isso não for identificado causará conflitos no relacionamento. A tendência masculina é ser mais racional e analisar as coisas de forma mais geral, enquanto a mulher tende a ser mais emocional e analisa as coisas nas suas particularidades, por ser mais observadora. Essa tendência já faz parte da criação dos dois e o casal sábio investe no respeito dessas diferenças em seu relacionamento, respeitando a individualidade e características dos gêneros. Quando isso ocorre, o casal se complementa. O lar não pode ser um ringe de lutas e competições, mas um ambiente de parcerias, um ajudando ao outro para a melhoria da convivência e criação dos membros da família. Portanto, não há superior ou inferior e sim, pessoas diferentes que se complementam. Em relação à sexualidade também são diferentes, a mulher é mais atraída pelo que ouve, enquanto o homem pelo que vê. Explorar essas diferenças no relacionamento conjugal é uma boa iniciativa para a melhor satisfação de ambos: a mulher deve investir na apresentação pessoal e o homem nas palavras que a mulher gosta de ouvir. O sexo para o homem começa com o ato sexual, enquanto para a mulher começa ao iniciar o dia, o relacionamento e a intimidade fazem parte do ato noturno. As diferenças na constituição física são mais visíveis e também devem ser observadas e respeitadas. 
Portanto, a narrativa da criação do homem e a da mulher, evidenciando as diferenças e complementações entre eles, tem muito a nos ensinar sobre o relacionamento conjugal. Algumas pessoas defendem que isso deve ser orientado após o casamento, por isso há muitos casais com problemas conjugais. O jovem que recebe orientações sobre a sexualidade antes do casamento tende a ter um casamento mais feliz e bem-sucedido.
O sexo humano foi criado para a procriação e o prazer
A sexualidade humana é parte da criação. Os seres humanos foram criados como seres sexuados pela livre vontade de Deus (Gn 1.26,27). Deus em sua soberana vontade resolve criar o homem e mulher. A narrativa bíblica é clara de que a sexualidade é algo outorgado por Deus e sexo é bom (Gn 1.31). Neste segundo relato da criação o homem é criado primeiro, convive e domina os animais. No entanto, tem uma vida solitária, pois falta de companhia do sexo oposto, como tinha os animais. Em todo relato criacionista, somente uma coisa é assinalada como não sendo boa: “que o homem estivesse só” o que reforça a ideia de que a sexualidade é algo bom e criado por Deus para a plenitude do ser humano. O sentimento de solidão de Adão “comove” o coração de Deus que afirma não ser bom que ele vivesse só. Deus então decide criar para uma companheira (Gn 2.18). Após a criação da mulher o homem a contempla e diz: “Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne”. Agora, ele tem uma companheira consanguínea, que o complementa e pode se relacionar afetivamente.  
O homem e a mulher foram criados com uma química no corpo que estimula o interesse e o prazer no ato sexual, respeitada a diferença de gênero que será tratada em capítulo posterior. A dopamina, que atua em certa área do cérebro e cria o senso de antecipação do prazer, que acrescentada com uma boa dose de testosterona, tanto no homem como na mulher, estimula o desejo sexual. Aliado a isso, foram criados com outras substâncias químicas que após o ato sexual criam o sentimento de ternura e ligação íntima. Esse sentimento produz o prazer mútuo e a necessidade de proximidade para uma vida sexual sadia, se não fosse assim, comprometeria a procriação humana. A interpretação equivocada do texto bíblico tem tirado de muitos casais o direito de participarem juntos do prazer sexual, além do prazer de gerarem filhos. 
A ética cristã, como base no relato da criação, define alguns padrões para o cristão.
Há certo consenso na ética cristã de que: a) Por certo Deus destinou o ser humano a buscar a realização sexual com outros seres vivos. A necrofilia ou atração sexual por cadáveres fere esse padrão; b) Deus destinou o ser humano à realização sexual com outro ser da mesma espécie. A zoofilia, ou atração sexual por irracionais fere esse padrão; c) Deus destinou o ser humano à realização com o sexo oposto. O homossexualismo fere esse padrão; d) Deus destinou o ser humano a se realizar sexualmente por livre manifestação da vontade. O estupro ou relação sexual à força fere esse padrão; e) Deus destinou o ser humano à realização sexual por amor. A prostituição fere esse padrão; f) Deus destinou o ser humano a relacionamentos estáveis que crescem e se aprofundam. A fornicação, ou relacionamentos sexuais efêmeros e sucessivos fere esse padrão; g) Deus destinou o ser humano a relacionamentos na amplitude da espécie. O incesto ou relacionamento sexual com parentes próximos fere esse padrão; h) Deus concebeu a atividade sexual como um ato de comunicação interpessoal. A masturbação, ou autorrealização sexual solitária, quando opção permanente fere esse padrão. i) Deus criou o ser humano a incumbência e a capacidade de reprodução da espécie. Ele é a fonte da vida e condena a morte. O aborto, ou destruição do ser enquanto ainda no útero, fere esse padrão; j) Destinou Deus o ser humano a fazer da atividade sexual um ato construtivo de afeto. O sadismo, ou prazer em fazer sofrer, e o masoquismo, ou prazer no sofrer, ferem esse padrão. (LISBOA, 2001, p. 41)
Deus criou o sexo e os instintos, tanto no homem como na mulher, com motivações tanto para a procriação como para o prazer dentro da instituição do matrimônio.
II. Sexo, uma Dádiva para Ser Desfrutada no Casamento 
O sexo no casamento e com a bênção da família 
Uma frase já muito repetida é comprovada neste verso, o casamento foi a primeira instituição criada por Deus. Gênesis 2.24 demonstra que o casal não é um elemento acidental, mas planejado, incluindo a participação das famílias envolvidas. As famílias bem estruturadas trazem consigo o papel forte dos pais na educação e formação dos filhos, principalmente, no momento da constituição de novas famílias. A Bíblia destaca a importância da família e o respeito entre os seus membros. Há que se considerar a questão cultural, identificar o que é o costume de uma época, mas preservar os princípios morais e éticos, que são permanentes.
No modelo do primeiro casamento, vemos Deus, que em muitos textos é relacionado com a figura do Pai, conduzir a Eva até o Adão. Ele os abençoou e deu a autorização para serem fecundos. Esse é o modelo ideal bíblico para a formação das famílias e a consumação do sexo. A epístola que foi escrita aos Efésios fornece alguns preceitos que norteiam o relacionamento entre o casal e entre pais e filhos. O autor aconselha a plena união entre os casados, num clima de amor e de respeito. Na Lei mosaica já estava previsto a participação da família e o incentivo para que os jovens recém-casados desfrutassem desse momento tão especial, sendo retiradas algumas responsabilidades do homem para que desfrutasse o primeiro ano de casamento com a sua jovem esposa:
Outras informações quanto à aprovação divina do ato sexual aparecem nos mandamentos e ordenanças que Deus deu a Moisés, para os filhos de Israel. Ali Ele dispões que, no primeiro ano do matrimônio, o jovem marido era desobrigado do serviço militar e de todas as responsabilidades de negócio (Dt 24.5), para que os dois pudessem conhecer-se um ao outro numa época de suas vidas em que o instinto sexual se achava no ponto mais elevado, sob circunstâncias que lhes dariam amplas oportunidades de fazerem experiências e desfrutarem delas. Reconhecemos também que este dispositivo da lei tinha o objetivo de possibilitar ao jovem “propagar a raça” antes de enfrenar sérios riscos de vida nos campos de batalha. Naquela época, não se usavam anticoncepcionais, e, como o casal podia ficar junto durante tanto tempo, é compreensível que tivessem filhos, logo nos primeiros anos do casamento. Há outro verso que ensina que Deus entendia claramente o instinto sexual que Ele próprio colocou no homem: “É melhor casar do que viver abrasado” (1 Co 7.9). Por quê? Porque existe uma forma lícita, ordenada por Deus, de se liberar a pressão natural que ele colocou nos seres humanos — o ato conjugal. Esse é o método básico de Deus para a satisfação do instinto sexual. É seu propósito que marido e mulher dependam totalmente um do outro para obterem satisfação sexual. (LAHAYE e LAHAYE, 1989)
No que tange aos filhos, exorta os à obediência. Aos pais, ele recomenda-os a bem cuidar de seus filhos (Ef 5.22—6.9). O modelo bíblico cristão é o início da vida sexual após o casamento com a participação das famílias. Portanto, para um bom encaminhamento se faz necessário um bom relacionamento entre os jovens casais e seus pais. Uma convivência com base no respeito e na boa comunicação entre os envolvidos. Os jovens precisam de uma orientação pré-nupcial sobre a sexualidade dos pais, podendo ser auxiliados por um departamento da família da igreja. Quanto maior o envolvimento das famílias e da igreja em uma educação sexual bíblica e coerente, melhor será a possibilidade de um casamento bem-sucedido. O modelo bíblico é a família como entidade básica da vida, em termos econômicos, espirituais, culturais, emocionais, entre outros, não prevendo o indivíduo em uma vida isolada. O casamento culmina a interação de duas famílias com a finalidade de estabelecer laços de parentesco entre si.
A Bíblia prescreve o casamento heteroafetivo e monogâmico
O modelo de casamento hetero e monogâmico está implícito em Gênesis 2.24. O casamento entre um homem e uma mulher (monogamia), macho e fêmea (hetero) com plena competência para procriar e gerar novos seres humanos (Gn 2.18-24; Mt 19.5; 1 Co 6.16). Portanto, esse é o padrão ideal a ser buscado por aqueles que acreditam na Bíblia como Palavra de Deus, regra de fé e conduta, e desejam estar dentro da vontade e bênção do Criador. 
O texto diz que o homem deixará o seu pai e a sua mãe, e é evidente que o mesmo se aplica à mulher. Na prática, normalmente, era a mulher que saía da casa paterna para morar com a família do marido (Gn 24.45-61; 31; entre outras citações). O termo “deixar” pressupõe que ambos estejam em condições de assumir tal compromisso, seja no aspecto físico, psicológico, econômico e financeiro. Dentro de condições normais e ideais, o novo casal deve se separar fisicamente de seus pais, assim terão liberdade para conduzirem suas vidas, agora independentes. Os pais se envolverão se convidados pelo casal, isso em situações extremas, caso contrário não haverá crescimento também nas demais áreas (econômico, financeiro e psicológico). A expressão do verbo “apegar-se-á à sua mulher” pressupõe aliança (Dt 11.22; Js 22.5); afeição (Rt 1.14;) e amor que une homem e mulher (Gn 34.3; 1 Rs 11.2).
O sexo sem culpa 
Para uma relação sexual sem culpa é preciso estar dentro do projeto de Deus para a sexualidade humana. O primeiro casal estava nu e não tinham vergonha de sua nudez. No estado ideal não havia motivo para se envergonharem ou sentirem culpa. Nesse estado, a nudez é a própria imagem de franqueza e confiança. Eles vão sentir vergonha somente quando estiverem no estágio da culpa pela desobediência, ou seja, a perda da inocência. Importante ressaltar, que a culpa não veio com o ato sexual em si, mas pela desobediência à Palavra de Deus. Da mesma forma, se o relacionamento enquanto namorados, noivos e casal estiver dentro do projeto ideal de Deus, respeitando os limites de cada estágio, não haverá sentimento de culpa. O sentimento que deverá prevalecer é o de realização. 
Muitas pessoas ainda se surpreendem quando se afirma que Deus criou os órgãos sexuais para o prazer do homem e da mulher, mas é isso que a Bíblia apresenta. Minirth e Minirth descrevem o processo químico durante o ato sexual e a importância do bom relacionamento entre o casal para um casamento saudável:
Levando em conta a química do sexo no corpo humano, não me surpreende o tempo e a energia que despendemos com sexo. Há várias substâncias químicas em ação, das quais uma, a dopamina, atua em certa área do cérebro chamada núcleo accumbens do sistema límbico, criando o senso de antecipação do prazer. Acrescente a isso uma boa dose de testosterona (que ocorre nos homens e nas mulheres), que estimula o desejo sexual, e a necessidade de fazer sexo pode ser irresistível. Depois da satisfação, outras substâncias químicas entram em ação para criar o sentimento de ternura e ligação íntima. Com o tempo, o ciclo recomeça. Deus criou o corpo humano. Ele também dotou cada pessoa com uma mente e a dignidade da escolha. Dentro dos laços matrimoniais, os desejos fortes têm o desígnio de incentivar proximidade por meio do prazer mútuo com certa regularidade. O ciclo varia de pessoa para pessoa e de casal para casal, mas é convenientemente regular. [...] Temos de nos conscientizar de que o desejo de sexo é tanto fisiológico quanto emocional e espiritual, e que conta muito em um casamento saudável. Pelo fato de as forças serem fortes e o risco alto, você e o seu cônjuge têm de estar abertos quanto às suas necessidades sexuais: os desejos, os padrões, os gostos, tudo. [...] E, por acordo mútuo, cada um tem de achar meios de satisfazer as necessidades sexuais do outro sem sacrificar a felicidade e a dignidade de qualquer um dos dois. (MINIRTH e MINIRTH, 2017, p.51,52)
Diferente do que se defende em algumas culturas, tanto o homem como a mulher foram criados para sentir prazer durante a relação sexual. Assim, não deve ser praticado apressadamente, nem com satisfação apenas de um dos cônjuges, mas de ambos. Entrar em um casamento sem esse claro entendimento pode causar sérios problemas no relacionamento entre o casal. Por isso, é fundamental que a compreensão ocorra durante a juventude para que ao chegar ao casamento o cônjuge desfrute de uma vida sexual sem culpa. Para um casamento feliz e realizado, o jovem precisa compreender antes de se casar, que Deus criou a sexo para a plena realização do homem e da mulher. Durante muito tempo na história se defendeu que o prazer no sexo era permitido somente para o homem e era privado à mulher. Para a mulher, sentir prazer durante a relação sexual era censurado e acompanhado da culpa, pois para ela a missão era somente de procriar. Infelizmente, em muitas culturas e mesmo em grupos do nossa sociedade isso ainda se repete. No entanto, se os jovens forem bem orientados, procurarão identificar as diferenças entre o homem e a mulher para chegarem ao clímax no relacionamento sexual, e juntos poderem desfrutar da benção divina para o sexo e serem felizes sob a bênção de Deus. 
*Adquira o livro do trimestre. NEVES, Natalino. Cobiça e Orgulho: Combatendo o desejo da Carne, o Desejo dos Olhos e a Soberba da Vida. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
Que Deus o(a) abençoe.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Lições Bíblicas Jovens 
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.