sábado, 5 de setembro de 2020

Lição 08 - 3º Trimestre 2020 - Deus protege a minha família - Maternal.

Lição 08 - Deus protege a minha família


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial
Objetivo da lição: Que a criança saiba que Deus guarda a nossa família de todo perigo.
Para guardar no coração:[...] Tu foste o meu alto refúgio e proteção [...]” (Sl 59.16, ARC).
Pense...
“Deus quer todo o nosso eu, a nossa alma, representada na Bíblia muitas vezes pela palavra coração. A alma pensa, sente, tem vontades, decide e se comporta. Ela une temperamento, caráter, personalidade e comportamentos, e precisa ser submetida inteiramente a Cristo. 
Deus não olha para o que dizemos ou aparentamos ser, mas para o que realmente somos, para o que pensamos, para as intenções das nossas ações, e para cada atitude tomada por nós. 
Ele quer nossa personalidade, nosso eu interior, quer dominar sobre o nosso comportamento intencional, equilibrando nossa vida emocional – Deus deseja a nossa alma totalmente restaurada. E todas estas mudanças só serão possíveis com a nossa permissão” (Elaine Cruz – Equilíbrio Emocional - CPAD)
Cuidado com as crianças
“As pessoas que têm a responsabilidade de educar crianças na faixa etária do maternal, desempenham um papel fundamental no processo de desenvolvimento infantil, pois servem de intérpretes entre elas e o mundo que a cerca. Ao nomearem objetos, organizarem situações, expressarem sentimentos, os adultos estão cooperando para que as crianças compreendam o meio em que vivem e as normas da cultura na qual estão inseridas. Portanto, os diferentes profissionais envolvidos na educação infantil têm uma importante tarefa a cumprir, na tentativa de proporcionar às crianças experiências significativas, que venham a contribuir para um desenvolvimento agradável e sadio. São, portanto, mediadores entre a criança e o meio.
Um aspecto que merece ser considerado neste processo de desenvolvimento, refere-se à participação do adulto na construção da autoestima das crianças. Para que elas adquiram confiança em si mesmas, sentindo-se capazes de realizar algo, é fundamental que sejam aceitas e se sintam queridas pelos adultos” (FILIPE, Jane. Convivendo com crianças de 0 a 6 anos, editora Mediação).
Ideias para a aula
Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu protege a nossa família. Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e na revista do aluno, caso haja tempo, apresente algumas figuras de famílias (você poderá conseguir as imagens em revistas velhas ou retiradas da internet). Diga que nem todas as famílias são iguais, mas o Papai do Céu ama e protege a todas.  Peça que cada criança fale o nome do papai, da mamãe e dos irmãos (caso tenham irmãos). Pergunte o que elas mais gostam de fazer juntamente com a família. Conclua a atividade orando para que Deus abençoe a família de cada aluno. 
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Gênesis 6.13 – 8.22. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Setor de Educação Cristã

Lição 10 - 3º Trimestre 2020 - Gosto da Escola Dominical - Jd. Infância.

Lição 10 - Gosto da Escola Dominical


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial
Objetivos: Que a criança aprecie devidamente a Escola Dominical e o ensino da Palavra.
É hora do versículo:Esdras havia dedicado a sua vida a estudar, e a praticar a Lei do Senhor [...]” (Esdras 7.10)
 
Nesta lição, as crianças continuarão aprendendo que a igreja é a casa do Papai do Céu e devemos ter amor em estar na Escola Dominical, aprendendo na Palavra de Deus sobre os seus ensinamentos.
 
Após realizar todas as atividades propostas na revista do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo com a imagem de um coração. Reforce o versículo do dia e incentive as crianças a apreciarem a Escola Dominical e o ensino da Palavra. Peça que escrevam no coração palavras de amor e carinho pela Escola Dominical, ou peça que desenhem. Relembre que devemos guardar a Palavra de Deus em nosso coração, e é na Escola Dominical que aprendemos mais sobre a Palavra. 
 licao10 jardim coracao
 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
 
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância

Lição 09 - 3º Trimestre 2020 - Entrego a minha oferta na Igreja - Jd. Infância.

Lição 09 - Entrego a minha oferta na Igreja


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 
Objetivos: Que a criança aprenda a trazer suas ofertas a Deus de um modo mais consciente, e disponha-se a dar o dízimo daquilo que ganhar.
Aprendendo a Bíblia:[...] Tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo [...].” (Malaquias 3.10).
Nesta lição, as crianças continuarão aprendendo que a igreja é a Casa de Deus, e é o local onde entregamos nossos dízimos e ofertas. Talvez alguma de suas crianças podem não estar familiarizadas com essas palavras como “Templo”, “Oferta”, “Dízimos”.
“Histórias para a Aprendizagem
As crianças do jardim têm um aguçado interesse em aprender novas palavras. Mas prontamente aprendem as palavras concretas — pastor, pescador, túmulo. No entanto, mesmo as palavras concretas podem ter um significado mais abrangente do que as crianças são capazes de perceber. Por exemplo, a palavra rei traz à nossa mente tudo o que sabemos sobre reinar nacionalmente, lidando com outros líderes internacionais, realeza hereditária e outras ideias. A criança aprende apenas alguns detalhes específicos retratados nas histórias — os reis dão ordens, vivem em grandes palácios... Contudo, esta compreensão incompleta é o ponto de partida em direção à construção plena deste conceito, que crescerá conforme a criança crescer. 
As palavras longas parecem ser preferidas das crianças. Quando ensinarmos que Deus criou o ar, podemos utilizar a palavra atmosfera, por pura diversão. Tais palavras não são necessariamente as mais difíceis. Nosso objetivo não é introduzir apenas palavras curtas e sim, trabalhar a construção do significado das palavras ensinadas. E as histórias nos ajudam a fazê-lo.”Trecho extraído de: BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do Jardim de Infância: compreendendo  e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 50. Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância

Lição 08 - 3º Trimestre 2020 - Na Igreja Deus me Escuta - Jd. Infância.

Lição 08 - Na Igreja Deus me Escuta


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 
Objetivos: Após a criança participar ativamente das experiências de ensino bíblico em classe, ela aprenderá que Deus a escuta e lhe responde onde quer que lhe fale, mas Deus se agrada de que venha conversar com Ele em sua casa.
Aprendendo a Bíblia:[...] no seu templo ele ouviu a minha voz, ele escutou o meu grito de socorro.” (2 Samuel 22.7).
Nesta lição, as crianças continuarão aprendendo que a igreja é a Casa de Deus, e é o local onde falamos com Ele e nos ouve. Através da história de Ana que orou muito pedindo um filho a Deus, reforce este ensino. Ana orava em silêncio e o sacerdote Eli pensou que ela estava bêbada. Mas Ana não estava e o Papai do Céu ouviu a sua oração. Samuel foi o presente que Ana recebeu do Senhor como resposta de sua oração atendida. 
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem a cena em que Ana está orando pedindo um filho a Deus e o sacerdote está dizendo para ela ir embora que Deus ia ouvir a oração dela. Reforce que o Papai do Céu ouve a oração de seus filhos e realiza o impossível.
 licao8 ana jardim
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância

Lição 10 - 3º Trimestre 2020 - Três amigos na fornalha - Primários.

Lição 10: Três amigos na fornalha


 3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial
Objetivo: Assegurar os alunos que a vontade de Deus é que adoremos somente a Ele – o único e verdadeiro Deus.
Frase do Dia: Somente Deus merece a minha adoração.
Memória em ação: Não adore outros deuses; Adore somente a mim.” (Êxodo 20.3) 
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego
Enquanto Jovens, Ananias, Misael e Azarias foram deportados para a Babilônia. Receberam novos nomes (Sadraque, Mesaque e Abede-Nego respectivamente) e ordens para esquecerem de sua herança hebraica e da fé no Deus de Israel. Mas eles recusaram-se a concordar.
Quando Nabucodonosor erigiu uma estátua de si mesmo a propósito de adoração, os três hebreus recusaram-se resolutamente a ajoelhar.
(...) Essa foi uma postura corajosa. Os homens não apenas tinham fé num grande Deus, mas fortaleceram-se uns nos outros.
(...) Como você reage quando está diante de uma situação na qual manter suas convicções pode resultar em conseqüências desagradáveis? Você recua ou se levante e permanece firme? Para obter força extra e combater a tentação de ceder, encontre um ou dois amigos cristãos comprometidos a quem você possa prestar contas e ser encorajado a continuar fazendo o que é certo.
KENDRICK, M. 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, P. 226. 

Lição 09 - 3º Trimestre 2020 - A Boa Notícia dos Leprosos - Primários.

Lição 9 - A Boa Notícia dos Leprosos


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 
Objetivo: Enfatizar que a vontade de Deus é que nos amemos uns aos outros, como a nós mesmos. 
Frase do Dia: Trate os outros do jeito que você gostaria de ser tratado.
Memória em ação:Ame os outros como você ama a você mesmo.” (Gálatas 5.14b) 
Querido (a) professor (a), como anda o seu coração acerca do perdão e amor ao próximo? Como sempre enfatizamos aqui, antes de o Senhor Deus lhe usar para transmitir sua preciosa Palavra, Ele deseja primeiro ministrá-la a você, semeá-la no seu coração, antes de em qualquer outro. 
No próximo domingo vamos narrar aos Primários a história de alguns leprosos, que por causa de sua doença foram abandonados e banidos por seu povo para fora da cidade. Mesmo esta sendo a lei da época, pois não havia conhecimento de tratamento nem cura para a lepra, imagina a alma destas pessoas ao passarem por isso. 
Mas na reviravolta da vida, elas se depararam com a escolha de se alimentarem e deixarem para lá quem primeiro as deixaram, permitindo que morressem de fome ou abençoar aqueles que os abandonaram. 
Agora, tragamos para nossa realidade, pense nas pessoas que lhe retribuíram o bem com o mal, que a traíram ou a abandonaram... Como você tem respondido à atitude delas? De igual para igual ou as tem amado e tratado como você também gostaria de ter sido amado (a) e tratado (a) por elas?
Como podemos ver, este não é um assunto fácil de praticar, nem mesmo para os adultos que são mais maduros, imagine para as crianças. Por isso, ore bastante, prepare-se para esta aula, pedindo desde já que o Espírito Santo de Deus crie em todos nós, grandes e pequenos, corações como os de Jesus, que amou os que lhe perseguiram e até mesmo crucificaram.
Se durante a preparação desta aula, você sentir que necessita se consertar com alguém, seja para pedir perdão, perdoar ou mesmo liberar uma bênção sobre aqueles que a retiveram para você, peça ajuda ao Senhor para tal. Seja um exemplo, a Palavra viva de Deus para os seus pequeninos. 
Em classe, aplique a história também ao contexto deles. Introduza a lição perguntando se eles conhecem alguém que nunca divide seus lanches, brinquedos, que já os excluíram de brincadeiras, etc. Após ouvi-los com atenção (e sempre pronto a identificar se há algum caso mais sério que necessite de cuidados posteriores à aula), pergunte como eles agiram depois, quando eles é que estavam com o lanche gostoso, brinquedo legal ou coordenando uma brincadeira? Se eles deram o troco. 
Siga as demais orientações presentes em sua revista, sempre enfatizando que quando amamos ao próximo como a nós mesmos, até quando este próximo não fez o mesmo por nós, foi uma pessoa ruim, etc. o Senhor nos abençoa grandemente. E sempre enviará também aqueles de corações bondosos como os nossos para nos abençoar até em dobro.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Lição 08 - 3º Trimestre 2020 - O Livro Achado no Templo - Primários.

Lição 8 – O Livro Achado no Templo


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 
Objetivo: Explicar que na Bíblia encontramos a vontade de Deus.
Frase do Dia: A vontade de Deus está escrita na Bíblia.
Memória em ação:Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó Deus! Guarda a tua lei no meu coração.” (Salmos 40.8) 
Querido (a) professor (a), no próximo domingo vamos falar sobre as Escrituras Sagradas e sua importância tanto no passado como também no presente e futuro. Incentive sempre aos seus Primários a trazerem suas bíblias, as lerem em aula e também quando estiverem em suas casas. 
A cada texto áureo, peça que uma criança leia o versículo em sua Bíblia para a classe. Estimule esse contato com a Palavra, bem como o prazer em falar dela aos amiguinhos. Você pode promover dinâmicas com recompensas simples, por exemplo, solicitar um dever de casa: que decorem ao longo da semana o “Memória em Ação” da próxima aula e quem o acertar no domingo seguinte seja premiado. 
Sabemos que em cada região do país e até mesmo fora dele – aonde pela graça de Deus nosso material alcança – há uma realidade distinta, tanto cultural como econômica e, portanto, as crianças também estão em níveis diferentes de desenvolvimento e leitura. Por isso, procure conhecer bem as peculiaridades da sua classe e ir adaptando cada dica e orientação ao contexto em que seus primários estão inseridos. Se mais avançados na leitura, cobre um pouco mais, instigue-os além, se com dificuldades, adapte o exercício, leia e peça que ele apenas acompanhe e complete lendo uma ou outra palavra, etc. O importante é incluir e motivar a todos cognitivamente e em especial no conhecimento da Palavra de Deus.
Para ilustrar a história de hoje, antes da aula começar e qualquer aluno chegar esconda uma Bíblia. Você pode colocá-la dentro de uma caixa similar a um baú de tesouro (como o molde abaixo).  
molde
Após a introdução da lição, contando mais acerca do “menino rei”, diga que na sala também há um tesouro escondido e peça um voluntário por vez para tentar encontrar. Cada um poderá checar apenas em 1 lugar, errando o palpite cederá a chance ao próximo. Para tornar um pouco mais desafiador, dependendo da realidade de sua sala de aula, tal brincadeira poderá ser feita com a criança de olhos vedados seguindo as instruções de outra voluntária ou de todas as demais, tudo, claro, sob sua proteção. 
Quando encontrarem o baú, pergunte sobre que tesouro acham ter ali dentro. Em seguida, abra e explique porque a Palavra de Deus é um grande e valioso tesouro e o quanto ela pode mudar o mundo para melhor quando encontrada e praticada. Prossiga contando a história de hoje, todas as maravilhas que encontrar este tesouro fez na época do reinado de Josias. 
Ao final da aula, ore com as crianças para que nunca deixemos que se perca em nossos corações e prática de vida o tesouro que é a Palavra de Deus.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD 

Lição 10 - 3º Trimestre 2020 - Meu Sonho se tornou Realidade - Juniores.

Lição 10 - Meu Sonho se tornou Realidade


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial
Texto Bíblico: Gênesis 42.6-38.
Na lição desta semana seus alunos aprenderão com a história de José que Deus é fiel para cumprir suas promessas. Depois passar por muitas lutas, sofrimentos, injustiças e perseguições, finalmente, chega o dia em que as promessas de Deus se cumpriram na vida de José. Os sonhos que Deus havia plantado no coração de seu servo estavam prestes a acontecer. Por conta disso a história de José seria relembrada e pregada até os dias atuais como referência de fé e fidelidade a Deus.
É importante destacar novamente que as lutas e adversidades que José enfrentou moldaram o seu caráter de modo a prepará-lo para o tempo certo em que as promessas de Deus haviam de se cumprir. Nada foi por acaso na vida de José, antes tinha um propósito e assim os seus alunos devem ser ensinados. As lutas e dificuldades que o crente enfrenta contribuem para o fortalecimento da sua fé. O que não pode ser desconsiderado da história de José é que Deus determinou um tempo certo para que todas as promessas se cumprissem na vida de seu servo. Deus tem um tempo certo para cada realização, até mesmo os tempos ruins na vida de José somaram para que ele entrasse na galeria dos heróis da fé (cf. Hb 11.22).
Vale ressaltar também que o coração de José precisava estar aberto para perdoar seus irmãos por toda a maldade que eles fizeram José passar. O comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 99) discorre sobre o arrependimento dos irmãos de José: 
Os irmãos de José reconheciam agora sua culpa pelo seu tratamento impiedoso com José, vinte anos antes (Gn 37.2; 41.46, 53, 54). Concluíram que Deus estava lhes aplicando o justo castigo pelo seu crime (vv. 21, 22). Muitas vezes, quando temos pecado oculto em nossa vida, Deus age para despertar nossa consciência e vermos a nossa culpa. Nesses casos, podemos, ou endurecer o coração ou humilhar-nos diante de Deus, confessar o pecado e decidirmos andar em retidão.
No caso dos irmãos de José, eles reconheceram o erro cometido e se prostraram diante de José com medo de que o governador do Egito lhes fizesse algum mal. Não imaginavam que estavam diante do próprio irmão que haviam vendido. Mas o mais importante nesse contexto é o amor de Deus que transformou o coração de José para que ele perdoasse os seus irmãos. Da mesma forma, ensine a seus alunos que devemos sempre confiar na justiça de Deus e pedir que Ele nos ajude a perdoar aquelas pessoas que nos fizeram algum mal no passado. Explique que Deus tem muitas promessas para cumprir em nossas vidas e muitas delas só se cumprirão se o Senhor encontrar em nós um coração pronto a amar e perdoar aqueles que nos trataram mal algum dia. Compartilhe com seus alunos que a ira não opera a justiça de Deus, mas o perdão atrai muitas bênçãos.
Tenha uma boa aula! 

Lição 09 - 3º Trimestre 2020 - Sentir fome não era o meu sonho - Juniores.

Lição 9 - Sentir fome não era o meu sonho


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 
Texto Bíblico: Gênesis 41.46-57; 42.1-5.
Na lição desta semana seus alunos aprenderão que o Senhor é aquele que supre as necessidades de seus servos em todo o tempo. Após passar anos difíceis na terra do Egito, seja como escravo ou prisioneiro, José, finalmente, experimenta a exaltação de Deus em sua vida. Faraó o havia designado para governar todo o Egito, mas isso não significava que José não enfrentaria grandes desafios na realização de suas atividades. Entretanto, a presença de Deus era firme com José e tudo o que o servo do Senhor fazia era com sabedoria e inteligência.
É importante destacar a capacidade que José tinha para o seu tempo. Ele não apenas teve a inteligência para administrar a crise de fome no país como também fez os maiores esforços porque, certamente, sabia o que era sentir fome, pois havia sido escravo e prisioneiro. Quando tudo estava prosperando, José soube administrar os recursos para os tempos de crise, e quando a fome chegou todo o Egito tinha sementes para vender (cf. Gn42.47-49, 57). Não apenas o Egito, mas toda a Canaã foi abençoada pela atitude sábia de José.
Deus cumpriu as promessas que fez a José, instituindo-o como a maior autoridade do Egito depois de Faraó. Entretanto, ele não ficou isento de enfrentar as consequências de vivenciar os sonhos de Deus. Este é um ponto interessante a conversar com seus alunos. Viver as promessas de Deus, trabalhar intensamente em prol do seu Reino não nos garante que ficaremos livres de enfrentarmos injustiças. É preciso trabalhar a confiança em Deus e aprimorar a paciência mediante a fé, como afirma o apóstolo Paulo aos romanos (cf. Rm 5.1-5).
O período de fome que se desencadeou não apenas na terra do Egito, mas também em toda a região de Canaã, foi um teste para a fé de José. Ele precisava crer até o fim que Deus proveria as necessidades de todos os que estavam debaixo de sua autoridade. Isso prova o compromisso de ser responsável na função que lhe foi confiada e compaixão para com os que precisavam de mantimento. A prosperidade do Egito resolveu o problema da fome para outros povos ao redor. “Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas, quando o ímpio domina, o povo suspira” (Pv 29.2).
Deus foi fiel com José, tanto que até mesmo a sua família, depois de muitos anos afastada, foi abençoada pelas decisões do servo de Deus. Seus irmãos desceram para comprar mantimento no Egito e também foram abençoados com a provisão (cf. Gn 42.1-5). Quando o nosso trabalho é abençoado o Senhor provê também para os que são nossos familiares. O Senhor não deixa faltar nada para aqueles que são seus!
Aproveite e traga à memória de seus alunos os pedidos de oração que seus alunos fizeram no início do trimestre. Pergunte se eles já alcançaram o que pediram a Deus quando escreveram a carta de oração. Reforce aos seus alunos que tudo tem um tempo determinado por Deus, que a resposta de cada oração é chegada com um propósito especial. O que pedimos a Deus será benção não apenas para nós, mas também para muitas pessoas que estão a nossa volta. Aproveite e convoque seus alunos a escreverem uma carta de agradecimento pelas bençãos recebidas. Ser grato a Deus é o nosso dever como servos!
Tenha uma boa aula!

Lição 08 - 3º Trimestre 2020 - Recompensado por Interpretar um Sonho - Juniores.

Lição 8 - Recompensado por Interpretar um Sonho


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 
Texto Bíblico: Gênesis 41.1-45.
Na lição desta semana seus alunos aprenderão que todo o bem que realizamos para o próximo tem uma recompensa. Foi isso que aconteceu na vida de José que, mesmo sendo injustiçado mais uma vez, não deixou de fazer o bem para o próximo. Depois de muito tempo na prisão, José já poderia ter enfraquecido na fé e deixado o seu caráter se deteriorar, tornando-se uma pessoa amarga e pessimista. Mas Deus tem seus propósitos e sabia que poderia contar com José. As lutas que o servo de Deus passou não eram para torná-lo uma má pessoa, e sim para aperfeiçoá-lo e foi o que aconteceu.
A primeira lição que podemos observar foi o comportamento de José. Ele não se deixou levar pelas mais uma vez pelas circunstâncias. A Bíblia relata que nos episódios em que José foi injustiçado a benignidade de Deus estava com seu servo (Gn 39.3, 23). Deus não abandonou José e a prova disso é o fato de que ele teve êxito na casa de seu senhor Potifare também na prisão. O futuro de José era promissor. Ele não deixou se contaminar pelos males da vida e não se tornou uma pessoa ruim. Mais uma vez o bom comportamento do servo de Deus fez a diferença.
Em segundo lugar é importante ressaltar que aquelas adversidades serviram para aperfeiçoar o caráter de José. Na Bíblia de estudo Pentecostal (CPAD, p. 95) encontramos uma abordagem sobre o assunto:
José mantinha a sua fé em Deus, mesmo quando estava confinado no cárcere, sem motivo, durante pelo menos dois anos. Suas interpretações dos sonhos de Faraó, por revelações do Espírito de Deus, resultaram na oportunidade para sua libertação imediata e ato contínuo, na sua ascendência à posição de autoridade. Essa narrativa salienta que, embora Deus não seja a causa de tudo que acontece (Gn 39.7-23). Ele pode usar até circunstâncias adversas para fazer cumprir a sua vontade, visando ao nosso bem, segundo os seus propósitos (cf. Rm 8.28).
É importante destacar para seus alunos que as adversidades devem contribuir para o nosso aprendizado. Aprender lidar com as injustiças é uma lição que os pais não estão acostumados a ensinar para os filhos. Pelo contrário, muitos pais ensinam os filhos a serem mimados e a receberem tudo com facilidade, mas a vida mostrará que as grandes conquistas não são fáceis de serem alcançadas e, por isso, seus alunos precisam aprender a serem fortes. Aproveite e converse com seus alunos sobre esta necessidade e conte-lhes a sua experiência, juntamente com o testemunho de José e mostre que com esforço e confiança em Deus é possível vencer e alcançar as promessas de Deus para nossas vidas.
Tenha uma boa aula!

Lição 10 - 3º Trimestre 2020 - A Destruição do Meio Ambiente - Pré Adolescentes.

Lição 10 - A Destruição do Meio Ambiente


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial
A lição de hoje encontra-se em: Gênesis 2.4, 5; 2.15; Salmos 104.5, 6, 24,31, 32.
Na lição desta semana seus alunos aprenderão sobre a responsabilidade outorgada por Deus ao homem de cuidar do nosso planeta. Devido ao progresso e a industrialização a natureza tem sofrido muito com o passar dos anos. Isso se deve ao interesse do homem em explorar a natureza e retirar dela os recursos necessários para a sua subsistência. Todavia, a motivação para a extração dos recursos não é apenas melhorar a qualidade de vida, mas também a ganância pelo enriquecimento.
Falar sobre a preservação do meio ambiente com seus alunos é fundamental na fase em que estão vivendo. Seus alunos precisam aprender sobre o cuidado socioambiental e o uso inteligente dos recursos da natureza. Caso contrário esses recursos poderão se esgotar ou pelo menos tornar-se-ão escassos. Mas a nossa responsabilidade em cuidar da natureza vai além da responsabilidade socioambiental. É preciso zelar pelo meio ambiente porque esta é uma ordenança de Deus.
Quando Deus instituiu o homem no jardim do Éden, Ele ordenou a Adão que cuidasse e lavrasse o jardim (Gn 2.15). De acordo a Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 35):
Adão, o primeiro homem, era santo, livre do pecado, e vivendo em perfeita comunhão com Deus. Era o primor da criação de Deus e foi lhe dada a responsabilidade de trabalhar sob as diretrizes de Deus, no cuidado da sua criação. Esse relacionamento harmônico entre Deus e a raça humana findou por causa da desobediência de Adão e Eva (Gn 3.6, 14-19; Is 43.27; Rm 5.12).
Infelizmente a humanidade seguiu por um caminho errado e a natureza deixou de ser administrada para ser destruída. Devido à ganância pelo dinheiro o meio ambiente tem sofrido a degradação constante. O distanciamento de Deus tem corrompido a visão da humanidade no tocante à responsabilidade outorgada por Deus para cuidar do meio ambiente. Somente a graça de Deus e o conhecimento da verdade podem renovar o entendimento do homem para que ele entenda que a preservar a natureza é zelar pelo bem-estar próprio e das próximas gerações.
Aproveite a ocasião e divida a classe em grupos. Eles deverão pesquisar em jornais e revistas reportagens que tratam sobre os cuidados com o meio ambiente. Os grupos deverão preparar cartazes que trazem essas matérias e quais os esforços que têm sido realizados no intuito combater a degradação do meio ambiente.
Tenha uma ótima aula! 

Lição 09 - 3º Trimestre 2020 - A Multiplicação da ciência - Pré Adolescentes.

Lição 9 - A Multiplicação da ciência


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 
A lição de hoje encontra-se em: Daniel 2.20, 21; 12.4b; 1 Coríntios 13.2, 8.
Na lição desta semana seus alunos aprenderão que o avanço da ciência trouxe muitos benefícios para a sociedade. O progresso já havia sido previsto na palavra de Deus, chegaria um tempo em que experimentaríamos as mudanças trazidas pela multiplicação da ciência (cf. Dn 2.20, 21). Estamos vivendo neste tempo, muitas mudanças que seus alunos experimentam nos dias atuais, certamente, não fizeram parte da sua infância, caro professor. Neste contexto, é importante pensar que o formato como fazemos uso da tecnologia ou a velocidade como acessamos as informações não podem afetar a maneira como nos relacionamos com Deus e com o próximo. As facilidades da tecnologia não podem distrair os que servem a Deus de modo que nos esqueçamos da nossa responsabilidade como igreja. 
Para refletirmos nesta aula sobre o assunto vale destacar novamente que a ciência em si não é contraria à Palavra de Deus. O grande problema é quando pessoas mal intencionadas utilizam a ciência para negar a existência do Criador ou mesmo rejeitar a sua ajuda. O avanço tecnológico é uma bênção, fruto da inteligência humana, concedida por Deus. Mas esta capacidade divina precisa ser usada para o beneficio da sociedade e não para promover o pecado.
É importante enfatizar que o uso das tecnologias como o avanço de celulares smartfones, computadores de alta resolução, sem contar a velocidade da internet e o acesso a todo tipo de informação na palma da mão influenciam no comportamento da sociedade. Os adolescentes, por exemplo, são os mais afetados, inclusive pela preocupação exacerbada com a própria imagem ou com a opinião alheia. De outro modo, o progresso tecnológico melhorou os meios de comunicação, de transporte e até mesmo a forma como aprendemos. 
Embora a inovação tenha trazido inúmeros benefícios um ponto importante que deve ser observado pelas famílias diz respeito ao relacionamento com Deus. É fundamental que seus alunos compreendam que não devemos permitir que essa quantidade enorme de tecnologia que nos cerca venha nos privar de orar, ler a Bíblia e compartilhar das amizades que Deus nos concedeu na igreja (1 Tm 4.13). Apesar de estarmos passando por um tempo de distanciamento social devido à pandemia do Coronavírus, esta é apenas uma fase que logo há de passar e a nossa comunhão e comunicação com os demais irmãos deve permanecer intensa.
Aproveite a aula desta semana e converse com seus alunos sobre a forma como eles fazem uso das tecnologias no dia a dia. Você pode promover uma sala de bate-papo online e conversar com seus alunos sobre o conteúdo desta semana. Faça algumas perguntas sobre a aula e procure discutir de que forma a inovação tecnológica ou progresso científico influencia na nossa relação com Deus e com os irmãos.
Tenha uma excelente aula!

Lição 08 - 3º Trimestre 2020 - Quem é Esse aí? - Pré Adolescentes.

Lição 8 - Quem é Esse aí?


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 
A lição de hoje encontra-se em: Salmos 139.1, 2, 7; 13-16, 23, 24.
Na lição desta semana seus alunos aprenderão que muitas vezes serão confrontados na escola ou mesmo na vida em sociedade a respeito do que pensam sobre os avanços da ciência. Dentre os assuntos mais intrigantes e que vem sido discutido nos últimos anos está a clonagem humana. Longe de ter o amparo bíblico a clonagem humana é resultado da tentativa maligna de pessoas que não reconhecem a soberania de Deus. É uma ideia absurda de tentar brincar de ser Deus como se o ser humano fosse como os animais que podem ser criados e recriados sem que isso traga consequências para aqueles que a praticam.
Primeiramente é importante compreender o posicionamento ético dos cristãos no tocante à clonagem. Elinaldo Renovato aborda o assunto no livro Ética Cristã (CPAD, p. 223):
O embrião humano não deve ser manipulado como se manipulam embriões de animais. Isto porque o ser gerado, mesmo em seus primeiros dias, é um ser humano genuíno, originário da união do espermatozoide e do óvulo, cuja geração deve ser fruto da união de um homem e de uma mulher, num ato de amor, conforme o plano de Deus; e não como fruto de experiências como às que se fazem com seres infra-humanos. No Gênesis, que é a base bioética cristã, Deus criou um homem e uma mulher para, a partir deles, encher a terra (Gn 1.27,28).
Informações publicadas na imprensa dão conta de que, mesmo que nasçam bebês vivos, falhas genéticas poderão ocorrer em seus organismos, como ocorreu com a ovelha Dolly. [...] a ovelha apresenta um envelhecimento precoce, com células de uma ovelha, de modo idêntico ao animal que lhe deu origem, que tem doze anos. As experiencias com animais mostram que alguns nasceram no ventre, ou logo após o nascimento. O mesmo ou falhas piores poderão ocorrer em embriões ou clones humanos, o que é, sem dúvida, moralmente inaceitável. Se um embrião for sacrificado, isso se constitui num assassinato de uma vida que tem todas as possibilidades para vir à luz. É uma eutanásia ativa em procedimento, como meio para evitar o sofrimento do nascituro. Porém, como vimos [...] a ética cristã rejeita esse tipo de ação.
Assim sendo a ética cristã aponta para um completo posicionamento de rejeição a qualquer ideia que não reconheça a existência e soberania de Deus sobre toda a criação. A ciência e o avanço tecnológico são grandes conquistas que trouxeram muitos benefícios para aa humanidade. Como vimos em lições anteriores a ciência pode e deve andar lado a lado com a fé, porém qualquer tentativa de usurpar o lugar de Deus na criação e preservação da vida humana não pode ser aceita com naturalidade.
Converse com seus alunos e realize um debate sobre os atributos incomunicáveis de Deus, ou seja, aquelas qualidades que pertencem somente a Deus. Dentre elas está a onipotência, que é a capacidade de poder realizar qualquer coisa ou trazer a existência o que não existe, com exceção a qualquer pratica que não envolva o pecado. Explique que o ser humano, por mais que se esforce, nunca alcançará a poder de Deus. Você pode pedir que os alunos realizem pesquisas em grupos e tragam para a aula o que descobriram durante a semana, de forma que cada grupo poderá apresentar a sua contribuição para o assunto.
Tenha uma boa aula!

Lição 10 - 3º Trimestre 2020 - Como relacionar-se com o próximo - Adolescentes.

Lição 10: Como relacionar-se com o próximo


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial
Objetivos: 
    1. Desenvolver os aspectos básicos para um bom relacionamento.
    2. Identificar as dificuldades para se adquirir ou manter boas amizades.
    3. Desenvolver atitudes indispensáveis para a conservação de boas amizades.
 
Enfoque Bíblico: “O amigo ama sempre, e na desgraça ele se torna um irmão.” (Provérbios 17.17)
O ser humano é um ser relacional. Nascemos, crescemos e nos desenvolvemos em companhia de outras pessoas. Mas, os relacionamentos nem sempre são fáceis, eles são permeados por diversos contextos, princípios e/ou conflitos.
 
Esta lição tem a proposta de dar aos adolescentes ferramentas e princípios bíblicos para eles utilizarem em suas relações com a família, amigos e conhecidos.
 
Entretanto, cabe-nos aqui destacar que amizade, comunhão, envolvimento pessoal é uma necessidade humana muito intensa na adolescência. Em outras palavras, o adolescente sofre mais com a solidão do que o adulto. Para aprofundarmos a reflexão sobre essa questão, selecionamos um trecho do livro “Liderando Adolescentes”:
 
O adolescente quer Relacionamento  
 
“Os adolescentes desejam estar conectados. Não apenas no âmbito da tecnologia, mas também na esfera dos relacionamentos. É impossível liderá-los de forma efetiva sem criar vínculos emocionais com eles. O relacionamento é o meio mais poderoso para influenciar. Por isso, o líder deve estar atento a essa demanda do coração teen: eles querem conexão.  
 
Os adolescentes desejam ser abraçados e aceitos por sua própria família, primeiramente. É natural que nessa fase eles se afastem um pouco dos pais, pois estão em busca de sua própria identidade e independência. Entretanto, isso não significa que não desejam o amor paternal.  
 
É claro que eles querem receber atenção, carinho e cuidado dos pais. Mesmos àqueles que são menos expressivos desejam ser compreendidos e amados.
 
Infelizmente, nem todas as famílias tem um padrão de convívio sadio. Quando o adolescente advém de um lar assim, a liderança precisa apresentar o padrão bíblico e cristão de relacionamento, para que ele possa a partir das novas referências construir relações saudáveis.  
 
Eles dedicam-se muito aos relacionamentos externos ao círculo familiar. Os adolescentes amam fazer amigos. A amizade, o grupo de colegas da escola, os irmãos na igreja e as experiências vividas junto com eles são importantes para meninos e meninas. Isso porque o sentimento de pertença ao grupo fortalece sua auto-estima.  
 
No âmbito eclesiástico, o grupo fortalece a fé. Os relacionamentos inter-pessoais trazem pessoas até a Cristo e as mantém com Ele em meio aos momentos de dificuldades.  
 
Por isso é tão relevante que a liderança dos adolescentes seja capaz de criar um ambiente favorável à comunhão. A comunhão é importante para todos. O líder precisa promovê-la.  
 
Existem algumas estratégias que facilitam a construção de relacionamentos interpessoais e que fortalecem a comunhão. São eventos informais e sem uma agenda específica, tais como um café da manhã, um passeio ou uma gincana. Qualquer coisa que aconteça fora da rotina ministerial. Estes são eventos de consolidação. São eficazes até com os adolescentes mais tímidos e calados – pois desburocratizam o processo de aproximação pessoal. Invista nisso!  
 
Entretanto, existe ainda outra frente de trabalho para o líder que se esforça para manter a comunhão entre os liderados: a mediação de conflitos. Os desentendimentos entre os adolescentes são inevitáveis. Eles sempre irão acontecer. O líder vai precisar agir como um pacificador nesses momentos, garantindo que o desfecho seja a edificação de todos. A comunhão sempre vai precisar de manutenção.”
 
VAZ, Flavianne. Liderando Adolescentes: Orientações fundamentais para líderes, professores e pais. Rio de Janeiro: CPAD, p. 56,57. 

Lição 09 - 3º Trimestre 2020 - Aprenda a Perdoar - Adolescentes.

Lição 9 - Aprenda a Perdoar


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 
Amar ao próximo é um dos mandamentos centrais do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Perdoar ao próximo é um dos maiores desafios que encontramos na jornada de obediência a este mandamento.
Perdoar é sublime, é gracioso, é libertador. Jesus nos amou e nos perdoou primeiro. Foi o Mestre quem abriu o caminho do perdão para nós trilharmos. Por isso, é tão importante e imprescindível que aprendamos a fazê-lo. 
Max Lucado, em seu livro “Simplesmente como Jesus”, aborda de forma impressionante uma das cenas mais graciosas de Cristo com seus discípulos, a qual muito nos ensina sobre a prática do perdão. Vejamos...
COM UMA TOALHA E UMA BACIA
“De todas as vezes em que vemos Jesus ajoelhar-se, nenhuma é tão preciosa como aquela em que se ajoelhou diante de seus discípulos e lavou-lhes os pés.
Isso aconteceu pouco antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que era chegada a hora de deixar este mundo e ir para o Pai. E tendo amado os seus que estavam no mundo, mostrou nessa ocasião a completa extensão de seu amor.
Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes, ... e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido (Jo 13: 1-5).
Tinha sido um longo dia. Jerusalém estava repleta de convidados para a festa da Páscoa, a maioria dos quais clamava por ao menos ver rapidamente o Mestre. O sol da primavera é quente. As ruas estão secas. E os discípulos longe de casa. Um mergulho em água fria seria refrescante.
Os discípulos entram, um a um, e tomam lugar em volta da mesa. Na parede há uma toalha pendurada e, no chão, uma jarra e uma bacia. Qualquer um dos discípulos podia se apresentar como voluntário para esse trabalho, mas nenhum o faz. (...)
Nos dias de Jesus, a tarefa de lavar os pés era reservada não apenas aos servos, mas aos servos de menor escalão.Toda a organização possui a sua hierarquia, e a dos trabalhadores domésticos não era exceção. O servo que se encontrava na base da estrutura hierárquica, o mais simples, era aquele que deveria ajoelhar-se com a toalha e a bacia.
Nesse episódio, aquele que está com a toalha e a bacia é o Rei do universo. As mãos que formaram as estrelas agora lavam a sujeira. Os dedos que fizeram as montanhas agora esfregam dedões. (...)
Você pode estar certo de que Jesus conhece o futuro de cada pé que está lavando. Esses vinte e quatro pés não seguirão a seu Mestre no dia seguinte, defendendo a sua causa. (...)
Veja o presente que Jesus dá a seus seguidores! Ele conhece o que aqueles homens estavam prestes a fazer. Ele sabe que estavam a ponto de cometer o ato mais vil de suas vidas. Pela manhã sepultarão suas cabeças na vergonha, e olharão para seus pés com amargura. E quando o fizerem, Ele quer que se lembrem de seus joelhos dobrando-se diante deles e como lhes lavou os pés. Ele deseja que os seus discípulos compreendam que aqueles pés ainda estão limpos. "O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois" (Jo 13.7).
Extraordinário. Jesus perdoou-lhes os pecados, antes mesmo que o cometessem. Ele ofereceu misericórdia antes que eles a buscassem.”
LUCADO, Max. Simplesmente como Jesus. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p. 29-31.

Lição 08 - 3º Trimestre 2020 - Tenha cuidado com o que fala - Adolescentes.

Lição 8 - Tenha cuidado com o que fala


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial
ESBOÇO DA LIÇÃO
A língua e seus efeitos?
Guardando a língua do mal?
O controle da língua
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Identificar os danos causados pelo mau uso da língua;
Reconhecer a necessidade de se guardar a língua do mal;
Aplicar os passos indispensáveis para obter o controle da língua.
MATURIDADE CRISTÃ
A forma como lidamos com o falar tem a ver com a sabedoria que desenvolvemos ao longo da vida cristã. Nesse sentido, o pastor Antonio Gilberto apresenta a importância do crescimento espiritual e o desenvolvimento da vida cristã. Esse processo deve acontecer já na fase da adolescência: 
Sobre o crescimento e a maturidade na vida cristã, encontramos, por exemplo, as passagens de 2 Pedro 2.2, João 6.63 e Mateus 6.11. Mas, a Bíblia fala ainda:
a) Da nutrição para o crescimento espiritual do crente (Hb 5.11-14).
b) Da maturidade em atraso no crente: “pelo tempo (...)” (Hb 5.12). Ler ainda 1 Coríntios 3.1-4.
c) Dos crentes subdesenvolvidos espiritualmente (1Co 13.11).
Todos são “meninos” na fé na fase da conversão; até o apóstolo Paulo o foi (Ef 4.13-15). Todos devem procurar atingir a maturidade cristã (Cl 1.28,29). Um crente sempre imaturo é um problema para ele mesmo e também para os outros.
Não devemos viver em meninice espiritual. Efésios 4.14 afirma: “Para que não sejamos mais meninos inconstantes (...)”. Crianças, no sentido físico, são relativamente fáceis de detectar; no sentido espiritual, também, havendo, é claro, exceções!
Vejamos a seguir alguns sinais de meninice espiritual do crente:
a) A criança fala muito;
b) A criança, por natureza, é egoísta (tudo é “eu”; tudo é “meu”);
c) A criança brinca muito;
d) A criança “briga” muito;
e) A criança dorme muito (e dorme em qualquer lugar);
f) A criança gosta muito de ruído, de barulho (E gosta geralmente nos momentos mais impróprios para os adultos! Quanto mais barulho, mas a criança gosta!);
g) A criança gosta muito de doces (Pv 25.16,27; Lv 2.11), e doce engorda, e engordar não é crescer;
h) A criança é muito sentimentalista, vive pelo que sente; é muito sensível; chora por qualquer coisa; amua-se por qualquer coisa e amua-se num instante;
i) A criança é muito crédula, não questiona as coisas, crê em tudo sem argumentar e aceita tudo sem testar e sem discutir;
j) A criança não gosta de disciplina, não gosta de obedecer (Mas, saiba-se também que é impossível viver uma vida santa e vitoriosa apenas pela obediência à lei de Deus; é preciso também a predominância do Espírito Santo em nossa vida, para que, além de obedecer a Deus, agrademos a Deus);
l) A criança é fantasiosa, exagera as coisas, cria o seu mundo para si;
m) A criança pequena não tem equilíbrio, não tem firmeza, tropeça com facilidade, escorrega, cai;
n) A criança é imitadora, e imita, inclusive, o ato de trabalhar (brincando de trabalhar);
o) A criança é fraca em geral, jamais tem resistência como um adulto;
p) E a criança não entende coisas difíceis, coisas de gente grande (2Tm 3.16,17).
Como criança, devemos ser apenas no que diz respeito à simplicidade (Mt 18.3,4).
A Palavra de Deus (2Tm 3.16) é o principal instrumento da maturidade cristã. “Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2Tm 3.17).1

Lição 10 - 3º Trimestre 2020 - As mensagens subliminares - Juvenis.

Lição 10: As mensagens subliminares


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial
Objetivos:     
1. Saber o que são mensagens subliminares.    
2. Descobrir onde estão presentes as mensagens subliminares.    
3. Aprender os meios de se defender das mensagens subliminares.
Enfoque Bíblico:Aconselho-te... que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.” (Apocalipse 3.18b)
O Foco desta aula é mostrar aos alunos a importância de cultivarem a saúde emocional. Para reforçar o preparo da sua aula, selecionamos uma palestra da Drª Valquíria Salinas sobre “Como ter uma mente saudável”, disponível na TV CPAD:
Conheça a Dr Valquíria Salinas:
BIOGRAFIA*
Valquíria Salinas é cristã evangélica, com vasta formação na Psicologia e áreas correlatas. Faz um sólido trabalho pastoral e de aconselhamento ao lado de seu marido e pastor.
Traz para o cenário cristão, de forma clara e simples, temas e abordagens do aspecto psicológico do ser humano e sua relação espiritual com Deus, tudo de forma clara, simples e direta. Seja para adolescentes e jovens, para mulheres, casais ou família, no templo, no acampamento ou em empresas, a Psicóloga Valquíria Salinas fala sem achismos.
Tem experiência de 16 anos de atendimento diário em seu consultório de psicologia onde ainda atende, atuou em 2 Hospitais Psiquiátricos e foi voluntária no SOS - para recuperação de drogados e alcoólatras – durante 5 anos. Está à frente do Culto Regional de Mulheres, que reúne cerca de 3 mil mulheres mensalmente, na Assembleia de Deus na cidade de Sorocaba-SP.
FORMAÇÃO*
Formada em: Adm de Empresas, Psicologia e Psicologia Clínica, Licenciatura, Teologia. Pós-Graduação em Psicodinâmica, Diagnósticos Psicanalíticos (Sedes Sapientaie), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Psicoterapia Breve, Psicanálise – Teoria e Clínica, Formação de Grupos Operativos – Psicologia Social. Formação em Terapia Sistêmica familiar, casal e grupos. Mestrado em Psicologia Pastoral e Professora de Psicologia.