quinta-feira, 9 de maio de 2019

Lição 06 - 2º Trimestre 2019 - Quando eu Oro, o Papai do Céu me Perdoa - Maternal.

Lição 6 - Quando eu oro, o Papai do Céu me perdoa

2º Trimestre de 2019
Objetivo da lição: Que o aluno compreenda que Deus perdoa os nossos pecados.
Para guardar no coração: “[...] Ele perdoará os nossos pecados [...]” (1 Jo 1.9).
Nesta lição, o aluno vai conhecer uma parte da história do pecado do rei Davi. É importante ressaltar que Davi errou, mas ele se arrependeu e buscou o perdão do Papai do Céu. Deus é bom! Quando pecamos, nos arrependemos e buscamos o seu perdão, Ele nos perdoa. 
Considerando que nesta faixa etária o período de atenção da criança é muito curto, achamos interessante citar um trecho retirado do livro Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil, mas aqui está como fazer, da autora Ruth Beechick, publicado pela CPAD.
“O Mito do Período de Atenção
Existem muitas fórmulas para se chegar ao tempo de atenção das crianças em termos de minutos. A mais comum consiste em utilizar a idade da criança mais um. Ou seja, uma criança de três anos teria um período máximo de atenção de quatro minutos. Isto não é só um mito, como também é um meio inútil de se raciocinar com relação à atenção. Em vez de refletirmos sobre a atenção infantil em termos de minutos, deveríamos considerá-la sob o prisma das tarefas. A tarefa que propomos está num nível de dificuldade apropriado para nosso aluno? Ele a realiza até o fim? Com o nível de dificuldade adequado, uma criança pode, e frequentemente consegue, dar atenção à atividade proposta.
O mito do período de atenção se iniciou com algumas pesquisas que analisavam por quanto tempo uma criança conseguia se concentrar numa determinada atividade imposta pelo professor. Entretanto, tais testes foram feitos em situações experimentais. Se os pesquisadores tivessem observado menininhos brincando naturalmente com seus caminhões, derramando areia em baldinhos, ou uma criança sentada no colo de sua mãe, vendo as gravuras de um livro, os resultados de suas pesquisas teriam sido muito diferentes. Qualquer um que trabalhe com crianças sabe que em algumas ocasiões, com determinadas tarefas, o tempo de atenção delas pode ser surpreendentemente longo.
Portanto, não há nenhum fator interno que delimite a atenção das crianças num período específico de tempo. Consequentemente, o tempo não é o fator apropriado para o estudo da atenção infantil. Muito mais relevante é avaliar que tipo de tarefa atrai a atenção desses pequeninos e quais são as características essenciais nestas atividades — nível de dificuldade, características sinestésicas (de movimento) e visuais, e assim por diante. Como devemos preparar e apresentar as atividades de forma que lhes chame a atenção? Como podemos tornar o momento da história mais interessante que caminhões e areia?
Precisamos aprender a nos concentrar na atenção infantil, e não no tempo da atenção infantil.”
OFICINA DE IDEIAS 2
Depois de contar a história bíblica e realizar as atividades propostas na seção “Oficina de Ideias” da revista do professor, caso ainda haja tempo e queira realizar mais uma atividade manual, sugerimos que entregue para cada criança uma cópia da atividade proposta abaixo. As crianças deverão pintar a figura que mostra o que devemos fazer quando pecamos. Oriente os alunos para que pintem a figura da criança que está orando. Enquanto realizam a atividade, diga que o Papai do Céu perdoa os nossos pecados.
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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

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